Turismo de Portugal recorda ao setor os vários instrumentos de apoio disponíveis
O Turismo de Portugal, em informação publicada no seu site oficial, recorda ao setor os vários instrumentos de apoio que estão ainda disponíveis.

Carolina Morgado
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
O Turismo de Portugal acaba de publicar no seu site oficial uma informação detalhada sobre os vários instrumentos de financiamento que apoiam o turismo disponibilizados pelo Banco Português de Fomento (BPF).
A informação recorda ao setor as dotações financeiras de cada um dos instrumentos de apoio, bem como a sua data de vigência.
O Banco Português de Fomento (BPF) lançou já em 2022 dois instrumentos de capital no âmbito do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), no seu conjunto com uma dotação de 650 milhões de euros, “com o objetivo de aumentar a resiliência financeira das empresas nacionais, cujo problema de subcapitalização estrutural foi ampliado pela pandemia”.
Disponível está também o Programa Consolidar que, com uma dotação de 250 milhões de euros destina-se a apoiar a subscrição de fundos de capital de risco para investimento em PME e Mid Caps afetadas pela pandemia de Covid-19, mas economicamente viáveis e com potencial de recuperação, “de modo a promover o crescimento, expansão e consolidação de projetos empresariais, bem como o desenvolvimento de novas áreas de negócio e novos produtos”, destaca o Turismo de Portugal.
Por sua vez, o Programa de Recapitalização Estratégica tem uma dotação de 400 milhões de euros para estimular o crescimento sustentável de longo prazo da economia e reduzir o défice estrutural de capitalização de empresas nacionais estratégicas viáveis que tenham sido afetadas pela pandemia de Covid-19, colmatando a delapidação de capitais próprios e acelerando a dupla transição ecológica e digital.
Para além destes, destaca-se, ainda, um conjunto de instrumentos de garantia, lançados durante os anos de 2020 e 2021 e que se encontram em vigor em 2022, com diversos limites de prazo.
A Linha de Apoio ao Turismo 2021, a decorrer até dezembro de 2022, “é um instrumento de garantia dedicado ao setor que pretende alargar o leque de soluções atualmente oferecidas para apoiar a retoma sustentável do Turismo. Com uma dotação global de 150 milhões de euros, dispõe de três linhas específicas: Fundo Maneio, Investimento e Garantias Bancárias.
O turismo pode contar ainda com a RETOMAR – Linha de Apoio à Recuperação Económica, instrumento de garantia pública que pretende apoiar a reestruturação de empresas com créditos em moratória. Dirigida a empresas dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19, tem uma dotação de mil milhões de euros. O prazo para a contratação das operações junto das instituições bancárias está fixado em 30 de junho de 2022.
Adicionalmente, segundo a nota do Turismo de Portugal, foram prorrogados os prazos de vigência e contratação de operações no âmbito de diversas Linhas de Apoio à Economia Covid-19, que se traduzem em empréstimos bancários exclusivamente para o financiamento das necessidades de tesouraria.
De entre esses programas contam-se apoios às Agências de Viagens e Operadores Turísticos, até 31 de março de 2022. Com uma dotação de 100 milhões de euros, destina-se ao reembolso dos valores recebidos para viagens organizadas que não foram efetuadas ou foram canceladas por facto imputável à pandemia da Covid-19; e às Médias Empresas, Small Mid Caps e Mid Caps, até 30 de junho de 2022. Com uma dotação de 400 milhões de euros, destina-se a apoiar a recuperação das empresas mais afetadas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Com uma dotação de mil milhões de euros e destinando-se a apoiar a recuperação das empresas mais afetadas pelos efeitos da pandemia do novo coronavírus, a linha destinada às Micro e Pequenas Empresas, terá duração até 30 de junho deste ano, enquanto para as Médias e Grandes Empresas do Turismo, há uma dotação de 300 milhões de euros para apoiar o emprego e a manutenção dos postos de trabalho no setor do turismo, com vigência até 30 de junho de 2022.