Marrocos retoma ligações marítimas com Espanha, França e Itália
Os navios de transporte de passageiros voltaram esta segunda-feira a navegar entre Marrocos, França e Itália, enquanto as ligações com Espanha vão ser retomadas de forma gradual, a partir desta terça-feira, 12 de abril.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar butique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
As ligações marítimas de média e longa distância entre os portos do norte de Marrocos e os de Espanha, França e Itália voltaram esta segunda-feira, 11 de abril, a funcionar, após mais de três meses de suspensão devido à COVID-19, avança a Lusa, que cita um comunicado do Ministério dos Transportes e Logística marroquino.
De acordo com a informação avançada, os navios de transporte de passageiros voltaram esta segunda-feira a navegar entre os portos marroquinos de Tanger Med e Tanger Ville e Nador aos de Sète (França) e Génova (Itália).
Além das ligações com França e Itália, o Ministério dos Transportes e Logística marroquino avança que também as ligações marítimas de passageiros com Espanha vão regressar nos próximos dias, prevendo-se uma retoma gradual a partir desta terça-feira, 12 de abril.
Numa fase inicial, os navios só vão poder embarcar passageiros sem viaturas particulares e os que viajam de autocarros, e com medidas de prevenção como o certificado de vacinação contra a COVID-19 ou teste PCR negativo realizado no máximo de 72 horas antes do embarque. Já os embarques para viaturas particular devem recomeçar na próxima segunda-feira, 18 de abril.
A Lusa recorda que, na passada sexta-feira, 8 de abril, o Governo marroquino autorizou as empresas de transporte de passageiros no seu país a retomarem as viagens com Espanha a partir dos portos das cidades do norte de Tânger, Nador e Al Hoceima.
A autorização surgiu após uma reunião no dia anterior, que decorreu em Rabat, e que juntou o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o rei marroquino Mohammed VI, para normalizar as relações bilaterais através da reabertura gradual das fronteiras terrestres e marítimas, entre outras medidas, para assim encerrar as divergências de 2021.
Na sequência da COVID-19, Marrocos encerrou as suas fronteiras marítimas em 29 de novembro do ano passado como uma medida preventiva contra a propagação do novo coronavírus e da variante Ómicron, e a sua reabertura foi sendo adiada com a implementação de outras restrições.