TAP, Galp e ANA – Aeroportos de Portugal juntam-se para desenvolver combustível sustentável para a aviação
Parceria já permitiu realizar o primeiro voo em Portugal com recurso ao SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, que ligou Lisboa a Ponta Delgada e foi operado num aparelho A321neo.
Publituris
Vila Galé inaugura oficialmente o primeiro hotel Collection no Brasil
Ultrapassados os 27,5 milhões de hóspedes e 71 milhões de dormidas até outubro
Aeroportos apelam a revisão urgente das regras europeias em matéria de ‘slots’
Plataforma digital “Turismo Fora d’Horas”
Governo estabelece novo limite de idade para controladores de tráfego aéreo
Eurocontrol espera 12 milhões de voos em 2030 na Europa
Solférias reforça programação para a Tunísia
Redução da carga fiscal é prioritária para empresários para crescimento económico em Portugal
Turismo da ONU lança desafio global de Inteligência Artificial
Uma parceria intermodal com números recorde
A TAP, a Galp e a ANA – Aeroporto de Portugal estabeleceram uma parceria para desenvolver e fornecer SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, no âmbito da qual foi já realizado o primeiro voo em Portugal com este tipo de combustível, que ligou Lisboa a Ponta Delgada.
A parceria foi anunciada na passada sexta-feira, 22 de julho, e o primeiro voo com este tipo de combustível foi realizado num aparelho A321neo e incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), o que permitiu uma redução de emissões de 7,1 ton CO2eq, o que representa uma diminuição de 35% das emissões totais de CO2.
“Inaugura-se assim uma nova era da aviação em Portugal com combustíveis mais sustentáveis fornecidos pela Galp, alinhada com o enquadramento europeu em matéria de obrigatoriedade de incorporação SAF na aviação”, destaca um comunicado conjunto enviado à imprensa pela TAP, Galp e ANA – Aeroportos de Portugal.
Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP; Andy Brown, CEO da Galp; e Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, assinaram a parceria, que está em “linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa ‘RefuelEU Aviation’ que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050”.
Numa primeira fase deste protocolo, o SAF utilizado nos voos da TAP vai ser fornecido pelo operador líder na produção de combustível de aviação sustentável, a Neste, que produz o SAF a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal.
O comunicado divulgado lembra que o SAF oferece “um desempenho semelhante ao dos tradicionais e pode ser utilizado nos mesmos motores que o combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com uma redução de emissões que pode ir até 80%”, sendo que, além da descarbonização, permite também potenciar a economia circular, aumentar a independência energética e a segurança do abastecimento.