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Cuba estima receber 2,5 milhões de visitantes este ano

Cuba espera receber cerca de 2,5 milhões de visitantes este ano, que devem contribuir com cerca de 1.159 milhões de dólares para a economia nacional, segundo dados recentemente avançados pelo ministro da Economia e Planeamento, Alejandro Gil.

Carolina Morgado
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Cuba estima receber 2,5 milhões de visitantes este ano

Cuba espera receber cerca de 2,5 milhões de visitantes este ano, que devem contribuir com cerca de 1.159 milhões de dólares para a economia nacional, segundo dados recentemente avançados pelo ministro da Economia e Planeamento, Alejandro Gil.

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Para atingir estes resultados, os olhos estão postos na XL Feira Internacional FITCuba-2022, que se realiza a partir desta terça-feira e até ao próximo dia 07 de maio, em Varadero, principal polo turístico do país.

Com participação de agências de viagens, operadores turísticos e companhias aéreas, entre outros, o mais importante evento organizado pelo setor do turismo em Cuba, será segundo o governo, um marco de reativação sustentável da atividade turística, após dois anos extremamente complexos para o setor.

De acordo com informações prestadas à imprensa pelo Ministério do Turismo (Mintur), e citadas pelo “Canal Caribe”, pela primeira vez estão a promover um programa denominado “Descobrir Cuba”, destinado a captar a atenção dos operadores turísticos que ainda não conhecem o destino.

“O nosso objetivo é agrupar aqui possíveis investidores, grupos hoteleiros e operadores turísticos de mercados tradicionais, mas principalmente de mercados pouco explorados por Cuba”, refere a nota.

 

Paralelamente à Feira decorrerá a FITCuba MICE Expo, destinada a promover Cuba como destino de eventos e incentivos. Segundo a Mintur, este “será o espaço ideal para apresentar o calendário de eventos do país, com muitas opções em todos os temas, como cultura, desporto, saúde, ciência, gastronomia ou natureza.

Em março passado, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel Bermúdez pediu a promoção do turismo de eventos, “que nos prestigia e mostra o nosso país com todo o seu potencial”.

A Feira também será a oportunidade de relançar Cayo Largo, destino que este ano comemorou o seu 40º aniversário; e lançar a rota do tabaco, cuja experiência pode ser vivida diretamente no pós tour FITCuba 2022.

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Só metade dos turistas chineses planeia visitar a Europa em 2024

Um recente estudo da European Travel Commission (ETC) apurou que apenas 57% dos turistas chineses contam viajar para a Europa neste ano, o que representa uma forte queda relativamente ao ano passado, quando 71% dos turistas oriundos da China contavam visitar território europeu.

A recuperação turística do mercado chinês está atrasada e assim deverá continuar em 2024, pelo menos na Europa, prevê um estudo da European Travel Commission (ETC), que apurou que apenas 57% dos turistas chineses contam viajar para a Europa neste ano.

O estudo da ETC nota que a percentagem de turistas chineses que conta viajar para a Europa este ano sofreu uma queda drástica relativamente à edição do ano passado, quando 71% dos turistas oriundos da China contavam visitar território europeu.

Um dos motivos apontados para a descida da intenção dos turistas chineses em visita a Europa é o facto destes turistas estarem, neste momento, a viajar mais pelos destinos asiáticos, uma vez que vários países desta região do mundo flexibilizaram os requisitos para a atribuição de vistos, a exemplo da Tailândia .

A menor disponibilidade financeira e poucos dias de férias disponíveis também ajudam a explicar a redução das intenções dos turistas chineses em viajarem para a Europa, este ano.

Recorde-se que a China era um mercado vital para vários destinos europeus antes da COVID-19, a exemplo do Reino Unido e Países Baixos, mas tem assistido a uma tímida recuperação desde a reabertura pós-pandemia.

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Depois da Alemanha, o destino preferido dos alemães é Espanha

Num inquérito feito pela alemã Stiftung für Zukunftsfragen, os resultados apontam para uma diminuição na escolha do mercado doméstico, embora continue na liderança, e uma preferência clara por Espanha.

A Stiftung für Zukunftsfragen (Fundação para os Estudos do Futuro, numa tradução literal) foi perceber, recentemente, o sentimento dos alemães para as próximas férias de verão. Embora a Alemanha continue a ser o principal destino de viagem dos alemães, representando 37% das principais viagens de férias, a quota de mercado diminuiu em três pontos percentuais (p.p.). Na Alemanha, a maioria dos turistas, 5,8% de todos os viajantes, viaja para a Baviera (-2,2%), enquanto 5,7% (-0,3%) são atraídos para Mecklenburg-Vorpommern. Seguiram-se a Baixa Saxónia com 4,9% (+1,1%), Baden-Württemberg com 4,2% (+0,4%) e Schleswig-Holstein com 3,3% (-1,3%).

Já quanto aos mercados externos, a análise conclui que Espanha, Itália e Escandinávia estão entre os países que registaram ganhos.

A análise, que se baseia num inquérito representativo a 3.000 pessoas com 18 anos ou mais na Alemanha, revela que a Espanha tem uma quota de mercado de 9% (+0,9% em relação a 2022) e a Itália de 7% (+0,5%). A Escandinávia atrai pouco menos de 5% (+1%) dos visitantes alemães, seguida da Turquia com 4,6% (-0,7%), Áustria com 3,2% (+0,4%) e da Grécia com 3% (-1,2%).

Viagens de longa distância ainda abaixo do valor de 2019
Segundo a mesma análise, 16,4% dos inquiridos foram atraídos para lugares distantes, representando mais 3 p.p. do que em 2022, mas ainda um pouco menos de 1% do que em 2019. A Ásia-Extremo Oriente tem a maior quota com 3,5% (+1,3%), à frente da América do Norte com 2,6% (+0,2%) e do Norte de África com 2,3% (+0,1%). O Médio Oriente representou 1,4% (+0,4%), enquanto a América Central e as Caraíbas atraíram 1,3% dos turistas alemães em 2023 (+0,2%).

De um modo geral, os números da Stiftung für Zukunftsfragen diferem significativamente dos da DRV e dos analistas de mercado da Travel Data + Analytics (TDA). Isto aplica-se, em particular, a destinos como a Turquia e Grécia, que registam um desempenho significativamente melhor neste último. Isto deve-se provavelmente, em grande parte, ao facto de a DRV e a TDA apenas analisarem as reservas efetuadas através de agências de viagens e operadores turísticos, enquanto este inquérito também inclui viagens auto-organizadas. Em países como a Turquia, a percentagem de turistas que reservam viagens organizadas é significativamente mais elevada do que em Itália ou na Escandinávia, por exemplo.

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Cuba prevê crescimento do turismo em 2024

O ministro do Turismo de Cuba, Juan Carlos García assume que a ilha não desiste do objetivo de ultrapassar a barreira dos três milhões de visitantes, para o que é fundamental aumentar a conectividade aérea.

Cuba experimentou um aumento na atividade turística em 2023 e planeia crescer neste setor em 2024, declarou o ministro do Turismo, Juan Carlos García, ao programa de rádio e televisão Mesa Redonda, tendo destacado que o destino caribenho recebeu 2.436.980 visitantes o ano passado, o que significa um crescimento de mais de 800 mil turistas em relação a 2022.

Para crescer ainda mais e chegar à meta prevista dos três milhões de turistas estrangeiros, o governante diz que é fundamental aumentar a conectividade aérea, bem como diversificar os mercados, enfrentar as campanhas mediáticas de descrédito contra a ilha, melhorar os serviços, ampliar as opções e oferecer facilidades e incentivos aos cubanos residentes no exterior, em correspondência com a política do país de estreitar os laços com os seus compatriotas no exterior, entre outros ações.

Cuba está otimista apesar do complicado cenário que representa o bloqueio dos Estados Unidos – afirmou – e destacou que a política unilateral de Washington e a inclusão arbitrária da ilha na lista de países patrocinadores do terrorismo afetam significativamente a atividade turística.

Apesar desta situação, o destino pretende crescer em 2024, e estima-se a reconexão alcançada em 2023 com 32 países através de 50 companhias aéreas.

Explicou que o Canadá encabeça a lista de mercados emissores, seguido pelos cubanos residentes no exterior, pela Rússia e pelos Estados Unidos mesmo com as limitações do bloqueio.

García afirmou que também é crescente a chegada de visitantes europeus, liderados por Espanha, Portugal e Alemanha.

Além disso, aumentam as chegadas de países latino-americanos como Colômbia, Brasil, Venezuela, Argentina, Peru, Bolívia e trabalha-se para recuperar o mercado mexicano, tradicional na ilha e com amplas perspectivas, observou, para acrescentar que outros países como a Turquia e a Polónia consolidaram-se como mercados emissores.

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Via navegável do Douro movimentou mais de 1,2 milhões passageiros e iguala o ano de 2019

A Via Navegável do Douro (VND), através dos diferentes operadores marítimos turísticos movimentou, em 2023, mais de 1,2 milhões passageiros e ainda igualou o ano de 2019.

Após o período pandémico, a Via Navegável do Douro (VND) continua seu trajeto de retoma. Assim, no diz respeito aos movimentos de navios de passageiros, o ano de 2023 registou aumentos comparativamente a 2022, nas diferentes tipologias, “o que significa que o setor continua a contribuir para uma dinâmica e execução cada vez com menor sazonalidade e com dispersão territorial ao longo dos quase 210 km de extensão”, de acordo com números divulgados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que gere a VND.

Se no registado em navios hotel, com passageiros maioritariamente estrangeiros, o aumento foi de quase 20% num total próximo de 107 mil passageiros, nos designados cruzeiros de um dia – que efetuam operações nas eclusas de navegação – o aumento foi menor (mais de 3%), com um movimento de cerca de 170 mil passageiros, indica o comunicado.

Relativamente às escalas de navegação que se efetuaram numa mesma albufeira ou no estuário, o aumento foi de cerca de 11%, com um movimento de 958.438 passageiros. Neste caso, de acordo com a APDL, a atividade já deixou de se centrar apenas no estuário e nas grandes áreas urbanas do Porto/Gaia, mas outros locais já perspectivam dinâmicas muito interessantes. Zonas como a Entre-os-Rios, Bitetos, Escamarão, Pala, Porto Antigo, Caldas de Arêgos, Régua, Folgosa, Foz do Távora, Ferrão, Sabrosa, Pinhão, São Xisto, Foz do Sabor, Pocinho e Barca D’Alva, detêm já vários operadores fluviais a operar.

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Viana do Castelo também adota taxa turística a partir de agosto

De acordo com o regulamento publicado esta terça-feira, 6 de fevereiro, em Diário da República, a taxa turística de Viana do Castelo vai custar 1,5 euros entre maio e outubro, ou seja, na época alta, e um euro durante o período de menor procura turística.

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A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai começar a cobrar, a partir de agosto, uma taxa turística às dormidas nos estabelecimentos de alojamento turístico do concelho.

De acordo com o Público, que cita o regulamento publicado terça-feira, 6 de fevereiro, em Diário da República, esta taxa turística vai ter o valor de 1,5 euros durante a época alta, ou seja, entre maio e outubro, e de um euro durante os períodos de menor procura turística, concretamente de novembro a abril.

O regulamento prevê que esta taxa de dormida seja cobrada por “hóspede, com idade superior a 16 anos, e por noite, até um máximo de cinco noites seguidas por pessoa e por estadia, em qualquer tipologia de alojamento nos empreendimentos turísticos e nos estabelecimentos de alojamento local, como tal considerados nos respectivos regimes jurídicos, situados no concelho de Viana do Castelo”.

Os hóspedes convidados pela autarquia ou que se desloquem a Viana do Castelo por motivos de saúde, assim como os portadores de deficiência com incapacidade igual ou superior a 60% e outros que, por razões de conflito e deslocados dos seus países de origem, residem temporariamente em Portugal, ficam isentos do pagamento desta taxa.

O pagamento da taxa deverá ser realizado no início da estadia, “numa única prestação, mediante a obrigatoriedade de emissão de factura-recibo, em nome da pessoa, singular ou coletiva, que efetuou a reserva, com referência expressa à sua não sujeição a IVA”.

No regulamento, a autarquia de Viana do Castelo justifica a adoção desta taxa turística com “o aumento significativo do número de estabelecimentos de alojamento local”, que passou de oito unidades em 2014 para 408 unidades em 2021, e que foi acompanhado também pelo crescimento dos hóspedes e dormidas.

“As estatísticas demonstram um crescimento significativo nos últimos anos, nomeadamente, no que se refere ao número de hóspedes e dormidas que, no período de 2014 a 2019, registou um aumento de 84% e 92 %”, lê-se no documento.

A taxa turística entra em vigor 180 depois depois da publicação do seu regulamento em Diário da República, o que deverá acontecer apenas em agosto.

 

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Turismo internacional movimentou recorde de 6,9 mil milhões de dólares na economia brasileira em 2023

Este resultado foi maior do que em 2014, ano do Mundial de Futebol, além de superar a meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo do Brasil.

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Os estrangeiros em viagem no Brasil nunca gastaram tanto dinheiro como em 2023. Dados divulgados pelo Banco Central (BC) mostram que foram gastos 6,9 mil milhões de dólares em viagens de turistas internacionais no país o ano passado.

O valor é 39% superior ao verificado no ano anterior, e novo recorde. Por outro lado, o gasto de brasileiros no exterior aumentou 19% e somou 14,5 mil milhões de dólares, também um recorde desde 2019.

Refira-se que as receitas turísticas deixadas por turistas estrangeiros na economia brasileira em 2023 superou em 32,5% a meta estabelecida no Plano Nacional de Turismo que era de um acréscimo de 8,58%.

Em comparação com anos anteriores, o resultado é 1,5% maior que a quantia arrecadada em 2014, ano do Mundial de Futebol que teve lugar no país, quando os visitantes estrangeiros deixaram 6,8 mil milhões de dólares, enquanto em 2022, os gastos atingiram os 4,9 mil milhões.

Recorde-se que a ONU Turismo divulgou, também que o Brasil é o país da América do Sul que mais arrecadou dinheiro de turistas estrangeiros. No ranking mundial, o destino está na 14ª posição entre os países que mais cresceram em receitas turística após a pandemia da covid-19, com 15% de aumento.

A marca histórica dá-se no ano de retoma do turismo. Em 2023, o Brasil acolheu seis milhões de visitantes internacionais. O patamar ficou 3% acima do estimado pela agência especializada da ONU. Além disso, o número de entradas internacionais de 2023 corresponde a 93% das entradas de 2019, último ano pré-pandemia.

A Argentina manteve-se como principal país emissor de turistas para o Brasil, com 1,9 milhões de visitantes (32% do total). Em seguida estão os Estados Unidos, com 668,5 mil (11%); Chile, com 458,5 mil (7,7%); Paraguai, com 424,5 mil (7,1%), e Uruguai, com 334,7 mil (5,6%). A França é o principal país emissor da Europa e aparece na sexta posição, com 187,5 mil turistas (3,1%), seguida de Portugal, com 158,5 mil (3%). Alemanha com 158,5 mil (2,6%), Reino Unido com 130,2 mil (2,2%) e Itália com 129,4 mil (2,2%) completam o Top 10.

O recorde em divisas e a retoma no número de turistas internacionais devem-se, entre outros fatores, a uma série de ações da Embratur, incluindo o aumento da conectividade. Nesse caso, tanto em 2019 como em 2023 a quantidade de voos oferecidos pelas companhias aéreas ficou em 64,8 mil. O número é 40% mais do que o de 2022, quando a oferta foi de 46,2 mil.

 

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Edifício do Castelo de Vizela vai ser requalificado para servir o turismo e a cultura

Foi lançada a primeira pedra da obra de recuperação e requalificação do edifício do Castelo de Vizela, que vai custar 2,5 milhões de euros, prevendo-se um prazo de 550 dias para a sua conclusão.

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Trata-se de uma obra que, segundo a Câmara Municipal de Vizela, vem no seguimento do RUS – Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável, um projeto de um edifício com relevo histórico, dando-lhe a dignidade que merece e com o objetivo de que passe novamente para a fruição de todos os vizelenses e visitantes.

Este majestoso edifício, conhecido como “Castelo”, foi construído no início do século, por volta de 1905, a mando do médico e político Armindo de Freitas Ribeiro de Faria, com o objetivo de aí se virem a estabelecer os Paços do Concelho.

A recuperação e reabilitação deste edifício tem como objetivo dar continuidade à política de regeneração urbana implementada por este executivo autárquico, assim como continuar a aposta na vertente cultural de forma transversal, através da recuperação do património cultural, em especial naquilo que faz parte da identidade do concelho de Vizela.

A requalificação do edifício do Castelo revela ainda a forte aposta na recuperação do património histórico, reabilitando um edifício centenário, recuperando o imóvel nas suas características físicas tradicionais e transformando e adaptando o seu interior para atividades culturais, indica a Câmara Municipal.

Segundo o presidente da autarquia, Victor Hugo Salgado, citado pela imprensa local, a requalificação do edifício do Castelo de Vizela assume-se como uma “âncora” tendo em vista o incremento do turismo do concelho, “atividade económica extremamente importante e que pode ser decisiva, em tempos de dificuldades, para as empresas” locais.

Entre outras valências, fará parte do projeto a criação do Museu da Mota, que contará com cerca de dois mil modelos nacionais e internacionais. “É um espólio único, uma coleção das mais importantes da Europa que poderá ser vista na parte de trás do castelo, e será uma âncora para o turismo do nosso concelho”.

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Jericoacoara is a beach located in the municipality of Jijoca de Jericoacoara, in the state of Ceará, Brazil.

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Turistas vão ter de pagar duas taxas para visitar Jericoacoara

Os turistas que pretendam visitar o Parque Nacional de Jericoacara (Ceará – Brasil) vão ter de pagar duas taxas: uma é a de turismo, cobrada pelo município, e a outra, que pode chegar aos 120 reais, por dia, é imposta pela concessionária do território.

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Visitar o Parque Nacional de Jericoacoara, uma das maravilhas naturais do estado brasileiro do Ceará, vai ficar mais caro. Após ser concedido, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), à iniciativa privada por 61 milhões de reais, e por um período de 30 anos ao grupo Cataratas, que administra também os parques das Cataratas do Iguaçu e de Fernando de Noronha, ambos no Brasil, a partir de agora, além da taxa municipal de turismo, será necessário pagar uma entrada para visitar a região. No primeiro ano da concessão, o valor será de 50 reais.

O contrato de concessão, redigido pelo ICMBio, estabelece que a concessionária poderá arrecadar a taxa de turismo municipal, atualmente fixada em 41,50 pelo município. Desta forma, os visitantes deverão desembolsar pelo menos 91,50 reais, combinando o ingresso e a taxa de turismo do município.

Segundo avança a imprensa brasileira, o valor da entrada, segundo o contrato, passa a custar 70 reais no segundo ano de concessão, para ir aumentando até aos 120 reais a partir dos cinco anos, com reajustes anuais conforme a inflação.

O contrato também prevê isenções para crianças de até seis anos, guias de turismo, pesquisadores em atividade ambiental e moradores de Camocim, Cruz e Jijoca de Jericoacoara, municípios que fazem parte do Parque Nacional.

A nova taxa é válida apenas para a entrada no parque. Qualquer outro serviço prestado pode ser cobrado pela concessionária.

 

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NAU Morgado do Reguengo Resort recebe cinco torneios no arranque do Professional Golf Tour 2024

Até final de fevereiro, os campos de golfe do NAU Morgado do Reguengo Resort, no Algarve, recebem cinco torneios de golfe que assinalam o arranque do Professional Golf Tour 2024, circuito profissional que é composto por uma dezena de torneios de três dias.

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Os campos de golfe do NAU Morgado do Reguengo Resort, no Algarve, vão ser palco, até final de fevereiro, de cinco torneios de golfe que assinalam o arranque do Professional Golf Tour 2024, circuito profissional que é composto por uma dezena de torneios de três dias.

“No total, o Morgado do Reguengo Resort recebe cinco provas, divididas entre o campo de golfe do Morgado e o campo de golfe dos Álamos”, indica a NAU Hotels & Resorts, em comunicado.

Estes torneios contam com a participação de jogadores em início de carreira, mas também vários já consagrados, a exemplo do português Pedro Figueiredo, que venceu o Morgado Open I.

O lote de participantes inclui ainda jogadores com várias presenças nos principais circuitos europeus no seu currículo, como Ricardo Santos, Tomás Melo Gouveia ou Vítor Londot Lopes (vencedor do Álamos Open).

“É um privilégio para o Morgado do Reguengo Resort, que inclui os dois campos,
acolher os torneios do PT Tour e golfistas do nível do DP World Tour como
Pedro Figueiredo”, congratula-se Jorge Papa, diretor de Golfe do campo do Morgado e dos Álamos.

Já José Correia, Tour Diretor do PT Tour, considera que “a oportunidade de organizar torneios do circuito PT Tour nos campos de golfe do Morgado e Álamos é um privilégio enorme”, uma vez que o “feedback dos jogadores é extremamente
positivo, a qualidade e o layout proporcionam um excelente desafio”.

Durante os cinco torneios, os jogadores profissionais são testados pelos
dois percursos de 18 buracos existentes no Morgado do Reguengo Resort: o
campo de golfe do Morgado, par 73, (anfitrião por três vezes do Open de
Portugal), e o Álamos, par 71.

“Os dois campos são complementados por uma das mais completas áreas de treino a nível nacional, composta por dois tees de prática em relva natural, três putting-greens, três chipping-greens e vários bunkers de prática”, acrescenta a NAU Hotels & Resorts.

Recorde-se que estes campos, ambos com 18 buracos e que são complementados pela Academia de Golfe do Morgado, integram, juntamente com a unidade hoteleira NAU Morgado Golf & Country Club, o Morgado do Reguengo Resort, um resort com 1000 hectares, situado entre as praias de Portimão e a serra de Monchique.

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Luís Pedro Martins lidera Turismo do Porto e Norte por mais cinco anos

Luís Pedro Martins foi reeleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERT-TPNP) por mais cinco anos, tendo obtido a totalidade dos votos.

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Numas eleições bastante participadas, apesar de só a lista encabeçada pelo atual presidente se ter apresentado a sufrágio, Luís Pedro Martins foi reeleito presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERT-TPNP) por mais cinco anos, tendo obtido 54 votos a favor, não tendo havido votos brancos ou nulos

O atual presidente está na liderança da Entidade Regional de Turismo desde 2019 e avança para um segundo mandato “para consolidar a trajetória de desenvolvimento e crescimento iniciada com os projetos desenvolvidos nos últimos cinco anos”. Na mira aparece “um trabalho que não está acabado e que pode agora conhecer um forte impulso com o financiamento previsto no Programa Regional Norte 2030”, o qual vai permitir “concretizar importantes projetos para a região”, acrescenta Luís Pedro Martins.

Fazem parte da renovada lista Cancela Moura, Vítor Paulo Pereira, Manuel Tibo e Pedro Mesquita Sousa. Na Mesa da Assembleia Geral mantém-se João Manuel Esteves e entra Fátima Fernandes. A lista para o Conselho de Marketing é encabeçada pela Associação do Turismo do Porto, fazendo ainda parte a APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, a APAVT – Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, a Porto Business School, a Alfândega do Porto e as câmaras municipais de Macedo de Cavaleiros e do Peso da Régua.

Os grandes desígnios para os próximos cinco anos, para o destino, passam por consolidar e reforçar a notoriedade do “Porto e Norte de Portugal” pela diversidade e sofisticação, desenvolvendo estratégias e projetos que visem a sustentabilidade e a digitalização do setor. No domínio institucional, a aposta

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