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WTTC e ETC alertam para a falta de 1,2 milhões de empregos e impactos negativos na recuperação do turismo

WTTC e ETC apelam a uma união entre governos e setor privado para fazer face à falta de recursos humanos que poderá por em causa a recuperação do setor do turismo e viagens na União Europeia.

Victor Jorge
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WTTC e ETC alertam para a falta de 1,2 milhões de empregos e impactos negativos na recuperação do turismo

WTTC e ETC apelam a uma união entre governos e setor privado para fazer face à falta de recursos humanos que poderá por em causa a recuperação do setor do turismo e viagens na União Europeia.

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O World Travel & Tourism Council (WTTC) e a European Travel Commission (ETC) alertaram, recentemente, para o facto de a recuperação do setor do turismo poder vir ser posta em causa com os 1,2 milhões de empregos que continuam por preencher por toda a União Europeia (UE), pedindo ações urgentes para resolver esta “situação crítica”. Em 2020, aquando do pico da pandemia, o setor do turismo sofreu, segundo as contas, uma perda direta de quase 1,7 milhões de empregos no espaço europeu. Já em 2021, quando os governos começaram a levantar as restrições às viagens e se registou uma melhoria na confiança de quem viajava, a contribuição direta do setor para a economia da UE recuperou 30,4% e reconquistou mais de 570 mil empregos.

Este ano, as previsões do WTTC apontam para uma continuação da recuperação do setor, podendo atingir os níveis pré-pandémicos, esperando-se uma evolução de quase 33% na contribuição direta para a económica da União Europeia.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC refere, em nota de imprensa do organismo, que “a Europa registou uma das mais fortes recuperações, em 2021, acima da média global”. A responsável salienta, contudo, que “a falta de recursos humanos poderão adiar esta tendência e colocar pressão adicional no setor já de si em dificuldades”.

“Os governos e o setor privado precisam de unir-se e encontrar as melhores soluções para as pessoas que procuram melhorar as suas oportunidades de carreira que o setor do turismo e viagens pode oferecer”, frisou Julia Simpson.

De acordo com a análise realizada recentemente pelo WTTC, uma série de vagas poderão ficar por preencher durante este período de verão, estimando-se que as agências de viagens serão as mais impactadas, com a falta de 30% em colaboradores, ou seja, quase um terço das vagas ficarão por preencher.

Já quanto aos setores do transporte aéreo e alojamento deverão ficar com uma em cada cinco vagas por preencher, representando 21 e 22%, respetivamente.

Já o ETC, a entidade presidida por Luís Araújo (também presidente do Turismo de Portugal), tem vindo a trabalhar com os stakeholders mais importantes para coordenar melhor a resposta e medidas ao nível da UE, bem como facilitar as viagens.

As medidas para o “problema urgente”
Assim, as duas entidades identificaram seis medidas que os governos e setor privado podem implementar para solucionar este “problema urgente”: (i) Facilitar a mobilidade da mão de obra dentro dos países e além-fronteiras e fortalecer a colaboração a todos os níveis, fornecendo vistos e autorizações de trabalho; (ii) Permitir o trabalho flexível e remoto sempre que possível – principalmente se as restrições às viagem ainda impedirem que os trabalhadores se movam livremente além-fronteiras; (iii) Garantir trabalho decente, fornecer redes de proteção social e destacar oportunidades de crescimento na carreira – com trabalho seguro, justo, produtivo e significativo – para reforçar a atratividade do setor como opção de carreira e reter novos talentos; (iv) Capacitar e requalificar talentos e oferecer formação abrangente, bem como criar – para equipar a força de trabalho com capacidades novas e aprimoradas; (v) Criar e promover educação e aprendizagem – com políticas eficazes e colaboração público-privada, que apoiem programas educacionais e formação baseados em aprendizagem; (vi) Adotar soluções tecnológicas e digitais inovadoras para melhorar as operações diárias, bem como a mobilidade e a segurança nas fronteiras para garantir viagens seguras e contínuas e uma experiência aprimorada do cliente.

Nesse sentido, Luís Araújo frisa que a Europa, “enquanto destino turísticos líder e mais competitivo no mundo, deve estar comprometido em tornar-se também no mais sustentável”.

Contudo, o presidente da ETC salienta que “o objetivo desta transição dupla (verde e digital) só deverá ser atingida se tivermos sucesso em atrair e reter talento para este setor”, admitindo que “este é um dos maiores desafios para o setor e necessita de soluções coordenadas, múltiplas e conjuntas (públicas e privadas)”.

Concluindo, as duas entidades acreditam que “ao implementar estas medidas, os negócios do turismo e viagens conseguirão atrair e reter mais trabalhadores” ao mesmo tempo que “permitiria ao setor atender à crescente procura do consumidor e acelerar ainda mais a recuperação”, considerada “a espinha dorsal para gerar bem-estar económico em toda da região”.

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Miguel Sanz eleito presidente da European Travel Commission

Miguel Sanz é o diretor-geral do Instituto de Turismo de España (Turespaña) e sucede a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que ocupou a presidência da European Travel Commission (ETC) nos últimos três anos.

A European Travel Commission (ETC) elegeu esta quinta-feira, 25 de maio, Miguel Sanz, do Instituto de Turismo de Espanha (Turespaña), para presidente da associação, num mandato de três anos.

“Miguel Sanz foi escolhido para liderar os esforços da ETC em direção a um futuro sustentável e inclusivo para a indústria do turismo na Europa na 105ª Reunião Geral que ocorreu em Tallinn, na Estónia”, lê-se no comunicado da ETC.

Miguel Sanz sucede a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que ocupou a presidência da ETC nos últimos três anos.

Com mais de quinze anos de experiência na indústria do turismo, Miguel Sanz é também diretor-geral do Instituto de Turismo de España (Turespaña) desde 2020 e foi ainda, entre 2016 e 2020, diretor-geral do Turismo de Madrid, onde liderou o desenvolvimento e implementação da estratégia e marketing de turismo da capital espanhola.

No novo cargo na ETC, Miguel Sanz vai trabalhar na implementação da nova Estratégia ETC 2030, que pretende contribuir para um turismo “mais inovador, sustentável, verde e inclusivo na Europa pós-Covid-19”.

“Sanz vai apoiar a ETC na implementação do seu recém-lançado Plano de Ação Climática, que visa reduzir para metade as emissões operacionais da organização até 2030 e ajudar seus membros a alcançar as zero emissões. Além disso, vai concentrar-se no fortalecimento da cooperação com a Comissão Europeia e as principais partes interessadas para manter a posição da Europa como o principal destino global de turismo”, explica o comunicado da ETC.

Miguel Sanz já reagiu à eleição e afirma ser uma “honra poder liderar a European Travel Commission em nome da Turespaña”, principalmente numa altura em que “o turismo europeu enfrenta uma grande oportunidade de emergir como líder em sustentabilidade e inclusão”.

“Devemos garantir que o turismo tem uma voz mais forte na Europa e na União Europeia e aproveitar o seu poder para beneficiar as empresas e comunidades europeias. Reunindo todos os destinos europeus, a ETC tem um papel central no aprofundamento da marca europeia, promovendo os valores de liberdade e diversidade dos continentes e moldando um futuro mais responsável para a indústria do turismo”, acrescentou o responsável.

Enquanto presidente da ETC, Miguel Sanz vai contar com o apoio dos vice-presidentes Martin Nydegger, do Turismo da Suíça; Magda Antonioli, do Conselho de Turismo do Governo Italiano (ENIT); e Kristjan Staničić, do Conselho Nacional de Turismo da Croácia (CNTB), que foi recentemente eleito.

No comunicado em que anuncia a eleição de Miguel Sanz, a ETC lembra também o trabalho de Luís Araújo à frente da associação europeia, destacando que o responsável liderou a ETC “na crise e recuperação da Covid-19” e teve outras “contribuições significativas”, nomeadamente por ter levado novos membros para a associação, como França, Áustria e Ucrânia.

Luís Araújo também “desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da nova ETC Strategy 2030, um roteiro abrangente que estabelece a visão e as metas da organização para os próximos sete anos, garantindo uma direção estratégica para o desenvolvimento sustentável”, acrescenta a ETC.

 

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Créditos: World Travel Awards | Gala de entrega de prémios de 2022

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71 hotéis em Portugal nomeados para os World Travel Awards

Das 66 categorias a concurso para os melhores hotéis e resorts da Europa, os hotéis em Portugal contam com nomeações em 40 destas categorias, sendo que alguns dos hotéis contam com mais de uma nomeação. O Pestana Hotel Group concorre na categoria de Melhor Marca Hoteleira da Europa, sendo que a Amazing Evolution está nomeada para os prémios de Melhor Empresa de Gestão Hoteleira da Europa e Melhor Operador de Hotéis Boutique da Europa.

A 30ª edição dos World Travel Awards 2023 inclui 71 hotéis em Portugal na lista de nomeados para “Melhor Hotel da Europa” nas diversas subcategorias a concurso.

Este ano, o certame premeia os melhores hotéis e resorts da Europa em 66 categorias diferentes, sendo que os 71 hotéis nomeados concorrem em 40 destas categorias.

Alguns dos hotéis estão nomeados para várias categorias. Só o Monte Santo Resort está nomeado para sete categorias diferentes no segmento europeu, nomeadamente: Melhor Hotel de Suites da Europa; Melhor Fully Integrated Resorts da Europa; Melhores Residências Hoteleiras da Europa; Melhor Resort de Lazer da Europa; Melhor Resort de Lifestyle da Europa; Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa e Resort Mais Romântico da Europa.

Segue-se o Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort com cinco nomeações para as categorias de Melhores Residências Hoteleiras da Europa; Melhor Resort de Lazer da Europa; Melhor Resort de Praia de Luxo da Europa; Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa e Melhor Resort de Luxo da Europa);

Por outro lado, os hotéis EPIC SANA Lisboa Hotel, Myriad by SANA, Vila Vita Parc e 1908 Lisboa Hotel estão nomeados, cada um, para três categorias diferentes.

Já as unidades hoteleiras EPIC SANA Algarve Hotel, Bairro Alto Hotel, Verride Palácio Santa Catarina, Pestana Palace Lisboa, Vila Joya, Dunas Douradas Beach Club e Martinhal Sagres Beach Family Resort arrecadam, cada uma, duas nomeações para categorias distintas.

Destaque-se ainda que o Pestana Hotel Group concorre na categoria de Melhor Marca Hoteleira da Europa, ao lado de marcas como a Barceló Hotels & Resorts, Clarion Hotel, Fairmont Hotels & Resorts, Hilton Hotels & Resorts, InterContinental Hotels & Resorts, Kempinski Hotels, Le Méridien, Marriott Hotels, ORBI Group, Sheraton Hotels & Resorts, W Hotels e Westin Hotels & Resorts.

Já a Amazing Evolution está nomeada para os prémios de Melhor Empresa de Gestão Hoteleira da Europa e Melhor Operador de Hotéis Boutique da Europa.

Fora do continente europeu, destaque para os hotéis Dom Pedro Laguna e Vila Galé Cumcumbo, ambos no Brasil, que estão nomeados para a categoria de Melhor Resort de Praia da América do Sul.

A lista de nomeados europeus completa pode ser consultada no website dos World Travel Awards, sendo que as votações para os prémios europeus fecham a 20 de agosto. Veja abaixo a lista dos hotéis em Portugal nomeados nas categorias de melhores hotéis e resorts da Europa dos World Travel Awards 2023.

Melhor Hotel de Suites da Europa
• Monte Santo Resort.

Melhor Resort Com Tudo Incluído da Europa
• Club Med Da Balaia;
• Pestana Porto Santo All Inclusive.

Melhor Hotel de Praia da Europa
• AP Oriental Beach;
• Pestana Alvor Praia.

Melhor Resort de Praia da Europa
• EPIC SANA Algarve Hotel;
• Hotel Quinta do Lago;

Melhor Boutique Hotel da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Bairro Alto Hotel;
• Porto Royal Bridges Hotel;
• Sublime Comporta;
• The Vine Hotel;
• Verride Palácio Santa Catarina.

Melhor Boutique Resort da Europa
• Herdade dos Delgados;
• Vila Joya, Portugal.

Melhor Hotel de Negócios da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Myriad by SANA, Portugal.

Melhor Resort Urbano Familiar e de Bem-Estar da Europa
• Pestana Palace Lisboa, Portugal

Melhor Hotel de Cidade da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Hilton Porto Gaia;
• InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

Melhor Hotel de Conferências da Europa
• EPIC SANA Lisboa Hotel;
• Ria Park Hotel & Spa.

Melhor Design Hotel da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Myriad by SANA;
• The Vine Hotel.

Melhor Eco Resort da Europa
• Pestana Tróia Eco Resort.

Melhor Resort Familiar e de Bem-Estar da Europa
• EPIC SANA Algarve Hotel;
• Vila Baleira Resort;
• Vila Vita Parc;
• You and the sea.

Melhor Resort Familiar da Europa
• AP Adriana Beach Resort;
• Jupiter Albufeira Hotel – Family & Fun;
• Martinhal Sagres Beach Family Resort;
• Penina Hotel & Golf Resort;
• Ria Park Hotel & Spa;
• Vila Baleira Resort.

Melhor Fully Integrated Resort da Europa
• Monte Santo Resort.

Melhor Hotel Ecológico da Europa
• Douro Palace Hotel Resort & Spa;
• Hotel Quinta da Serra;
• Inspira Liberdade Boutique Hotel;
• Vila Galé Albacora.

Melhor Resort Ecológico da Europa
• Galo Resort Hotels;
• Vila Vita Parc.

Melhores Residências Hoteleiras da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs Residence, a Luxury Collection Resort.

Melhor Suite Hoteleira da Europa
• Infinity Penthouse @ Conrad Algarve.

Melhor Resort de Ilha na Europa
• Saccharum;
• Vila Baleira Resort.

Melhor Hotel Histórico da Europa
• Bairro Alto Hotel;
• Olissippo Lapa Palace Hotel;
• Pousada Mosteiro Guimarães;
• Pousada Palácio Estoi;
• Vila Galé Collection Braga.

Melhor Resort de Lazer da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort.

Melhor Hotel de Lifestyle da Europa
• 1908 Lisboa Hotel;
• Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton;
• Inspira Liberdade Boutique Hotel;
• Pestana CR7 Lisboa.

Melhor Resort de Lifestyle da Europa
• Conrad Algarve;
• Douro Royal Valley Hotel & Spa;
• Monte Santo Resort;
• Vale do Lobo.

Melhor Resort de Praia de Luxo da Europa
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort;
• Vila Vita Parc.

Melhor Boutique Hotel de Luxo da Europa
• InterContinental Cascais-Estoril;
• Valverde Hotel;
• Verride Palácio Santa Catarina.

Melhor Hotel de Negócios de Luxo da Europa
• Pestana Palace Lisboa.

Melhor Resort Familiar de Luxo da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort;

Melhor Hotel de Luxo da Europa
• Belmond Reid’s Palace;
• Myriad by SANA;
• Pestana Palácio do Freixo;
• Savoy Palace.

Melhor Resort de Luxo da Europa
• Hotel Quinta do Lago;
• Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort.

Melhor Novo Boutique Hotel da Europa
• Casa da Companhia, Vignette Collection;
• Dos Reis by The Beautique Hotels;
• Vermelho Melides.

Melhores Moradias (Villas) em Resorts da Europa
• Dunas Douradas Beach Club.

Melhor Resort à Beira-Mar da Europa
• Pestana Carlton Madeira;
• Vila Joya.

Melhores Apartamentos com Serviços da Europa
• Altis Prime;
• Pine Hills Vilamoura.

Melhor Resort Desportivo da Europa
• Cascade Wellness Resort.

Melhor Villa Resort da Europa
• Dunas Douradas Beach Club;
• Martinhal Sagres Beach Family Resort.

Melhor Hotel de Bem-Estar da Europa
• H2otel Congress & Medical Spa;
• Vila Galé Sintra.

Melhor Hotel em Região Vinícola da Europa
• L’AND Vineyards;
• Quinta da Pacheca.

O Hotel Mais Romântico da Europa
• Jupiter Marina Hotel – Couples & Spa.

O Resort Mais Romântico da Europa
• Monte Santo Resort;
• Pousada Mosteiro Amares.

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Portugal no Top 10 do ranking da ICCA

Portugal volta a figurar no Top 10 do ranking da ICCA relativamente aos países e cidades que organizaram eventos em 2022. Já Lisboa aparece em 2.º lugar, mas há outras cidades portuguesas listadas no ranking de 2022.

Victor Jorge

Num ano em que, segundo as contas da International Congress and Convention Association (ICCA), se realizaram mais de 10.500 eventos e congresso em todo o mundo, a análise feita a 2022 indica que 85% concretizaram-se de forma presencial (correspondendo a 9.042), o que, de acordo com o CEO da associação, Senthil Gopinath, mostra “uma tentativa de regresso à normalidade”, referiu durante a conferência de imprensa realizada na IMEX 2023, em Frankfurt (Alemanha).

Portugal figura na 7.ª posição, com 294 eventos/congressos realizados ao longo de 2022 de forma presencial.

À frente de Portugal surgem EUA (690 evento/congressos), Espanha (528), Itália (522), Alemanha (484), França (472) e Reino Unido (449), respetivamente. A fechar o Top 10, surgem Países Baixos (253), Bélgica (234) e Canadá (233), com El Salvador, Mónaco e Omã a fecharem o ranking com cinco eventos cada ao longo do ano 2022.

Numa análise às cidades, Lisboa surge em 2.º lugar, somente atrás de Viena (Áustria). Enquanto a capital austríaca foi palco de 162 eventos/congressos, Lisboa foi a cidade escolhida para 144 eventos/congresso ao longo de 2022.

O Top 10 do ranking elaborado pela ICCA, no que diz respeito às cidades, é ainda composto por Paris (134), Barcelona (133), Praga (129), Madrid (128), Berlim (113), Atenas (109), Bruxelas (108) e Londres (106).

Neste ranking das cidades surgem ainda outras cidades portuguesas: Porto, em 27.º lugar com 54 eventos/congressos; Cascais, em 129.º lugar com 16 eventos/congressos; Braga, em 153.ª posição com 13 eventos/congressos; Coimbra, em 164.º lugar com 12 eventos/congressos; Aveiro, em 173.º lugar com 11 eventos/congressos; Vilamoura/Algarve, em 256.º lugar com 7 eventos/congressos; Guimarães, na 292.ª posição com 6 eventos/congressos; e Funchal/Madeira, em 326.º lugar com 5 eventos/congressos organizados em 2022.

No ranking europeu, com a saída dos EUA, Portugal sobe ao 6.º lugar com os 294 eventos e congressos realizados em território nacional.

Na análise referente ao total de eventos/congressos que foram planeados para Portugal, alguns deles, depois não se concretizaram, a ICCA revela que o número foi de 310, ou seja, Portugal “perdeu” 16 eventos/congressos em 2022.

Já a cidade de Lisboa, que no ranking das cidades aparece em 2.º lugar, com 144 eventos/congressos realizados ao longo de 2022, a ICCA indica que estavam planeados 153 para a capital portuguesa, não se tendo realizado, assim, nove eventos.

No caso da cidade do Porto, em 27.º lugar, com um total de 54 eventos/congressos realizados, a ICCA diz que, originalmente, estavam planeados 59 eventos/congressos, ou seja, não se concretizaram cinco.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Tribunal Geral da UE anula decisão da Comissão Europeia relativamente a ajudas a companhias aéreas italianas

Depois da Lufthansa é a vez das ajudas dadas pelo Governo italiano às companhias aéreas do país ser anulado pelo Tribunal Geral da UE. Quanto ao caso da TAP, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Paolo Gentiloni, diz que o caso pode vir a ser “discutido no futuro”.

Victor Jorge

Depois de ter anulado a decisão da Comissão Europeia (CE) que aprovou a recapitalização da Lufthansa levada a cabo pelo Governo da Alemanha, no montante de seis mil milhões de euros, no contexto da pandemia de Covid-19, o Tribunal Geral da União Europeia (TGUE) vem agora anular a mesma decisão da CE que aprovou uma medida de auxílio que consistia em subvenções pagas pela Itália a companhias aéreas italianas através de um fundo de indemnização no valor de 130 milhões de euros.

Esta medida visava reparar os danos sofridos pelas companhias aéreas elegíveis em razão das restrições de deslocação e de outras medidas de confinamento adotadas no âmbito da pandemia de Covid-19.

Em conformidade com uma das condições de elegibilidade previstas pela medida em causa, para poderem beneficiar da mesma, as companhias aéreas deviam aplicar aos seus funcionários cuja base de afetação era em Itália, bem como aos funcionários de outras empresas que participam na sua atividade, uma remuneração igual ou superior à remuneração mínima fixada pela convenção coletiva nacional aplicável ao setor dos transportes aéreos, celebrada pelas organizações patronais e sindicais consideradas como as mais representativas a nível nacional.

O TGUE salienta que, na decisão impugnada, Comissão” afirmou simultaneamente que a exigência de remuneração mínima estava indissociavelmente ligada à medida em causa, e que esta exigência não era inerente ao objetivo da referida medida, sem, contudo, revelar, de forma clara e inequívoca, o raciocínio que a levou a essa dupla afirmação.

Por outro lado, o Tribunal constata que “a conclusão da decisão impugnada, segundo a qual a exigência de remuneração mínima não era contrária a ‘outras disposições do direito da União’ além dos artigos 107.° e 108.° TFUE, também padece de falta de fundamentação”.

Recorde-se que a Ryanair também contestou o apoio dado pelo Governo português à TAP, indicando Polo Gentiloni, comissário europeu dos Assuntos Económicos, durante a sua passagem por Lisboa, que, relativamente à companhia aérea nacional “as questões de concorrência são tratadas caso a caso” e que “não há um documento único para estas questões”.

“Imagino que o caso da TAP seja discutido no futuro”, concluiu Paolo Gentiloni.

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Arranca a IMEX com 64 expositores portugueses

Durante três dias, Frankfurt (Alemanha) será o centro da indústria do MICE. Portugal está presente com 64 expositores na IMEX, numa das maiores participações de sempre.

Victor Jorge

Arrancou esta terça-feira, 23 de maio, a IMEX Frankfurt (Alemanha), a principal feira para a indústria global de congressos, incentivos e eventos.

Portugal está presente com 64 expositores, no que Joaquim Pires, Head of MiCE do Turismo de Portugal, diz ser “uma das maiores representações de Portugal neste evento”. Na realidade, a área de exposição de Portugal teve de sofrer alterações, sendo necessário diminuir a área técnica, para dar espaço aos expositores que pretendiam estar presentes, numa clara demonstração da importância deste segmento de mercado e desta feira para o mercado MICE em Portugal.

A IMEX 2023 está dividida em seis áreas – Tecnologia e Inovação; Pessoas e Planeta; Práticas de Negócios; Design de Experiência, Marketing de Eventos e Pesquisa de Tendências. Além disso, ao longo dos três dias de feira, haverá programas especializados que incluem AVoice4All, She Means Business, Association Focus, Exclusively Corporate, Agency Directors Forum.

Os novos CoLabs do Google Experience Institute (Xi) na IMEX convidam os participantes para mini sprints de pensamento de design destinados a explorar e revelar as “curiosidades atuais” da comunidade Xi global. Cada CoLab é uma sessão de ideias e brainstorming de 20 minutos em ritmo acelerado, centrada nos principais temas que surgiram nos últimos dois anos de pesquisa e trabalho no Google.

Carina Bauer, CEO do grupo IMEX, referiu, no início da feira, que “num mundo pós-pandémico, ainda existem muitas pressões enfrentadas por todos os setores da indústria. No entanto, todos os sinais apontam para que durante esta semana se gerem negócios saudáveis e um aumento oportuno de confiança para muitos”.

Destaque, nesta edição de 2023, para a presença asiática que, após o levantamento das restrições devido à pandemia, está claramente voltar à forma internacional, com presenças como Indonésia, Taiwan, Índia, Sri Lanka, Tailândia, Malásia e Hong Kong.

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Receitas da atividade turística voltam a subir e somam valor mais elevado de sempre em março

As receitas da atividade turística somaram 1.635,85 milhões de euros em março, valor que traduz um aumento de 36,1% face a igual mês do ano passado e que estabelece um novo recorde para o terceiro mês do ano, segundo os dados divulgados esta segunda-feira, 22 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP).

Inês de Matos

As receitas provenientes da atividade turística somaram 1.635,85 milhões de euros no passado mês de março, valor que traduz um aumento de 36,1% face a igual mês do ano passado e que estabelece um novo recorde para o terceiro mês do ano, indicam os dados revelados esta segunda-feira, 22 de maio, pelo Banco de Portugal (BdP).

Os dados do BdP mostram que, em março, as receitas da atividade turística, que se encontram pelos gastos dos turistas estrangeiros em Portugal, ficaram 433,51 milhões de euros acima do apurado em igual mês do ano passado, quando os primeiros meses ainda tinham sido marcados pela variante Ómicron da COVID-19.

Numa comparação com o mesmo mês de 2019, que tinha sido o melhor ano de sempre em receitas turísticas até ao ano passado, as receitas cresceram 46,4%, num aumento de mais de 518 milhões de euros.

Tal como as receitas turísticas, também as importações relativas à atividade turística, que se encontram pelos gastos dos turistas portugueses no estrangeiro, apresentaram um aumento e somaram 300,67 milhões de euros, numa subida mais modesta que chegou aos 18% ou mais 45,86 milhões de euros que em igual mês de 2022.

O valor das importações do turismo continua, no entanto, abaixo do registado em março de 2019, mantendo-se 3,2% aquém dos 310,86 milhões de euros apurados no terceiro mês de 2019, o que indica que as viagens dos portugueses ao estrangeiro ainda não recuperaram para o mesmo patamar registado em março do último ano pré-pandemia.

A subir esteve ainda o saldo da rubrica Viagens e Turismo, que somou 1.335,18 milhões de euros, valor que ficou 41% acima dos 947,53 milhões de euros apurados em março de 2022, o que corresponde a um aumento de 387,65 milhões de euros.

Face a março de 2019, o saldo da rubrica Viagens e Turismo cresceu 65,6%, uma vez que no terceiro mês desse ano anterior à pandemia o valor desde indicador tinha ficado nos 806,39 milhões de euros, o que traduz um aumento de 528,79 milhões de euros.

O BdP realça que o crescimento das exportações do turismo contribuiu para o “incremento das exportações” da balança de serviços, uma vez que as “exportações de viagens e turismo totalizaram 1.636 milhões de euros, o valor mais elevado da série para um mês de março”.

Trimestre também positivo

Os dados do BdP permitem também perceber que, no primeiro trimestre do ano, as exportações do turismo somam já 4.145,3 milhões de euros, valor que fica 47,7% ou 1.338,11 milhões de euros acima do registado nos três primeiros meses de 2022.

Comparando o primeiro trimestre de 2023 com o mesmo período de 2019, a subida é ainda mais expressiva, uma vez que nos três primeiros meses do último ano pré-pandemia este indicador somou 1.876,71 milhões de euros, o que traduz um aumento de 120,9% ou de 2.268,59 milhões de euros.

No que diz respeito às importações do turismo, há também uma forte subida a assinalar, uma vez que, nos três primeiros meses de 2023, este valor soma já 890,01 milhões de euros, enquanto no mesmo período do ano passado contabilizava 666,78 milhões de euros, num aumento de 33,5% ou de 223,23 milhões de euros.

Face a período homólogo de 2019, as importações do turismo apresentam uma subida mais ligeira, que chega apenas aos 4,5% nos três primeiros meses de 2023, num crescimento de 37,93 milhões de euros face ao apurado entre janeiro e março de 2019.

No que diz respeito ao saldo da rubrica Viagens e Turismo, a situação volta a ser positiva no acumulado do ano, uma vez que este indicador soma 3.255,29 milhões de euros no primeiro trimestre, o que traduz um crescimento de 52,1% face aos 2140,41 milhões de euros que tinham sido registados nos mesmos meses de 2022.

Já numa comparação com o mesmo período pré-pandemia, o saldo da rubrica Viagens e Turismo apresenta uma evolução ainda mais positiva e cresce 60,8% ou 1.230,66 milhões de euros.

 

 

 

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Ryanair está “cautelosamente otimista” para o verão depois de lucro recorde

A Ryanair registou, até 31 de março, um lucro anual de 1.428 milhões de euros, um valor recorde que leva a transportadora aérea low cost a mostrar-se “cautelosamente otimista” para o verão.

Publituris

A Ryanair registou, até 31 de março, um lucro anual de 1.428 milhões de euros, um valor recorde que leva a transportadora aérea low cost a mostrar-se “cautelosamente otimista” para o verão.

De acordo com um comunicado divulgado esta segunda-feira, 22 de maio, a Ryanair apresentou também um forte aumento do tráfego, que subiu 74%, chegando aos 168,6 milhões de passageiros, num subida que foi acompanhada pelo crescimento das receitas, nomeadamente em Itália, Espanha e no Reino Unido.

Com a subida das receitas, a Ryanair viu subir também a sua faturação em 124%, para 10.780 milhões de euros, enquanto as receitas acessórias cresceram 78%, para 3.844 milhões de euros, com um custo médio por passageiro de 23 euros.

Os bons resultados do último ano fiscal deixam a Ryanair animada para 2023, com a transportadora a estimar um aumento de 10% no tráfego deste ano, para cerca de 185 milhões de passageiros, que deverá compensar a fatura da transportadora com combustível, que ronda os mil milhões de euros.

Apesar do otimismo, a Ryanair admite que os atrasos na entrega dos novos aviões Boeing podem “empurrar” parte do crescimento previsto para 2023 para o segundo semestre do ano, o que poderá “reduzir ligeiramente” a meta da transportadora.

No entanto, a Ryanair reconhece que na procura está forte e que as tarifas de pico estão “em alta” em relação ao ano passado e têm atingido valores “significativamente mais altos” que no primeiro trimestre do ano passado, o que também se deveu ao facto da Páscoa se ter comemorado em abril.

 

 

 

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Jet2.com passa a voar para Faro e Madeira desde Liverpool

Os voos na nova base da Jet2.com em Liverpool arrancam a 28 de março de 2024 e incluem uma ligação por semana exclusiva para a Madeira e quatro voos semanais para Faro, Algarve.

Inês de Matos

A Jet2.com vai passar a voar semanalmente para a Madeira e quatro vezes por semana para Faro, Algarve, operações que fazem parte do calendário da companhia aérea britânica para o verão de 2024, a partir da nova base que a transportadora inaugurou em Liverpool.

Num comunicado divulgado esta semana no seu website, a Jet2.com explica que o Aeroporto John Lennon, em Liverpool, é o 11.o no Reino Unido onde a companhia aérea opera e vai contar com voos para 20 destinos, de forma a dar resposta “à enorme procura de clientes e agentes de viagens em toda a região”.

A companhia aérea britânica conta iniciar os voos no aeroporto de Liverpool a 28 de março de 2024, a tempo das férias da Páscoa, disponibilizando até 54 voos por semana, incluindo 12 voos para as Ilhas Canárias e Ilhas Baleares, em Espanha, mas também para o território continental espanhol, assim como para a Grécia, Turquia, Bulgária, Portugal e Chipre, num total de perto de 565.000 lugares.

Dois desses destinos são portugueses, concretamente Madeira e Faro, sendo que, no caso do arquipélago madeirense, a rota operada pela Jet2.com desde Liverpool é exclusiva, assim como outras seis rotas anunciadas desde Liverpool, concretamente Gran Canaria, Menorca, Rodes, Zante, Paphos e Bourgas (Bulgária).

No caso da Madeira, a Jet2.com vai disponibilizar voos semanais, realizados às segundas-feiras, enquanto a operação para Faro, Algarve, vai contar com quatro voos por semana, realizados às terças, quintas, sábados e domingos.

A base da Jet2.com em Liverpool conta com quatro aviões baseados.

 

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Mário Matos e Maria João Cardoso integram Comissão Executiva da TAP

A Comissão Executiva da TAP passou a contar com mais dois vogais, depois da entrada de Mário Matos e Maria João Cardoso, que foram escolhidos por deliberação do Estado português, que é atualmente o único acionista da companhia aérea de bandeira nacional.

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A Comissão Executiva da TAP passou a contar com mais dois vogais, depois da entrada de Mário Matos e Maria João Cardoso, que foram escolhidos por deliberação do Estado português, que é atualmente o único acionista da companhia aérea de bandeira nacional.

“Por deliberação unânime por escrito do acionista único da TAP tomada a 17 de maio de 2023, foram eleitos o Sr. Comandante Mário Chaves e a Sr.ª Eng.ª Maria João Cardoso como vogais do Conselho de Administração da TAP, para exercer funções no período remanescente do mandato em curso de 2021/2024”, lê-se numa nota publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e citada pela Lusa.

Com a entrada de Mário Chaves e Maria João Cardoso, a Comissão Executiva da TAP passa a contar com quatro vogais, em vez dos cinco que compunham atualmente este órgão, numa deliberação do Conselho de Administração da TAP, que decidiu “reconfigurar a Comissão Executiva da TAP para o período remanescente do mandato em curso de 2021/2024”.

A Comissão Executiva da TAP passa a ser composta pelo presidente Luís Rodrigues, contando com os vogais Silvia Mosquera González, Gonçalo Neves da Costa Monteiro Pires, Sofia Lufinha, Mário Chaves e Maria João Cardoso.

No entanto, visto que Silvia Mosquera González é demissionária, a Comissão Executiva será depois reduzida a quatro vogais a partir de 23 de junho.

 

 

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Europamundo acredita que tem tudo para crescer em Portugal

O operador turístico de origem espanhola, Europamundo Vacaciones, credita que tem tudo para crescer no mercado português ao abrigo do acordo de parceria com a Soltour Travel Partners. Já estão a entrar as primeiras reservas e um volume de consultas muito elevado.

Carlos González, diretor para o mercado espanhol da Europamundo Vacaciones disse ao Publituris que o operador turístico está muito satisfeito com o acordo de parceria celebrado com a Soltour Travel Partners, em finais do ano passado, no que ao mercado português diz respeito.

“Com esta parceria podemos combinarmos e criar uma sinergia muito importante para aportar mais circuitos à Soltour, uma das marcas líderes em Portugal, muito potente, muito reconhecida e muito bem aceite no mercado português.  Estamos, assim, de mãos dadas com alguém que aposta muito nas agências de viagens independentes e nós temos o máximo de interesse nisso e foi por isso que fizemos essa união”, destacou o diretor da Europamundo.

Referiu que “estamos muito satisfeitos com a parceria, até porque a Soltour tem uma excelente equipa comercial que nos está a ajudar na comercialização dos nossos circuitos em Portugal”.

Neste sentido, Carlos González sublinhou que “temos neste momento tudo para crescer em Portugal e estamos já a ver porque estão a entrar as primeiras reservas e um volume de consultas muito elevado”, isto também porque “temos um tipo de produto que nem toda a gente tem em Portugal, e bastante especializado”.

Concretamente, no nosso país “a equipa comercial da Soltour vai promover os produtos da Europamundo nas agências de viagens e nós, através dos escritórios centrais, encarregaremos de realizar todos os sistemas de reservas, mas sempre em comunicação com essas equipas. Para nós vai ser muito bom porque eles conhecem muito bem as agências de viagens”, defendeu.

Recorde-se que, com o objetivo de oferecer mais produtos às agências de viagens, a Soltour Travel Partners e a Europamundo aliaram-se para promover as viagens em circuitos internacionais.  Desta forma, a Soltour centra-se em viagens experimentais sob a forma de circuitos, um tipo de viagem exigido por um setor mais feminino da população, entre os 50 e 75 anos de idade, com grande interesse cultural, um poder de compra médio e médio-alto, e um interesse em experiências enriquecedoras.

Mais de 142 mil passageiros por ano
A Europamundo, que faz parte do Grupo JTB, fundado no Japão há mais de 110 anos, tem circuitos próprios em todos os continentes, exceto na Antártida, com 1.972 tours diferentes em 2022, 142 mil passageiros por ano (provenientes de 83 países) e 1.200 pontos de venda na Península Ibérica.

O Japão, o Médio Oriente, a Europa e os Estados Unidos são apenas alguns dos destinos onde a Europamundo oferece opções de circuitos com possibilidade de personalização, permitindo aos viajantes descobrir a essência e a cultura de cada lugar de uma forma mais pessoal e exclusiva.

A nova temporada trouxe algumas novidades para os viajantes, tais como as rotas exclusivas em Marrocos, que complementam a oferta consolidada da empresa, e uma grande aposta na Arábia Saudita, com 80 novas rotas concebidas exclusivamente para o efeito.

A empresa conta com 190 profissionais nos escritórios de Madrid, mais de 300 guias e pessoal destacado no Brasil, Argentina, Índia, Tailândia, Peru, Japão e nas principais cidades europeias.

Com um volume de negócios líquido de 101 milhões de euros em 2022, a empresa se caracteriza por oferecer produtos flexíveis com viagens de três a 36 dias, dependendo das preferências de cada viajante, recorrendo à sua própria tecnologia que tem sido remodelada e melhorada ao longo dos anos.

Com uma vasta experiência na Europa, com viagens que vão desde as cidades imperiais à Itália, Alemanha, França e Inglaterra, a empresa oferece às agências uma série de vantagens. A opção de personalização ou a alternativa da Carta de Viagem, através da qual os viajantes podem continuar a sua viagem numa região mais específica depois de completarem a rota, são outros grandes diferenciais da marca Europamundo.

Um mundo de circuitos
“Somos um operador turístico com mais de 30 anos no mercado que vem de outra empresa que se chamava Mundojovem. Dedicada ao tema circuitos, iniciámos com circuitos na Europa e hoje em dia oferecemos circuitos em autocarro que saem de todos os pontos do mundo, em cinco continentes, exceto na Antártida”, começou por referir o diretor do operador turístico para o mercado espanhol.

Trabalhamos exclusivamente com as agências de viagens, não recusamos dar informações ao cliente final, que pode também informar-se de todos os nossos produtos e preços através da nossa página web, aberta ao consumidor final, mas não permitimos a reserva direta

O responsável adiantou que “trabalhamos nesse formato desde sempre, mas em alguns casos incluímos o avião para permitir que os nossos passageiros cheguem ao ponto de partida das viagens. Por exemplo, em Portugal e Espanha somos muito fortes nos circuitos no Japão e nesse caso temos de incluir o aéreo de Lisboa ou do Porto, Madrid ou Barcelona”, explicou.

Apesar de o core business ser os circuitos em autocarro, durante a pandemia, como não se podiam colocar muitos passageiros nos autocarros, “começámos também a realizar circuitos em minibus ou automóveis”, disse, realçando que “também temos muitos circuitos combinados que permitem percorrer várias cidades em diferentes países numa mesma viagem. Temos rotas de todo o tipo”.

O cliente em Portugal que queira fazer um circuito, não tem necessariamente de iniciar em território português, exemplificou Carlos González. Pode ir de avião até ao ponto de partida onde se inicia o circuito, mas também há alguns circuitos que começam em Lisboa e percorrem várias cidades europeias, para terminar na capital portuguesa. “Normalmente não vendemos o avião, mas se o passageiro pede à agência de viagens e este nos solicita, como somos IATA, podemos vender, mas nunca obrigamos a contratar o aéreo”.

O responsável apontou que a empresa dispõe de autocarros em Lisboa e muitos passam por Portugal. Normalmente, por semana, “temos um mínimo entre 10 e 12 autocarros em Portugal porque há um movimento muito forte de turismo”, frisou.

Caraterísticas diferenciadoras
Outra caraterística da Europamundo Vacaciones é que “trabalhamos exclusivamente com as agências de viagens, não recusamos dar informações ao cliente final, que pode também informar-se de todos os nossos produtos e preços através da nossa página web, aberta ao consumidor final, mas não permitimos a reserva direta”.

Embora os picos aconteçam entre abril e outubro, a Europamundo opera circuitos durante todo o ano, incluindo em locais onde no inverno há pouca luz, por exemplo, nas cidades imperiais (Praga, Viena e Budapeste).

O que diferencia também a empresa em relação a outras que estão no mesmo segmento, “é que os nossos passageiros podem ver coisas que normalmente não se encontram quando as viagens são através de autoestradas. Nós vamos sempre por estradas, vemos pequenas aldeias e zonas que de outra forma seria impossível conhecer e que outros operadores não oferecem. São esses pequenos pormenores que atraem cada vez mais os clientes finais”, destacou Carlos Gonzáles, indicando ainda que a maioria (55%) dos seus clientes são mulheres, um pouco mais de 30% são homens e as restantes são crianças.

Sobre os destinos rainhas, o responsável aponta o Japão. “A venda para este destino é muito importante para o mercado em Espanha, já sentimos que também está a acontecer em Portugal, e estamos convencidos que vai ter uma saída fortíssima particularmente este ano”, deu conta, lembrando que a Europamundo incorporou a Arábia Saudita este ano, um destino pouco conhecido porque estava fechado ao turismo. “Com a reabertura do país fizemos um investimento muito importante com 78 diferentes circuitos, grande parte só na Arábia Saudita e outra que são combinados com os Emirados Árabes, com Jordânia ou com Cairo e com Israel, ou seja, dá-nos muitas possibilidades e permite-nos criar pacotes muito interessantes”.

A média de circuitos que faz parte da oferta do operador turístico em Portugal e Espanha é de sete a 10 dias. Mas a empresa comercializa este tipo de viagens desde três dias a 36 dias de duração.

O nosso entrevistado explicou ainda que “os nossos circuitos incluem alojamento e pequeno-almoço em hotéis de quatro estrelas nas cidades, mas nunca no centro porque manejamos com autocarros muito grandes, com 15 metros de cumprimentos e por isso, difíceis de manejar nos centros das cidades. O habitual é que os passageiros possam chegar ao centro da cidade em 15/20 minutos em transporte público desde o hotel, até porque ficamos sempre alojados em sítios onde existem muitos transportes públicos. É esta a nossa filosofia de trabalho, além de estarem incluídas muitas excursões. O que propomos são circuitos culturais e gostamos de mostrar o que há de melhor neste setor aos nossos clientes. Por isso tentamos espremer o tempo o máximo possível para que os clientes saiam satisfeitos e conheçam o mais profundamente o destino”.

“Os nossos circuitos não são os mais baratos no mercado e nem aspiramos a que assim o seja, mas garantimos uma relação qualidade-preço muito boa”, precisou Carlos González,

Concluiu que os principais mercados emissores de produtos da Europamundo são a Argentina e o Brasil, seguidos do México, EUA, Espanha e “pretendemos, dentro de pouco tempo que Portugal faça parte desse ranking, pois tem potencial elevado e acreditamos que é um país que pode conseguir um bom nível de vendas. Não temos pressa. Como vendemos bem no Brasil, todos os nossos produtos são em português, os nossos guias falam o português perfeitamente bem.

 

 

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