Assine já
Turismo

Rússia anuncia saída da OMT

A ameaça de suspender a Rússia da OMT já existia por parte da entidade mundial que tutela o turismo, mas o país de Vladimir Putin decidiu antecipar-se e anunciou a saída da Organização Mundial do Turismo.

Publituris
Turismo

Rússia anuncia saída da OMT

A ameaça de suspender a Rússia da OMT já existia por parte da entidade mundial que tutela o turismo, mas o país de Vladimir Putin decidiu antecipar-se e anunciou a saída da Organização Mundial do Turismo.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
OMT convoca reunião de urgência para suspender Rússia da organização
Turismo
OMT lança concurso internacional de ‘startups’ para ajudar desenvolvimento rural através do turismo
Análise
Nature Stock photos by Vecteezy
Código internacional para a proteção de turistas a caminho da harmonização
Análise
OMT e Facebook querem aproveitar potencial do marketing digital para ajudar turismo
Análise
Marketing Digital Vetores por Vecteezy

A Rússia anunciou que se retira da Organização Mundial do Turismo (OMT), embora esta decisão não paralise o procedimento de suspensão como membro que a instituição está a debater em Madrid numa assembleia extraordinária.

Fontes presentes na assembleia confirmaram à Efe o anúncio feito por Moscovo, embora a reunião extraordinária continue esta quarta-feira (27 de abril) em Madrid, sede mundial da OMT, para decidir se a Rússia será finalmente suspensa como membro devido à invasão da Ucrânia.

A saída da Rússia entraria em vigor um ano depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros espanhol ter recebido a carta a comunicar a decisão, mas a suspensão, se finalmente aprovada, entra imediatamente em vigor.

Para que a suspensão do país presidido por Vladimir Putin seja efetiva, será necessário o apoio de dois terços dos 160 países membros que compõem a organização, seguindo a recomendação do Conselho Executivo, composto por 35 países e aprovado com 72% dos votos a favor.

O Artigo 34 dos estatutos da OMT estipula que se a assembleia constatar que algum dos seus membros persiste na prossecução de uma política contrária ao objetivo fundamental da organização, pode ser suspenso por uma resolução adotada por maioria de dois terços.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, “este é um momento triste para setor do Turismo. A decisão de suspender a Rússia da OMT, tomada nesta Assembleia Geral extraordinária, vem demonstrar o claro compromisso da grande maioria dos Estados Membros desta organização em continuar a promover os valores da liberdade e respeito mútuo, tão importantes para a afirmação da paz no mundo”.

Para esta assembleia extraordinária, a organização nomeou os mesmos oficiais que para a 24.ª reunião ordinária, realizada em Madrid entre 1 e 3 de dezembro de 2021, designadamente Espanha como presidente e Camboja, Gâmbia, Hungria, Índia, Iraque, Paraguai, Uruguai e Uzbequistão como vice-presidentes.

O conselho reuniu-se a pedido dos países membros incluindo a Colômbia, Guatemala, Lituânia, Polónia, Eslovénia e Ucrânia, devido à preocupação e condenação a nível mundial das ações unilaterais da Rússia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Eventos Publituris

Fotogaleria da 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris (Lisboa)

Depois de Coimbra e Vila Nova de Gaia, a 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris terminou em Lisboa.

Depois de Coimbra e Vila Nova de Gaia foi a vez de Lisboa receber o último dia do RoadShow das Viagens do Publituris no Eurostars Universal Lisboa a 30 de março de 2023.

A 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris foi marcada pelo crescimento em todos os parâmetros. Se em número de expositores, a edição de 2023 contou com 45 presenças, ao nível dos agentes que visitaram as três cidades – Coimbra (Vila Galé Coimbra), Vila Nova de Gaia (Hilton Porto Gaia) e Lisboa (Eurostars Universal Lisboa) – esse número ficou muito perto dos 400.

Já em termos de interações entre agentes e expositores, se na edição de 2022 se realizaram 3.890 interações, nesta edição de 2023 – que decorreu entre 28 3 30 de março – foram contabilizadas 8.265.

Recordamos a lista dos expositores que estiveram presentes na 8.ª edição do RoadShow do Publituris.

4TOURS – Your Travel Partner
Abreu Online
Air France/KLM
APG GSA
Associação de Turismo de Sintra
Avis
Bedsonline
Belive Hotels
Benidorm Tourism Board
Câmara Municipal de Alenquer
Canarias Island Tourism
Domes Lake Resorts
Emirates, Turismo do Dubai
Europcar
Eurostars Hotels & Resorts
Formentera Tourism Board
Grupo Açorsonho
Grupo Ávoris
Grupo PHC Hotels
Ilha Verde
In Azores
In Sure Broker
Latam Airlines
Loja de Cruzeiros
MAWDY
MGM Muthu Hotels
MSC
Picos de Aventura
Poland Tourism Board
Região de Turismo da Madeira
Região de Turismo do Centro de Portugal
Robisson Hotels
Rota da Bairrada
SATA Air Azores
Senhora da Rosa, Tradition and Nature Hotel
TAAG – Linhas Aéreas de Angola
TAP Air Portugal
The Editory Collection Hotels
Turangra
Un Mundo de Cruceros
Unlock Boutique Hotels
VA Tour Operador
Visit Qatar, Qatar Airways
Wotels Hub

O evento contou com o patrocínio da Turismo do Centro de Portugal e teve como parceiros a IVU, Eurostars Hotels & Resorts, Hilton Porto Gaia, GR8, IberoBus, e ainda o apoio da APAVT.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Fotogaleria da 8.ª edição do RoadShow das Viagens do Publituris (Vila Nova de Gaia)

A 2.ª paragem do RoadShow das Viagens do Publituris foi em Vila Nova de Gaia.

Depois de Coimbra, o RoadShow das Viagens do Publituris de 2023 rumou a Vila Nova de Gaia para receber os agentes no Hilton Porto Gaia.

Veja a fotogaleria do evento que visitou Vila Nova de Gaia no dia 29 de março de 2023.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Turismo

Turismo de Portugal lança cartão digital ATLAS com benefícios para profissionais de turismo

Com o objetivo de colocar os profissionais do turismo no centro da experiência turística através de benefícios no acesso a produtos e serviços, o Turismo de Portugal lança o cartão digital ATLAS. A adesão é gratuita e dá acesso a descontos e vantagens em diversos estabelecimentos e experiências.

O cartão digital ATLAS estará acessível através de uma plataforma dedicada, à qual os profissionais do setor podem aceder e descarregá-lo para apresentar posteriormente junto das empresas aderentes.

Pousadas da Juventude (Movijovem), Porto Business School, Associação Rota da Bairrada, Castro Marim Golfe & Country Club e Portugal Green Travel são algumas das empresas que já fazem parte da lista de parceiros que se encontra em aberto a novas adesões.

Trata-se de uma das 20 medidas que integra a Agenda para as Profissões do Turismo, apresentada recentemente pelo secretário do Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, com vista a fazer o setor crescer nas qualificações, na atratividade das profissões e no número de profissionais.

Com um horizonte temporal de três anos, a Agenda tem como prioridades: Valorizar as profissões do Turismo e os profissionais, atraindo mão-de-obra e retendo talento; Qualificar os atuais e futuros profissionais, empresários, gestores e territórios, garantindo níveis de formação e conhecimento crescentes; Cooperar internamente e com outros setores de atividade de forma sustentada, gerando redes e aproveitando sinergias com benefícios mútuos; e Incluir, promovendo a diversidade e a criação de valor num setor que acolhe e valoriza as diferenças. O lançamento do ATLAS está inserido  no primeiro pilar – o da valorização.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Solar da Pena inaugura unidade de turismo rural

Situada junto ao Rio Cávado, a “Quinta das Areias Wine Country House” é o novo projeto de turismo rural do Solar da Pena. Para o futuro, o enoturismo será uma aposta crescente do produtor.

Victor Jorge

O produtor de vinhos verdes Solar da Pena inaugurou, recentemente, a sua unidade de turismo rural denominada “Quinta das Areias Wine Country House”. Situado junto ao Rio Cávado, este empreendimento está implantado numa antiga propriedade agrícola totalmente recuperada onde permanece no edifício a traça tradicional do Minho que esteve na sua origem.

A “Quinta das Areias Wine Country House” é composta por cinco quartos, dos quais três duplos e dois familiares, equipados com todas as comodidades. Contíguo ao edifício principal, existe também um sequeiro de arquitectura tradicional do Minho transformado numa suite familiar totalmente independente com localização e exposição solar privilegiadas. Existe ainda um bungalow com uma varanda privada suspensa sobre a vinha com jacuzzi.

O proprietário do Solar da Pena, José Correia, promete mais novidades para o Solar da Pena no futuro, estando em construção a nova adega e a decorrer a recuperação do património edificado entre o qual a casa senhorial e a capela, existindo ainda um projeto de restauração em mente e o enoturismo será uma aposta crescente do produtor.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Turismo

Apesar dos salários baixos, 85% dos trabalhadores do turismo revelam-se felizes e dedicados

O “Estudo Sobre o Mercado de Trabalho em Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro (UA) para o Turismo de Portugal e Secretaria de Estado do Turismo, conclui que, apesar dos salários baixos, os trabalhadores do setor do turismo sentem-se felizes e dedicados.

Publituris

Apesar da maioria dos trabalhadores do setor do Turismo ter um vencimento próximo do salário mínimo, 85% revela estar feliz no trabalho e ser fortemente dedicado e entusiasta ao nível das funções que desempenha. Estas são duas das principais conclusões do “Estudo Sobre o Mercado de Trabalho em Turismo”, realizado pela Universidade de Aveiro (UA) para o Turismo de Portugal e Secretaria de Estado do Turismo.

O trabalho de investigação, coordenado por Carlos Costa, investigador do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA, teve como objetivo analisar, avaliar e perspetivar o mercado de trabalho no setor do turismo, e respetivos subsetores, a 10 anos.

O trabalho, que envolveu um vasto painel de peritos e investigadores de Portugal e do estrangeiro, compreendeu a realização de 4.898 inquéritos aplicados a trabalhadores e estudantes de turismo, bem como 11 entrevistas a líderes de organizações nacionais do turismo.

Uma das principais conclusões do trabalho diz respeito ao nível de felicidade e de realização dos trabalhadores desta área, indicando o estudo que 85% dos trabalhadores disseram-se felizes a trabalhar no turismo, sendo que esta variável é explicada pelo facto do turismo ser uma profissão que lida com pessoas e culturas, e é muito eclética.

O trabalho concluiu ainda que os trabalhadores e os estudantes da área são fortemente dedicados e entusiastas ao nível das funções que desempenham. Contudo, apontam os investigadores da UA, “há problemas que urge ultrapassar, sendo que um dos mais importantes diz respeito aos níveis salariais”.

O estudo demonstra que que, efetivamente, a maioria dos salários encontram-se próximos do salário mínimo nacional, embora o sistema de gratificações faça com que os trabalhadores, em particular os do front-office, possam ver os seus salários complementados.

Aos baixos salários juntam-se outros problemas para os trabalhadores do sector: horários inflexíveis (que fazem com que a profissão dificulte uma vida familiar e emocional equilibrada); falta de segurança no trabalho (um problema apresentado por um em cada três trabalhadores); e desigualdades em termos de oportunidades, salário e género.

O estudo deixa mesmo o alerta e recorda que as futuras gerações de trabalhadores, corporizadas nos estudantes que se encontram em cursos de turismo, “rejeitam veementemente este tipo de formas de desigualdade”, nomeadamente em termos salariais e de compatibilidade com a vida pessoal e emocional, o que requer uma “atuação rápida e adequada ao nível destas questões”.

O estudo demonstra que os problemas atuais no mercado  de trabalho do turismo não se resolvem “meramente dentro do atual paradigma”, apontando para a necessidade de se “introduzirem novas abordagens no trabalho e no estudo do turismo, que devem incorporar novas cadeias de valor mais  associadas aos negócios da gestão e de relações entre pessoas, de qualidade de vida e da felicidade”.

Carlos Costa aponta para que o turismo se deva “expandir do seu core business da hotelaria e da restauração para novas cadeias de valor e novas operações de logística”, e que “contribua para uma expansão para áreas de menor densidade populacional e económica e socialmente menos atrativas”.

Para que tal aconteça, diz o responsável pelo estudo, “será necessário que as profissões da área do turismo incorporem novas valências na gestão dos recursos humanos, do empreendedorismo, e das novas tecnologias”. E concluiu: “se se evoluir nesta perspetiva, conseguir-se-ão introduzir novas formas de coesão social e territorial através do setor do turismo”.

Os resultados finais apresentados pelo estudo encontram-se sistematizados em 13 Medidas de Orientação Política:

  • reposicionar o Turismo como fenómeno social e civilizacional;
  • tornar o Turismo um instrumento de desenvolvimento e coesão dos territórios;
  • posicionar o Turismo como impulsionador da sustentabilidade e dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS);
  • felicidade, segurança e perspetivas de abandono do turismo;
  • imagem do mercado de trabalho;
  • condições de acesso às profissões;
  • designação das profissões;
  • possibilidade de se trabalhar noutras áreas, tipo de regime de trabalho e emprego por conta própria ou de outrem;
  • novo paradigma para a formação contínua;
  • igualdade e necessidades especiais;
  • investir na qualificação tecnológica do mercado de trabalho;
  • o papel das associações empresariais e dos sindicatos;
  • governança: formação, investigação e autorregulação.
  • Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Turismo

    Publituris tem nova morada

    O jornal Publituris tem nova morada. A partir de hoje, redação, departamento comercial e assinaturas passam estar na Avenida Alvares Cabral, Nr. 61 – 6.º Andar, em Lisboa, junto ao Jardim da Estrela.

    Publituris

    O jornal PUBLITURIS tem, desde esta sexta-feira, 10 de março, uma nova localização. O Grupo Workmedia, que detém igualmente os jornais MEIOS&PUBLICIDADE, CONSTRUIR e HIPERSUPER passa a estar sediado na Avenida Álvares Cabral, Nr.º 61, 6.º andar, em Lisboa, ‘abandonando’ assim as instalações que funcionavam na zona de Santos.

    O reforço estrutural a que o edifício da Avenida D. Carlos I estava sujeito, devido às obras de construção da linha do Metropolitano de Lisboa, nomeadamente o troço da ligação da Estação da Estrela ao Cais do Sodré, obrigou à desocupação imperativa do espaço para a realização dos trabalhos.

    Assim, a editora que gere as publicações especializadas em informação de negócio para as áreas do Turismo, Construção, Media/Comunicação/Marketing e Grande Retalho/FMCG encontrou junto ao Jardim da Estrela espaço para acolher administração, redações, departamentos comerciais, departamentos de assinaturas, serviços financeiro e departamento gráfico.

    A nova morada do jornal PUBLITURIS passa, assim, a ser:

    Avenida Álvares Cabral, Nr.º 61 – 6.º andar
    1250-017 Lisboa

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Alojamento

    Airbnb congratula os progressos sobre as regras de arrendamento da UE

    Depois do Conselho Europeu ter definido posição sobre recolha e partilha de dados relativos ao arrendamento de alojamento de curta duração, a Airbnb já veio admitir que esta decisão “abre o caminho para negociações”.

    Publituris

    A Airbnb congratula os progressos alcançados recentemente nas regras de arrendamento a curto prazo (STR) em toda a União Europeia (UE) que marcam um passo em direção a medidas “mais claras, consistentes e harmonizadas para os pequenos anfitriões”.

    A Comissão Europeia lançou uma proposta de regras STR a nível da UE em dezembro do ano passado, que pretendia dar às autoridades um melhor acesso a dados, através de um quadro harmonizado de partilha, desde que as regras locais fossem claras e simples para os proprietários seguirem.

    A posição comum alcançada agora pelo Conselho da UE “abre o caminho para negociações com a Comissão Europeia e o Parlamento para finalizar as novas regras ainda este ano, dando esperança a muitos europeus excluídos dos benefícios de alojamento devido a regras locais fragmentadas e desproporcionais, frequentemente concebidas tendo em mente os operadores turísticos de grande escala”, refere a Airbnb, em comunicado.

    Na passada quinta-feira, 2 de março, os ministros responsáveis pela Competitividade chegaram a acordo sobre um mandato de negociação (orientação geral) no que diz respeito ao regulamento sobre a recolha e a partilha de dados relativos aos serviços de arrendamento de alojamento de curta duração, em linha com os esforços em curso de promoção de um ecossistema turístico equilibrado na UE. No comunicado de imprensa, emitido pelo Conselho Europeu, a instituição confirmou o seu apoio à criação de um quadro de recolha e intercâmbio de dados à escala da UE.

    No comunicado emitido pode ler-se que, “Ao abrigo das novas regras, os Estados-Membros que solicitem dados das plataformas terão de criar um “ponto de entrada digital único” nacional para a transmissão de dados entre as plataformas eletrónicas de arrendamento de curta duração e as autoridades públicas. Cada casa, apartamento ou quarto oferecido para arrendamento durante um número limitado de dias por ano terá um número de registo para que as autoridades competentes possam conhecer a identidade do “anfitrião”, ou seja, da pessoa que pretende arrendar o alojamento. As plataformas eletrónicas terão de envidar esforços razoáveis para realizar controlos aleatórios regulares a fim de averiguar se existem declarações incorretas dos anfitriões ou números de registo inválidos. O tratamento de todas as informações terá de ser conforme com as regras europeias em matéria de proteção de dados. Assim se reduzem a burocracia e os custos para os anfitriões e para as plataformas, proporcionando ao mesmo tempo às autoridades os dados de que necessitam para regulamentar a atividade. Além disso, assegurar-se-ão deste modo condições de concorrência equitativas em relação a outros intervenientes do setor do turismo (como os hotéis, os hostels ou os aparthotéis) e contribuir-se-á para combater as fraudes”.

    Georgina Browes, chefe da Política Pública da UE na Airbnb, já veio a público congratular-se pelos “progressos feitos nas regras de arrendamento a curto prazo em toda a UE, que são uma boa notícia para a economia de viagens europeia e para muitos pequenos anfitriões que partilham as suas casas para aumentar os seus rendimentos e suportar os custos de vida crescentes. À medida que avançamos, continuamos a encorajar a UE a centrar os seus debates nas regras locais desproporcionadas que minam o mercado único e impedem muitos europeus de partilharem as suas casas e de beneficiar de turistas que visitam as suas comunidades”.

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Turismo

    RNA e SGS apresentam novo serviço de apoio ao passageiro

    A RNA e a SGS – Sociedade Mediadora de Seguros identificaram uma lacuna no mercado no que respeita à proteção dos viajantes e passaram a disponibilizar um serviço de “Apoio ao Passageiro por Cancelamento, Recusa de Embarque ou Atraso de Voo”.

    Publituris

    A RNA, empresa que atua no mercado de seguros nas agências de viagem de Portugal, e a SGS – Sociedade Mediadora de Seguros, identificaram aquela que vem sendo uma lacuna do mercado no que respeita à proteção dos viajantes, e passaram a disponibilizar um serviço de “Apoio ao Passageiro por Cancelamento, Recusa de Embarque ou Atraso de Voo”, através de uma participação online e sem qualquer retenção do valor previsto na legislação, quando aplicável.

    Reconhecendo que “qualquer companhia aérea está sujeita a problemas relacionados com o cancelamento e/ou atraso de voos, bem como a recusa de embarque”, a RNA e a SGS referem que as causas podem ser variadas, desde problemas técnicos, tráfego aéreo, ou overbooking.

    Nestes casos, ou semelhantes, os passageiros podem exigir da companhia aérea o disposto no Regulamento (CE) 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho ou pela Convenção de Montreal.

    Contudo, esse processo pode ser moroso e confuso para o viajante e, por isso, a partir de agora, “o segurado pode contar com uma equipa especializada para tratar do todos os detalhes do processo, poupando tempo e novos incómodos, recebendo na íntegra o valor que vier a ser assumido pela companhia aérea”, refere esta nova parceria em comunicado.

    Dentro da mesma dinâmica e estratégia de mercado, com enfoque na disponibilização de serviços que fazem a diferença na escolha de um seguro de viagem, a RNA e a SGS

    disponibilizam ainda a “Consulta do Viajante”, que permite conhecer os cuidados necessários relativos à realização da viagem, a Assistência Pets em Viagem, para quem viaja com o seu animal de companhia, e a Consulta Médica Online.

    De referir que a participação do sinistro pode ser efetuada através do novo Portal de Assistência e Sinistros de Viagens cujo endereço consta do seu Certificado de Seguro.

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Turismo

    MAWDY [antiga MAPFRE ASISTENCIA] cresce 125% no número de apólices subscritas em 2022 e lança “MiA travel”

    A MAWDY Portugal, além de ter crescido em 154% nos prémios emitidos face a 2021, o número de apólices subscritas em 2022 evoluiu 154%.

    Publituris

    A MAWDY Portugal revelou dados sobre o comportamento do seguro de viagem durante o ano de 2022, salientando a acentuada recuperação face a 2021 que se traduziu num crescimento de 154% nos prémios emitidos.

    Os dados revelados por Luís Sousa Lobo, diretor Comercial da MAWDY, destacam ainda um crescimento de 125% no número de apólices subscritas em 2022.

    Este crescimento, segundo Diogo Tomás, Head de Turismo da MAWDY, deve-se, em grande medida, “ao aumento da atividade turística, resultante do fim das restrições impostas pelos governos no âmbito da pandemia e do crescente desejo dos portugueses em viajar”.

    O crescimento referido da operação da MAWDY em Portugal foi também beneficiado pelo facto de o seguro de viagem se ter tornado muito popular entre as agências e os consumidores que veem neste produto uma forma de se protegerem relativamente a um número considerável de riscos.

    Para a MAWDY, nova marca comercial da MAPFRE ASISTENCIA, o ano de 2022 trouxe inúmeros desafios que foram sendo superados ao longo do ano, destacando-se “a implementação da sua nova plataforma de emissão e o lançamento da sua nova linha de soluções MiA travel”.

    Para este ano de 2023, a MAWDY perspectiva, segundo Diogo Tomás, “a continuidade no crescimento e a evolução na adequação da oferta às necessidades do mercado nacional”.

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos
    Edição Digital

    Edição Digital: Vencedores dos “Trade Awards”, entrevistas SETCS e Magellan 500, Jordânia, Operadores Turísticos e World2Fly

    São muitos e diversos os temas da edição especial BTL do Publituris: vencedores dos “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023”, entrevistas ao secretário de Estado do Turismo, ao promotor do projeto do Aeroporto de Santarém (Magellan 500), Jordânia, o destino convidado da BTL (Tunísia), dossier Operadores Turísticos, e World2Fly.

    Publituris

    A próxima edição do jornal Publituris, faz capa com a entrevista realizada ao Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda.

    Há três meses à frente da Secretaria de Estado do Turismo [Comércio e Serviços), Nuno Fazenda faz da coesão territorial uma das bandeiras para o futuro do turismo. Ao Publituris, Nuno Fazenda admite que há ”sinais muito positivos do mercado e das empresas que nos permitem encarar 2023 com confiança e com algum otimismo”. Sem se estender em temas como o aeroporto e a TAP, o SETCS salienta que “o objetivo é reforçar a conetividade aérea e aumentar o número de companhias aéreas que escolhem Portugal para fazer ligações e para nos trazer mais pessoas”.

    Além deste tema de capa, também os “Portugal Trade Awards by Publituris @BTL 2023” estão em destaque, evento que se realizou no dia em que o Publituris comemorou o 55.º aniversário (data da 1.º edição 1 de março de 1968).

    Referência também para a “Viagem” à Turquia e Jordânia, bem como a entrevista ao ministro do Turismo e Antiguidades da Jordânia, Makram Al Queisi, que evidenciou as vantagens que uma parceira entre Portugal e Jordânia poderá trazer no futuro no segmento do “Turismo Religioso”.

    Destino convidado na BTL 2023, tivemos à conversa com Leila Tekaia, diretora do Turismo da Tunísia para Portugal e Espanha, que revelou as expectativas para o mercado português.

    Na “Distribuição”, damos a conhecer uma empresa que está no mercado há 25 anos – Papa-Léguas – e que tem como objetivo levar os portugueses aos vários recantos do mundo vivenciar experiências únicas no domínio do turismo ativo e de aventura.

    O dossier desta edição é dedicado aos Operadores Turísticos e à oferta que estes possuem para o próximo verão. Certo é que os ouvidos estão satisfeitos com o ritmo das vendas para o próximo verão. Por isso, conheça as ofertas que são propostas por estes players, além de uma entrevista mais aprofundada a Tiago Encarnação, diretor de Operações da Lusanova.

    Conversámos, também, com Pedro Braga, diretor-geral Adjunto da FCE, sobre a BTL de 2023, além de ficarmos a conhecer melhor o projeto proposto para o aeroporto de Santarém. Carlos Brazão, líder e promotor do Magellan 500, explicou as diversas vantagens deste projeto para a região e para o país. Flexível, escalável e adaptável à nova realidade e ao novo paradigma da indústria da aviação, o primeiro voo poderia aterrar ou levantar voo em 2029.

    Nos “Transportes”, Duarte Correia, Managing Director do grupo W2M para Portugal, falou um pouco sobre a aposta nas Caraíbas para o próximo verão. Além dos voos charter da sua própria companhia aérea, o grupo conta com muitas outras novidades para a época alta de 2023.

    Ainda nos “Transportes”, Joaquim Robalo de Almeida levanta um pouco do véu sobre a próxima Convenção da ARAC, esperando que esta traga um “debate vivo” sobre o setor.

    No “Emprego&Formação”, o ISAG e a Mystic Invest/DouroAzul assinaram um protocolo de colaboração assente numa componente de formação contínua, valorizando e focando nas estratégias de retenção de talento na área do turismo, nomeadamente o fluvial. O Publituris falou com Cristina Cunha, Coordenadora da Formação Executiva do ISAG – European Business School, e Luís David, Corporate Human Resources Director da Mystic Invest Holding.

    Além de todos estes conteúdos da edição especial para a BTL 2023, o Publituris publica, também, o “Check-in” e as opiniões de Jaime Quesado (gestor e economista), Ana Jacinto (secretária-geral da AHRESP), Sílvia Dias (diretora de marketing Savoy Signature), Basílio Simões (vice-chairman Cleanwatts), Jorge Mangorrinha (investigador), Amaro Correia (docente Atlântico Business School), Pedro Castro (diretor SkyExperts), Luiz S. Marques (investigador), e António Paquete (economista).

    Leia a edição aqui.

    Boas leituras!

     

    Sobre o autorPublituris

    Publituris

    Mais artigos

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.