Portugal Events recebeu 158 candidaturas
De acordo com o Ministério da Economia e do Mar, o programa Portugal Events recebeu 158 candidaturas e viu aprovados 83 projetos, que poderão atrair mais de 1,8 milhões de turistas e visitantes a Portugal.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O programa Portugal Events, lançado no ano passado, já recebeu 158 candidaturas, informou o Ministério da Economia e do Mar, revelando que “foram aprovados 83 projetos, 62 dos quais são eventos associativos/corporativos”.
“Este programa recebeu 158 candidaturas que, maioritariamente, respeitam a projetos com execução prevista já em 2022. O valor total de investimento associado ascende a 157 milhões de euros, sendo o incentivo solicitado superior a 30 milhões de euros”, indica o Ministério da Economia e do Mar, num comunicado divulgado sexta-feira, 13 de maio.
Segundo o Ministério, esta “forte procura por parte das empresas” vem comprovar o sucesso deste mecanismo de apoio financeiro do Turismo de Portugal, que privilegia “o apoio à realização de eventos que, pelo seu posicionamento, notoriedade e imagem internacional, contributo para a qualificação da experiência turística ou para o desenvolvimento da economia, demonstrem ser relevantes para a sustentabilidade do setor do turismo”.
De acordo com a informação divulgada, os projetos que mereceram o apoio público “abrangem a totalidade do território nacional, destacando-se as regiões do Porto e Norte e de Lisboa”, estimando-se que possam contribuir para atrair mais de 1,8 milhões de turistas e visitantes para o território nacional.
“O Programa privilegia o apoio a eventos que pelo seu reconhecimento internacional, caráter diferenciador e grau de exposição mediática contribuam para o incremento da notoriedade de Portugal, enquanto palco de grandes eventos”, explica o Ministério da Economia e do Mar.
A “sustentabilidade e a relevância turística intrínseca de cada evento, bem como o seu alinhamento com a estratégia no que se refere às tipologias de eventos prioritárias para a qualificação da experiência turística e para a adequada estruturação de produtos turísticos” foram, segundo o Ministério, os aspetos considerados como prioritários para a seleção dos projetos.
Recorde-se que o Programa Portugal Events, agora suspenso por se ter ultrapassado a dotação prevista, visa contribuir para a concretização das metas estratégicas da ET2027, através da promoção da coesão territorial e da mitigação da sazonalidade da atividade turística.
O programa é também considerado “um importante impulso para a retoma do setor, conforme preconizado pelo Plano de Ação Reativar o Turismo | Construir o Futuro” e vai agora ser alvo de “análise e avaliação, perspetivando-se que venha a ser reaberto para a apresentação de candidaturas a eventos a realizar em 2023”.