Discotecas e bares encerram já no sábado
Governo antecipou o encerramento de discotecas, bares, creches e ATL para o próximo sábado, 25 de dezembro, bem como o regresso do teletrabalho obrigatório, devido ao aumento do número de casos de COVID-19 no país.

Inês de Matos
Festivais de música sobem ao palco como ativo para o turismo em Portugal
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, 21 de dezembro, que o encerramento de discotecas e bares, previsto para a primeira semana de janeiro, vai afinal acontecer já a partir do próximo sábado, 25 de dezembro, dia em que também o teletrabalho volta a ser obrigatório.
De acordo com o líder do executivo, que anunciou as novas medidas para conter a COVID-19 após a reunião do Conselho de Ministros, o encerramento de discotecas e bares acontece a partir das 00h00 de sábado, estando previstos apoios no âmbito do ‘lay-off’ simplificado e do programa Apoiar, para ajudar a suportar os custos fixos destes estabelecimentos.
Além da antecipação das discotecas e bares, que deveria acontecer apenas entre 2 e 9 de janeiro, a chamada ‘semana de contenção’, também o teletrabalho volta a ser obrigatório já a partir deste sábado, numa medida que também começa a vigorar a partir das 00h00 de 25 de dezembro.
Segundo António Costa, o governo decidiu “antecipar já para o início da próxima semana, para as 00:00 do dia 25 de dezembro, um conjunto de medidas” que estava previsto para a primeira semana de janeiro, mas que vão, afinal, ser implementadas mais cedo devido ao aumento de casos de COVID-19 no país.
Além das discotecas e bares, também as creches e ATL vão encerrar já no sábado, ao contrário do que estava previsto, uma vez que também estes estabelecimentos deviam encerrar na ‘semana de contenção’, entre 2 e 9 de janeiro.
O Governo espera ainda que a testagem à COVID-19 aumente e se torne “massiva”, motivo pelo qual passar a comparticipar seis testes por pessoa por mês, em vez dos atuais quatro, até porque o teste negativo passa a ser obrigatório em todos os eventos desportivos e culturais.
“Passámos também a introduzir o teste negativo obrigatório para o acesso a todos os espetáculos culturais e alargámos a obrigatoriedade de teste para entrar em todo os recintos desportivos, independentemente da sua taxa de ocupação, salvo indicação em contrário da Direção-Geral da Saúde (DGS), como poderá ser, por exemplo, para os escalões de formação”, disse António Costa.
Já na passagem do ano, vão ser proibidos os ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas, assim como o consumo de bebidas alcoólicas na rua.