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João Fernandes

Meeting Industry

“A relevância do segmento MICE para a região é hoje inquestionável”, João Fernandes

Propondo uma larga variedade de experiências e uma grande diversidade de produtos turísticos junto de vários mercados, o Algarve transforma-se num destino de referência no segmento MICE. Espaços também não faltam.

Carolina Morgado

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“A relevância do segmento MICE para a região é hoje inquestionável”, João Fernandes

Propondo uma larga variedade de experiências e uma grande diversidade de produtos turísticos junto de vários mercados, o Algarve transforma-se num destino de referência no segmento MICE. Espaços também não faltam.

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O presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, explica nesta entrevista as mais-valias da região para acolher este nicho de mercado, considerado importante para a verdadeira retoma do setor.

Hoje já se pode dizer que o Algarve não é só destino de sol e praia, mas também de MICE? O que representa já para o Algarve?
O Algarve é, cada vez mais, percecionado como um destino com uma oferta abrangente e uma larga variedade de experiências, capaz de dar resposta a diferentes tipos de motivação durante todo o ano. Esta perceção resulta de um esforço de promoção que o Turismo do Algarve tem vindo a fazer em torno do desenvolvimento de uma grande diversidade de produtos turísticos, junto dos diferentes mercados, e que nos tem permitido atenuar a sazonalidade e dinamizar a procura no interior da região.

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O segmento MICE surge também, naturalmente, integrado nesta estratégia, assumindo uma posição relevante, na medida em que o Algarve está já numa fase de consolidação do seu posicionamento enquanto destino privilegiado para acolher a receção e organização de todo o tipo de eventos profissionais.

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Qualidade e diversidade das infraestruturas
O Algarve já apresenta espaços diferenciadores para a organização de eventos?
Para além do clima e da segurança da região, são já reconhecidas, tanto a nível nacional como internacional, a qualidade e a diversidade das infraestruturas existentes, as facilidades de acesso à região e a multiplicidade de ambientes inspiradores que o destino consegue emprestar a cada evento. A estas valências junta-se um outro argumento que tem vindo a ganhar uma relevância crescente na distinção do Algarve como destino único e completo: as inúmeras experiências e atividades surpreendentes que a região consegue proporcionar a quem a visita.

Esta componente da experiência é, cada vez mais, um fator decisivo para o sucesso de qualquer evento. Todos os profissionais desta área procuram tornar os seus eventos inesquecíveis, proporcionando aos participantes momentos únicos que fiquem na memória. Neste campo, o Algarve surge em vantagem, na medida em que há um empenho coletivo, por parte de todos os agentes do setor, para tornar a estadia de quem nos visita cada vez mais rica, através de uma série de experiências autênticas e emocionais, muito focadas na interação com aquilo que é a cultura, a história e as tradições da vida local.

Paralelamente, temos vindo também a integrar na estratégia de promoção do destino atributos como o capital intelectual da região, a investigação científica desenvolvida pela Universidade do Algarve e o trabalho inovador levado a cabo por empresas tecnológicas locais, como forma de atrair públicos específicos que possam visitar o Algarve em contexto de trabalho.

Tendo em conta a sua relevância e potencial para atrair a captação de eventos e visitas profissionais, temos intensificado a nossa aposta em nichos estratégicos como empresários e empreendedores de todo o mundo, viajantes com interesses científicos, investidores ou nómadas digitais. Durante a pandemia, tivemos a oportunidade de assistir a um aumento significativo de profissionais internacionais que escolheram o Algarve como local de eleição para poderem trabalhar de forma remota. Estando a região dotada de todos os recursos tecnológicos necessários e tendo em conta a qualidade da oferta do destino, o Algarve está a tornar-se num destino atrativo para este tipo de turistas. O número de trabalhadores remotos na região tem vindo a aumentar de forma progressiva e a nossa expectativa é a de que esta tendência se mantenha, permitindo ao Algarve afirmar-se como um destino multicultural, dinâmico, propício à inovação e ao desenvolvimento do conhecimento.

A relevância do segmento MICE para a região é hoje inquestionável, na medida em que também ele contribui para alavancar e fortalecer o tal posicionamento de destino abrangente e de qualidade diferenciada que pretendemos para o Algarve.

O que propõe o Algarve nesta matéria? Que espaços de referência podem ser destacados?
O vasto leque de opções que o destino oferece, em termos de venues, cenários e de experiências, faz com que qualquer profissional que esteja a planear a escolha do local para a realização do seu evento consiga perceber, facilmente, a excelente capacidade de resposta que o Algarve tem para a organização de qualquer tipo de iniciativa, permitindo a realização de “eventos à medida”.

Para além de uma capacidade de 75 mil lugares sentados, distribuídos por diversos locais adequados para a receção de congressos, convenções, encontros, incentivos ou até eventos culturais e desportivos, a região apresenta ainda, como oferta complementar, mais de 40 campos de golfe, cinco marinas, um autódromo reconhecido e aprovado pela FIA, 119 praias ou 8 restaurantes com estrela Michelin. Esta multiplicidade de palcos surpreendentes é, indiscutivelmente, um argumento apetecível no processo de tomada de decisão.

Photo Paulo Maria / ACP

Dependendo da natureza e da dimensão do evento, o Algarve disponibiliza vários locais de referência, entre os quais o Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, o Palácio de Congressos do Algarve, a Herdade dos Salgados e o Portimão Arena (indicados para eventos multifacetados que exijam alguma versatilidade e flexibilidade de opções); o estádio do Algarve e o Autódromo Internacional do Algarve (ideais para grandes espetáculos e eventos desportivos); o auditório romano do Sítio das Fontes, em Estômbar (um cenário perfeito para pequenos eventos ao ar livre, em comunhão com a natureza); e os vários centros culturais, como a Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo, a Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o Centro Cultural António Aleixo ou Centro Cultural de Vila do Bispo (direcionados para eventos mais intimistas). Estes são apenas alguns exemplos, não podendo também deixar de referir a diversidade de espaços oferecidos pelos principais hotéis da região.

Perspetivas de retoma
Já se sente alguma recuperação em relação a este segmento? Nacionais, internacionais?
A concretização de vários eventos no Algarve, durante os primeiros quatro meses deste ano, veio confirmar as

perspetivas que tínhamos de retoma da procura do destino para eventos presenciais, algo que aconteceu mais timidamente em janeiro e fevereiro e de forma já mais expressiva em março e abril.

Assistimos a uma recuperação significativa por parte dos mercados internacionais. A avaliar pelo elevado número de pedidos que já recebemos, para este ano e para o 1.º semestre de 2023, prevemos que 2022 seja bastante positivo para o segmento MICE no Algarve.

O Turismo do Algarve também está a apostar na captação de eventos profissionais de luxo para a região. O que se pretende concretamente?
O Turismo do Algarve considera que os eventos profissionais de luxo, sobretudo os incentivos e os board meetings, são um nicho estratégico, com um elevado potencial, para a consolidação do posicionamento do Algarve enquanto destino com uma oferta de qualidade diferenciada face à concorrência.

Quer estejamos a falar num contexto de férias de lazer ou de viagens de trabalho, o nosso objetivo é atrair e reunir no Algarve viajantes que sejam apreciadores de um turismo diferenciador, baseado em experiências autênticas e surpreendentes. Acreditamos que este é um pilar chave para o desenvolvimento de um turismo mais sustentável, que ambicionamos para a região.

Desta forma, através da captação deste tipo de iniciativas, pretendemos promover o Algarve como uma referência no segmento das viagens de luxo, dando a conhecer as ofertas de caráter exclusivo e distintivo, que o tornam num destino único, reconhecido e premiado a nível global.

Acreditamos que o Algarve tem todas as condições para inspirar e surpreender os profissionais mais exigentes, que procuram os melhores locais para planear o seu evento.

Mantemos ainda o objetivo de captar pelo menos um evento B2B por ano, direcionado ao segmento MICE”

Grandes eventos ajudam a promoção do destino
São eventos como o Grande Prémio de Portugal – MotoGP, que o Algarve pretende captar? Qual foi o impacto direto e indireto deste último evento que decorreu em Portimão? Está garantida a sua realização nos próximos anos? E a Fórmula 1, é uma hipótese?

Não só, mas também. Ainda que o nosso principal foco esteja na captação de eventos da chamada Meeting Industry, os grandes eventos internacionais que têm vindo a integrar, de forma regular, a agenda da região nos últimos tempos tornaram-se já importantes ativos na estratégia de promoção do Turismo do Algarve.

Não apenas pelo impacto económico que representam para a região, mas também pela notoriedade e projeção globais que conferem ao destino, este tipo de iniciativas permitem-nos demonstrar que o Algarve é um destino seguro, capaz de resposta aos elevados padrões exigidos, com um conjunto de infraestruturas de apoio de uma enorme qualidade e com uma oferta turística diversificada que enriquece a estadia de quem nos visita.

A captação destes grandes eventos globais gera um aumento muito significativo da procura externa e, tendo em conta que estes se realizam em época baixa, é inegável a importância que assumem na promoção de um destino com as características do Algarve. Sem esquecer que, adicionalmente, estes eventos servem também de argumento para a captação de incentivos organizados em torno do objetivo de assistir a esses mesmos espetáculos. Este tipo de ações são contratadas, sobretudo, por patrocinadores dos eventos e por marcas associadas à temática em questão.

Estamos focados em dar continuidade a esta estratégia e, para além destas iniciativas de grande escala e repercussão internacional – como o Grande Prémio de Portugal – MotoGP, a Fórmula 1 ou o Portugal Masters -,  pretendemos também acolher na região outro tipo de eventos como campeonatos internacionais de vela, torneios de hipismo, entre outras modalidades desportivas, sem descurar, naturalmente, aqueles que fazem parte do trabalho diário da Associação Turismo do Algarve (ATA), que são os eventos MICE.

Em relação ao impacto da última edição de Moto GP que decorreu em Portimão, o apuramento final ainda não está fechado, mas estimamos que, em termos de impacto direto, decorrente da presença de todas as equipas (equipas Moto GP, Moto2 e Moto3; jornalistas; membros internos e externos da organização, que representaram um total de, aproximadamente, 3.650 pessoas), dos espectadores e das aquisições a fornecedores regionais, estaremos a falar de um valor próximo dos 28 M€. Se considerarmos uma análise mais lata, incluindo os impactos indiretos e induzidos, poderemos alcançar valores superiores a 50 M€.

Estamos, neste momento, a trabalhar em conjunto com o Autódromo internacional do Algarve, o Governo, a Câmara Municipal de Portimão e o Turismo de Portugal, entre outros parceiros, para que a realização desta prova se mantenha no Algarve nos próximos 3 a 5 anos.

Quanto à Fórmula 1, a hipótese continua em cima da mesa e está dependente de um esforço nacional coordenado: “fingers crossed”!

Aposta em comunicação direcionada
Que campanhas ou outras ações estão a ser levadas a cabo pelo Turismo do Algarve com vista à reativação do MICE na região?

Tendo em conta a especificidade do segmento MICE e a oferta tailor-made que o mesmo envolve, apostamos numa comunicação muito direcionada.

Neste âmbito, temos intensificado o contacto direto com clientes, decisores e influenciadores, através de uma divulgação regular de todas as novidades do destino e de informação relevante para o setor, como, por exemplo, a linha do programa Portugal Events, que apoia a captação de eventos associativos e corporativos.

Paralelamente, continuamos a investir na participação em workshops e feiras, selecionados de forma estratégica, e na organização e apoio à realização de visitas de inspeção e press trips de órgãos de comunicação especializados.

Seguindo a estratégia definida pela Associação Turismo do Algarve (ATA), mantemos ainda o objetivo de captar pelo menos um evento B2B por ano, direcionado ao segmento MICE, como forma de dar a conhecer o destino in loco aos profissionais deste setor. Para este ano, está já confirmada a realização do Portugal Business Meetings, evento dedicado exclusivamente a buyers franceses, que terá lugar em Vilamoura, de 20 a 22 de novembro.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Pedro Reis: “Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições”

Na sua intervenção na sessão de abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) deste ano o Ministro da Economia, Pedro Reis, defendeu que “num momento em que Portugal se reposiciona no palco da atração de investimento externo” o país não se pode “dar ao luxo” de “deixar tudo a perder indo para eleições”.

Carla Nunes

Como referiu, num momento “de volatilidade extrema internacional”, o país tem conseguido reposicionar-se na atração de investimento externo pelas suas “capacidades em termos de competências, de infraestruturas, de talentos, de investigação, de competitividade”. No seu entender, esta junção de “placas tectónicas passam-se uma vez em cada geração, se não mais”. Por essa razão, e referindo que “trabalha todos os dias na captação de investimento, nomeadamente externo”, o Ministro da Economia apela a que não se acrescente instabilidade.

“Há uma oportunidade para trazer para Portugal recursos, competências críticas e investimentos estratégicos que de outra forma não viriam. Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições. É possível crescer de forma sustentada, está na nossa mão”, assegurou Pedro Reis.

Numa nota final, o Ministro da Economia sublinhou que “já basta de constrangimentos”, pedindo para não se acrescentar “instabilidade onde o que nós precisamos é de horizonte e de confiança”.

O Congresso da AHRESP decorre este ano em Aveiro de 11 a 12 de outubro e conta com a presença de 1.510 participantes registados.

Sobre o autorCarla Nunes

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Os 3 dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em vídeo

Depois do evento e da fotorreportagem, aqui fica o registo em vídeo de três dias de networking entre buyers internacionais e suppliers nacionais no segmento MICE nos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris organizou o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, recebeu 26 buyers internacionais.

Do outro lado, 30 suppliers nacionais mostraram o que de melhorar há em Portugal no segmento MICE, afirmando e confirmando o destino com ofertas de valor acrescentado e de mais-valia para quem nos visitou.

Fica o vídeo destes três dias que foram desde o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ao Forte da Crismina, terminando com um passeio pelo rio Tejo no WaterX.

Sobre o autorPublituris

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Os três dias dos Portugal Meeting Forums by Publituris 2024 em imagens

Durante três dias, o jornal Publituris recebeu 26 buyers internacionais que reuniram com 30 suppliers nacionais do mercado MICE.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris organizou o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, recebeu 26 buyers internacionais.

Do outro lado, 30 suppliers nacionais mostraram o que de melhorar há em Portugal no segmento MICE, afirmando e confirmando o destino com ofertas de valor acrescentado e de mais-valia para quem nos visitou.

E muitos, senão a totalidade, dos buyers internacionais confirmaram a qualidade da oferta nacional e descobriram novidades, destinos e serviços surpreendentes.

Ficam as imagens destes três dias que foram desde o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos ao Forte da Crismina, terminado com um passeio pelo rio Tejo no WaterX.

 

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Novo capítulo Espanha e Portugal do SITE quer realizar o seu meeting em Lisboa no próximo ano

O novo capítulo Espanha e Portugal do SITE (Sociedade para Excelência em Viagens de Incentivo), que reúne profissionais da indústria, desde hotéis, a companhias aéreas, DMC, Conventions Bureaux e todos os que fazem parte da cadeia de valor de viagens relacionadas com o MICE, que acaba de ser formalizado, quer realizar o seu meeting em Lisboa, em 2025.

É o que deseja a representante catalã candidata a presidente do novo capítulo Espanha e Portugal do SITE, Yula Lekomtseva, que se apresentará a sufrágio no meeting eleitoral, em dezembro deste ano, em Barcelona.

Para que isso aconteça, conforme revelou ao Publituris, “queremos mais membros de Portugal, e estamos convencidos que isso vai acontecer”. Refira-se que 70% dos membros do capítulo são de Barcelona, 27% de Madrid e no Sul do Espanha há uma pequena percentagem. Dos 60 membros espanhóis, só oito são de Portugal. E ao ser formalizado, em Lisboa, o capítulo Espanha a Portugal do SITE, os portugueses assumem que estão dispostos a angariar novos membros para poderem ter também uma voz mais ativa. “Não podemos unir os capítulos e ser a Espanha a maioria”, defendeu Yula Lekomtseva.

Mas, mesmo ainda pequenos, há uma representante portuguesa no board deste capítulo composto por 11 membros. Trata-se de Beatriz Sá, da Portugal Travel Team (PTT), que representa os Young Leaders, com quem Yula Lekomtseva quer conversar. A candidata a presidente deste capítulo, esclareceu que a representante portuguesa tem uma área “muito importante, tudo o que tem a ver com os profissionais jovens, com menos de 35 anos, que começam a integrar na indústria e que são o futuro. E damos muita atenção aos jovens com conteúdos de formação e eventos dedicados exclusivamente a eles”, não fosse a formação, a par do networking os grandes objetivos do SITE.

“Além de todo o netwoking que a organização proporciona, há uma estratégia comercial subjacente”, disse, para lembrar, que uma vez que o SITE Global é muito forte dos Estados Unidos “e muitos dos nossos grandes clientes do MICE chegam dos EUA, então ao participarmos nas conferências mundiais da organização, não vendemos os nossos produtos diretamente, mas ficam os contactos que nos geram futuros negócios”.

O que já está agendando é que um dia antes da realização do IBTM World 2024, que terá lugar de 19 a 21 de novembro, em Barcelona, o capítulo português Espanha e Portugal irá reunir-se com os seus pares da América Latina, México e América Central. O objetivo do SITE Global e trazer excelência no que cada profissional desta área do MICE faz no dia a dia.

 

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Formalizado em Lisboa o capítulo Espanha & Portugal do SITE

O Capítulo Espanhol e Português do SITE (Sociedade para Excelência em Viagens de Incentivo), que reúne profissionais da indústria, desde hotéis, a companhias aéreas, DMC, Conventions Bureaux, e todos os que fazem parte da cadeia de valor na área do MICE, foi formalizado esta quinta-feira em Lisboa.

A participação portuguesa neste capítulo do SITE, que acaba de ser formalizado, num encontro que decorreu, esta quinta-feira, no DUO Hotel Lisbon, Curio Collection by Hilton, é ainda muito pequena, uma vez que são apenas oito membros, contra os 60 em Espanha, mas o objetivo é que pelo menos duplique muito rapidamente, conforme avançou ao Publituris, Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team (PTT), um dos membros desta organização a nível global há quase 25 anos.

“Temos agora o “member get member”, ou seja, cada membro pode convidar outro a associar-se e esse membro tem um desconto do fee, e esses também podem convidar outros tantos. Temos, na minha opinião, capacidade para ter um número igual a Espanha, nesta organização que existe há mais de 50 anos e tem vindo a crescer em todo o mundo com os vários capítulos”, esclareceu Eduarda Neves. Refira-se que cada membro, e é na base individual e não por empresa, paga um fee anual de 495 dólares.

A formação e o networking, como disse, são as grandes bandeiras do SITE, bem como um código de ética “muito rigoroso”, e sendo associado do capítulo, o membro é automaticamente associado do SITE Global, com possibilidade participar nas conferências anuais bem como nas reuniões de outros capítulos geográficos.

O objetivo do SITE, avançou ainda ao Publituris a CEO da Portugal Travel Team “não é captar negócio diretamente, mas é uma oportunidade de networking para futuros negócios. Temos todos os anos a conferência global, que em 2024, teve lugar em fevereiro, em Istambul, e em 2025, será em Tulum, em março”, para lembrar que em 2012 teve lugar em Lisboa.

Refira-se que nas conferências anuais do SITE Global, para além dos speakers em várias em várias áreas há ainda a atribuição dos prémios SITE Crystal Awards, em várias categorias, sendo que a Portuga Travel Team já ostenta um troféu.

Sobre este segmento tão importante para o turismo em Portugal e conhecendo os seus impactos económicos para o país, mas também lembrando um dos grandes propósitos do SITE, que é a formação, Eduarda Neves, profissional há muitos anos na área do MICE faz uma observação: “As universidades que têm cursos de turismo e de organização de eventos, com mestrados e pós-graduações, não contam e não pedem a colaboração de quem trabalha nos vários segmentos do MICE, para fazer uma apresentação de uma hora em cada curso sobre esta temática que é tão variado”.

Em declarações ao Publituris, defendeu ainda que “e um tipo de turismo que traz valor acrescentado para o país porque compra hotelaria, restauração, salas de conferências, palácios e outros espaços com um valor muito mais alto, e cuja média de gasto por pessoa ronda entre os sete mil e os 12 mi euros, ou seja, um valor muito mais alto do que o turismo de lazer. Nós não queremos acabar com o outro tipo de turismo, o que queremos é ter aquilo que precisamos para poder desenvolver ainda mais este segmento em Portugal.

Para Borja Llopart, presidente do capítulo SITE Spain & Portugal, “esta fusão emocionante abre um mundo de possibilidades para nós, e estamos cheios de entusiasmo pelas oportunidades que temos pela frente”, para realçar que o capítulo ultrapassou os 70 membros, e que “esta conquista é uma prova da dedicação e do trabalho duro dos membros do nosso Conselho e do Comité, cujos esforços incansáveis ​​nos impulsionaram para a frente”, para enaltecer que “vamos embarcar nesta jornada juntos, com entusiasmo renovado e um compromisso compartilhado com a excelência”.

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Turismo de Interior volta a estar em destaque na Intur

De 14 a 17 de novembro, Valladolid será a capital do Turismo de interior com a realização de mais uma Intur.  

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A partir de 14 de novembro, a Feria de Valladolid celebrará uma nova edição de Intur Negocios, a conferência para profissionais do Turismo de Interior, que reunirá operadores turísticos, agências de viagens, alojamento, empresas de transporte, turismo de reuniões, guias, destinos, entre outros.

A Intur Negocios, cujo período de inscrição já está aberto, incorpora novidades na sua dinâmica de trabalho com o objetivo de otimizar o tempo e favorecer os encontros entre compradores e vendedores com interesses mútuos. Assim, durante as duas primeiras horas, das 9h30 às 11h30, serão realizadas reuniões, previamente agendadas de acordo com as demandas comuns.

“A partir daí, as agendas dos compradores serão abertas aos demais participantes. Este formato reúne os interesses dos diferentes perfis que participam em Intur Negocios, grandes empresas e pequenos negócios”, explica o diretor-geral da Feria de Valladolid, Alberto Alonso.

O programa de trabalho de quinta-feira inclui também Intur Talks, uma sessão de formação em que especialistas falarão sobre áreas como vendas, marketing e histórias de sucesso.

Já na sexta-feira, dia 15, abrirá as portas a Intur Viajeros, feira internacional de Turismo de Interior na qual participarão comunidades autónomas, províncias, cidades, vilas, aldeias, comarcas, associações profissionais, empresas, etc., que apresentarão a natureza, a cultura, a gastronomia, o desporto e a história como temas principais dos seus territórios como destinos turísticos.

A edição deste ano da Intur coincidirá com o Turismo Cultural AR-PA, um evento promovido pela Consejería de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castilla y León que tem como objetivo “dar a conhecer os nossos recursos culturais e patrimoniais”.

O slogan “Juntos somamos” representa a colaboração e a complementaridade de ambos os eventos, mantendo a singularidade e as caraterísticas distintivas de cada um.

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ABAV Expo volta ao Rio de Janeiro na edição de 2025 e será de 8 a 10 de outubro

Depois de Brasília, este ano, a ABAV Expo regressa ao Rio de Janeiro na sua edição de 2025, marcada para 8 a 10 de outubro, e anuncia que 50% de stands para o Riocentro já estão comercializados.

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A cidade do Rio de Janeiro, conforme avança a imprensa brasileira, tem tudo para ser a sede fixa da ABAV Expo e o apoio da Fecomércio-RJ, através do empenho pessoal de António Florêncio Queiroz, é fundamental para este êxito, refere.

De 26 a 28 de setembro a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) realizou a 51ª edição da ABAV Expo, reunindo um público de mais de 23 mil pessoas ao longo dos três dias. No término desta edição de 2024, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB, em Brasília, foi anunciado uma ocupação de 50% já garantida para a edição que será realizada no Rio de Janeiro, em 2025.

O evento de Brasília contou com 40% dos visitantes vindos de outros estados, gerando negócios e promovendo destinos nacionais e internacionais com um objetivo: fortalecer o Turismo no país e na cidade anfitriã.

“Colhemos resultados muito positivos. Já temos 50% dos stands fechados para a próxima feira no Riocentro, e o trabalho para o sucesso da 52ª edição já começou”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional.

A ABAV Expo reúne os principais players do setor e promove a conexão com o principal canal de distribuição do turismo brasileiro: os agentes de viagens.

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Outubro começa com os Portugal Meeting Forums by Publituris

1 de outubro marca o arranque dos Portugal Meeting Forums by Publituris, evento de três dias dedicado ao segmento MICE e dirigido ao mercado internacional.

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Nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2024, o jornal Publituris vai organizar o seu evento MICE dirigido ao mercado internacional – “Portugal Meeting Forums by Publituris”.

A 8.ª edição deste evento, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, TAP Air Portugal, Vila Galé Hotéis, MiceBuzz e YVU, conta com 26 buyers internacionais confirmados.

O objetivo é mostrar, divulgar, promover e sublinhar Portugal como destino fundamental na organização de eventos MICE, com foco exclusivo no mercado português, na sua diferenciação, oferta e mais-valia.

O evento arranca no dia 1 de outubro, com a chegada dos buyers internacionais, seguido de um Cocktail Dinatoire no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos.

O segundo dia, 2 de outubro, será dedicado, em exclusivo, a reuniões, a realizar no Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, com um working lunch. À noite, o jantar será no Forte da Crismina, implantado na orla costeira Guincho-Cascais, a sul da Praia do Guincho e junto à Praia da Água Doce

O último dia, 3 de outubro, suppliers & buyers terão oportunidade de conhecer Lisboa a partir do rio Tejo, com uma viagem de barco que os levará de Oeiras até Alcântara.

Entre os buyers internacionais estão confirmados:
Crédit Agricole Bank (França)
Alaman Consulting GmbH (Áustria)
Toy Family Treasures LLC (Alemanha)
Meeting_Concept (Alemanha)
Travel.com & HelmsBriscoe (Alemanha)
Sylla Events (Alemanha)
GI – Travel – Xcentive (Países Baixos)
Your Travel Business (Países Baixos)
J&Ti Events (Itália)
Terramundus BV (Países Baixos)
3Events (Bélgica)
Win Events (Reino Unido)
Tui Centrum Podrozy Lodz Poland & Unitour Lodz (Polónia)
Ayeyu Hola Afrika (Espanha)
Voka (Bélgica)
mach 2 Sports Tours Entertainment GmbH (Alemanha)
Pipeline (EUA)
Agaxtur (Brasil)
Eu Venue Finders (Luxemburgo)
AE nv (Bélgica)
MDG Events (França)
EF (França)
Eurazeo (França)
Ipsos (França)
Slupsky Event Management (Países Baixos)
Copastur (Brasil)

Do lado dos suppliers nacionais, estão confirmadas as presenças de:
Açoreana DMC
Açorsonho Hoteis
Amazing Evolution
Bensaude Hotels Collection
Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton
Bomporto Hotels
BrightSite DMC
Discovery Hotel Management
DoubleTree by Hilton Lagoa Azores
DP Tours Plus
Fitapreta Vinhos
GR8 Events & DMC
Hard Rock Cafe Lisboa
Highgate Portugal
In Azores DMC
MEO Arena Congress Centre
Parques de Sintra
Pestana Hotel Group
Portugal Green Travel – DMC
Quinta de S. Sebastião
Real Hotels Group
Sana Hotels
Savoy Signature
Sport Lisboa e Benfica
TAP Air Portugal
Tazte, Catering Venues & Events
Transalpino Viagens & Turismo
Turismo de Portugal
Vila Galé Hotéis
WOW

Para saber mais sobre os “Portugal Meeting Forums by Publituris” 2024 visite o site em: https://meetingforums.publituris.pt/2024/

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Arabian Travel Market já definiu tema para o evento de 2025

O Arabian Travel Market 2025 irá dar destaque ao poder da conectividade à medida que o setor global das viagens e do turismo recupera. O evento realiza-se de 18 de abril a 1 de maio do próximo ano.

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O Arabian Travel Market (ATM) irá destacar o papel crucial da conectividade na definição do futuro do turismo com o tema “Global Travel: Developing Tomorrow’s Tourism Through Enhanced Connectivity”, quando regressar ao Dubai World Trade Centre, de 28 de abril a 1 de maio de 2025.

De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), espera-se que os setores das viagens e turismo atinjam um recorde de 11 biliões de dólares (cerca de 16 biliões de euros) em contribuição económica global em 2024, representa 348 milhões de postos de trabalho a nível mundial, prevendo—se que o setor empregue 449 milhões de pessoas a nível mundial na próxima década.

Tendo em conta este crescimento do setor global das viagens e do turismo, a ATM 2025 deverá desempenhar um papel fundamental na definição do seu futuro.

A este propósito, Danielle Curtis, diretora do Arabian Travel Market, refere que “a conectividade vai além da tecnologia. Também envolve a criação de comunidades que servem como centros importantes para o comércio e o turismo. Ao trabalhar em conjunto e abraçar a inovação e uma melhor conectividade, a ATM está a preparar o caminho para o futuro das viagens. Isto garante que o turismo nos próximos anos seja mais sustentável, inclusivo e intimamente ligado ao crescimento económico global”.

Em julho de 2024, o Dubai tinha recebido, segundo dados do Dubai Media Office (DMO), um recorde de 9,31 milhões de visitantes internacionais durante o primeiro semestre de 2024. De acordo com o Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET), esse número representa um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2023.

O crescimento do turismo do Dubai é impulsionado por várias estratégias governamentais importantes, incluindo a Agenda Económica do Dubai D33, que visa posicionar a cidade como uma das principais economias urbanas do mundo e um destino global para negócios e lazer. No centro da Agenda está o objetivo ambicioso de duplicar a dimensão da economia do Dubai na próxima década e criar um ambiente empresarial competitivo a nível mundial através da redução dos custos e do aumento do investimento estrangeiro.

Além disso, os EAU estão na vanguarda do desenvolvimento de cidades inteligentes, utilizando a tecnologia para melhorar a vida urbana e minimizar o impacto ambiental.

O crescimento do número de visitantes também pode ser atribuído ao apelo contínuo do Dubai como destino de viagem global, impulsionado pelas suas atrações, pela indústria hoteleira e pela criação de parcerias de colaboração global.

De referir que o ATM 2024 recebeu mais de 47.000 visitantes de mais de 161 países, o que representa um aumento anual de 17,7% em relação à edição anterior.

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TCP promoveu termalismo da região na Termatalia na Galiza

A Turismo Centro de Portugal (TCP) promoveu o termalismo, enquanto ativo turístico da região, durante a Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-Estar, que decorreu nos dias 26 e 27 de setembro, em Ourense, Galiza, Espanha.

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Durante esta feira na Galiza, uma das mais importantes no setor do termalismo a nível internacional, uma área de crescente importância no panorama turístico mundial, e que se apresentou na sua 22ª edição, a Turismo do Centro manteve reuniões com operadores turísticos interessados em conhecer a oferta termal da região.

A Turismo Centro de Portugal esteve representada na feira com um stand de 12m2. Ao lado do stand da TCP, encontrava-se também um espaço das Termas do Carvalhal, de Castro Daire, o que reforçou a presença das estâncias termais da região no certame. A participação da TCP na Termatalia foi articulada com a Associação de Termas de Portugal.

Nos dois dias do evento, decorreram várias iniciativas de carácter profissional, nomeadamente workshops, palestras científicas e encontros de negócios, com foco nos setores de termalismo, turismo de saúde e bem-estar.

A TCP esteve representada na feira pela sua vice-presidente, Anabela Freitas, por Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da TCP, e por outros técnicos da entidade.

Anabela Freitas destaca a importância estratégica desta participação: “O termalismo é, desde há décadas, uma mais-valia da oferta turística do Centro de Portugal”, sublinhando que “as nossas estâncias termais, com águas de características únicas, têm um papel importantíssimo na atração de visitantes e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região”.

Esta participação na Termatalia, na sequência de outras, em anos anteriores, reforça, de acordo com a responsável “o compromisso da Turismo Centro de Portugal em promover e valorizar este recurso turístico e em estabelecer parcerias que potenciem ainda mais o turismo de saúde e bem-estar no Centro de Portugal”.

Refira-se que esta é a segunda feira em Espanha em que a Turismo Centro de Portugal participa no espaço de uma semana, depois de ter tido grande destaque na 7.ª edição da Naturcyl – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, realizada em Segóvia, de 20 a 22 de setembro.

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