Emprego no setor de viagens e turismo francês pode exceder níveis pré-pandemia
Num país onde a contribuição do setor das Viagens e Turismo rondava os 211 mil milhões de euros, em 2019, o WTTC estima que o emprego no setor poderá suplantar os níveis pré-pandémicos já este ano.

Publituris
O setor das Viagens e Turismo, em França, pode ver a criação de mais de 60.000 empregos em relação a 2019, superando, em 2022, os níveis pré-pandemia em 2,3% e atingindo 2,8 milhões de empregos no setor em total, avança uma análise do World Travel & Tourism Council (WTTC), indicando a entidade que a contribuição das Viagens e Turismo para economia francesa era de quase 211 mil milhões de euros, em 2019.
No entanto, devido ao grande impacto da pandemia no setor, a contribuição deste setor para a economia da França foi reduzida em metade (48,8%), correspondendo a quase 108 mil milhões de euros ou 4,7% da economia total, avança o SchengenVisaInfo.com.
Além disso, a Organização Mundial do Turismo (OMT) realizou um estudo recente mostrando que, se a França, que tem mais de três quartos da sua população vacinada, continuar a diminuir as suas restrições ao longo do ano, a contribuição do setor para a economia, em 2022, poderá chegar a 182 mil milhões de euros, 13,5% abaixo dos níveis pré-pandémicos.
Ainda de acordo com as várias análises, a economia de França pode chegar perto de 1,7 biliões de euros com a contribuição do setor para a economia, o que significa apenas 12% abaixo dos níveis pré-pandemia.
Por outro lado, o emprego pode alcançar mais de 38 milhões de empregos, apenas 0,4% abaixo dos números de 2019.
Análises anteriores realizadas pelo WTTC mostram que, em 2021, o setor de Viagens e Turismo francês perdeu 138.000 empregos, representando uma redução de 10,5% no setor.
Nos últimos dois anos, em termos de tipo de turismo, as viagens domésticas aumentaram em França, mas não a ponto de recuperar totalmente a economia e os empregos perdidos por causa da pandemia.
A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, salienta que estes dados mostram que a recuperação do setor de Viagens e Turismo da França é crucial para reativar a economia nacional.
“Milhões de pessoas dependem de um setor de Viagens e Turismo em expansão e, graças ao apoio do Governo francês, o setor poderá em breve alcançar uma recuperação económica completa e trazer de volta todos os empregos perdidos durante a pandemia”, acrescentou Simpson, em comunicado.
Em resposta às conclusões do relatório, o WTTC instou o Governo francês e os governos de todo o continente a concentrarem-se na vacinação da população e também a permitir que todos os viajantes totalmente vacinados viajem livremente sem a necessidade de testes.
O WTTC também pediu aos governos que levantem as restrições e permitam viagens internacionais usando soluções digitais, como o Certificado COVID Digital da UE, que permite que os viajantes comprovem o seu estado de maneira mais rápida, simples e segura.