Abertas as candidaturas para a 2.ª edição do “Linking Up”
Limitado a 15 vagas, a 2.ª edição do “Linking Up” tem como objetivo apoiar startups no desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a competitividade das empresas do setor do turismo.

Victor Jorge
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Já abriram as candidaturas para o “Linking Up”, um Programa de Inovação Aberta no setor do Turismo, promovido pelos Territórios Criativos e pelo Turismo de Portugal, em parceria com o ISEG Lisboa, a IDC, o Lispolis e a Saveas.
Limitado a 15 vagas para startups e para empresas, o “Linking Up” tem como objetivo apoiar startups que tenham até sete anos, no desenvolvimento de soluções inovadoras para aumentar a competitividade das empresas do setor do turismo.
Com as candidaturas a terminar a 25 de março, as respostas a dar pelas startups e empresas terão de incidir em temáticas como a gestão sustentável das empresas e do destino; enriquecimento e melhoria de experiência do turista; promoção da mobilidade inteligente e sustentável; gestão baseada em dados; e otimização das operações de negócio das empresas.
A 1.ª edição do “Linking Up contou com a participação de empresas como a TAP, Minor Hotels, Douro Azul, EVA Transportes, Odisseias, Marina de Lagos, AlgarExperience e LOHAD. Ao nível das soluções, foi apresentada uma grande variedade de propostas, desde tecnologias para otimização de processos – como o desenvolvimento de um chatbot para integrar os vários sistemas da TAP ou o controlo à distância de pontos de venda da Odisseias, através de um sistema de realidade aumentada – assim como soluções sustentáveis –como foi exemplo um sistema de reaproveitamento de águas cinzentas para descargas sanitárias do grupo Minor Hotels ou um sistema de telemetria e controlo de pontos de energia e água potável, integrado numa plataforma de gestão de consumos energéticos e de água das embarcações da Marina de Lagos.
A 2.º edição arrancou no ISEG, um dos principais parceiros do programa pelo segundo ano consecutivo, com a presidente do instituto, Clara Raposo, a reforçar “o papel da instituição no programa, quer na disseminação de conhecimento, através das Masterclasses, quer no acolhimento de diversas fases do programa, como é o caso do Matching Bootcamp”.
Luís Matos Martins, administrador dos Territórios Criativos, partilhou um dos focos principais desta nova edição, que é “superar o número de soluções implementadas nas empresas”. As startups e as grandes empresas têm uma maior facilidade em inovar, ficando as médias empresas com uma missão mais exigente em mãos. São programas como o “Linking Up” que permitem às startups “acelerar os processos de inovação dentro das empresas”, considerou Matos Martins.
Por outro lado, alguns parceiros evidenciaram o lugar de relevância do “Linking Up” na concretização do propósito das suas empresas. Gabriel Coimbra, vice-presidente e country manager da IDC, posicionou este programa como um excelente contributo para a concretização dos objetivos da empresa, contribuindo para “mudar a forma como o mundo vê a tecnologia”. Já o Lispolis, demonstrou vontade de acolher empresas na área do turismo, contando para tal, com o “Linking Up”, segundo o CEO António Cardoso Pereira.
Já Carlos Abade, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, partilhou uma visão global do panorama do turismo, relembrando que o plano “Reativar o Turismo” tem como grande objetivo, para além de aumentar as receitas do Turismo em Portugal, torná-lo mais inteligente, responsável e sustentável. Para tal, é necessário inovar, procurar novas soluções de negócio e enriquecer a experiência de quem nos visita. Segundo Carlos Abade, é este o ponto fulcral do “Linking Up”, “incentivar a procura de soluções para as empresas que já existem, ser uma lufada de inovação”.
Os interessados poderão encontrar as informações e efetuar as candidaturas através do site dos Territórios Criativos em http://www.territorioscriativos.eu/linking-up/