Turismo nacional alcançará níveis de receita pré-pandemia em 2023, estima SET
Depois de em 2021, Portugal ter chegado aos “70 a 75%” de receitas, face a 2019, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, estima que 2023 será o ano da retoma total.
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A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, reafirmou, em Madrid, durante a inauguração da Feita Internacional do Turismo de Madrid (FITUR), que o setor turístico português deverá atingir o nível de receitas que tinha em 2019, o ano anterior ao da pandemia de COVID-19, em 2023.
Rita Marques indicou que em 2021 o setor do turismo português conseguiu alcançar os 50% das receitas de 2019, esperando atingir, no final de 2021 os “70 a 75%”, de modo a chegar a 2023 com o mesmo número as entradas de 2019.
Com a presença de Portugal na FITUR a estar assegurada por 52 empresas, sete regiões de turismo e o Turismo de Portugal com um ‘stand’ que tem uma área de 682 metros quadrados, Rita Marques sublinhou que “é mais uma oportunidade para darmos a conhecer a nossa oferta, para dar confiança aos nossos empresários e a todos os que nos visitam”, salientando, de resto, a “importância” do mercado espanhol, “dado a sua aproximação e entrosamento com o português”.
O mercado espanhol foi o segundo mais importante em 2021 a nível de dormidas e, segundo Rita Marques, Portugal continua “a trabalhar muito não só para atrair os espanhóis, mas também todos os que aterram em Espanha” vindos de outros países.
Esses turistas “de outras geografias mais longínquas podem descobrir não só Espanha, mas também Portugal, através de uma oferta integrada, uma oferta ibérica integrada”, explicou a secretária de Estado.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, também presente na sessão inaugural da FITUR, esta feira é importante “porque Espanha é o principal mercado de Portugal a nível das dormidas”, e também porque é um “mercado de proximidade” e ainda “um mercado que está a redescobrir Portugal”.
“É importante virmos cá com ideias e produtos novos”, afirmou Luís Araújo, que à margem da FITUR apresentou o projeto “Viagem a Portugal Revisited”, uma aposta do Turismo de Portugal para promover as “rotas literárias” do país.
Recorde-se que na 42.ª edição da FITUR, aberta até domingo, estão presentes 107 países e quase 7.000 empresas no centro de exposições da Feira Internacional de Madrid (IFEMA), com o objetivo de “impulsionar o crescimento do turismo” quase dois anos após o início da pandemia de COVID-19.