easyJet anuncia parceria com a GKN Aerospace para acelerar a adoção de hidrogénio na aviação
A easyJet associou-se à GKN Aerospace para acelerar a adoção do hidrogénio na aviação e contribuir para a redução das emissões de carbono da indústria, “através da adoção de tecnologias de emissão zero de carbono”.

Publituris
Turkish Airlines assinala abertura da terceira pista do Aeroporto de Istambul
“Crescimento do Porto e Norte pode acontecer com a construção de uma segunda pista e aumento da aerogare”
Cabo Verde: Ilha de Santiago vai poder ser explorada em roteiros turísticos
Brasil estabelece novo recorde ao receber mais de 3,7 milhões de turistas estrangeiros no 1.º trimestre
Dino Parque Lourinhã ganha novos “habitantes”
Disneyland Paris está cheia de novidades
Receitas turísticas crescem 3,7% em fevereiro e já somam mais de 3MM€ em 2025
TAP adota pagamentos flexíveis da Klarna
Empresas turísticas atingidas pela tempestade Martinho vão ter apoios de 5M€
Guia de Turismo Industrial do Alentejo e Ribatejo reúne 29 recursos turísticos e experiências
A easyJet estabeleceu uma parceria com a GKN Aerospace que pretende acelerar a adoção do hidrogénio na aviação e contribuir para a redução das emissões de carbono da indústria, “através da adoção de tecnologias de emissão zero de carbono”.
“A easyJet apoia o desenvolvimento da tecnologia Hydrogen Combustion (H2JET) e Hydrogen Fuel Cell (H2GEAR) da GKN Aerospace, incluindo a exploração das opções de demonstração de voo, como parte da ambição da companhia aérea de descarbonizar a aviação. Entre outros, a easyJet fornece informações sobre os requisitos operacionais e a sua economia”, revela a companhia aérea.
No que diz respeito ao H2GEAR, a easyJet indica que se trata de um programa “inovador de colaboração do Reino Unido” e que é liderado pela GKN Aerospace, com o objetivo de “desenvolver um sistema de propulsão de hidrogénio líquido para aviões sub-regionais que possa ser ampliado para aviões maiores”.
“O hidrogénio líquido está a ser convertido em eletricidade dentro de um sistema de células de combustível. Essa eletricidade alimenta o avião com eficiência, elimina as emissões de carbono e cria uma nova geração de viagens aéreas limpas”, explica a easyJet na informação divulgada.
Já o H2JET é um programa colaborativo sueco de dois anos e que também é liderado pela GKN Aerospace, com vista a impulsionar o “desenvolvimento de subsistemas-chave para a propulsão a hidrogénio baseada numa turbina a gás de aviões civis de médio alcance”.
“Na easyJet, estamos comprometidos em trabalhar para um futuro com voos com zero emissão de carbono. Sabemos que a tecnologia é um fator-chave para atingir as nossas metas de descarbonização, com a propulsão a hidrogénio sendo pioneira para companhias aéreas de curta distância como a easyJet. As parcerias intersetoriais são fundamentais para desenvolver estas novas tecnologias promissoras e esperamos colaborar com a GKN Aerospace para apoiar a maturidade desta tecnologia o mais rápido possível”, refere David Morgan, Diretor de Operações de Voo da easyJet.
Na informação divulgada, a companhia aérea reafirma que “o desenvolvimento de um avião com zero emissões de carbono para descarbonizar a aviação é um foco importante”, motivo pelo qual a easyJet está a trabalhar com parceiros de todo o setor, como a GKN Aerospace, Airbus, Rolls-Royce, Cranfield Aerospace Solutions e a Wright Electric, “de modo a acelerar o desenvolvimento de tecnologias de emissão zero de carbono e infraestruturas de apoio”.
Com estas inovações, a easyJet espera que seja possível começar a transportar clientes em aviões movidos a combustão de hidrogénio, hidrogénio-elétrico ou um híbrido de ambos em meados da década de 2030.
Recorde-se que, em 2019, a easyJet tornou-se na primeira grande companhia aérea do mundo a compensar as emissões de carbono do combustível utilizado em todos os seus voos e continua a ser a única grande companhia aérea da Europa a fazê-lo sem qualquer custo adicional para os passageiros, tendo-se também associado a uma série de outras iniciativa, como a Race to Zero, a campanha global apoiada pela ONU para atingir emissões líquidas de carbono zero o mais tardar até 2050.