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Portway realizou operações de assistência a voos 100% sustentável

Aconteceu no Aeroporto Internacional da Madeira e pela primeira vez em Portugal. No âmbito da iniciativa “Green Days”, nos dias 30 e 31 de maio, a Portway realizou operações de assistência aeronáutica 100% sustentáveis.

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Aconteceu no Aeroporto Internacional da Madeira e pela primeira vez em Portugal. No âmbito da iniciativa “Green Days”, nos dias 30 e 31 de maio, a Portway realizou operações de assistência aeronáutica 100% sustentáveis.

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Várias das operações levadas a cabo pela empresa de handling nestes dias foram feitas com 0% de emissões de CO2, constituindo-se mais um passo a caminho dos objetivos de reduzir 50% das emissões de CO2 até 2030 e de atingir a neutralidade carbónica em 2050.

Nos dois dias, foram sete as companhias aéreas que a Portway assistiu com operações totalmente ecológicas: Easyjet; Edelweiss; Finnair; Jet2.com; Luxair; Transavia e Wizzair.

Tendo em conta as características do Aeroporto Internacional da Madeira, cujas curtas distâncias percorridas permitem a utilização de equipamentos elétricos e manuais com ganhos de eficiência, minimizando o impacto ambiental, a Portway revela, em nota de imprensa, que decidiu acelerar os investimentos na região, tendo recentemente adquirido um “Ground Power Unit (GPU)” elétrico, que permite fornecer energia aos aviões quando estacionados, sem recurso a combustíveis fósseis.

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Boeing muda liderança

Após os vários contratempos vividos pelo fabricante aeronáutico norte-americano, Dave Calhoun, CEO e presidente da Boeing, anunciou a sua saída até ao final de 2024.

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O presidente e CEO da Boeing, Dave Calhoun, anunciou a sua decisão de abandonar a liderança do fabricante aeronáutico norte-americana no final de 2024, continuando à frente da Boeing durante o ano para concluir o trabalho crítico em curso para estabilizar e posicionar a empresa para o futuro.

O presidente do conselho de administração, Larry Kellner, informou o conselho de administração que não pretende candidatar-se à reeleição na próxima reunião anual de acionistas, tendo o conselho eleito Steve Mollenkopf para suceder a Kellner como presidente independente do conselho. Nesta função, Mollenkopf irá liderar o processo de seleção do próximo CEO da Boeing.

Para além destas alterações, Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes (BCA), irá reformar-se da empresa e Stephanie Pope foi nomeada para liderar a BCA, com efeitos a partir deste momento

“Tem sido o maior privilégio da minha vida servir a Boeing”, disse Calhoun numa carta aos funcionários. “Os olhos do mundo estão postos em nós, e sei que sairemos deste momento como uma empresa melhor. Continuaremos a concentrar-nos na conclusão do trabalho que realizámos em conjunto para devolver a estabilidade à nossa empresa após os extraordinários desafios dos últimos cinco anos, com a segurança e a qualidade na vanguarda de tudo o que fazemos.”

Kellner esteve 13 anos no Conselho da Boeing e atuou como seu presidente desde o final de 2019. Como presidente, supervisionou o estabelecimento de um novo comitê de segurança aeroespacial do conselho e, durante seu mandato, liderou o recrutamento de sete novos diretores independentes, trazendo profunda experiência em engenharia, segurança, fabricação e aeroespacial para o conselho da Boeing.

Já Mollenkopf atua no conselho de administração desde 2020, tendo sindo anteriormente CEO da Qualcomm.

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Turkish Airlines aumenta voos para Zanzibar

A partir de 14 de maio, a Turkish Airlines vai passar a operar um total de nove ligações aéreas diretas por semana entre Istambul e a ilha de Zanzibar, na Tanzânia.

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A Turkish Airlines vai aumentar o número de voos semanais entre Istambul e Zanzibar, na Tanzânia, passando a realizar, a partir de 14 de maio, um total de nove ligações aéreas por semana.

Numa nota informativa enviada à imprensa, a companhia aérea de bandeira da Turquia indica que vai passar a disponibilizar mais dois voos por semana para a ilha da Tanzânia, que conta atualmente com sete voos por semana, passando a nove ligações a partir de 14 de maio.

Recorde-se que a Turkish Airlines começou a voar para esta ilha da Tanzânia em 2016, quando a companhia aérea da Turquia inaugurou voos diretos para Zanzibar, com três ligações aéreas por semana.

 

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Air France aumenta capacidade de longo curso em 9% e mantém oferta estável em Portugal no verão

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

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A Air France vai aumentar a capacidade disponibilizada no longo curso para o verão em 9%, período ao longo do qual a companhia aérea vai operar para 189 destinos em 74 países, com a oferta em Portugal a manter-se estável face à época alta do ano passado, avança a transportadora francesa, em comunicado.

“A oferta da Air France mantém-se estável em Portugal no verão de 2024”, destaca o comunicado divulgado pela companhia aérea, que explica que, em território nacional, vai operar a partir de três aeroportos portugueses – Faro, Lisboa e Porto – numa oferta complementada pela da KLM, que mantém voos diretos de Lisboa e Porto para Amesterdão-Schiphol, assim como pelo codeshare com a Delta Air Lines para os EUA.

A maior aposta da Air France para o verão de 2024 destina-se ao longo curso, onde a companhia aérea vai contar com um aumento de capacidade de 9% entre 31 de março e 26 de outubro de 2024, operando para um total de 85 destinos.

No longo curso, a Air France vai continuar a reforçar as ligações à América do Norte e, por isso, vai retomar o serviço para Mineápolis (Minnesota) a 13 de maio com um voo diário e inaugurar uma nova ligação entre Paris-CDG e Phoenix (Arizona) a 23 de maio, que vai ser operada três vezes por semana num avião Boeing 787-9.

Na América do Norte, a Air France vai ainda reforçar as ligações aéreas entre Paris-CDG – Raleigh-Durham (Carolina do Norte), que foram inauguradas no inverno de 2023 com três ligações aéreas semanais e que, neste verão, vai conter com até sete voos/semana.

A Air France vai ainda, por ocasião do Festival de Cinema de Cannes, operar dois voos especiais entre Los Angeles (EUA) e Nice (França), num Airbus A350 equipado com cabines de viagem de última geração e prevê, durante o verão, oferecer mais de 210 voos por semana para 17 destinos nos Estados Unidos, além de quase 60 voos por semana para cinco destinos no Canadá.

No longo curso e além da América do Norte, a Air France vai também prolongar para o verão o serviço diário para Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) a partir de Paris-CDG, que foi inaugurado no inverno de 2023, assim como renovar o serviço para Dar Es Salam (Tanzânia), inaugurado no verão de 2023, com três voos semanais, em continuação de Zanzibar.

No Japão, a transportadora vai reforçar a oferta com dois voos diários entre Paris-CDG e Tóquio-Haneda, mantendo também  os voos para o Aeroporto Tóquio-Narita, com até quatro ligações semanais.

No caso de África, a Air France conta ainda adicionar “frequências para destinos-chave em África e no Oceano Índico”, a exemplo de Cotonou (Benim) e Antananarivo (Madagáscar), que vão ser servidos diariamente, enquanto os Camarões vão ter dois voos diários, repartidos entre Yaoundé e Douala, e as ligações a Brazzaville (República do Congo) vão passar a ser operadas em Airbus A350-900.

No curto e médio curso, a Air France vai voar para 102 destinos, disponibilizando 45 ligações sazonais em França e na Europa, incluindo a inauguração, a partir de Paris-CDG, de voos para Verona (Itália), que vai ter até três voos por semana a partir de 2 de abril, para Narvik Lofoten (Noruega), que vai contar com um voo todos os sábados, de 15 de junho a 31 de agosto, e Kalamata (Grécia), que terá um voo todos os sábados, de 6 de julho a 31 de agosto.

Já o serviço para Tromsø (Noruega), que anteriormente era operado pela Air France apenas no inverno, vai ser alargado à época de verão, contando com até dois voos semanais em Airbus A319.

A oferta da Air France para o curto e médio curso é ainda complementada pela da Transavia, a companhia aérea low cost do grupo Air France/KLM, que vai contar com voos para 116 destinos em 33 países neste verão, num total de 206 rotas, e que vai ser a primeira companhia aérea low-cost à partida dos aeroportos de Paris.

Este verão, a Air France conta ainda continuar a introduzir as novas cabines de longo curso nos seus aviões Boeing 777-300ER e nos Airbus A350-900, num novo produto que vai chegar às classes Business, Premium Economy e Economy e que “constitui o novo padrão de viagem da companhia”.

“Depois de Nova Iorque-JFK, Nova Iorque-Newark, Washington DC, Boston, Houston, Rio de Janeiro, Banguecoque, Dakar, Tóquio-Haneda, Hong Kong, Seul Incheon, Xangai e Joanesburgo, estas novas cabines vão ser implementadas este verão em Toronto, Chicago, Vancouver, São Francisco, Los Angeles, Papeete, México e Tóquio-Narita”, refere a Air France, no comunicado divulgado.

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Comissão Europeia envia comunicação de objeções relativamente à compra da ITA Airways pela Lufthansa

Com o processo negocial a decorrer já há anos, a Comissão Europeia veio colocar mais um entrave à compra da ITA Airways por parte da Lufthansa, indicando que “os clientes podem ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”. 

Victor Jorge

A Comissão Europeia (CE) informou a Deutsche Lufthansa AG e o Ministério da Economia e das Finanças (MEF) italiano da sua opinião preliminar de que a proposta de aquisição do controlo conjunto da ITA Airways pode restringir a concorrência em determinadas rotas no mercado dos serviços de transporte aéreo de passageiros com origem e destino em Itália.

Em nota publicada no site, a Comissão “receia que os clientes possam ser confrontados com um aumento dos preços ou uma diminuição da qualidade dos serviços após a operação”.

Recorde-se que a Lufthansa e a ITA exploram uma extensa rede de rotas a partir dos seus respetivos aeroportos centrais na Áustria, Bélgica, Alemanha, Suíça e Itália. A Lufthansa tem empresas comuns com a United Airlines e a Air Canada para as rotas transatlânticas, bem como com a All Nippon Airways para as rotas para o Japão. Os parceiros das empresas comuns coordenam os preços, a capacidade, a programação e partilham as receitas.

A comunicação de objeções
Em 23 de janeiro de 2024, a CE deu início a uma investigação aprofundada para avaliar se a aquisição pela Lufthansa de uma participação na ITA poderia restringir a concorrência na prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros dentro e fora de Itália.

A Comissão efetuou uma investigação alargada para compreender o impacto potencial da operação. Esta investigação incluiu, nomeadamente, a análise de documentos internos e de informações pormenorizadas fornecidas pelas partes, bem como a recolha de informações e opiniões de companhias aéreas concorrentes, aeroportos, coordenadores de faixas horárias e clientes.

A Comissão teve, igualmente, em conta as observações proactivas dos consumidores individuais, das organizações representativas dos consumidores, dos aeroportos, das companhias aéreas concorrentes e dos sindicatos que exprimiram os seus pontos de vista a favor ou contra a operação.

Na sequência desta investigação aprofundada, a Comissão receia que a operação possa (i) reduzir a concorrência num certo número de rotas de curta distância que ligam a Itália a países da Europa Central. Nessas rotas, a Lufthansa e a ITA concorrem ou concorrerão entre si principalmente com voos diretos, mas também com voos indiretos. A concorrência nestas rotas parece limitada e provém principalmente de transportadoras de baixo custo, como a Ryanair, que em muitos casos operam a partir de aeroportos mais remotos; (ii) reduzir a concorrência num certo número de rotas de longo curso entre a Itália e os EUA, o Canadá e o Japão. Nessas rotas, a ITA, por um lado, e a Lufthansa e os seus parceiros de empresas comuns, por outro, concorrem entre si com voos diretos ou indiretos. A concorrência de outras companhias aéreas parece ser insuficiente nessas rotas. Na sua avaliação, a Comissão considera as atividades da ITA, da Lufthansa e dos seus parceiros de empresas comuns como as de uma única entidade após a concentração; (iii) criar ou reforçar a posição dominante da ITA no aeroporto de Milão-Linate, o que poderá dificultar a prestação de serviços de transporte aéreo de passageiros de e para Milão-Linate por parte de concorrentes.

“Todos os anos, milhões de passageiros viajam nessas rotas, com uma despesa anual total superior a 3 mil milhões de euros”, refere a Comissão, adiantando que os seus responsáveis que “o objetivo consiste em garantir que a operação não terá efeitos adversos para os clientes – tanto consumidores como empresas – em termos de aumento dos preços ou de diminuição da qualidade dos serviços”.

A Comissão receia que, “na ausência de medidas de correção adequadas, a supressão da ITA como companhia aérea independente possa ter efeitos negativos sobre a concorrência nestes mercados já concentrados”. As rotas que suscitam potenciais preocupações representam “uma pequena parte do total das rotas de curto e longo curso e dos passageiros servidos por ambas as partes e pelos seus parceiros de empresas comuns, e as potenciais preocupações não afetam a grande maioria das rotas exploradas pela ITA”.

A comunicação de objeções constitui uma etapa formal de uma investigação, em que a Comissão informa por escrito as empresas em causa das objeções que lhes são imputadas. O envio de uma comunicação de objeções não prejudica o resultado da investigação. A Lufthansa e o Ministério da Economia e das Finanças italiano têm agora a oportunidade de responder à comunicação de objeções da Comissão, de consultar o processo da Comissão e de solicitar uma audição oral.

A Lufthansa e o MEF têm, igualmente, a possibilidade de apresentar medidas de correção para resolver os problemas de concorrência preliminares identificados pela Comissão. Podem decidir apresentar medidas de correção em qualquer momento do processo até ao termo do prazo para a apresentação de medidas de correção, que termina atualmente em 26 de abril de 2024.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

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Francisco Pita: Concurso para obras no aeroporto de Lisboa será lançado “nas próximas semanas”

O administrador da ANA Aeroportos, Francisco Pita, afirmou esta sexta-feira que o concurso para as obras no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa “vai ser lançado para as próximas semanas”.

Carla Nunes

No XX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, durante o painel “A importância da aviação no destino”, Francisco Pita, CCO da ANA – Aeroportos de Portugal, explicou que estas obras não serão para aumentar a capacidade do aeroporto, mas sim “melhorar a operacionalidade”, com o aumento do número de posições de estacionamentos em ponte telescópica.

“Vamos ter mais dez posições de contacto com a criação do novo Pier Sul, [que terá] cerca de 33.000 metros quadrados de construção, um contributo muito grande na redução das nossas emissões de carbono: com estas dez posições de contacto junto ao terminal vamos evitar uma quantidade enorme de movimentos de autocarros, de equipamentos de placa entre o terminal e as posições remotas”, afirmou Francisco Pita.

A confirmar-se o lançamento do concurso para a empreitada nas próximas semanas, Francisco Pita prevê que as obras comecem “no último trimestre deste ano, para uma primeira fase que poderá esta concluída até ao final de 2026”.

Sobre esta intervenção, António Moura Portugal, diretor-executivo da RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal, foi taxativo ao apontar que “estas obras estão a acontecer porque houve uma resolução do Conselho de Ministros que obrigou a ANA a fazer as obras”, indicando ainda que assim que esta entidade ganhou a concessão do aeroporto “a prioridade foi dada às obras da parte comercial”.

“Que fique claro que a prioridade da ANA não foi a eficiência da infraestrutura para nós, operadores, foi ganhar dinheiro. Estamos a operar numa infraestrutura limitada. Para nós, operadores, é muito difícil estar a operar esta infraestrutura: com qualquer pequeno atraso vêm coimas, indemnizações, atrasos, problemas à operação em catadupa. É muito complicado estar a operar, e é importante que todos os players do setor percebam as ineficiências que isto traz ao destino. Não é uma questão de satisfação ou insatisfação, é uma questão de prioridades”, salienta António Moura Portugal.

No caso da easyJet, que garante um crescimento de 9% para este verão na capacidade de lugares oferecidos, o pedido de José Lopes, diretor da empresa em Portugal, é dirigido ao regulador e ao Governo para que permitam derrapagens para o período da noite, já que “estas obras e limitações de capacidade ao longo do dia fazem um efeito de bola de neve e onda que provoca atrasos”.

Quando questionado sobre um possível regresso da easyJet aos Açores, José Lopes afirmou que não está nos planos “a curto prazo”, admitindo que essa possibilidade “nunca será uma porta fechada”, caso estejam reunidas todas as condições.

“A easyJet acredita nos Açores, por isso é que a companhia solicitou para que aquele mercado fosse liberalizado. Infelizmente, criou-se uma situação na altura de desregulação, não havia equilíbrio no acesso ao mercado e tomámos a decisão de sair e ganhar dinheiro noutros lados. Voltando a reunir-se todas as condições para que quer o mercado em si, havendo plano de level field, quer a própria easyJet, em termos de disponibilidade de frota, slots e tripulações para o fazer, será sempre algo que iremos considerar, mas não a curto prazo”, afirmou o diretor da easyJet.

O XX Congresso da ADHP decorreu no Centro de Congressos de Aveiro de 21 a 22 de março, no qual participaram 743 congressistas.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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easyJet lança programação de inverno com dois milhões de lugares em Portugal e Natal já incluído

Entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, a easyJet vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

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A easyJet já lançou a sua programação para o inverno 2024/2025, que já inclui o período festivo do Natal e que conta com mais de 18 milhões de lugares para toda a rede da companhia aérea low cost, dos quais cerca de dois milhões se destinam às rotas portuguesas da transportadora.

Num comunicado enviado à imprensa, a easyJet revela que, entre 2 de dezembro de 2024 e 2 de março de 2025, vai disponibilizar mais de 18 milhões de lugares em mais de 100 mil voos para toda a sua rede, incluindo Portugal, cujas reservas já se encontram a decorrer.

“Estes números incluem quase dois milhões de lugares, em mais de 10 mil voos de e para Portugal, que estão agora à venda, o que significa que os clientes conseguem excelentes preços reservando antecipadamente em easyJet.com ou através da aplicação móvel”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea.

Segundo José Lopes, country manager da easyJet em Portugal, a companhia aérea decidiu lançar já a sua programação para o próximo inverno para que os seus clientes “possam reservar com antecedência e desfrutar de tarifas de grande valor em voos para a época do Natal, na sua próxima escapadela de ski ou para perseguir o sol de inverno”.

“Ao colocar milhões de lugares à venda até 2 de março de 2025 em mais de 500 rotas para mais de 130 aeroportos em toda a Europa e não só, temos o prazer de oferecer mais opções e diversidade aos nossos clientes e estamos ansiosos para recebê-los a bordo”, acrescenta o responsável.

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airBaltic voa para a Madeira no próximo inverno

Pela primeira vez, a companhia aérea dos Países Bálticos vai abrir uma rota para a Madeira, passando a ligar a região portuguesa a Riga três vezes por semana, a partir de 28 de outubro de 2024.

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A airBaltic vai passar a voar para a Madeira no próximo inverno, anunciou a companhia aérea da Letónia, que tem prevista a abertura de uma rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a partir de 28 de outubro de 2024.

“Esta será a primeira vez que a companhia aérea realiza voos regulares de e para o Aeroporto da Madeira (FNC)”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela airBaltic.

A companhia aérea da Letónia tem prevista a realização de três voos por semana entre a Madeira e Riga, cujos preços começam nos 205 euros por pessoa, bem como nos 429 euros em classe executiva.

“Estamos entusiasmados por anunciar esta nova rota e em breve conectar a Madeira à vibrante cidade de Riga – a casa da airBaltic. Vemos um grande potencial nesta rota e temos o prazer de oferecer aos viajantes locais a oportunidade de visitar e experimentar esta joia do Báltico”, congratula-se Thomas Ramdahl, vice-presidente sénior de gestão de rede da airBaltic.

Já Francisco Pita, CCO da ANA – Aeroportos de Portugal, considera que esta nova rota “reforça a posição da Madeira como destino turístico durante todo o ano”, sendo o resultado do trabalho que a empresa que gere os aeroportos nacionais tem vindo a fazer com vários parceiros para “desenvolver a conectividade da região”.

Os voos da airBaltic entre a Madeira e Riga vão ser operados num avião Airbus A220-300, aparelho que oferece maior conforto aos passageiros e permite maior eficiência de combustível.

Recorde-se que a airBaltic tem sede em Riga, na Letónia, e opera 130 rotas a partir de Riga mas também das cidades bálticas de Tallinn e Vilnius, assim como de Tampere,  na Finlândia, e ainda da Gran Canaria, em Espanha, de forma sazonal, para vários destinos na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso.

Os bilhetes para a nova rota da Madeira já se encontram disponíveis para venda e podem ser adquiridos aqui.

 

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Boeing 737-700

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TAAG lança promoção com descontos até 40% para assinalar a Páscoa

A campanha da TAAG é válida para compras entre esta quarta-feira, 20 de março, e o próximo domingo, dia 24, e oferece descontos até 40% em classe económica ou um bilhete grátis para primeira classe ou classe executiva.

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A TAAG lançou uma promoção especial para assinalar a Páscoa e está a oferecer descontos até 40% em classe económica ou o segundo bilhete em classe executiva, numa oferta que está em vigor para compra de bilhetes até ao próximo domingo, 24 de março.

“Económica ou Premium? A escolha é sua” é o mote da nova promoção da companhia aérea de bandeira angolana, que oferece um bilhete grátis na compra de outro para classe executiva ou primeira classe, enquanto para a classe económica há descontos até 40%.

A campanha da TAAG é válida para compras entre esta quarta-feira, 20 de março, e o próximo domingo, dia 24, e está sujeita a termos e condições especiais. Os preços dos bilhetes também não incluem taxas.

Mais informações aqui.

 

 

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Azores Airlines melhora resultados mas mantém prejuízo em 2023

A Azores Airlines registou um prejuízo de 24,3 milhões de euros em 2023, resultado que indica uma melhoria de 8,1 milhões de euros face ao resultado negativo de 32,4 milhões de euros registado no ano anterior. A SATA Air Açores também melhorou resultados.

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A Azores Airlines, a companhia aérea do Grupo SATA que realiza os voos internacionais, registou um prejuízo de 24,3 milhões de euros em 2023, resultado que indica, contudo, uma melhoria de 8,1 milhões de euros face ao resultado negativo de 32,4 milhões de euros registado no ano anterior.

“A Azores Airlines mantém a tendência de crescimento sustentável pós pandemia, solidificando o caminho da recuperação e da sustentabilidade financeira”, refere o Grupo SATA, num comunicado divulgado esta terça-feira, 19 de março.

Neste comunicado, o Grupo SATA explica que, em 2023, a companhia aérea “registou resultados líquidos positivos durante cinco meses consecutivos”, o que ditou uma melhoria no resultado liquido face a 2022, “apesar de impactado por custos de reestruturação e por custos financeiros decorrentes de dívida contraída maioritariamente em anos anteriores”.

Em 2023, a Azores Airlines registou receitas no valor de 285,8 milhões de euros, montante que cresceu 35,4% face ao ano anterior e 81,7% em comparação com o período pré-pandemia, o que, segundo o Grupo SATA, “reforça a tendência de crescimento da atividade da companhia e da capacidade de capitalizar oportunidades de mercado nos últimos anos”.

Já o EBITDA da Azores Airlines foi de 21,6 milhões de euros no ano passado, valor que compara com os 5,4 milhões de euros apurados em 2022, enquanto o EBIT registou uma melhoria de 11,8 milhões de euros quando comparado com o ano de 2022, sendo este “fortemente impactado pelos leasings dos aviões”.

“A performance da Azores Airlines tem sido de crescimento consistente e sustentado tendo, em 2023, superado as metas de receitas e EBITDA definidos no Plano de Restruturação acordado com a Comissão Europeia, reflexo dos esforços comerciais, da eficiência da operação e do compromisso da gestão e das equipas no turnaround da companhia”, justifica o grupo de aviação açoriano.

Os custos operacionais, por sua vez, atingiram os 264,2 milhões de euros, aumentando 28,5% face ao período homólogo, com a SATA a indicar que este “refletem custos extraordinários com irregularidades (+4,7 milhões de euros vs 2022) e ACMIs (aluguer de aeronave, tripulação, manutenção e seguros) (+15,3 milhões de euros vs 2022) em 2023”, o que se deveu, sobretudo, a condições climatéricas adversas e atrasos na entrega de aeronaves em manutenção e novas.

“Esta variação incorpora, ainda, o incremento dos custos operacionais de tráfego (+36%, cerca de 20,1 milhões de euros vs 2022), refletindo o aumento da atividade da companhia e da subida generalizada dos preços dos serviços e o aumento dos custos com pessoal (+21,2%, cerca de 9,6 milhões de euros vs 2022) motivados pelo aumento da atividade operacional e pelo contínuo impacto da reposição dos cortes salariais, progressões nas carreiras e negociações de acordos de empresa”, acrescenta o grupo açoriano.

O Grupo SATA diz ainda que também as Obrigações de Serviço Público entre a Região Autónoma dos Açores e o Continente e a Madeira pesaram nos resultados, uma vez que sem estes custos, assim como sem os aumentos dos preços dos serviços e com pessoal, “a Azores Airlines teria atingido um EBIT de 26,7 milhões de euros, +30,9 milhões de euros quando comparado com 2022, e fazendo os mesmos ajustes neste ano”.

No ano passado, a Azores Airlines transportou 1,445 milhões de passageiros, o que traduz uma subida de 33,4% face aos passageiros transportados pela companhia aérea em 2022 e de 52,8% em comparação com 2019.

Também o número de voos realizados pela Azores Airlines subiu e chegou às 9.700 ligações aéreas, o que, segundo a SATA, representa, igualmente, “um incremento face a 2022 e 2019, de +17% e de +39%, respetivamente”.

Já o load factor dos voos da Azores Airlines evoluiu para 82,8% ano, num aumento de oito pontos percentuais face a 2022, que também ultrapassou o ano pré-pandemia em quatro pontos percentuais.

No comunicado divulgado, o Grupo SATA destaca o load factor das rotas de/para a América do Norte, que foi de cerca de 85,6% durante o ano de 2023, o que indica uma subida de 32 pontos percentuais comparativamente ao período homólogo.

Já as rotas de/para a Europa (excluindo Portugal) revelaram “um desempenho agregado muito significativo, atingindo um load factor de 81,5% em 2023 (vs 64,8% em 2022)”.

Receitas da SATA Air Açores também sobem

Apesar do Grupo SATA não ter divulgado o resultado liquido da SATA Air Açores, a companhia aérea do grupo de aviação açoriano que realiza as ligações aéreas entre as ilhas dos Açores, o certo é que também esta transportadora mantém uma “tendência de crescimento da sua atividade operacional”.

Em 2023, a SATA Air Açores registou receitas de 109,5 milhões de euros, representando um crescimento de 18,4% em comparação com o período homólogo do ano passado e de 30,9% face ao ano de 2019.

“Na base desta evolução está o número de passageiros transportados em 2023, de 952 mil passageiros, o que representou um crescimento de 14% (+114 mil passageiros) em comparação com o ano anterior, e de 24% (+185 mil passageiros) em comparação com 2019”, justifica o grupo de aviação açoriano.

Na SATA Air Açores, o EBITDA de 2023 foi de 11,4 milhões de euros, valor que compara com os 7,8 milhões de euros registados em período homólogo e que traduz um aumento de 45,9%, enquanto o EBIT do ano passado foi positivo em 0,3 milhões de euros, num aumento de 2,8 milhões de euros face ao registado no período homólogo.

Já os custos operacionais atingiram um total de 98 milhões de euros, crescendo 15,9% face a período homólogo, numa subida que, segundo o Grupo SATA, está impactada, maioritariamente, “pelo aumento dos gastos com pessoal, +22,7% (+10,1 milhões de euros) motivado, sobretudo, pelo contínuo impacto provocado pela reposição dos cortes salariais durante o período de pandemia e pelas progressões na carreira e aumentos salariais acordados com as diferentes estruturas sindicais”.

O grupo de aviação açoriano diz ainda que também os gastos com manutenção apresentaram em 2023 um crescimento expressivo face a 2022, subindo 22,8% (+1,4 milhões de euros), o que resultou do “aumento das necessidades de reparação e manutenção sobretudo pelas especificidades da operação nos voos inter-ilhas”, enquanto os custos operacionais representaram, em 2023, 89,6% da receita total, quando em 2022 representavam 91,5%.

Em relação à SATA Air Açores, o grupo açoriano explica que o resultado líquido do exercício “foi fortemente condicionado pelos custos financeiros líquidos (8,6 milhões de euros) e pelos custos de reestruturação (1,6 milhões de euros)”, ainda que a transportadora tenha procedido, em setembro de 2023, ao reembolso antecipado da totalidade do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros, emitido em dezembro de 2022, o que teve um impacto de seis milhões de euros nos gastos financeiros da companhia, mas permitiu uma poupança de 18 milhões de euros até 2026.

Em 2023, a SATA Air Açores realizou mais 1.423 voos inter-ilhas que em 2022 (+8,2%) e mais 3.447 face a 2019 (+22,5%), num total de 18.737 ligações aéreas entre as nove ilhas açorianas, cujo load factor chegou aos 74%, num aumento de dois pontos percentuais face a 2022, embora ainda dois pontos percentuais abaixo de 2019, o que se ficou a dever ao “aumento do número de frequências e consequentemente do número de lugares oferecidos nas diferentes rotas operadas no arquipélago dos Açores”.

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Subsidiária da Turkish Airlines muda de nome para AJet

A companhia aérea low cost da Turkish Airlines mudou de nome e passou a ser conhecida como AJet, designação que entra oficialmente em vigor a 31 de março mas que está já presente no website e nos bilhetes que a transportadora está a comercializar.

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A AnadoluJet, companhia aérea de baixo custo subsidiária da Turkish Airlines, mudou de designação e passou a ser conhecida como AJet, avança a imprensa internacional, que diz que a transportadora começa a operar com a nova designação a 31 de março de 2024.

Apesar da mudança oficial só estar prevista para o final do mês, no dia em que marca a entrada na temporada de verão IATA, a nova designação da low cost da Turkish Airlines já está presente no website da transportadora, que também já está a vender bilhetes enquanto AJet.

De acordo com a imprensa internacional, a mudança de designação surge depois de uma reestruturação interna, que separou a operação desta companhia aérea da realizada pela Turkish Airlines, e pretende oferecer uma experiência mais moderna, confortável e acessível aos passageiros.

Recorde-se que a mudança de designação da AnadoluJet para AJet foi anunciada em novembro do ano passado e, em janeiro, a companhia aérea obteve o certificado de operador aéreo (AOC, na sigla em inglês), que permite que a transportadora comece a operar ligações aéreas.

A AJet conta com uma frota de 95 aeronaves e voa para mais de 90 destinos, grande parte dos quais na Turquia, mas tem planos para crescer 12% este ano, de forma a chegar a 2033 com 55 milhões de passageiros transportados.

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