Essência do Vinho – Porto regressa em fevereiro de 2023 e estreia feira internacional de enoturismo
A 19.ª edição da Essência do Vinho – Porto marcará a estreia da ´Wine & Travel Week´, primeira feira internacional de enoturismo.
![Victor Jorge](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2022/01/Foto_Victor_Jorge_6-120x120.jpg)
Victor Jorge
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
A Essência do Vinho – Porto estará de regresso de 23 a 26 de fevereiro de 2023 num evento que pretende continuar a afirmar a cidade do Porto como o ponto de encontro do mundo do vinho e do enoturismo mundiais.
Mas o evento de 2023 não se limitará à mostra dos melhores néctares produzidos em Portugal. No próximo ano, o evento culminará a primeira edição de uma feira internacional de enoturismo, que trará a Portugal representantes dos principais destinos de enoturismo do mundo e de uma comitiva internacional de compradores.
“Vamos concretizar em 2023 a primeira feira internacional de enoturismo realizada em Portugal, de 16 a 23 de fevereiro. A ´Wine & Travel Week´ trará à cidade dezenas de operadores e compradores internacionais, especializados em turismo associado a terroirs e experiências vínicas. Será uma feira profissional e de negócios, que igualmente promoverá a partilha de conhecimento acerca de um setor de atividade em franco crescimento no mundo, através de um fórum com jornalistas, especialistas e líderes de opinião, e um programa de experiências que inclui roteiros e visitas técnicas a várias regiões do país, refere Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho.
Quanto à 18.ª edição, que decorreu no Palácio da Bolsa, o balanço da organização é altamente positivo.
O evento atrai cada vez mais interessados em descobrir as particularidades e novidades deste setor. A curiosidade (33,8%) e os motivos profissionais (30,6%) foram as principais razões apontadas pelos visitantes, assim como a degustação de vinhos (27,7%). A experiência única (25,2%), de conhecer alguns dos 400 produtores 4.000 vinhos em prova, também se evidenciou como motivo de visita.
Quanto ao perfil do visitante analisado pelo ISAG – European Business School e pelo CICET-FCVC registou-se uma predominância do público masculino (58,9%), uma idade média de 37,49 e um nível de escolaridade elevado (74,3% dos visitantes tinham, pelo menos, o grau de licenciado). Destacou-se ainda a presença de diversas nacionalidades, nomeadamente, inglesa (16,8%), espanhola (16,3%), brasileira (12,6%), francesa (12,1%) e alemã (6,3%), entre outras, sublinhando o pendor internacional do evento.