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Hotelaria otimista

Os hotéis em Portugal, de norte a sul e ilhas, que sempre dependeram muito do segmento MICE, até porque criaram espaços e serviços, considerados dos melhores, para acolher este tipo de nicho, tiveram também um grande sobressalto com a pandemia. Neste momento já estão mais otimistas em relação à retoma, e até à recuperação muito próxima dos níveis pré-pandemia.

Carolina Morgado
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Hotelaria otimista

Os hotéis em Portugal, de norte a sul e ilhas, que sempre dependeram muito do segmento MICE, até porque criaram espaços e serviços, considerados dos melhores, para acolher este tipo de nicho, tiveram também um grande sobressalto com a pandemia. Neste momento já estão mais otimistas em relação à retoma, e até à recuperação muito próxima dos níveis pré-pandemia.

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Antes da pandemia, o segmento MICE afirmava-se como um produto em franco crescimento, envolvendo diversos setores de atividade, capaz de contribuir para atenuar a sazonalidade e para esbater as assimetrias regionais, tendo em consideração que todas as regiões possuem oferta potencial para uma procura que se sabe ser muito exigente.

Com a chegada da pandemia, o MICE foi o segmento, a nível do turismo, que teve uma quebra mais acentuada e ainda longe da total recuperação. O ano passado continuou a ter um impacto negativo para a grande maioria das unidades hoteleiras que dependem muito desta atividade, mas os mais otimistas apontam o segundo trimestre de 2022 como o ano de retoma de alguma normalidade neste segmento que tem um forte impacto económico nos destinos que o recebem. Isto porque a vontade de organizar eventos é muito grande e as garantias a nível de saúde são já mais concretas e de maior qualidade. A incógnita em relação a esta guerra na Ucrânia, pode criar algum sobressalto.

A palavra de ordem foi reinventar
E como qualquer crise, também esta obriga a que as empresas, e neste caso, as hoteleiras, se reinventem, porque o mercado e os clientes também aprendem a ver as coisas numa outra perspetiva, pois nada voltará a ser como dantes. O negócio vai mudar, já está a mudar, e a forma de o fazer também.

A utilização ágil das novas tecnologias, que permitem garantir a realização de eventos em formato 100% digital ou híbrido, foi adotada pelas unidades hoteleiras, que conseguiram, de alguma forma readaptar-se aos momentos de maior crise. Algumas tiveram mesmo algum sucesso.

A oferta tem sido igualmente alterada de acordo com as necessidades de mercado, os preços e as condições de reserva ajustados, uma vez que o grau de incerteza provocado pela pandemia obrigou a uma flexibilidade necessária para garantir confiança e fidelização dos clientes.

Com a pandemia e na ausência de eventos presenciais, o grupo Dom Pedro apostou forte nos eventos híbridos e virtuais, mas acredita na viragem, e que, a partir de junho, e segmento MICE irá entrar em velocidade cruzeiro.

Segundo informações que obtivemos junto da Dom Pedro, todos os grandes eventos/reuniões que tinha no primeiro trimestre de 2022 acabaram por ser cancelados ou adiados. Contudo, dizem, é significativo o aumento de novos pedidos, muitos ainda para o primeiro semestre. Ao nível de reuniões mais pequenas, do mercado nacional, tem havido procura e concretização, até porque as empresas têm vontade de retomar os seus eventos o quanto antes, pois isso também significa, o regresso à normalidade.

Na opinião da cadeia hoteleira, os eventos serão um pouco mais pequenos. Se na pré-pandemia o mesmo tipo de evento, era projetado para 200 pessoas, agora tem como objetivo cerca de metade.

Os Hotéis Solverde têm consciência de que, apesar de se perspetivar um crescimento natural da procura pelo segmento MICE, será muito difícil igualar o ano de 2019 a curto prazo.

Com as limitações vividas, por força da pandemia, 2020 e 2021 foram de grande instabilidade no setor hoteleiro, e isso também se refletiu no segmento MICE que tem vindo a adiar eventos de ano para ano, o que reduziu bastante o número de eventos realizados.

Com hotéis em Chaves, Vila Nova de Gaia e Praia da Rocha (no Algarve), a cadeia tem consciência de que será muito difícil igualar o ano de 2019 a curto prazo.

Assim, este ano a aposta é trabalhar com vista à retoma desta atividade, tendo consciência de que ainda existe um longo caminho para “voltarmos ao ponto onde nos encontrávamos antes da situação pandémica”. Muito possivelmente só em 2023 será possível recuperar, estimam os Hotéis Solverde.

Por sua vez, o The Editory Collection Hotel fala em crescimento lento, mas positivo, estimando, em 2022, alcançar números próximos dos 60% do volume de negócios de 2019.

A importância do mercado nacional
O Porto Palácio by The Editory é uma unidade com forte ligação ao segmento MICE e, naturalmente, orientada para se adaptar à realização de eventos de maior ou menor dimensão, o que, segundo a diretora de Marketing e Vendas da cadeia, Isabel Tavares, “foi uma vantagem em 2021”, dadas as imprevisibilidades da retoma e da evolução da pandemia.

“As nossas perspetivas para 2022 no que respeita ao segmento MICE focam-se, sobretudo, no mercado nacional, uma vez que em 2021 se registou um crescimento muito mais acentuado em banquetes do que em grupos de negócio, reflexo dos mercados em que operamos”, realçou a responsável, concretizando que “temos a expectativa de, em 2022, conseguirmos alcançar números próximos dos 60% do volume de negócios de 2019”.

Isabel Tavares apontou ainda que “a nossa oferta foi alterada de acordo com as necessidades de mercado: tivemos de ajustar preços e condições de reserva para grupos, uma vez que o grau de incerteza provocado pela pandemia obrigou a uma flexibilidade necessária para garantir confiança e fidelização dos clientes”.

Para 2022, os hotéis Savoy Signature têm perspetivas muito boas, notando-se uma procura acima do que se verificou em 2019.

A Madeira, recorde-se, revelou-se sempre como um destino com elevados padrões e condições no âmbito da segurança e controlo da Covid-19. Acresce a atratividade da região na oferta de condições únicas e instalações diferenciadas para a realização de todo o tipo de eventos. Estes pontos fortes do destino não são alheios ao crescimento do segmento MICE na região como nos hotéis Savoy Signature.

Graça Guimarães, Head of Global Sales do grupo, esclarece que, neste momento “registamos um número significativo de pedidos em opção para o corrente ano, que aguardam confirmação dos nossos clientes. No entanto, temos já vários grupos contratados para 2022 e 2023. Relativamente, a 2019, temos um aumento que ronda os 40% para eventos e conferências nos seis hotéis”, considerou a responsável, acrescentando que “temos já confirmados mais de 50 eventos que variam entre pequenos incentivos organizados para grupos a partir de 20 pessoas até conferências de maior dimensão com 500 participantes que viajarão de vários destinos de todo o mundo”.

Vontade de regressar aos eventos presenciais
Isto porque nota-se uma enorme predisposição e vontade para regressar à organização de eventos presenciais, pelo que “acreditamos que a médio prazo não haverá uma grande mudança no perfil e na forma dos eventos”, até porque “esta é uma área que vive muito do contacto presencial e essa é uma caraterística que se irá manter”, ressalvou Graça Guimarães. Contudo, “acompanhamos a evolução tecnológica em MICE e estamos preparados para todos os desafios neste âmbito”, destacou,

As expectativas do MinorHotels e Resorts em Portugal, pelo feedback que tem tido dos clientes e parceiros, são que a procura por eventos presenciais volte a predominar.

Antecipando o regresso da estabilidade e da confiança, as expectativas para o 2022 são boas para o segmento, tendo a cadeia hoteleira já em carteira um número considerável de eventos confirmados, com maior concentração nos meses de maio, junho e setembro, realçou Hélder Marcelino, director of Sales – Resorts, Portugal – MinorHotels, dando conta da realização de cerca de 20 eventos MICE durante o ano de 2021, concentrados no segundo semestre, e um número superior a 30 adiados para 2022.

“Já se nota uma diferença grande em termos de confirmações e procura”, afirmou Pedro Godinho Lopes, Head of Sales and Marketing do InterContinental Cascais Estoril.

Do que Pedro Godinho Lopes não tem dúvidas é que está a mudar o perfil dos eventos e a forma como se concretizam. Mas não há dúvida que a flexibilidade é o maior desafio.

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Feira Internacional de Mergulho de 18 a 20 de outubro na Cordoaria Nacional

Feira Internacional de Mergulho, vai decorrer de 18 a 20 de outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa. Trata-se de um evento concebido para reunir entusiastas do mergulho de todo o mundo, incluindo profissionais, especialistas e amadores e envolve uma ampla gama de atividades e apresentações.

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Palestras de mergulhadores conceituados, workshops, exposições dos mais recentes equipamentos e tecnologias de mergulho e oportunidades de trabalho em rede fazem parte Feira Internacional de Mergulho, que terá lugar de 18 a 20 de outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

As Diving Talks, que englobam o evento, pretendem abranger diversas vertentes do mergulho, incluindo mergulho técnico, exploração, conservação, fotografia subaquática e videografia, destacando questões relacionadas com a conservação marinha e a importância da proteção dos ambientes subaquáticos.

​Estas sessões, lideradas por especialistas em diversas áreas relacionadas ao mergulho, oferecem informações valiosas sobre biologia marinha, esforços de conservação, segurança do mergulho e muito mais. Os participantes adquirem conhecimento prático, descobrem pesquisas inovadoras e são motivados por histórias inspiradoras e visuais de tirar o fôlego, promovendo uma profunda paixão pela exploração e conservação dos oceanos, avança o Turismo de Portugal na sua página oficial.​

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ANAV marca presença na BTL 2025

Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) estará, pela primeira vez, presente na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL.

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A Associação Nacional de Agências de Viagens (ANAV) revelou que irá marcar presença, pela primeira, na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, feira que se realizará de 12 a 16 de março de 2025 na FIL.

Sem dar a conhecer a forma como esta presença será marcada, nem quantos e quais os associados que estarão na FIL ao longo dos cinco dias, Miguel Quintas, presidente da ANAV, afirma que “a associação jamais deixaria que as Agências de Viagens portuguesas ficassem órfãs da participação na BTL”, recordando ainda que “a ANAV é uma associação de todas e para todas as Agências de Viagens, que mantém o firme propósito de aumentar, desenvolver e robustecer a capacidade de negócio de todos os associados e que, na prossecução desta missão de unir e fortalecer o setor”.

Em comunicado, a ANAV sublinha que “as Agências de Viagens, como canal de distribuição, são, por excelência, o setor que une todas as vertentes do turismo em Portugal, e que não poderiam, por nenhum motivo, ficar de fora de um evento nacional desta dimensão e importância”.

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FITUR Sports quer definir o futuro do turismo desportivo

De 22 a 26 de janeiro na IFEMA MADRID, a FITUR 2025 acolhe a terceira edição da sua seção de turismo desportivo. As áreas principais serão o desporto ao ar livre, o desporto de competição e os eventos desportivos e as viagens de negócios desportivas.

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A FITUR anuncia a terceira edição consecutiva da FITUR Sports após entrada na agenda de eventos essenciais para os profissionais do turismo desportivo. Organizada pela IFEMA MADRID e SPAIN IS SPORT – AFYDAD, a Associação Espanhola de Fabricantes e Distribuidores de Artigos Desportivos, a seção aproveitará as sinergias da Feira Internacional de Turismo de 22 a 26 de janeiro de 2025.

Após as duas primeiras edições, esta é uma das áreas da FITUR que se consolidou como um evento especializado de referência nacional e internacional, consolidando a ligação entre o turismo e o desporto como um motor fundamental do desenvolvimento socioeconómico.

A FITUR Sports tem como objetivo “promover o intercâmbio de conhecimentos através de um programa de conferências e gerar oportunidades de negócio”, refere a organização da feira. Para tal, foram definidas três áreas-chave em torno das quais girarão os conteúdos: Desporto Outdoor, Desporto de Competição e Desporto Eventos e Viagens de Negócios Desportivas.

Além disso, a FITUR Sports conseguiu envolver os principais atores públicos e privados, incluindo o Conselho Superior de Desportos (Conselho Superior de Desportos), Turespaña, UNWTO, CEOE, ADESP, bem como as diferentes federações e associações profissionais ligadas ao desporto e ao turismo, além dos principais patrocinadores.

De referir que a FITUR Sports 2024 estendeu-se pelos cinco dias da feira, com três dias profissionais com 30 sessões, 100 oradores e mais de 20 horas de conteúdos, com mais de mil visitantes por dia, além da área de exposição e a área de networking localizada num campo de padel. Para além disso, a transmissão streaming online atingiu mais de 8.000 visualizações durante os três dias, “o que demonstra o elevado interesse gerado pelo programa”, conclui a organização da feira de Madrid.

Entre o programa já definido contam-se as seguintes sessões:

Quarta-feira 22 de janeiro: Desporto e turismo ativo ao ar livre. Dinâmicas emergentes, gestão de destinos, desenvolvimento de produtos e experiências, sustentabilidade, marketing e comercialização.

Quinta-feira 23 de janeiro: Desporto profissional e de competição. Neste segundo dia, especialistas na matéria abordarão os desportos de equipa, os campos de treino, os torneios, campeonatos, golfe, as necessidades do atleta de elite, viagens de equipas de competição, viagens médicas e tendências em resorts e equipamentos de turismo desportivo.

Sexta-feira 24 de janeiro: Estratégias, impacto e legado dos eventos desportivos. O último dia profissional será encerrado com a abordagem de temas como os eventos desportivos e grandes eventos participativos, bilhética e experiências de hospitalidade, VIP, Sports Marketing Travel e MICE & Sports (viagens de negócios no setor desportivas), bem como as sinergias a explorar entre as marcas, o retalho e o turismo desportivo.

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“A BTL 2025 será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição”, revela organização da feira

Conhecida a posição da APAVT relativamente à não participação na BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, considera que “a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”. Contudo, esperando que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”, a organização diz estar a registar “um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”.

Victor Jorge

Depois de conhecida a decisão da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) de não participar na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, “lamenta” a posição da associação, tendo em conta que “a APAVT sempre foi um parceiro estratégico da BTL, que em muito contribui para o sucesso e crescimento do maior e melhor evento do setor do turismo em Portugal”, esperando, contudo, que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”.

Sabendo-se que o espaço ocupado pela APAVT era o maior stand privado da feira, Pedro Braga refere que “serão encontradas soluções que permitirão mitigar e até superar, em termos da área da distribuição presente, a oferta habitualmente disponível”.

“Estamos sempre disponíveis para o diálogo, mas, neste momento, e atenta a posição que nos foi comunicada pela APAVT, consideramos que a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”, assinala o responsável pelo Eventos Próprios do CCL – FIL.

Apesar desta posição da APAVT, Pedro Braga indica que, até ao momento, “registamos um crescimento muito acentuado por parte das empresas de distribuição para a edição de 2025 da BTL”.

“Para além da muito valiosa e importante presença da APAVT, a BTL sempre contou com muitos outros expositores na área da distribuição que habitualmente ocupam uma área de 5.000m2 de oferta no B2C”, frisa Pedro Braga.

A mais de sete meses do arranque da feira, que se realiza de 12 a 16 de março na FIL, o responsável pelo evento destaca que, para 2025, “estamos a registar um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”, referindo que “alguns destes expositores são associados da APAVT, que já tinham espaço próprio fora do stand da APAVT, e que, neste contexto, nos têm contactado para aumentar o seu espaço para a BTL 2025. Outros, são expositores que habitualmente marcavam presença através da APAVT e que agora manifestam interesse em assegurar diretamente a sua presença na BTL”. Além disso, diz Pedro Braga, “registamos ainda uma significativa procura por parte de novas empresas do setor que reconhecem na BTL uma plataforma fundamental para as suas vendas e crescimento”.

Por isso, afirma que a BTL 2025 “será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição, o que permitirá aos visitantes, que já reconhecem na BTL o seu momento anual de compra de férias, encontrar as melhores ofertas e os melhores destinos”.

“Não obstante, e porque reconhecemos e valorizamos o trabalho desenvolvido pela APAVT, reiteramos a nossa total disponibilidade e interesse para viabilizar uma presença institucional, enquanto representante dos seus associados, na maior montra do setor do turismo em Portugal”, conclui Pedro Braga.

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Culture and Tourism Innovation Global Summit dia 16 de julho em Lisboa

O Culture and Tourism Innovation Global Summit, que terá lugar na próxima terça-feira, dia 16 de julho, em Lisboa, vai reunir os melhores profissionais da indústria para partilhar conhecimento, experiências e novas visões do futuro do setor. No evento serão igualmente apresentados casos de sucesso, estratégias e tendências.

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A agenda dos trabalhos conta com diferentes painéis especialmente projetados para capacitar executivos, dotando uma estratégia digital e sustentável para os seus negócios, indica a organização do evento, a Rede do Empresário.

O primeiro painel, com o tema “Estado de Arte da Cultura e do Turismo”, às 10h, contará com a participação de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo; da deputada socialista Ana Mendes Godinho; Isabel Tavares, diretora de Vendas e Marketing da The Editory Collection Hotels; Lídia Monteiro; vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal; e Raquel Vila Verde, Head of Communication and Brand Management Department na Caixa Geral de Depósitos.

Ainda de manhã terá lugar o painel dedicado ao tema “Desenvolvimentos Positivos com Abordagem de toda a Indústria: Colaboração, Inovação e Tecnologia”, que contará com representantes do Grupo Pestana, D-EDGE, Grupo UIP, Turismo de Portugal e TAP, como oradores.

Segue-se o terceiro painel: “Comunicação, Tecnologia e os Facilitadores da Educação”, que terá como oradores representantes da Les Roches, LCA, CARMA, CLEVER e da Escola Superior de Hotelaria do Estoril.

O evento vai ainda analisar a “Sustentabilidade na Cultura e no Turismo”, com representantes da AHP, Quinta do Roseiral, MSC Cruzeiros, Abreu e AILD, bem como o “Futuro dos Recursos Humanos na Cultura e Turismo”, com a presença de responsáveis da Fórum Turismo, KeepTalent Portugal, Merytu e Time4Travel.

Da parte da tarde, e antes da sessão de encerramento haverá espaço para o painel com o tema “Mudança para o futuro – Avanços na cultura e turismo sustentável”, com participação de representantes da Câmaras Municipais de Lisboa, Leiria, Torres Vedras e Loulé.

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APAVT está fora da BTL 2025. “Não vejo como poderemos regressar”, afirma presidente da associação

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) não participará na próxima BTL, feira que se realiza de 12 a 16 de março de 2025.

Victor Jorge

A Associação Portuguesa da Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está, nesta altura, fora da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025.

O Publituris confirmou esta decisão junto do presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que confirmou que “as condições financeiras que a BTL nos exigiu não permitem a continuidade da nossa presença”.

Questionado se esta posição poderá ser revertida, o presidente da APAVT afirma que “face ao histórico do processo, e aos argumentos da BTL, não vejo como poderemos regressar”, admitindo que, no que diz respeito à não participação de operadores e agentes de viagem, “parece-me óbvio que perderemos todos, incluindo a feira e os consumidores”.

Com a BTL a dividir-se entre três dias dedicados ao mercado B2B e dois (fim de semana) ao consumidor final (B2C), e face à possibilidade de os associados da APAVT perderem um ponto importante de venda, Pedro Costa Ferreira considera que “cada associado saberá reagir, de acordo com os seus objetivos e estratégia comercial. Todos eles, como nós, estão habituados a transformar eventuais problemas em soluções”.

Questionado se a APAVT poderá mudar a sua posição, o presidente da associação respondeu: “A APAVT não tomou uma posição, apenas não conseguiu satisfazer as exigências financeiras da BTL”.

Recorde-se que na BTL 2024, o stand da APAVT foi o maior espaço privado, com uma área de 1.200 metros quadrados, contando com a presença de 80 expositores, incluindo nove operadores turísticos, 60 agências de viagens, duas empresas de rent-a-car, companhias aéreas e DMC.

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Sustentabilidade, qualificação profissional e desenvolvimento em destaque da reunião do GT de Turismo do G20

Qualificação profissional, sustentabilidade e formas de financiamento para o desenvolvimento do setor, foram alguns dos temas debatidos na 3ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do G20, realizada no Rio de Janeiro. O encontro reuniu cerca de 20 delegações dos países que integram o grupo das maiores economias mundiais. O Ministério do Turismo do Brasil é o coordenador do grupo.

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A secretária executiva da pasta, Ana Carla Lopes, ressaltou que “encontros como estes são essenciais para fortalecer os laços entre nossas nações, promover um entendimento mais profundo das nossas culturas e economias, além de possibilitar o compartilhamento de experiências que irão impactar em debates importantes, como a ampliação da participação feminina no setor turístico, o desenvolvimento de um turismo acessível para pessoas com deficiência, mais sustentável, ou melhor, mais responsável. Aquele que é bom para o turista, para o meio ambiente e, principalmente, bom para os moradores”, disse.

Durante o encontro, a qualificação profissional foi destacada como essencial para a melhoria dos serviços turísticos, aumento da competitividade e geração de empregos e renda. O grupo reforçou a necessidade de investimentos para promover a educação turística e o desenvolvimento de competências. O debate sobre sustentabilidade trouxe à tona a necessidade de práticas que minimizem o impacto ambiental do turismo, promovendo um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente.

“A troca de experiências e conhecimentos entre os nossos países e organizações é fundamental para avançarmos, juntos, na construção do turismo que o mundo precisa e merece: mais inclusivo e responsável”, finalizou a secretária executiva, Ana Carla Lopes.

O chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do Ministério brasileiro do Turismo, Heitor Kadri, falou sobre os resultados obtidos no encontro. “Conseguimos chegar a resultados concretos, fechar documentos que irão compor a decisão dos líderes no final do ano”, disse, apontando que “o Brasil conduziu da melhor forma possível, teve a parceria dos demais países e tenho a certeza de que as nossas discussões vão melhor a orientar as políticas internacionais do Turismo”, concluiu.

O encontro também foi uma oportunidade para avaliar as discussões e avanços do Grupo de Trabalho de Turismo do G20 entre os anos de 2010 e 2023, garantindo o apoio e a continuidade das ações estratégicas da cúpula. A reunião contou com a presença de entidades internacionais, como a ONU Turismo, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que trouxeram contribuições com suas perspectivas e expertise no setor.

Recorde-se que a primeira reunião de ministros do Turismo do G20 ocorreu em 2010, convocada pelo governo sul-africano, quando era chamada de T20. No mesmo ano, sob a presidência sul-coreana, foi realizado o segundo encontro para discutir a contribuição do setor para o crescimento económico e a criação de empregos.

O próximo encontro do grupo está agendado entre os dias 19 e 21 de setembro, em Belém do Pará, e contará com a participação de ministros do Turismo de outros países membros. Durante a presidência do G20 pelo Brasil, serão realizadas mais de 100 reuniões de grupos de trabalho. Em novembro ocorrerá a cúpula presidencial, no Rio de Janeiro.

A prioridade do Grupo de Trabalho de Turismo é estabelecer a promoção do desenvolvimento sustentável no setor turístico, com ações que envolvam a qualificação e a capacitação com foco na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais.

O desenvolvimento sustentável tem sido uma prioridade na agenda do G20 e o investimento na cooperação internacional e no fortalecimento das instituições multilaterais pode mitigar as assimetrias no setor turístico e promover práticas sustentáveis, inclusivas e inovadoras no setor.

O GT pretende realizar um trabalho integrado com a “Trilha de Finanças do G20”, com o intuito de procurar orientações sobre o financiamento do turismo e os bancos multilaterais, com o objetivo de fortalecer o setor como um vetor de desenvolvimento socioeconómico.

A plataforma online de boas práticas e o Painel de Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do G20 são ferramentas importantes para monitorar o progresso e impulsionar a contribuição do turismo para os ODS. O Brasil tem participado ativamente das discussões e contribuído para o desenvolvimento do setor nos países do G20.

 

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Jantar dos Eventos volta a reunir profissionais da indústria a 9 de julho

Porto volta a receber mais uma edição do Jantar dos Eventos, que é já um dos momentos de networking mais importantes do ano para os profissionais desta indústria. O local do evento mantém-se secreto, mas estão garantidas muitas surpresas para todos os participantes.

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O Jantar dos Eventos é uma das datas mais aguardadas pelos profissionais da indústria. Este ano, o encontro realiza-se a 9 de julho. O local, como habitualmente, será revelado apenas no próprio dia, sendo certo que acontecerá na cidade do Porto.

No ano passado, o evento realizou-se nos jardins do ISAG, no Porto, contando com mais de 600 participantes e a representação de mais de 20 áreas que atuam no setor, tais como catering, agências de comunicação e eventos, audiovisuais, artistas, hotéis e transportes.

À semelhança do que aconteceu em 2023, Filipe Trindade, um dos fundadores do Jantar dos Eventos e do Clube dos Eventos, estima que a edição deste ano registe “uma forte adesão de profissionais do setor”, a avaliar “pelo número de inscritos até ao momento”. As inscrições são limitadas e podem ser feitas em www.clubedoseventos.pt.

Estão já confirmadas as presenças de Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O Jantar de Eventos é organizado pelo Clube dos Eventos. Networking e partilha de experiências são os ingredientes principais desde o início, em 2008, num encontro informal de profissionais da área, impulsionado por Filipe Trindade, do Centro de Congressos da Alfândega do Porto, Jorge Ferreira, da empresa Best Events, Francisco Viana Brito, dos hotéis NH, e João Cardoso, da New Audiovisuais.

 

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FITUR celebra 45.º aniversário com perspetivas de “casa cheia”

Marcada para 22 a 26 de janeiro de 2025, e com o México como país convidado, a organização da FITUR prevê um evento no qual serão “consolidados os recordes registados em todos os parâmetros em 2024”.

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A FITUR, Feira Internacional de Turismo, reunirá o mercado mundial do turismo, de 22 a 26 de janeiro, na IFEMA MADRID, num contexto de recuperação do turismo, prevendo uma “45.ª edição na qual serão consolidados os recordes registados em todos os parâmetros em 2024”.

Com um forte enfoque profissional, a FITUR representará toda a cadeia de valor do turismo e os países e destinos, o setor do alojamento, agências e operadores turísticos, empresas de tecnologia, meios de transporte e instituições de todo o mundo, e será uma montra para as últimas tendências do setor.

Nesta nova edição, com o México como país parceiro, a FITUR apresenta-se como “uma ferramenta fundamental ao serviço da dinamização do negócio turístico global, tendo a “criação e o intercâmbio de conhecimento como um fator-chave para a inovação, competitividade e sustentabilidade”.

A FITUR 2025 será, assim, um evento “multifacetado” que oferecerá uma variedade de benefícios para destinos e empresas do setor do turismo, com um com um foco consolidado no trabalho em rede, visibilidade global, vendas diretas e formação dos seus profissionais, impulsionando as empresas participantes, mas também o crescimento e a inovação de todo o setor e lançando as bases para o próximo ano turístico.

Para além disso, como parte da sua estratégia de ser uma plataforma chave de aceleração de negócios e know-how, em 2025 a Feira Internacional de Turismo mantém o seu compromisso com a especialização. Neste sentido, irá oferecerá conteúdos nos segmentos turísticos e anuncia a renovação das secções monográficas: FITUR 4all, que, na sua segunda edição, dá mais um passo em frente com a publicação do “Guía de Buenas Prácticas en Accesibilidad en el turismo by Fitur4all (Guia de Boas Práticas na Acessibilidade Turística); FITUR Cruises, dedicada ao mundo dos cruzeiros; FITUR Know-How & Export, destinada a promover a internacionalização do conhecimento turístico das empresas espanholas; FITUR LGTB+ e o seu enfoque na diversidade e a inclusão nos destinos; FITUR Lingua, que se centra nos desafios e oportunidades do turismo linguístico; a FITUR Screen e a crescente popularidade do turismo cinematográfico; FITUR Desporto, com o desporto como motivação para viajar, tanto para assistir a grandes eventos desportivos, bem como para a prática de desporto; FITUR Talent, com destaque para as pessoas, a gestão de talentos e a formação profissional como factores-chave para o crescimento do setor; FITUR TechY, com destaque para a tecnologia e inovação turística; e a FITUR Woman, que aborda a igualdade e o papel da mulher no emprego turístico.

Estes 10 espaços são complementados pela FITURNEXT como canal de compromisso responsável tanto do evento e do setor em geral, cujo desafio desta vez se centra em como o turismo pode contribuir para uma gestão alimentar sustentável. Também com Travel Technology, que reúne empresas de tecnologia de viagens de todo o mundo e que, após o seu crescimento de 23% em 2024, espera-se que mantenha um aumento mais sustentado.

María Valcarce, diretora da FITUR, refere que “depois de um 2024 em que a feira bateu recordes em todos os seus parâmetros, esperamos que nesta nova edição, que é tão especial por ser o 45.º aniversário, continuemos a consolidar a nossa influência global graças ao apoio dos setores público e privado e de todos os atores da cadeia de valor”. A diretora da FITUR conclui ainda que, “abrir o calendário anual das feiras de turismo é um privilégio e um desafio, e os números das organizações internacionais relativos ao primeiro semestre do ano permitem-nos estar otimistas”.

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“Meeting Forums” do Publituris contam já com 25 ‘buyers’ internacionais

A três meses dos “Meeting Forums” 2024 do Publituris, o evento conta já com 25 ‘buyers’ internacionais confirmados.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris vai organizar o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A três meses da 8.ª edição deste evento, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, estão já confirmados 25 buyers internacionais.

O objetivo é mostrar, divulgar e sublinhar Portugal como destino fundamental, na organização de eventos MICE, com foco exclusivo no mercado português, na sua diferenciação, oferta e mais-valia.

Os buyers internacionais já confirmados são:

TUI Centrum Podrozy Lodz Poland & UniTour Lodz (Polónia)
OGS SRL (Itália)
GI-Travel-Xcentive (Países Baixos)
YourTravel Business (Países Baixos)
Terramundus BV (Países Baixos)
Crossover Conferences & Events (Espanha)
Profi Reisen (Alemanha)
Blome & Pillardy Event GmbH (Alemanha)
Alliance Eurasia Travel (França)
Lufthansa City Center Almabus Business Travel (Polónia)
mach 2 Sports Tours Entertainment GmbH (Alemanha)
Alaman Consulting GmbH (Áustria)
VoyageExpert Events (Países Baixos)
International Biodeterioration and Biodegradation Society (Reino Unido)
Slupsky Event Management (Países Baixos)
Ayeyu Hola Afrika (Espanha)
Toy Family Treasures LLC (Alemanha)
Attentive (Espanha)
Henner Group (França)
Inter Travel Sport & Event AS (Noruega)
International Financial Cryptography Association (Países Baixos)
EF Tours Passports Tours usa Starbook voyages (França)
Eurazeo (França)
Cream Events and Travel (Alemanha)
Blue Travel & Events (França)

Do lado dos suppliers, estão já confirmadas as seguintes empresas:

Turismo de Portugal
Bomporto Hotels
Hard Rock Cafe
Savoy Signature
Portugal Green Travel (DMC)
WOW
Highgate Portugal
Pestana Hotel Group
Gr8 events
HF Hotels
Amazing Evolution
Sana Hotels
Bensaude Hotels
Açoreana DMC
Grupo Açorsonho Hotéis
Benfica Eventos
Parques de Sintra
TAP Air Portugal
Fita Preta Enoturismo
Nova SBE
Vila Gale Hotels
DP Tours
In Azores

O evento arranca no dia 1 de outubro, com a chegada dos buyers internacionais, seguido de um Cocktail Dinatoire no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

O segundo dia, 2 de outubro, será dedicado, em exclusivo, a reuniões, a realizar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, com um working lunch. À noite, o jantar será num local emblemático na Costa do Estoril.

O último dia, 3 de outubro, suppliers & buyers terão oportunidade de ter um dia completo para visitar a região de Oeiras, palco deste evento, ao qual se seguirá uma famtrip, para os buyers internacionais, de dois dias à região do Alentejo, com alojamento e refeições incluídas.

Para saber mais sobre os “Portugal Meeting Forums by Publituris” 2024 visite o site em: https://meetingforums.publituris.pt/2024/

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