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Versatilidade define atuação da Boost Portugal

“Orgulha-nos ter uma panóplia de programas muito vasta, os quais acabam por se desdobrar em infinitas aplicações tendo em conta a adaptabilidade a cada cliente”. É esta versatilidade e flexibilidade que definem a atuação da empresa, segundo Tiago Monteiro, general manager da Boost Portugal.

Carolina Morgado
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Versatilidade define atuação da Boost Portugal

“Orgulha-nos ter uma panóplia de programas muito vasta, os quais acabam por se desdobrar em infinitas aplicações tendo em conta a adaptabilidade a cada cliente”. É esta versatilidade e flexibilidade que definem a atuação da empresa, segundo Tiago Monteiro, general manager da Boost Portugal.

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Os eventos corporativos e de teambuilding desenvolvidos pela Boost focam-se maioritariamente “em duas tipologias de clientes: as DMC, e uma minoria cada vez mais expressiva, as empresas nacionais, estas maioritariamente do ramo de IT e saúde”, explicou-nos Tiago Monteiro, general manager da empresa, que tem presença física com lojas e escritório em Lisboa e Porto, mas com atuação em todo o território nacional. O gestor acrescenta que os eventos que realizam “têm como ponto de partida os temas abraçados pelo conceito de teambuilding, ao qual juntamos temática, descoberta do destino e personalização”.

No setor do MICE em concreto, conforme destaca, “as nossas experiências e eventos corporativos têm sempre como base desfrutar a cidade e das diferentes formas da nossa Portugalidade” para indicar que, “em cima destas camadas assentam depois muitas possibilidades de adaptação das atividades”.

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Considera ainda que tanto os eventos nacionais, como os internacionais “estão em franca recuperação”. Se janeiro e fevereiro, os colocou um pouco mais apreensivos em relação ao ritmo de retoma, em março “levámos um autêntico abanão de volume de trabalho”, com “o aumento de cotações incrível, tendo começado a sentir um aumento muito significativo de grupos a confirmarem numa tipologia mais de last-minute, ao contrário do que acontecia pré-pandemia”.

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Segundo o gestor “sentimos um crescimento da procura mais imediata nos FIT, depois surgiram mais timidamente os grupos nacionais, e em abril as empresas nacionais começaram a chegar de forma expressiva. Agora sentimos que todos os mercados turísticos estão com níveis de procura perto de 2019”, realçou.

Ainda em final de 2021, segundo Tiago Monteiro “criámos estratégia e orçamento de 2022 a projetar algures entre 70% a 80% de 2019, sentindo que poderia ser ambicioso”, mas ao dia de hoje “acreditamos que este ano consigamos chegar aos valores anuais de 2019”.

Foi preciso reinventar
Mas nem tudo são rosas neste setor. De todas as dores, “a contratação tem sido cada mais vez difícil, as candidaturas recebidas às posições divulgadas não têm tido uma procura significativa do ponto de vista qualitativo”, sublinhou.

Felizmente, disse, a Boost “desde o início da pandemia que decidiu reter talento, reter o seu bem mais precioso que são os seus colaboradores”, mas confessa que “os esforços foram grandes para reter e manter motivada uma equipa tão grande”, no entanto “hoje sentimos que foi a aposta correta”.

Tiago Monteiro conta que “a nossa decisão imediata foi de reter talento, de manter postos de trabalho para num pós-pandemia estarmos preparados da melhor forma para continuar a fornecer eventos com a qualidade Boost aos nossos clientes”.

Por outro lado, as soluções que a empresa encontrou foram duas: ”teríamos de desenvolver soluções de eventos empresariais e ações de teambuilding no formato digital. Dotamos a estrutura de meios e conhecimento para realizar estas atividades virtuais, criámos uma oferta diversificada para os nossos clientes e a aceitação foi incrível”. Tiago Monteiro acredita que estas soluções se vão manter no futuro, especialmente para equipas compostas por elementos descentralizados.

Paralelamente, para colmatar a falta de receita durante a pandemia também “alargámos o nosso raio de alcance e exposição a uma vertente de micro-mobilidade, em que somos provedores de soluções para estas empresas. Felizmente mais uma vez graças a colaboradores com imenso talento, conseguimos destacar-nos da restante concorrência pela qualidade de serviço e capacidade de entrega, e desde a pandemia que se mantém como uma área de negócio com muita relevância”.

Os apoios do Governo, na opinião do executivo, “não foram suficientes para fazer face à violenta descapitalização a que as empresas de turismo foram sujeitas”. Acredita que seria possível encontrar mais formas de apoiar a retoma, como por exemplo apoios à contratação ou transformação digital, e revela que “existe um caminho que a Boost iniciou por si mesma, no que respeita ao tema ESG o qual está no topo das nossas prioridades e existe muito espaço para apoios às empresas”.

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iMotion Events passa a integrar clube de eventos internacionais

A iMotion Events, agência portuguesa de eventos, acaba de dar um passo na sua estratégia de crescimento e internacionalização com a apresentação de um rebranding profundo – uma nova imagem e a nova assinatura “Creators in Action”, e anuncia entrada num dos maiores e mais exclusivos clubes internacionais do setor, o BEIC (Business Event Industry Club).

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Com a expansão internacional como um dos pilares da sua estratégia para os próximos três anos, a iMotion Events está focada em reforçar a sua presença na Europa, com especial destaque para mercados-chave como Espanha, França e Alemanha, onde já opera e onde prevê crescer já em 2025.

A integração no BEIC oferece à iMotion Events uma plataforma única para estabelecer parcerias estratégicas, competir globalmente e gerar novas oportunidades de negócio, colocando a agência portuguesa lado a lado com algumas das maiores e melhores agências de eventos do mundo, como a Vok Dams, a Jack Morton, a Meet Marcel, a Acciona Cultura ou a Daymakers, entre muitas outras.

“Estamos a rumar para novas geografias, trazendo para Portugal mais e maiores eventos. Integrar o BEIC Club é uma grande responsabilidade e a validação do nosso trabalho e da solidez com que, consistentemente, ao longo dos últimos 18 anos, nos apresentámos no mercado”, num setor, como dos eventos que evoluiu profundamente, refere Angelina Castel-Branco, Partner e sócia-fundadora da iMotion Events.

Com quase duas décadas de experiência e um crescimento sustentado de 14% nos últimos anos, a iMotion Events antevê para 2025 um crescimento na ordem dos 20%, impulsionado pela robustez da sua operação nacional – com clientes de renome como Bial, Sonae, Grupo Ageas Portugal e Ageas Seguros, Siemens, bp, EDP, Meo, Deloitte, Fundação Francisco Manuel dos Santos e Santander, entre muitos outros – e a sua recente entrada estratégica no mercado global.

Com uma equipa multidisciplinar de mais de 30 “creators”, a iMotion Events foi fundada em 2006 por Angelina Castel-Branco, Patrícia Gueifão e Rodrigo Cordeiro que desde então mantêm o compromisso, com a sua equipa, de transformar eventos em experiências excecionais, sempre com soluções criativas e projetadas à medida de cada cliente.

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APECATE realiza sessões de formação em IA aplicada à Animação e aos Eventos

Com a Inteligência Artificial a tornar-se uma obrigatoriedade no setor do turismo e eventos, a APECATE irá realizar quatro sessões de formação para preparar profissionais em Lisboa e no Porto.

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Consciente das alterações que a Inteligência Artificial (IA) tem trazido aos diversos mercados, a APECATE vai realizar quatro sessões de formação, em formato presencial, dedicadas à utilização da Inteligência Artificial nos setores da Animação Turística e dos Congressos e Eventos.

Com uma duração total de oito horas, divididas em módulos teóricos e práticos, para cada um dos setores decorrerá uma sessão em Lisboa e outra no Porto. Nos dias 24 e 25 de fevereiro decorrerão as sessões de Lisboa (Mesa Luísa) e nos dias 27 e 28 de fevereiro as sessões do Porto (Associação de Turismo do Porto e Norte).

A criação de prompts direcionados, as ferramentas para cada um dos setores para potenciar a IA e as suas aplicações práticas, são alguns dos módulos que serão ajustados ao setor em questão.

Para a APECATE, “estas formações representam uma oportunidade valiosa para os profissionais da Animação Turística e dos Congressos e Eventos se destacarem num mercado cada vez mais competitivo e dinâmico”.

Mais informações e inscrições poderá ser efetuada no link.

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FITUR supera expectativas com perto de 255 mil visitantes

A 45.ª edição da FITUR fechou portas no passado dia 26 de janeiro, tendo recebido perto de 255 mil visitantes.

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A 45.ª Feira Internacional de Turismo – FITUR, encerrou portas com números que ultrapassaram as expectativas da organização, alcançando quase 255.000 visitantes, com um crescimento significativo nos três primeiros dias, que receberam 155.000 profissionais.

Além destes números de participação, e com um total de nove pavilhões, a FITUR 2025 “consolidou”, segundo a organização “a sua liderança em participação, recebendo mais de 9.500 empresas em 884 stands”, tendo reunido 156 países de todo o mundo, com 101 deles a participar com delegações oficiais. Este grande fluxo também gerou um impacto económico de 445 milhões de euros em Madrid”.

Com o Brasil como país convidado e sob o tema “Orgulho. Somos Turismo”, a FITUR celebrou uma edição “na qual todos os participantes defenderam critérios de sustentabilidade para garantir um crescimento equilibrado e viável no médio e longo prazo, tanto para o planeta quanto para as comunidades locais”, refere a organização. Além disso, “especialistas destacaram como a diversificação, a redução da sazonalidade e a integração de novas ferramentas tecnológicas estão a impulsionar um modelo de turismo inclusivo e competitivo que assegura um futuro mais sustentável para todos”, concluindo ainda a organização da feira de Madrid que “este modelo promove diferentes tipos de turismo que contribuem para esse desenvolvimento, como o turismo desportivo, cinematográfico e linguístico”.

A 46.ª edição da FITURI realiza-se de 21 a 25 de janeiro de 2026 e terá o México como país parceiro.

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FITUR 2026 já tem país convidado: México

A 46.ª edição da FITUR já tem país convidado. Em 2026 será o México a potenciar o posicionamento internacional, impulsionar o potencial promocional a oferta turística e projetar-se para o mundo turístico.  

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tagsFITUR

México será o país convidado da Feira Internacional de Turismo FITUR 2026. A assinatura do acordó, no stand do México, durante o segundo día da feira, e permitirá ao país potenciar o seu posicionamiento internacional, impulsionar o potencial promocional da sua oferta turística e projetar-se para o mundo.

Esta aliança marca um ponto importante na trajetório turística do México que, até novembro de 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografía (INEGI) do país, recebeu mais de 40 milhões de turistas internacionais, fazendo com que “consolide a posição como um dos destinos internacionais mais visitados do mundo”, explicou Josefina Rodríguez Zamora, secretaria de Turismo do Governo do México.

Durante este ano de 2025 e durante a FITUR 2026, o México maximizará a plataforma da FITUR para mostar as riquezas culturais, patrimoniais e gastronómicas dos 32 estados e 177 “Vila Mágicas”, concluindo Josefina Rodríguez Zamora “que o país estará representado na sua plenitude para construir Pontes entre nações irmãs, com o objetivo de gerar riqueza e prosperidade para todos e contribuir para o desenvolvimento das comunidades e gente do México”.

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Papel da liderança feminina na construção do futuro do turismo em destaque na FITUR

A 5.ª edição do FITUR Woman destacou que o futuro do turismo depende da liderança feminina, indicando que as mulheres representam 54% do setor de turismo, mas poucas ocupam cargos de liderança.

Victor Jorge

A mulher esteve em destaque no primeiro dia da FITUR, onde durante a 5.ª edição da FITUR Woman, se explorou a conexão emocional entre pessoas e destinos turísticos e seu impacto no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável de países, regiões e comunidades locais. A liderança feminina permaneceu como o tema central, com o evento reunindo líderes destacados dos setores empresarial e governamental.

Organizado pela FITUR e pela Women Leading Tourism (WLT), sob o tema “Turismo: Compromisso e Orgulho de Pertença”, Maribel Rodríguez, presidente da WLT, salientou que “o setor do turismo é composto por homens e mulheres, sendo que as mulheres representam 54%, mas apenas uma pequena parte ocupa cargos de liderança, e apenas 25% são CEO.”

Rodríguez enfatizou ainda a importância económica do setor, que “emprega uma em cada dez pessoas no planeta”, acrescentando que “precisamos de avançar em direção a um turismo sustentável, inclusivo e participativo que inclua todas as partes interessadas e reconheça que não há liderança sem as mulheres.”

Por sua vez, María Guardiola Martín, presidente do Governo Regional da Extremadura, destacou que “a participação das mulheres é essencial num setor como o turismo, que é chave para o desenvolvimento económico e cultural, gera riqueza e desperta emoções”, observando, também, que o turismo, quando utilizado de forma sustentável e responsável, “é uma ferramenta poderosa para gerir o vínculo entre as pessoas e suas emoções.”

Abordando a representatividade feminina no setor, Guardiola apontou que mais de 60% dos cargos de liderança ainda são ocupados por homens, admitindo que “Ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade”, reconhecendo, contudo, que “o futuro do turismo está na liderança feminina.”

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ASM Global quer superar os 100 eventos e alcançar 1M€ em receitas este ano

ASM Global, que gere em Lisboa os espaços Fábrica L e Fábrica XL, totalmente renovados no último trimestre de 2024, tem como objetivo superar a fasquia dos 100 eventos e alcançar um milhão de euros em receitas em 2025.

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É este o ambicioso objetivo traçado pela ASM Global, considerado gigante internacional da indústria dos eventos que entrou recentemente em Portugal, para os espaços Fábricas neste arranque de ano.

Fábrica L e Fábrica XL, localizadas na LX Factory, entram em 2025 apostadas em reforçar o seu posicionamento como hotspots para todo o tipo de eventos na cidade de Lisboa, de portas abertas, agora com a sua oferta agregada sob uma marca única, a grandes conferências a espetáculos de música ao vivo, passando por eventos corporativos, festas temáticas ou eventos desportivos e de wellness.

“Queremos ir além do tipo de eventos que já fazemos e ser o palco de um mix muito diverso de eventos e experiências”, apontou Hugo Encarnação, diretor geral dos espaços Fábricas.

“São salas já muito conhecidas, quer do grande público quer dos principais produtores e agências de eventos do nosso mercado. Agora, o objetivo foi melhorar significativamente as condições que oferecemos e a experiência proporcionada a quem procura os nossos espaços, assegurando que estamos perfeitamente posicionados para alargar a nossa amplitude de soluções”, salienta o responsável da multinacional do setor dos eventos no mercado português, indicando que “o objetivo desta entrada da ASM em Portugal é aumentar o volume de eventos que recebemos”, precisando que “passamos de dois bons anos em 2023 e 2024, com uma média de 60 eventos, para um ano de 2025 em que queremos duplicar os níveis de ocupação, com mais de 100 eventos”.

Os dois espaços registam atualmente níveis de procura elevados, não só para este ano, mas inclusivamente já com solicitações para eventos em 2026 e 2027. “Já temos diversos eventos confirmados para o arranque deste ano, nomeadamente eventos corporativos, apresentações de marcas de automóveis e experiências de live music”, refere Hugo Encarnação, explicando que “o objetivo é chegar a um revenue de um milhão de euros no primeiro ano e, depois, ir aumentando esse volume de faturação ao longo dos próximos anos”, conclui.

Com uma capacidade combinada de 2.870 pessoas, os já conhecidos espaços Fábrica L e Fábrica XL foram alvo de um profundo processo de requalificação. As duas salas, que passam a apresentar-se ao mercado sob a marca Fábricas, oferecem um padrão de entrega superior para todo o tipo de eventos, com melhorias significativas tanto ao nível técnico como nas próprias infraestruturas.

O investimento na renovação e melhoria das condições técnicas dos venues foi o primeiro passo na estratégia de desenvolvimento traçada pela ASM Global, que entrou no mercado português no último trimestre de 2024, a par da criação da nova marca umbrella que agrega a oferta dos principais espaços de eventos da LX Factory.

O tratamento acústico das salas, a instalação de uma nova cobertura e a melhoria das infraestruturas de telecomunicações/dados, garantindo maior conectividade, maior amplitude de soluções tecnológicas e acesso wi-fi em todas as áreas interiores, são alguns dos principais destaques de um processo de renovação cirúrgico, com especial foco na melhoria das condições técnicas do espaço e da experiência dos convidados.

Melhorar as condições para clientes e parceiros foi igualmente um dos grandes objetivos da intervenção, que dotou o espaço de dois camarins à disposição dos artistas convidados, novas infraestruturas de cozinha para serviços de catering, a par do alargamento e modernização das infraestruturas sanitárias, instalação de sistemas de ventilação e reforço na segurança contra incêndios.

Tudo isto acompanhado de melhorias ao nível das infraestruturas elétricas e na arquitetura do edifício, desde logo com a instalação de uma nova cobertura, que permite uma drenagem eficaz das águas pluviais, além da renovação dos pavimentos, paredes interiores e portões de acesso, assim como intervenções na mezzanine e fachada exterior.

As Fábricas, recorde-se, são os dois primeiros espaços com gestão a cargo da ASM Global no mercado português, depois de a multinacional ter anunciado, em junho do último ano, que Portugal seria a próxima paragem na sua rota de expansão internacional. Este passo foi dado no seguimento da conquista do importante contrato, válido para os próximos cinco anos, para gerir as operações da Fábrica L e Fábrica XL.

A ASM Global fica igualmente responsável pela gestão dos espaços associados de bar, terraço e galeria ao ar livre, juntando, sob a marca Fábricas, uma sólida oferta de venues para eventos e serviços complementares de F&B (Food & Beverage).

 

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MICE no Dubai cresce para números recorde em 2024

O Dubai captou, em 2024, um número recorde de 437 eventos de diversos setores, representando um aumento de 20% face a 2023. Para os próximos anos, estão já garantidos alguns grandes eventos, prevendo-se que a cidade se mantém como uma das plataformas principais no MICE.

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Dubai consolidou sua posição como um dos principais destinos para conferências internacionais, congressos, reuniões corporativas e eventos de incentivo em 2024, com a cidade a sediar um número recorde de 437 eventos em diversos setores e profissões.

Impulsionado pelo Dubai Business Events (DBE), o bureau oficial de convenções da cidade e parte do Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), este número representa um aumento de 20% face a 2023, elevando ainda mais o status de Dubai como um polo global competitivo para eventos, impulsionado pela inovação, desenvolvimento de infraestrutura e crescente influência económica global.

Os eventos previstos para 2024 devem atrair cerca de 210.731 delegados ao Dubai nos próximos anos, gerando um impacto direto nos ecossistemas de eventos, viagens e turismo da cidade, além de atrair talentos e especialistas de todo o mundo para aproveitar a plataforma que Dubai oferece para partilha de conhecimento, desenvolvimento profissional e networking.

O sucesso da cidade, impulsionado por esforços colaborativos entre os setores público e privado, destaca o apelo contínuo do Dubai como um destino global acessível, seguro e acolhedor para MICE (Reuniões, Incentivos, Conferências e Exposições), contribuindo para o crescimento económico mais amplo do Dubai ao atrair mais visitantes, posicionando a cidade no cenário global de eventos de negócios e fortalecendo a sua economia. Além disso, reforça o papel essencial dos eventos empresariais na realização da meta da Agenda Econômica de Dubai, D33, de consolidar Dubai como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.

Ahmed Al Khaja, CEO do Dubai Festivals and Retail Establishment, refere, em nota de imprensa, que “o aumento significativo nas propostas bem-sucedidas em 2024 é mais uma prova do crescente destaque do Dubai como um destino que oferece não apenas infraestrutura e capacidade de eventos empresariais de classe mundial, mas também experiências incomparáveis e memoráveis para todos os organizadores e delegados”.

Entre as conquistas mais notáveis do último ano estão o Congresso Mundial de Neurocirurgia da WFNS em 2025, com 4.000 delegados; o Cimeira de Cidades da Ásia-Pacífico em 2025, com 1.200 delegados; a Conferência Pan-Árabe de Radiologia em 2025, com 1.500 delegados; o Simpósio Global sobre Pesquisa de Sistemas de Saúde em 2026, com 3.000 delegados; a Exposição Mundial de Selos da FIP em 2026, com 1.000 delegados; e a Assembleia Científica e Eventos Associados do Comitê de Pesquisa Espacial em 2028, com 3.000 delegados.

O Dubai também garantiu propostas de eventos corporativos e de incentivo em 2024, incluindo o Incentivo Oppo Guangdong em 2025, com 4.000 delegados; o Loyal Connect Global em 2025, com 3.000 delegados; a Conferência Global de Logística da GLA em 2025, com 1.500 delegados; o Forever Living Global Rally em 2026, com 12.000 delegados; o Emerson Exchange em 2026, com 2.500 delegados; e o Incentivo Herbalife China em 2026, com 1.200 delegados.

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Nasce a Rent a Phone para aluguer de tecnologia para eventos em Portugal

Com o aumento da procura por soluções tecnológicas temporárias em eventos e empresas, surge, em Portugal, a Rent a Phone, que garante disponibilizar soluções rápidas, económicas e flexíveis para responder às necessidades de curtos períodos.

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Com o aumento da procura por soluções tecnológicas temporárias em eventos e empresas, surge, em Portugal, a Rent a Phone, criada e pensada para simplificar todo o processo de aluguer de equipamentos tecnológicos como smartphones, tablets, powerbanks e routers.

A Rent a Phone garante disponibilizar soluções rápidas, económicas e flexíveis para responder às necessidades de curtos períodos, posicionando-se como um parceiro estratégico para organizadores de eventos, feiras, conferências, equipas temporárias e outras iniciativas que precisem de tecnologia por um período limitado, evitando os elevados custos de compra e manutenção de equipamentos, sejam eles Smartphones ou outro tipo de equipamentos como soluções audiovisuais, consolas, computadores ou tablets. Além disso, a empresa oferece soluções de dados móveis com custo diário, permitindo que os clientes fiquem conectados durante todo o evento.

Por outro lado, os organizadores podem também beneficiar de serviços adicionais, como o suporte técnico, para garantir que os equipamentos estão a funcionar corretamente durante o evento, os dados móveis, ou alugueres complementares como plataformas de carregamento para vários equipamentos.

“Desde bilhética e cashless até registos ou ativações, pretendemos facilitar a vida dos organizadores de eventos ao fornecer equipamentos prontos a usar, com entrega rápida em todo o país,” explica Tomás Mendes dos Santos, fundador da Rent a Phone.

Em nota de imprensa, a empresa avança que o conceito de aluguer que promove, não só facilita o acesso a tecnologia, como também fomenta a sustentabilidade, uma vez que, ao optar pelo aluguer em vez da compra de novos equipamentos, os clientes ajudam a reduzir o desperdício tecnológico e promovem uma utilização mais eficiente dos recursos.

 

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FITUR atrairá mais de 250.000 visitantes com impacto económico de 445 milhões de euros

De acordo com as contas da organização, a FITUR 2025 contará com 9.500 empresas participantes, 156 países e 884 expositores.

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A 45.ª edição da Feira Internacional de Turismo – FITUR 2025, que terá lugar entre 22 e 26 de janeiro, em Madrid, espera ultrapassar os 150.000 profissionais entre quarta e sexta-feira e alcançar cerca de 100.000 visitantes de público geral durante o fim de semana, totalizando mais 250.000 visitantes durante todo o evento, o que iguala a assistência do ano passado.

Estima-se que esta afluência de participantes e visitantes tenha um impacto económico para Madrid de 445 milhões de euros em receitas, com um efeito positivo em setores como a mobilidade, a hotelaria, a hospitalidade, a cultura e o lazer.

A FITUR 2025 contará com 9.500 empresas participantes, 156 países e 884 expositores, mais 10% do que em 2024, que apresentarão a sua oferta em nove pavilhões.

Durante uma conferência de imprensa na segunda-feira, o presidente do comité executivo da IFEMA Madrid, José Vicente de los Mozos, sublinhou que os números demonstram a importância da marca Espanha como “líder indiscutível em termos de turismo de entrada e saída”. Além disso, afirmou que estão em curso conversações para alargar a oferta turística para um 10.º pavilhão para a edição de 2026.

Para a diretora da Fitur, María Valcarce, a principal força do evento é o seu posicionamento como “a feira mais importante do mundo, com a maior representação de empresas e o maior número de profissionais”. “Somos um mercado global e todos os anos melhoramos e crescemos”, salientou.

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IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY

A FITURTechY, área especializada na tecnologia na feira de Madrid, centrar-se-á em temas como a Inteligência Artificial, a inovação e a sustentabilidade, com a presença de diversos especialistas mundiais.

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De 22 a 24 de janeiro, a FITURTechY irá explorar a forma como os avanços tecnológicos estão a moldar o futuro do turismo, destacando o papel da Inteligência Artificial (IA) e da inovação na transformação das experiências de viagem. A 17.ª do fórum analisará também a forma como a tecnologia permite manter viva a “magia” do turismo, criando experiências memoráveis que perduram para sempre.

Este fórum centrar-se-á em fornecer as chaves para uma gestão inovadora dos destinos, explorando o modo como a tecnologia pode transformar a forma como se promove, gere e vive os destinos do futuro. “Através da integração da tecnologia com os serviços, serão analisadas estratégias para criar destinos mais eficientes, amigos do turista e sustentáveis”, refere a organização da feira, em comunicado.

O espaço apresentará discussões sobre como a tecnologia pode contribuir para a criação de um turismo mais sustentável, abordando questões-chave, como a eficiência na gestão de recursos, a redução da pegada ambiental e a geração de impactos positivos nas comunidades locais. Os diversos especialistas irão analisar estratégias como a circularidade e a gestão de resíduos alimentares no setor, bem como o papel crucial das empresas e dos viajantes na condução de uma mudança para práticas mais responsáveis.

Além disso, serão debatidos os Smart Tourism Destinations (STD) e as oportunidades oferecidas pela tecnologia para enriquecer a experiência do viajante, explorando-se, igualmente, os desafios do marketing turístico e a forma como a inovação digital e a IA podem dar visibilidade à riqueza cultural e social de cada destino.

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