Edição digital
Assine já
Prêmios Publituris

Já votou nos Portugal Trade Awards?

As votações estão abertas até dia 21 de fevereiro de 2025. Não perca a oportunidade de votar nas melhores empresas do trade em Portugal.

PUB
Destinos

Polónia adia recuperação de turistas portugueses por causa da guerra na Ucrânia

Apesar de garantir que é seguro visitar a Polónia, Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia para Portugal e Espanha, reconhece que, devido ao elevado número de refugiados ucranianos, neste momento pode não ser tão confortável viajar para o país e, por isso, admite que o turismo polaco não vai, este ano, ultrapassar os 65 mil turistas lusos que visitaram a Polónia em 2019.

Inês de Matos
Destinos

Polónia adia recuperação de turistas portugueses por causa da guerra na Ucrânia

Apesar de garantir que é seguro visitar a Polónia, Agata Witoslawska, diretora do Turismo da Polónia para Portugal e Espanha, reconhece que, devido ao elevado número de refugiados ucranianos, neste momento pode não ser tão confortável viajar para o país e, por isso, admite que o turismo polaco não vai, este ano, ultrapassar os 65 mil turistas lusos que visitaram a Polónia em 2019.

Inês de Matos
Sobre o autor
Inês de Matos
Artigos relacionados
Forte das Berlengas vai ser requalificado e transformado em Centro Interpretativo Ambiental
Destinos
Ryanair retoma ‘Painel de Clientes’ a 24 de abril
Aviação
Governo confirma recondução do presidente da CP – Comboios de Portugal
Transportes
Grupo Wine Tourism in Portugal de olho no mercado corporativo de luxo
Enoturismo
Reservar com antecedência é o novo ‘last minute’ da Soltour
Distribuição
Nova Edição: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal), Dakhla, Euroairlines e dossier Companhias Aéreas
Emprego e Formação
Sevenair retoma voos Bragança-Portimão a 19 de fevereiro
Transportes
Edição Digital: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal) Dakhla, Euroairlines e dossier companhias aéreas
Edição Digital
XII Workshops Internacionais do Turismo Religioso a 6 e 7 de março em Fátima e Guarda
Meeting Industry
MSC Cruzeiros soma 52.699 passageiros em 2024 e atinge quota de mercado de 64,8% em Portugal
Transportes

A diretora do Turismo da Polónia para Portugal e Espanha, Agata Witoslawska, admitiu esta terça-feira, 15 de março, que o país não vai conseguir ultrapassar os 65 mil turistas portugueses que tinha recebido em 2019, antes da pandemia da COVID-19, devido à guerra na Ucrânia, uma vez que, apesar de ser seguro viajar para o país, “pode não ser tão confortável como noutros tempos”, devido ao elevado número de refugiados ucranianos que a Polónia tem recebido.

“É uma situação muito difícil mas acredito que, quanto mais cedo o conflito terminar, mais cedo os europeus vão voltar a viajar. Mas, é claro que não vamos conseguir ultrapassar os números que tínhamos antes da pandemia este ano, isso não é possível”, afirmou a responsável, durante um pequeno-almoço com a imprensa, que decorreu na manhã desta terça-feira, 15 de março.

PUB

Garantindo que, apesar do conflito militar na Ucrânia, continua a ser seguro viajar para a Polónia, Agata Witoslawska explicou, no entanto, que o problema atual passa pelo elevado número de refugiados ucranianos que o país tem vindo a acolher e que, neste momento, enchem as estações de comboios e autocarros polacas, o que pode tornar menos confortável a experiência dos turistas.

PUB

“Tudo está aberto para o turismo, é seguro viajar para a Polónia, mas não é tão confortável. Por exemplo, viajar de comboio entre Varsóvia e Cracóvia tornou-se mais desconfortável porque há muitos refugiados ucranianos na Polónia. Este é o problema”, explicou a responsável, que admite que, por parte dos portugueses, também pode existir receio em viajarem para um país que é vizinho da Ucrânia, onde decorre atualmente o conflito militar decorrente da invasão russa.

Além do sentimento de insegurança face à guerra e desconforto em relação ao elevado número de refugiados, Agata Witoslawska mostra-se também preocupada com o impacto económico deste conflito militar, principalmente numa altura em que a inflação já estava a subir em muitos países ocidentais, o que também pode contribuir para desmotivar as viagens turísticas nos próximos tempos.

“Acredito que, mesmo que a guerra termine rapidamente, há outro problema que vai interferir, que é a inflação. Um dos problemas da guerra é também económico”, afirmou a responsável, que se mostra, no entanto, confiante que a solidariedade vai levar os turistas europeus a escolherem destinos próximos para as férias, incluindo a Polónia, de forma a que seja possível “recuperar e reconstruir as viagens na Europa, passo a passo”.

No caso do mercado português, Agata Witoslawska explica que, antes da pandemia, existia uma tendência de crescimento, ainda que moderado, o que se explica pelas viagens dos estudantes portugueses que escolhem a Polónia para fazer Erasmus, mas também com o aumento das viagens de negócios, que aumentaram depois de empresas portuguesas como o Millennium BCP ou a Jerónimo Martins terem entrado no mercado polaco.

“O número de turistas portugueses na Polónia antes da pandemia estava a crescer, era um crescimento ligeiro, mas estava a crescer porque também há muitas relações comerciais e empresariais entre Portugal e a Polónia”, explicou, revelando que, anteriormente, a maior parte das viagens dos portugueses para a Polónia tinha uma motivação religiosa, essencialmente ligada ao Papa João Paulo II, que era de nacionalidade polaca.

Por isso, e apesar de reconhecer que o mercado português tem uma importância limitada para o turismo da Polónia e que “a percentagem de Portugal é muito pequena”, a responsável garante que o Turismo da Polónia não vai parar as ações promocionais previstas em território nacional, ainda que a prioridade não sejam as campanhas promocionais que apelam diretamente à visita.

“Não temos planos para parar a promoção. Claro que não vamos fazer aquelas campanhas em que apelamos diretamente à visita, penso que isso não é responsável neste momento”, revelou, garantindo, contudo, que “é importante manter as campanhas de imagem, as campanhas corporativas”, para que os portugueses saibam que o Turismo da Polónia está “a trabalhar para que venham melhores tempos”.

“No fim de março, vamos participar no Roadshow do Publituris, um evento B2B, e estamos a pensar em algumas campanhas corporativas na internet, em que queremos atingir também os viajantes portugueses através do Facebook, até porque o número de seguidores que temos está a aumentar. Já as campanhas de media e aquelas em que apelamos diretamente à visita, vão ter de esperar”, indicou.

Neste pequeno-almoço com a imprensa, o Turismo da Polónia deu a conhecer alguns dos principais destinos e atrações turísticas do país, com destaque para as vertentes do turismo cultural e de natureza, sem esquecer também ofertas como os mercado de Natal, que costumam agradar aos portugueses, com Agata Witoslawska a considerar mesmo que a Polónia “pode ser uma boa alternativa” para quem procura destinos para férias de inverno com neve.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Artigos relacionados
Forte das Berlengas vai ser requalificado e transformado em Centro Interpretativo Ambiental
Destinos
Ryanair retoma ‘Painel de Clientes’ a 24 de abril
Aviação
Governo confirma recondução do presidente da CP – Comboios de Portugal
Transportes
Grupo Wine Tourism in Portugal de olho no mercado corporativo de luxo
Enoturismo
Reservar com antecedência é o novo ‘last minute’ da Soltour
Distribuição
Nova Edição: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal), Dakhla, Euroairlines e dossier Companhias Aéreas
Emprego e Formação
Sevenair retoma voos Bragança-Portimão a 19 de fevereiro
Transportes
Edição Digital: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal) Dakhla, Euroairlines e dossier companhias aéreas
Edição Digital
XII Workshops Internacionais do Turismo Religioso a 6 e 7 de março em Fátima e Guarda
Meeting Industry
MSC Cruzeiros soma 52.699 passageiros em 2024 e atinge quota de mercado de 64,8% em Portugal
Transportes
PUB

Forte de São João Batista, Berlengas

Destinos

Forte das Berlengas vai ser requalificado e transformado em Centro Interpretativo Ambiental

O Governo lembra que a ilha das Berlengas, que está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, “não dispõe de um centro de receção e de interpretação ambiental que possa contribuir para uma visita mais informada dos turistas”.

O Governo quer requalificar o Forte de São João Batista, na ilha das Berlengas, em Peniche, e transformá-lo em centro interpretativo ambiental desta reserva natural, avança a Lusa, que cita um despacho publicado em Diário da República.

“O Ministério do Ambiente e da Energia pondera a requalificação do Forte de São João Batista e a sua adaptação a centro de interpretação ambiental, tendo por base financiamento proveniente da taxa turística e do Fundo Ambiental”, lê-se no despacho.

O Forte de São João Batista é considerado monumento nacional mas “está degradado e muito aquém do potencial histórico e arquitetónico que possui”, sendo utilizado há décadas como “estrutura provisória de alojamento, dispondo de poucas condições”.

O Governo lembra que a ilha das Berlengas, que está classificada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, “não dispõe de um centro de receção e de interpretação ambiental que possa contribuir para uma visita mais informada dos turistas”.

Por isso, o objetivo é “recuperar um forte degradado e transformá-lo num polo de conhecimento sobre a biodiversidade”, de forma a enriquecer a experiência dos visitantes que afluem às Berlengas e proporcionar uma estrutura de apoio a atividades científicas, especialmente fora de época turística”, refere o Ministério do Ambiente e da Energia.

A comissão de cogestão da Reserva Natural das Berlengas tem agora um prazo de seis meses para realizar um estudo que analise a viabilidade do projeto e de que modo pode contribuir para uma “gestão mais efetiva” da lotação da ilha.

O estudo deverá também contemplar os custos e fontes de financiamento, assim como soluções de autossuficiência hídrica e energética do espaço.

O projeto poderá ainda considerar “um espaço adequado de alojamento vocacionado para atividades prioritárias de índole educativa e científica, inclusivamente com valências laboratoriais que possam apoiar trabalhos de investigação”, admite o despacho.

A medida consta do Plano de Cogestão da Reserva Natural das Berlengas, que foi aprovado em dezembro de 2023.

Recorde-se que, desde 2022, que os visitantes das Berlengas pagam uma taxa turística de três euros por dia (crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos; metade para maiores de 65 nos), cujo valor arrecadado visa contribuir para a autossustentabilidade, procurando estabelecer o equilíbrio entre a conservação da natureza e a pressão turística.

Em 2023, as Berlengas receberam 77.586 visitantes, o que rendeu uma receita de 207 mil euros da taxa turística, sendo que desde 2019 que existe um limite máximo diário de 550 visitas à ilha em simultâneo, numa medida que visa minimizar os efeitos do turismo sobre as espécies e habitats naturais sensíveis, tendo em conta a pequena dimensão terrestre do arquipélago.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Portugal Outdoor Alliance junta-se para discutir a sustentabilidade no turismo

A Portugal Outdoor Alliance reuniu quatro operadores turísticos, a que se juntaram outros operadores convidados e cerca de meia centena de participantes, em Porto Côvo, para discutir a sustentabilidade no turismo.

Publituris

O encontro anual da primeira rede de operadores turísticos de incoming de atividades outdoor, fundada em 2018, teve como objetivo promover a partilha de conhecimentos, experiências e ideias assentes na vontade comum de aprofundar o compromisso com o Turismo Responsável.

A missão desta aliança pioneira em Portugal é atualmente centrada em desenvolver e apoiar projetos de responsabilidade territorial com impactos marcantes nas comunidades locais de norte a sul do país onde são desenvolvidas as experiências turísticas, especialmente nas áreas de baixa densidade e pouco desenvolvidas turisticamente.

Fundada pela Portugal A2Z Walking & Biking, Portugal Green Walks e Bike Tours Portugal, a aliança foi alargada recentemente à Proactivetur.

Neste encontro anual, a Portugal Outdoor Alliance (POA) discutiu um referencial em matéria de sustentabilidade, em construção, alinhado com as orientações internacionais e nacionais mais relevantes para este tipo de operação turística. Este referencial criará a base comum que permitirá juntar mais parceiros privados que comunguem dos mesmos valores de sustentabilidade, criando a primeira associação nacional de operadores de atividades outdoor em Portugal dedicada ao desenvolvimento de projetos de responsabilidade territorial e turística, num setor que representa já mais de 20 milhões de euros de volume de negócio, mais de 20 empresas de incoming, mais de 20 mil turistas e um volume superior a 150 mil noites anuais, segundo dados recolhidos pela própria aliança.

O Turismo de Portugal marcou presença no encontro para falar sobre a Estratégia Nacional para a Sustentabilidade no Turismo e também sobre o Programa e ferramenta de reporte em matéria de Sustentabilidade Empresas Turismo 360°. Da Alemanha chegou um exemplo de boas práticas, com a apresentação do Forum Anders Reisen, realizada pela sua CEO, que explicou a evolução e trabalho desta rede até à certificação dos seus membros (cerca de 200) nas várias vertentes da Sustentabilidade.

Por sua vez, a Associação Rota Vicentina teve a oportunidade de apresentar um trabalho reconhecido pela sua visão e impacto local e também dar a conhecer aos participantes a rede de percursos que exponenciou a prática do turismo de natureza na região.

A Portugal Outdoor Alliance pretende agora constituir-se formalmente como uma associação sem fins lucrativos de empresas, e alargar o seu número de membros a todas as empresas do setor que se identifiquem com estas políticas e objetivos e concordem em fazer parte de uma rede de parceiros com atuação conjunta para pôr em ação projetos comuns com impacto no território visitado nas áreas sociais, ambientais ou culturais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Tailândia quer reforçar posição de destino líder global no turismo e no desporto

A Tailândia lançou oficialmente o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025”, uma iniciativa que pretende celebrar a herança cultural do país, bem como diversas experiências turísticas e eventos desportivos de classe mundial, visando reforçar a posição de destino líder global no turismo e no desporto.

Publituris

A campanha contará com festivais de turismo durante todo o ano, torneios desportivos de nível internacional e privilégios de viagem exclusivos, no sentido de reforçar a posição do destino como líder global no turismo e no desporto.

Com o objetivo de atrair 39 milhões de viajantes internacionais e gerar 3 biliões de bahts (cerca de 86 mil milhões de euros) de receitas turísticas em 2025, o “Amazing Thailand Grand Tourism and Sports Year 2025” promete ser um ano marcante, onde serão oferecidas experiências verdadeiramente excecionais aos viajantes.

A Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT) está empenhada em promover a indústria turística da Tailândia no seu potencial máximo através de cinco grandes conceitos, impulsionados pela forte colaboração entre os setores público e privado, e que passam por:  Festividades – Celebração de Festivais; Momentos – uma coleção de experiências de viagem; Privilégios – promoções exclusivas em diversas épocas do ano; Convites – o país vai receber ícones globais, lendas do desporto e figuras influentes em eventos; e Celebrações de marcos na sua indústria turística.

Esta iniciativa tem por objetivo promover o turismo durante todo o ano, facilitar a informação aos viajantes e destacar locais ainda por descobrir.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Meeting Brasil vem à Europa com edição em Portugal

O Meeting Brasil 2025 está prestes a desembarcar na Europa, com eventos confirmados em Madrid, no dia 6 de março, e na cidade do Porto, no dia 10 de março, e já conta com a presença confirmada de importantes destinos turísticos brasileiros, além de representantes do setor privado, prontos para explorar novas oportunidades de negócios no mercado internacional.

Publituris

Com quase três décadas de história, o Meeting Brasil (MB) consolida-se como a principal plataforma de promoção do turismo brasileiro, aproximando destinos e produtos turísticos a operadores e agentes internacionais. A edição europeia marca um novo capítulo para o evento, fortalecendo ainda mais a presença do Brasil nos principais mercados emissores.

“Expandir o Meeting Brasil para a Europa foi uma decisão estratégica e muito bem planeada para ampliar a conexão entre o Brasil e mercados-chave como Portugal e Espanha” destaca Jair Pasquini, diretor de negociação da Expan+, organizadora exclusiva do evento.

A edição europeia contará com a presença de destinos que representam toda a diversidade do Brasil, de norte a sul do país. Destaque para as rotas turísticas amazónicas, que reúne os sete estados da região norte, e estará presente com vista a reforçar a oferta de turismo sustentável, natureza exuberante e experiências autênticas, que têm grande apelo entre os turistas europeus.

O MB Europa também atraiu a atenção dos principais destinos nordestinos, como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, que já confirmaram presença. Mais seis empresas do Nordeste estarão presentes nos dois eventos apresentando seus produtos, um reflexo do interesse crescente da região em ampliar a sua presença no mercado europeu.

A região sul não poderia ficar de fora. Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e a Costa Verde & Mar, composta por destinos consolidados como Balneário Camboriú, Bombinhas, Itajaí, Itapema, Penha, entre outros, também marcam presença no Porto e em Madrid.

O potencial do mercado europeu é expressivo. Segundo dados da Embratur, 182.463 turistas portugueses visitaram o Brasil no último ano, em busca de sol e praia, resorts, cultura, gastronomia, ecoturismo e cruzeiros. A conectividade aérea é ampla, com voos diretos de cidades como Lisboa para destinos como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Natal, Florianopolis, Porto alegre e Manaus. Além disso, 72% das viagens são intermediadas por agências, o que reforça a importância de fortalecer as relações comerciais durante o evento.

Neste sentido, o Meeting Brasil 2025 na Europa será a grande oportunidade para fortalecer a imagem do país como importante destino turístico. Além de fomentar o networking internacional, o evento visa consolidar parcerias que resultem em negócios concretos e no aumento do fluxo de turistas europeus para o Brasil.

O evento vai contar com capacitações personalizadas, reuniões privadas com decisores do setor e rodadas de negócios que promovem produtos e serviços de forma individualizada. É uma oportunidade única para destinos e empresas brasileiras que desejam posicionar os seus produtos nestes mercados e expandia a sua presença.

Refira-se que todos os anos, o MB reúne profissionais de turismo de todo o Brasil para realizar capacitações de produtos e destinos, reuniões de produto e rodada de negócios em eventos que fortalecem relacionamentos e geram resultados para os parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Câmara de Lisboa quer proibir ‘tuk tuk’ no centro histórico

A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação dos ‘tuk tuk’ em mais de 300 ruas do centro histórico da cidade e já assinou um despacho que limita a circulação destes veículos e que entra em vigor a 1 de abril.

Publituris

A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação dos ‘tuk tuk’ em mais de 300 ruas do centro histórico da cidade e já assinou um despacho que limita a circulação destes veículos e que entra em vigor a 1 de abril.

De acordo com uma notícia avançada esta terça-feira, 11 de fevereiro, pelo Público, o despacho terá sido assinado por Filipe Anacoreta Correia, responsável pelo pelouro da Mobilidade em Lisboa e determina a proibição de circulação em várias vias das freguesias da Avenidas Novas, Arroios, Penha de França, São Vicente, Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior.

No total, são 337 as ruas onde a circulação de ‘tuk tuk’ vai passar a estar limitada através de sinalização vertical, a maioria das quais concentra-se nas freguesias Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior.

Em resposta ao Público, Filipe Anacoreta Correia, que é também vice-presidente da autarquia, explicou que a medida pretende  “proteger os residentes da cidade em relação a excessos”.

“É necessário ordenar a utilização do espaço público e a mobilidade da cidade para melhor conciliar a preservação de Lisboa e dos que nela habitam com a atividade do turismo e daqueles que nos visitam”, disse o governante municipal.

O despacho com as zonas de restrição será autónomo em relação ao novo regulamento dos veículos de animação turística, que foi anunciado em junho do ano passado e ainda está a ser preparado, acrescentou Filipe Anacoreta Correia.

Recorde-se que, a 6 de novembro do ano passado, a autarquia aprovou o início da elaboração do projeto de regulamento dos veículos afetos à animação turística não pesados, inclusive ‘tuk tuk’, com a intenção de limitar os locais de estacionamento dos ‘tuk tuk’ e o número de licenças a atribuir a este tipo de veículos, de forma a regular a atividade na cidade.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Maria João Gala

Destinos

CP retoma Rota das Amendoeiras entre 15 de fevereiro e 2 de março

A Rota das Amendoeiras, um dos mais antigos programas turísticos da CP – Comboios de Portugal, está de regresso e, entre 15 de fevereiro e 2 de março, propõe viagens entre o Porto e Vila Nova de Foz Côa, este ano com a novidade de cafetaria e bar disponíveis a bordo.

Publituris

A Rota das Amendoeiras, um dos mais antigos programas turísticos da CP – Comboios de Portugal, está de regresso e, entre 15 de fevereiro e 2 de março, propõe viagens entre o Porto e Vila Nova de Foz Côa.

“Apreciar a beleza da paisagem do Douro, classificada como património da UNESCO; visitar o Museu do Côa, conhecendo outro património mundial, o da Arte Pré-histórica do Vale do Côa; e ver um dos espetáculos naturais da região, proporcionado pelas amendoeiras em flor”, é a proposta da CP – Comboios de Portugal, na 71.ª edição da Rota das Amendoeiras.

A viagem vai estar disponível ao longo de três fins-de-semana, entre 15 de fevereiro e 2 de março, este ano, com a novidade do comboio que realiza o percurso contar com cafetaria e bar, a bordo de uma carruagem restaurante recuperada pela CP – Comboios de Portugal.

“Num dos programas, será, ainda, possível optar por almoçar no Museu do Côa, um dos maiores do país, degustando um menu recheado de iguarias e que contempla produtos locais”, refere a CP – Comboios de Portugal, num comunicado enviado à imprensa.

A Rota das Amendoeiras, explica a CP – Comboios de Portugal, conta ainda com uma parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, que se aliou à promoção da iniciativa e promove, em simultâneo com a realização destas viagens, a Festa da Amendoeira em Flor.

“Este projeto de turismo ferroviário é um dos contributos da CP para a valorização das regiões. É importante trazer turistas para o interior, principalmente para territórios com grande valor cultural e histórico, como é o caso de Foz Côa”, afirma o Presidente do Conselho de Administração da CP – Comboios de Portugal, Pedro Moreira.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Passageiros da TAP vão poder assistir a filmes do Festival Art&Tur

A partir de abril, os passageiros da TAP para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) vão poder assistir a uma seleção dos melhores filmes nacionais e que foram premiados no Festival Art&Tur 2024.

Publituris

A partir de abril, os passageiros da TAP para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) vão poder assistir a uma seleção dos melhores filmes nacionais e que foram premiados no Festival Art&Tur 2024.

“Trata-se de uma montra para quem entra no país e é uma forma diferenciada de mostrar Portugal na “maior sala de cinema” de Portugal. A bordo dos aviões de longo curso a TAP transporta mais de 4.5 milhões de passageiros por ano”, refere a Centro de Portugal Film Commission, em comunicado.

Segundo Célia Cardoso, gestora da plataforma de entretenimento da TAP, a inclusão de filmes premiados do Festival ART&TUR não só eleva a qualidade do entretenimento a bordo, como também fortalece a promoção turística de Portugal.

“A nossa plataforma é um meio privilegiado para dar a conhecer o que de melhor o país tem para oferecer aos visitantes. Além disso, valorizamos a cultura, o turismo e o entretenimento de excelência, e esta parceria reflete plenamente os valores da TAP”, considera a responsável.

A próxima edição do Festival Art&Tur vai decorrer entre 9 e 12 de setembro 2025, no Fundão, estando as candidaturas de filmes a decorrer até 30 de junho aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

OnTravel DMC chega à Madeira em março com frota própria

A partir de 1 de março, a OnTravel DMC começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros.

Publituris

A OnTravel DMC anunciou que, a partir de 1 de março, começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros, informou a DMC, em comunicado.

“Com esta expansão para a ilha da Madeira, a OnTravel DMC passa a ter agora uma oferta mais completa no segmento dos transportes e no segmento de INCOMING para ambos os destinos”, lê-se no comunicado divulgado pela OnTravel DMC, que é já uma referência no setor do turismo dos Açores.

Além da expansão para a Madeira, a OnTravel DMC vai também apostar “na modernização e aumento da sua frota atual na Ilha de São Miguel, nos Açores”, passando a contar com “uma frota total de 18 veículos descaracterizados e do segmento VIP, garantindo uma experiência de qualidade superior aos seus clientes”.

Estas novidades, acrescenta a DMC açoriana, são possíveis graças ao “crescimento sustentável” que a empresa vem a registar e que, no ano passado, trouxe um aumento de 30% ao volume de negócio da OnTravel DMC.

“Este crescimento sustentável, reflete o compromisso da empresa com a excelência e com a dedicação em oferecer um serviço de qualidade, garantindo a confiança dos seus clientes em todos os seus serviços de Incoming, Aluguer de Autocarros e no segmento online B2C, para o destino Açores e Madeira”, refere ainda a OnTravel DMC.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Comissário europeu para os Transportes e Turismo quer criar estratégia de turismo sustentável

O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surgiu depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

Publituris

O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surge depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

“Temos visto residentes a protestar contra a sobrelotação, contra o custo do alojamento e contra a pressão ambiental em alguns destinos-chave”, disse Apóstolos Tzitzikóstas, em declarações à Euronews, numa entrevista durante a cimeira “Destination Europe”, organizada em conjunto pela Euronews e a European Travel Commission (ETC).

Apóstolos Tzitzikóstas referia-se, essencialmente, aos movimentos anti-turismo registados em Espanha, em relação aos quais pretende saber “o que está em causa e como a UE deve agir, partilhar as melhores práticas e recolher dados essenciais para gerir melhor os fluxos”.

Segundo o comissário europeu, a atividade turística deve ser desenvolvida de forma responsável, atraindo visitantes que valorizem experiências autênticas, apoiando as empresas locais e incentivando mais viagens fora da época alta para locais que fiquem “fora dos circuitos habituais”.

“É por isso que, este ano, vamos proceder a consultas alargadas com as partes interessadas. Quero ouvir os que estão no terreno, todos vós, para podermos definir as prioridades certas para a nossa estratégia de turismo sustentável. E o financiamento será, de facto, a chave”, afirmou, acrescentando que a tarefa exigirá “colaboração entre setores, fronteiras e diferentes níveis governamentais”.

A Euronews lembra que Apóstolos Tzitzikóstas foi governador da região turística da Macedónia Central durante 12 anos e presidente do Comité das Regiões Europeu, sendo o primeiro comissário europeu com uma pasta dedicada ao turismo, o que o torna próximo destes temas.

“O turismo é um tema que me é muito caro e que estou empenhado em apoiar com todo o meu coração e toda a minha força”, garantiu Tzitzikóstas, acrescentando que o seu objetivo é “exibir a Europa como um destino de viagem seguro, sustentável e excecional, atraindo viajantes internacionais e nacionais”.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Setores ligados ao Turismo acompanham “recuo significativo” na criação de empresas no arranque de 2025

A descida, segundo a consultora Informa D&B, foi comum à “maior parte dos setores e distritos” e incluiu também os setores ligados ao Turismo, como o Alojamento e Restauração, onde a constituição de novas empresas caiu 17%, e os Transportes, que registou uma “descida significativa” de 25%, em janeiro.

Inês de Matos

O arranque de 2025 ficou marcado por um “recuo significativo na criação de empresas”, avança a Informa D&B, que diz que esta quebra foi identificada “na maior parte dos setores e distritos”, incluindo os setores ligados ao Turismo, como o Alojamento e Restauração e os Transportes.

Os dados do relatório Informa Business by Data, divulgado esta sexta-feira, 7 de fevereiro, revelam que, em janeiro, foram criadas 4 716 novas empresas em Portugal, o que representa uma queda de 16% ou menos 893 constituições face a janeiro de 2024.

A descida, acrescenta a Informa D&B, foi comum à “maior parte dos setores e distritos” e incluiu também os setores ligados ao Turismo, como é o caso do Alojamento e Restauração e dos Transportes.

No caso do Alojamento e Restauração, a descida registada em janeiro na constituição de novas empresas chegou aos 17%, num total de 463 novas empresas criadas, enquanto nos Transportes foi registada uma quebra de 25%, registando-se a constituição de 394 novas empresas.

“Pelo segundo ano consecutivo, o setor dos Transportes regista uma descida significativa no mês de janeiro (-25%; -128 constituições), provocada pela queda na criação de empresas de ‘Atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’ (-37%; -144 constituições)”, lê-se na informação divulgada.

No entanto, a Informa D&B diz que “os setores que registam as maiores descidas são também os que habitualmente concentram o maior número de novas empresas”, como é o caso dos Serviços gerais (-24%; -214 constituições) e dos Serviços empresariais (-15%; -135 constituições).

“A quebra nestes dois setores foi transversal a quase todos os seus subsetores, destacando-se o subsetor de ‘Saúde, desporto e bem-estar’ (-22%; -111 constituições) dos Serviços gerais e o subsetor de ‘Apoio às empresas’ (-16%; -117 constituições) dos Serviços empresariais”, acrescenta a Informa D&B.

As únicas exceções às quebras registadas em janeiro foram os setores da Agricultura e outros recursos naturais (+8,9%; +14 constituições) e das Atividades imobiliárias (+9,2%; +45 constituições).

“No primeiro, o aumento registou-se exclusivamente na atividade de ‘Agricultura e pecuária’ (+20%; +26 constituições), já que nos restantes subsetores este indicador desceu. Nas Atividades imobiliárias, quase todos os seus subsetores registam crescimento nas constituições de empresas”, explica a Informa D&B.

A nível geográfico, a Informa D&B realça que “os únicos distritos a registar crescimento na criação de empresas, ainda que ligeiro, foram Viana do Castelo (+3,1%; +3 constituições), Viseu (+2,2%; +3 constituições) e Açores (+40%; +6 constituições)”.

Encerramentos e insolvências descem

Apesar do menor número de empresas criadas no primeiro mês do ano, Janeiro também trouxe notícias positivas, uma vez que se registou o encerramento de 656 empresas, o que representa “um registo abaixo do mês homólogo”, ainda que o setor dos Transportes tenha sido uma exceção.

“Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13 359 encerramentos de empresas, o que corresponde a -13% encerramentos face aos 12 meses anteriores. Neste mesmo período, o setor dos Transportes (+7,6%; +59 encerramentos de empresas) é o único que regista um aumento no número de encerramentos de empresas face ao período homólogo”, explica a consultora.

A descer estiveram ainda as insolvências, uma vez que, em janeiro, “195 empresas iniciaram um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 8,0% (-17 empresas) face a janeiro do ano passado”.

“Esta descida verifica-se em mais de metade dos setores de atividade, com destaque para as Indústrias (-33%; -21 empresas), o setor que concentra o maior número de empresas com processos de insolvência no mês”, conclui a Informa D&B.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.