TAP oferece voos de e para Varsóvia a refugiados ucranianos
A TAP explica que “está a desenvolver uma série de iniciativas para ajudar as entidades portuguesas que prestam ajuda humanitária nesta situação dramática e aos refugiados da Ucrânia”.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A TAP veio esta quarta-feira, 9 de março, solidarizar-se com a Ucrânia e informou que “está mobilizada para apoiar ações de ajuda humanitária” decorrentes da invasão do país pela Rússia, contando, por isso, oferecer voos entre Lisboa e Varsóvia, na Polónia, aos refugiados ucranianos que desejem viajar para Portugal.
Num comunicado enviado à imprensa, a TAP explica que “está a desenvolver uma série de iniciativas para ajudar as entidades portuguesas que prestam ajuda humanitária nesta situação dramática e aos refugiados da Ucrânia”.
Além da oferta de voos de e para Varsóvia, na Polónia, que é o destino mais próximo da fronteira ucraniana operado pela TAP, a companhia aérea de bandeira nacional vai também disponibilizar transporte de carga, “incluindo material médico, alimentos e outros bens de ajuda humanitária”.
“Estes lugares nos voos e capacidade de carga estão a ser geridos pela TAP de acordo com a disponibilidade em cada voo”, indica a TAP, explicando que, para beneficiar desta facilidade, as organizações de ajuda humanitária devem candidatar-se preenchendo um formulário online, que se destina exclusivamente a organizações legalmente constituídas, uma vez que “este apoio não está disponível para indivíduos”.
Já no caso dos refugiados ucranianos que queiram viajar para Portugal, a TAP explica que está a trabalhar “em estreita colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, “disponibilizando vários lugares nos voos da TAP a partir de Varsóvia e ficando em permanente prontidão para a realização dos voos humanitários que forem solicitados pelas autoridades”.
Segundo a TAP, os seus clientes também podem ajudar os refugiados ucranianos, assim como as instituições humanitárias que prestam apoio neste conflito armado, através da doação de milhas, até 14 de março, em flytap.com.
“A TAP está a selecionar organizações de ajuda humanitária que estão a desenvolver programas de apoio aos refugiados da Ucrânia e o objetivo é atingir 1 milhão de milhas doadas a cada uma das entidades, que podem então utilizar essas milhas para comprar bilhetes para transportar voluntários”, conclui a transportadora nacional.