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Turismo do Centro mostra o que tem de melhor em gastronomia e vinhos

“Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, do chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, deu origem a um livro e documentário, que mostra o que há de melhor nestes dois produtos turísticos naquele território,

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Turismo do Centro mostra o que tem de melhor em gastronomia e vinhos

“Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, do chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, deu origem a um livro e documentário, que mostra o que há de melhor nestes dois produtos turísticos naquele território,

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O Turismo Centro de Portugal apresentou em Aveiro, esta terça-feira, em livro e documentário, o que melhor oferece em gastronomia e vinhos.

Em “Uma Viagem-Romance pela Gastronomia e Vinhos do Centro de Portugal”, o chef Diogo Rocha, do restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, distinguido com uma Estrela Michelin, é o protagonista um percurso pelo melhor que a região Centro de Portugal tem para oferecer a nível da gastronomia e dos vinhos, num percurso de mais de 1.600 km, em que foram realizadas 25 entrevistas, e 44 visitas em 85 páginas.

O livro e o documentário estão disponíveis no site em https://bit.ly/320o4N5, e inserem-se no projeto de comunicação e promoção turística “Experiências By”, uma iniciativa do Turismo Centro de Portugal que visa promover as caraterísticas distintivas do território, através de uma rede de curadores de experiências em diversas áreas.

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Cabo Verde acena bandeira da estabilidade e localização para captar investimento

A estabilidade política e social e uma localização privilegiada são os argumentos que Cabo Verde, através do seu primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, apresentou no Fórum de Nova Iorque, para captar investimento estrangeiro.

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Durante o seu discurso de abertura na 5ª edição do Cabo Verde Investment Forum promovido pela Cabo Verde TradeInvest, o chefe do executivo assegurou que os incentivos fiscais ao investimento em Cabo Verde são competitivos e flexíveis, de acordo com notícia da Inforpress.

“O país está comprometido com a transparência e a cooperação fiscal internacional através do Fórum Global sobre Transparência e Intercâmbio de Informações Fiscais da OCDE e da Convenção sobre Assistência Mútua Administrativa em Matéria Fiscal, instrumentos reputacionais importantes” mostrando abertura de Cabo Verde ao investimento direto estrangeiro, cita a mesma fonte.

O chefe do Governo enumerou várias vantagens de investimento no arquipélago destacando, de entre eles, a estabilidade política e social que coloca o país como sendo de baixos riscos políticos e sociais e uma localização privilegiada entre o continente africano, a Europa, os EUA e o Brasil.

“Cabo Verde oferece estabilidade institucional e baixos riscos reputacionais regulados pela sua democracia, respeito pelos direitos humanos, respeito pelo primado da lei e baixo nível de corrupção, reconhecidos internacionalmente” disse.

“Estamos a construir um posicionamento externo de Cabo Verde como uma plataforma aérea, marítima, digital e financeira para a realização de investimentos no turismo, comércio e serviços, com base na localização, na estabilidade, na abertura ao mundo, na liberdade económica e nas vantagens comerciais de integração económica e de parcerias”, realçou Ulisses Correia e Silva, conforme noticia o órgão de comunicação cabo-verdiano.

Assim, acrescentou que como todos os países em desenvolvimento, Cabo Verde tem problemas e desafios a vencer. Daí que o primeiro-ministro tenha pedido confiança e comprometimento dos investidores para juntos poderem criar emprego e pagarem impostos para ajudar Cabo Verde a desenvolver.

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Roma ganha nova atração turística com reabertura da Domus Tiberiana

Antigo “palácio do poder” romano, a Domus Tiberiana, no topo do Monte Palatino, em Roma, foi reaberto aos turistas 50 anos depois de ter sido encerrado para restauro. Com quase 2000 anos, foi a casa dos governantes da época imperial da cidade, e permite uma vista deslumbrante do Fórum Romano.

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O público pode agora a Domus Tiberiana após décadas de trabalhos de restauro estrutural para reforçar o palácio por razões de segurança.

O diretor do Parque Arqueológico do Coliseu, que inclui o Monte Palatino, numa descrição escrita do palácio restaurado, citada pela Euronews.com, apelidou-o de “o palácio do poder por excelência”.

Embora a domus, ou residência, tenha o nome de Tibério, que governou o império após a morte de Augusto, estudos arqueológicos indicam que as fundações do palácio datam da era de Nero, pouco depois do incêndio de 64 d.C. que devastou grande parte da cidade.

Após o desaparecimento do Império Romano, a residência sofreu séculos de abandono, até que, nos anos 1500, a família nobre Farnese desenvolveu um extenso jardim à volta das ruínas.

Graças à reabertura do palácio ao público, os visitantes podem hoje ter uma melhor ideia do caminho que os antigos imperadores e as suas cortes percorriam a caminho da domus, indica ainda a Euronews.com.

A domus, construída na encosta noroeste da colina, é considerada o primeiro verdadeiro palácio imperial. Para além da residência do imperador, o complexo incluía jardins, locais de culto, alojamentos para a guarda pretoriana que protegia o governante e uma zona de serviço para os trabalhadores com vista para o Fórum Romano.

Em exposição para aqueles que visitam a domus reaberta está uma seleção de centenas de artefactos que foram encontrados, incluindo objetos em metal e vidro. Também foram desenterradas estátuas, outras decorações e moedas antigas.

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U.N. Secretary-General Antonio Guterres speaks at the R20 Austrian World Summit in Vienna, Austria, May 28, 2019. REUTERS/Lisi Niesner – RC1754FF7C80

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Guterres apela ao investimento em práticas turísticas sustentáveis e resilientes

“O turismo é uma força poderosa para o progresso e a compreensão mútua, mas para produzir todos os seus benefícios, esta força deve ser protegida e nutrida”, sublinha o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, em mensagem a propósito do tema que assinala, este ano, o Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro, dedicado ao investimento verde no setor.

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Em vésperas das comemorações do Dia Mundial do Turismo, Guterres lembra que, hoje, “a emergência climática ameaça muitos destinos turísticos e a própria sobrevivência de comunidades e economias que dependem do turismo, e muitos países em desenvolvimento que são gravemente afetados pelas alterações climáticas também enfrentam um défice de investimento crescente e uma crise no custo de vida”.

Assim, o Secretário-Geral da ONU defende que “reconhecemos a necessidade vital de investimentos verdes para construir um setor de turismo que atenda às pessoas e ao planeta. Os governos e as empresas devem investir em práticas turísticas sustentáveis ​​e resilientes. Os intervenientes privados devem adotar caminhos com emissões zero, reduzir o seu consumo de energia e aproveitar formas renováveis ​​de energia. E todos devem proteger a biodiversidade e o equilíbrio ecológico de todos os destinos”.

O dirigente indica ainda na sua mensagem que, “os investimentos direcionados podem criar empregos e apoiar as empresas e indústrias locais, ao mesmo tempo que mitigam os impactos ambientais do turismo, capacitam as comunidades, promovem as suas culturas e contribuem para sistemas essenciais de proteção social”. Por isso “façamos todos mais para aproveitar todo o potencial do turismo sustentável, porque investir no turismo sustentável é investir num futuro melhor para todos”, concluiu António Guterres.

Por sua vez, o Secretário-Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, realça na sua mensagem ao setor em todo o mundo que este Dia Mundial do Turismo “é uma oportunidade para refletir sobre a importância do nosso setor”, acrescentando que “o turismo é um pilar das nossas economias, desempenha um papel central nas nossas sociedades e nas nossas vidas individuais, e oferece soluções para alguns dos nossos maiores desafios – incluindo a emergência climática e a necessidade urgente de mudar para economias mais sustentáveis”.

Destaca que “o poder do turismo é enorme, mas não é uma força que possa ser considerada garantida. Em vez disso, deve ser apoiado, sobretudo, com investimento”.

Zurab Pololikashvili, salienta que o tema Turismo e Investimentos Verdes “não poderia ser mais oportuno”, reconhecendo que “2023 foi o ano mais quente já registado, e eventos climáticos extremos, como ondas de calor, podem tornar-se o novo normal”.  Daí ser preciso “repensar a forma como o nosso setor é financiado”, disse.

“Precisamos de facilitar aos investidores de todos os tipos o apoio a projetos turísticos com potencial para fazer a diferença. Precisamos de investimentos que possam capacitar o turismo para construir um futuro melhor e mais justo para todos”, apelou o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo.

As celebrações oficiais do Dia Mundial de Turismo 2023 terão lugar em Riade, Reino da Arábia Saudita, a 27 e 28 de setembro.

A OMT identificou os investimentos como uma das principais prioridades para a recuperação do turismo e o crescimento e desenvolvimento futuros. Para o Dia Mundial do Turismo de 2023, a OMT destaca a necessidade de mais e mais bem direcionados investimentos para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade porque, agora é o momento para soluções novas e inovadoras, e não apenas para investimentos tradicionais que promovam e apoiem o crescimento económico e a produtividade.

Assim, o Dia Mundial do Turismo de 2023 será um apelo à ação, à comunidade internacional, aos governos, às instituições financeiras multilaterais, aos parceiros de desenvolvimento e aos investidores do setor privado para se unirem em torno de uma nova estratégia de investimento no turismo.

 

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Abreu Events organiza em Lisboa principal evento internacional dedicado ao cancro da mama

A Conferência ABC 7 é considerada o principal evento internacional dedicado ao cancro da mama e vai decorrer em Lisboa pela 7.ª vez, esperando-se a participação de9 1.500 conferencistas de 90 países, incluindo profissionais de saúde, representantes de pacientes e jornalistas.

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A Abreu Events Congress Organizer foi selecionada para organizar, em Lisboa, a Conferência ABC 7 – Advanced Breast Cancer Seventh International Consensus Conference, considerada o principal evento internacional dedicado ao cancro da mama e para a qual a empresa portuguesa foi selecionada como Professional Congress Organizer (PCO).

Esta é a 7.ª vez que a Abreu Events Congress Organizer vai organizar este evento, que vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, entre 9 e 11 de novembro, e no qual a empresa portuguesa vai assegurar uma organização Full Service, incluindo serviços como a gestão de inscrições, plataforma e livro de abstracts, imagem e design gráfico, gestão do website e sinalética, passando pela gestão dos transfers, alojamento, aluguer do espaço, área de posters e exposição, secretariado, hospedeiras, audiovisuais, alimentação e programa social.

“O facto da conferência ABC ter nascido e crescido com o serviço full service Abreu Events, nesta que já é a sua 7ª edição, bem como a nossa experiência em eventos similares internacionais, foram fatores decisivos na confiança depositada na Abreu Events como parceiro na organização deste evento, uma parceria que sai reforçada ano após ano”, afirma o Global Congress Operations Manager, Helder Carvalho.

Na edição deste ano, o evento conta com o alto patrocínio do Parlamento Europeu e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esperando-se a participação de mais de 1.500 conferencistas de 90 países, incluindo profissionais de saúde, representantes de pacientes e jornalistas.

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Marina de Vilamoura renova prémio de Melhor Marina Internacional

O prémio foi atribuído à Marina de Vilamoura em resultado de uma votação que terminou a 27 de agosto, em que os entusiastas da modalidade tiveram a oportunidade de votar, nos últimos meses, na sua marina favorita.

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A Marina de Vilamoura recebeu esta quarta-feira, 20 de setembro, pela sétima vez, o prémio de Melhor Marina Internacional, distinção atribuída pela The Yacht Harbour Association, durante o Southampton International Boat Show, que decorre até 24 de setembro na Marina de Southampton, Inglaterra.

O prémio foi atribuído à Marina de Vilamoura em resultado de uma votação que terminou a 27 de agosto, em que os entusiastas da modalidade tiveram a oportunidade de votar, nos últimos meses, na sua marina favorita.

“O esforço e empenho que dedicamos nas constantes melhorias das infraestruturas e serviços prestados, através da oferta de elevados padrões de qualidade, está espelhado nesta distinção que demonstra a satisfação dos nossos clientes de todo o mundo. Podermos levar Portugal além-fronteiras e sermos distinguidos, novamente, a nível internacional é para nós um motivo de enorme orgulho e a certeza de que o caminho a seguir é este”, considera  Isolete Correia, administradora do Vilamoura World.

Esta foi a sétima vez que a Marina de Vilamoura foi reconhecida como Melhor Marina Internacional pela The Yacht Harbour Association, tendo conquistado o prémio destinado a marinas com cinco âncoras em 2015, 2016, 2017, 2019, 2021, 2022 e agora, 2023.

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China vai ser a maior economia turística do mundo até 2026, prevê WTTC

Durante o Global Tourism Economic Forum (GTEF), Julia Simpson, presidente executiva do WTTC, lembrou que, já antes da pandemia da COVID-19, a China era o principal mercado emissor de turistas do mundo, sendo responsável por 15% dos gastos de visitantes em países estrangeiros.

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A presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, previu esta quinta-feira, 21 de setembro, que a China venha a “ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia turística no mundo” até 2026.

De acordo com a responsável, que falava na cerimónia de abertura do Global Tourism Economic Forum (GTEF), que decorre em Macau, até sábado, 23 de setembro, a China vai representar um terço de todos os novos empregos gerados no setor a nível mundial.

Durante a sua intervenção, citada pela Lusa, Julia Simpson lembrou que, já antes da pandemia da COVID-19, a China era o principal mercado emissor de turistas do mundo, sendo responsável por 15% dos gastos de visitantes em países estrangeiros.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), concordou com a responsável do WTTC e disse mesmo que, por isso, “a mais importante manchete do ano foi sem dúvida a reabertura da China, após estar fechada durante mais de mil dias”.

“Todo o mundo estava à vossa espera”, disse Pololikashvili, lembrando a reabertura gradual da China a partir de dezembro passado e o facto de ter tido a honra de ser o “primeiro dirigente da ONU a visitar a China após a abertura a chegadas internacionais, em Hangzhou, em passado fevereiro”.

O secretário-geral da OMT lembrou, no entanto, que a China foi ainda assim o país que atraiu mais investimento direto externo em turismo entre 2018 e 2022, representando 15% do total mundial.

Itália é o convidado de honra da edição deste ano do GTEF e a ministra do Turismo italiana revelou que o número de visitantes chineses que chegaram ao país entre janeiro e agosto cresceu seis vezes em comparação com igual período de 2022.

Daniela Garnero Santanchè sublinhou ainda que os turistas chineses em Itália são em geral “mais jovens” do que antes do início da pandemia.

No Global Tourism Economic Forum vai também marcar presença Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que, esta quarta-feira, 20 de setembro, disse que a China tem “um enorme potencial de crescimento do turismo na Europa e por conseguinte em Portugal”.

Nuno Fazenda revelou que Portugal vai realizar uma ação de promoção turística, entre abril e maio do próximo ano, em “algumas das principais cidades chinesas, nomeadamente em Pequim, Xangai, Chengdu, Cantão e nas regiões de Macau e Hong Kong”.

O Governo português vai ainda reforçar a presença na ITB, feira da indústria do turismo dedicada exclusivamente ao mercado chinês, em Xangai, disse o governante.

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Turismo na Tunísia com bons indicadores até final do ano

Em meados de setembro, os principais indicadores do setor do turismo tunisino apresentavam um bom desempenho, superando mesmo os de 2019, no mesmo período. Um resultado que prevê níveis recordes no final do corrente ano. As receitas, acreditam os profissionais, podem aumentar ainda mais reduzindo o turismo de massa.

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O ambiente global, geralmente mais favorável, continua a beneficiar o setor do turismo tunisino. Assim, em meados de setembro, de acordo com dados fornecidos pelo ministro do Turismo tunisino, Mohamed Moez Belhassine, todos os indicadores do setor mostram progressos notáveis, face ao mesmo período do ano passado. Melhor ainda, mesmo em comparação com o 2019, um ano turístico recorde, os indicadores do setor estão claramente a evoluir.

Graças a conquistas significativas durante o verão marcado pelo afluxo de turistas da Europa Ocidental, as chegadas situaram-se em 6,5 milhões de visitantes de 1 de janeiro a 10 de setembro de 2023, ou seja, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2022.

Este volume de chegadas equivale ao registado no mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19, ano em que entraram no país 9,43 milhões de visitantes, valor que superou mesmo o registado durante todo o ano passado, durante o qual 6,44 milhões de turistas visitaram o destino.

No período em análise, as receitas do turismo superaram os valores registados em 2019: 5,4 mil milhões de dinares, o que representa um aumento de 40% face a 2022 e de 15% em relação a 2019.

“O nosso país distingue-se pelas suas magníficas paisagens e pelas suas regiões emblemáticas, como Djerba”, destacou Mohamed Moez Belhassine. A conhecida como a “Ilha dos Sonhos foi oficialmente listada como património mundial da UNESCO, o que significa que a Tunísia tem agora nove locais classificados. “Nada melhor para destacá-lo e torná-lo mais atraente””, apontou o ministro.

 

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Campanha “Marraquexe é segura” para revitalizar o turismo

Foi iniciada uma campanha online para promover o turismo em Marraquexe após o grave sismo que atingiu, recentemente, várias regiões de Marrocos.

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Sob a lema “Marraquexe é segura”, inúmeras fotos e vídeos foram estão a ser partilhados nas redes sociais para mostrar que a cidade não foi afetada pelo tremor de terra. Muitos turistas estrangeiros também participaram nesta iniciativa incentivando a visita de Marraquexe, destacando o seu clima agradável e o esplendor da sua arquitetura.

Personalidades marroquinas como Rachid Allali (animador da televisão), Leila Hadioui (atriz, modelo e apresentadora de televisão) e Douae El Yahyaoui (cantora) também se envolveram nesta campanha para refutar os rumores de que Marraquexe foi gravemente danificada pelo terramoto, uma reação às alegações de alguns meios de comunicação estrangeiros.

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Estudo eDreams: portugueses preferem férias fora da sua zona de conforto

Segundo a eDreams, 73% dos viajantes portugueses já fez, ou está a planear fazer férias num destino que os desafie mais além do habitual, com vista a poder desafiar-se a si mesmos, aprender novas formas de viver e conhecer-se melhor.

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A agência de viagens online concluiu que os portugueses parecem ter espírito aventureiro nas suas viagens: mais de 7 em cada 10 (73%) já fez, ou está a planear fazer, férias deste tipo. Por outro lado, 17% declara não estar interessado em sair da sua zona de conforto nas férias; e 10% não tem a certeza de o querer fazer. São os jovens (faixa etária 25-34 anos) quem está mais disposto a experimentar este tipo de viagens; e os mais idosos (faixa etária de 65 ou mais anos) quem menos as pretende realizar.

Por outro lado, quando inquiridos sobre os maiores benefícios de viajar para fora da sua zona de conforto, os portugueses indicaram a possibilidade de se desafiarem (34%), aprender novas formas de viver (20%) e ainda aprender mais sobre si mesmos (17%).

Entre os oito países consultados neste estudo – Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia, apenas os turistas americanos (84%) e os espanhóis (78%) estão mais interessados do que os portugueses em viajar para fora da sua zona de conforto. Em sentido contrário, os viajantes menos propensos a fazê-lo são os britânicos: apenas 44% já fizeram, ou planeiam fazer, este tipo de viagens.

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Nuno Fazenda em Macau e China para reativar importância estratégica do mercado chinês para Portugal

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, que está de visita oficial a Macau e à China Continental, afirmou que “é importante que Portugal retome e reforce a sua presença na China – o maior mercado emissor do turismo mundial – através da concretização de programas e ações nos domínios da formação, da promoção turística e da cooperação bilateral”.

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Tendo em conta a necessidade de reativar a importância estratégica do mercado chinês para o turismo nacional, Nuno Fazenda, reforça relação entre Portugal e China em visita oficial, que se iniciou esta quarta-feira, a Macau e à China Continental, em Cantão, revela comunicado da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Em Macau, Nuno Fazenda irá intervir no Global Tourism Economic Forum, considerada a mais importante cimeira mundial do Turismo, que reúne governos, organizações internacionais, grupos empresariais e reputados especialistas do turismo mundial. Por esta ocasião, o governante português reúne ainda com o chefe do executivo do Governo da Região Autónoma Especial de Macau, com o grupo de aconselhamento para os assuntos económicos do Consulado Geral de Macau e Hong Kong, havendo ainda lugar para um encontro com membros da comunidade portuguesa.

Na deslocação à China continental, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, reunirá com a vice-governadora da província de Guangdong, em Cantão – a 3º maior cidade da China – que representa um mercado relevante de potenciais fluxos turísticos para Portugal.

A concretização de acordos de cooperação em matéria de formação, nomeadamente com o Instituto de Formação Turística de Macau, a formalização de contratos de campanhas com operadores turísticos do sul da China e o lançamento para 2024 de um roteiro de promoção turística de Portugal na China, que passará por quatro das mais importantes cidades chinesas -Pequim, Shangai, Chengdu e Guangzhou – para além das regiões de Macau e Hong Kong, iniciativas a ser desenvolvidas pelo Turismo de Portugal, são outros dos grandes objetivos desta deslocação oficial, segundo o comunicado.

Da agenda dos contactos oficiais, salienta-se, ainda, o interesse estratégico de uma ligação direta aérea entre Portugal e o sul da China (Greater Bay Area), território que abrange uma população de cerca de 80 milhões de pessoas. Atualmente os territórios estão conectados entre a cidade de Hangzhou, na província de Zhejiang, e Lisboa, com dois voos semanais operadas pela Beijing Capital Airlines, (BCA) do grupo chinês HNA.

Refira-se que, até ao início da pandemia, em 2019, Portugal registou 385 mil hóspedes chineses, tendo este mercado representado 600 mil dormidas e gerado uma receita na economia no valor de 225 milhões de euros.

Em 2023, tendo em conta que a reabertura se deu apenas no final de março, contabilizam-se já cerca de 70 mil hóspedes provenientes da China, reforçando a confiança de uma retoma rápida dos valores pré-pandémicos.

 

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