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Azul reativa reembolsos por GDS

Companhia aérea brasileira voltou a aceitar pedidos de reembolso através dos GDS, a partir desta quinta-feira, 9 de dezembro.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras reativou o serviço de reembolsos por GDS, voltando a permitir que os pedidos realizados a partir desta quinta-feira, 9 de dezembro, já seja realizados através destas plataformas, informou a companhia aérea brasileira em comunicado.

“Gostaríamos de informar que os novos pedidos de reembolso solicitados a partir de 09/12/21 poderão ser realizados novamente via GDS”, avança a Azul, numa nota informativa divulgada esta quarta-feira, 8 de dezembro.

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Na informação enviada à imprensa, onde dá conta da reativação dos reembolsos por GDS, a Azul indica também que os pedidos anteriores realizados por BSP vão ser “tratados com a maior celeridade possível via BSP”.

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Norwegian começa a voar entre Munique e a terra do Pai Natal

A Norwegian abriu uma nova rota de inverno, que passou esta terça-feira, 3 de dezembro, a ligar Munique a Rovaniemi, na Lapónia finlandesa e que é conhecida por ser a terra do Pai Natal.

A Norwegian abriu uma nova rota de inverno, que passou esta terça-feira, 3 de dezembro, a ligar Munique a Rovaniemi, na Lapónia finlandesa e que é conhecida por ser a terra do Pai Natal.

A operação da Norwegian entre o aeroporto de Munique e Rovaniemi para esta época festiva do Natal conta com dois voos diretos por semana, realizados às terças-feiras e sábados.

“Estamos muito satisfeitos com a abertura deste destino especial, mesmo a tempo do inverno e do Natal”, congratula-se Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique, citado num comunicado enviado à imprensa.

Rovaniemi é um cidade localizada no Circulo Polar Ártico, na Lapónia finlandesa, que é famosa por ser considerada a casa do Pai Natal e que conta com diversas atrações associadas a esta época festiva, assim como a desportos de neves.

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MSC Cruzeiros comemora 10.º aniversário do MSC BOOK com promoção para agentes de viagens

Ao longo desta década, o MSC BOOK soma já 120 mil agentes de viagens de todo o mundo registados e permitiu a reserva de mais de 10 milhões de passageiros em viagens com a MSC Cruzeiros.

A MSC Cruzeiros está a comemorar o 10.º aniversário do MSC BOOK, a plataforma de reservas online da MSC Cruzeiros para agências de viagens, efeméride que está a ser assinalada com várias iniciativas, incluindo a oferta de um desconto de 15% para agentes de viagens para utilizar num cruzeiro no verão de 2025.

“O MSC Book evoluiu nos últimos 10 anos, passando de uma ferramenta útil para os agentes de viagens para o que acreditamos ser uma plataforma essencial para os parceiros comerciais de viagens em todo o mundo. O nosso objetivo é continuar a crescer com os agentes de viagens – os novos e os já parceiros – e fazer do MSC Book a ferramenta decisiva para criarmos negócios de sucesso mútuo”, afirma Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros Portugal.

As reservas no âmbito desta promoção devem feitas exclusivamente no MSC BOOK entre 4 e 31 de dezembro 2024 para cruzeiros do verão 2025, e é combinável com os 5% de desconto do MSC Voyagers Club, mas não é retroactiva e aplica-se apenas a reservas individuais.

Ao longo desta década, o MSC BOOK soma já 120 mil agentes de viagens de todo o mundo registados e permitiu a reserva de mais de 10 milhões de passageiros em viagens com a MSC Cruzeiros.

Para assinalar o aniversário da plataforma, a MSC Cruzeiros vai enviar surpresas para os agentes de viagens que preencherem um breve inquérito para ajudar a recolher informações sobre o sector das viagens e sobre o MSC Book, estando ainda prevista a realização de um webinar para revelar futuras melhorias na plataforma de reservas.

“Os eventos online para agentes serão organizados pela equipa do departamento comercial da MSC Cruzeiros. As páginas iniciais e de promoções do MSC Book foram redesenhadas e a MSC Cruzeiros está empenhada em ouvir melhor o feedback dos agentes para melhorar a sua funcionalidade e torná-la mais intuitiva, eficiente e fácil de navegar para o sector das viagens”, indica a companhia de cruzeiros.

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Aeroportos espanhóis registaram mais 6% de voos em novembro

Os aeroportos, em Espanha, movimentaram 116.614 voos durante o mês de novembro. Ryanair liderou no número de voos.

Durante o mês de novembro, de acordo com o “Observatório Aéreo” da CEAV (Confederación Española de Agencias de Viajes, o equivalente à APAVT) e da Reclama Travel, foram registados nos aeroportos espanhóis um total de 116.614 voos, o que representa um aumento do tráfego aéreo de 5,8% face aos 110.213 voos do mesmo mês de 2023.

Esses dados refletem um aumento significativo da procura, tanto nas rotas domésticas como nas internacionais, destacando-se entre os aeroportos que maior aumento das operações registaram, o Aeroporto de Alicante-Elche, com 552 voos adicionais em relação a 2023, seguido do Aeroporto de Madrid-Barajas com mais 495 voos.

Em novembro, as rotas domésticas com maior volume de operações em Espanha foram Gran Canaria-Tenerife Norte e Barcelona-Palma de Mallorca. A ligação Gran Canaria-Tenerife Norte registou 772 voos, seguida de perto pela rota inversa Tenerife Norte-Gran Canaria, com 768 voos. A rota entre Gran Canaria e Lanzarote acumulou 679 voos, empatada com a rota inversa Lanzarote-Gran Canaria.

De igual modo, o tráfego aéreo internacional entre Espanha e destinos europeus registou um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior. No total, foram registados 42.259 voos.

As companhias aéreas líderes em termos de operações totais, em novembro, em Espanha foram a Ryanair e a Iberia. A Ryanair liderou com 22.086 voos, enquanto a Iberia se seguiu com 17.664 operações. O mercado doméstico foi dominado pela Iberia e pela Binter.

Em termos de pontualidade, as principais companhias aéreas em Espanha foram a TUI Airlines Belgium e a Sundair, considerando tanto os voos domésticos como os internacionais e tendo em conta apenas as companhias aéreas que operaram pelo menos 100 voos durante o mês.

Já o número de cancelamentos de voos em Espanha durante o mês de novembro aumentou em comparação com o mesmo período do ano passado. Em novembro de 2023, foram cancelados 290 voos, enquanto em 2024 este número subiu para 380.

Um dos principais fatores subjacentes a este aumento foi a DANA, que causou o cancelamento de mais de 70 voos num único dia em Barcelona devido a condições meteorológicas adversas. No que diz respeito aos atrasos, os voos com um atraso superior a três horas representaram 0,3% do total de voos operados em novembro.

 

 

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Procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em outubro, a procura por viagens aéreas continuou a aumentar, principalmente a internacional, numa subida comum a todas as regiões, apesar do load factor ter descido na América Latina e Médio Oriente.

Inês de Matos

A procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que diz que a procura global cresceu 7.1% face a outubro de 2023, enquanto a procura internacional subiu ainda mais, num aumento de 9.5% em comparação com mês homólogo do ano passado.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, a nível global, também a capacidade cresceu em outubro, ficando 6.1% acima do mesmo mês de 2023, enquanto o load factor chegou aos 83.9%, numa subida de 0.8pp comparativamente ao apurado em outubro do ano passado.

A nível internacional, a capacidade disponibilizada aumentou 8.6% em outubro, enquanto o load factor foi de 83.5%, depois de ter crescido 0.6pp em comparação com o mesmo mês de 2023.

Os resultados positivos foram ainda comuns ao mercado doméstico, cuja procura cresceu 3.5% face a outubro de 2023, enquanto a capacidade aumentou 2.0% face a mês homólogo do ano passado e o load factor foi de 84.5%, subindo 1.2pp face a outubro de 2023.

“A continuação da procura forte e estável é uma boa notícia, mas igualmente importante é a melhoria constante nos fatores de utilização. Isso mostra o excelente trabalho que a indústria está a fazer ao transportar pessoas com mais eficiência”, considera Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Procura internacional aumenta mas load factor desce em duas regiões

A IATA diz que o crescimento na procura internacional foi comum a todas as regiões do mundo, com a Europa a destacar-se pelo load factor mais elevado, enquanto África apresentou um “aumento acentuado” neste indicador e a América do Sul e o Médio Oriente sofreram quedas.

Na Ásia-Pacífico, as companhias aéreas experimentaram o maior aumento da procura internacional, que chegou aos 17.5%, enquanto a capacidade cresceu 17.2% e o load factor ficou nos 82.9%, depois de um aumento de 0.3pp face ao mesmo mês do ano passado.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 10,9%, pouco abaixo dos 11.6% de crescimento apresentados pela capacidade, tendo o load factor sido de 85.3%, o que traduz uma descida de 0.6pp face a outubro de 2023.

Em África, a procura internacional cresceu ainda 10,4% e a capacidade subiu 5.3%, com o load factor dos voos das transportadoras africanas a apresentar ainda uma subida de 3,4pp, fixando-se nos 73.2%.

Na Europa, a procura internacional cresceu 8.7% e a capacidade aumentou 7.3%, tendo o load factor das companhias aéreas europeias subido ainda 1.1pp, passando para os 85,7%.

Na América do Norte, a procura internacional de outubro apresentou um crescimento mais modesto, de 3.2%, enquanto a capacidade cresceu 2.9% face a outubro do ano passado, e o load factor subiu 0.3pp, fixando-se nos 84.2%.

Já no Médio Oriente, onde a procura internacional aumentou apenas 2,2%, a capacidade teve um crescimento semelhante e não foi além dos 2.5%, enquanto o load factor apresentou mesmo uma descida, passando para os 80.2%, depois de uma queda de 0.2pp face a outubro do ano passado.

 

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LATAM Airlines contrata crédito ligado a objetivos de sustentabilidade

A LATAM Airlines tornou-se na primeira companhia aérea da América do Sul a subscrever um crédito ligado aos objetivos de sustentabilidade e que vai recompensar a transportadora com taxas especiais, de acordo com a sua redução da intensidade de carbono até 2028.

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A LATAM Airlines tornou-se na primeira companhia aérea da América do Sul a subscrever um crédito que está ligado aos objetivos de sustentabilidade e que vai recompensar a transportadora com taxas especiais, de acordo com a redução da intensidade de carbono até 2028.

De acordo com uma nota informativa do Grupo LATAM Airlines, este “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade”, contratado com o Credit Agricole Corporate & Investment Banking, tem um valor total de 300 milhões de dólares (285 milhões de euros) e corresponde a uma “linha de crédito rotativo que permite à LATAM Airlines ter acesso a financiamento adicional a longo prazo, sob condições especiais de taxa de juros, caso cumpra uma série de metas associadas à sustentabilidade”.

“O novo compromisso bancário surge num contexto favorável para a LATAM Airlines que, após o seu regresso à Bolsa de Nova Iorque com o simbólico “Ring the Bell”, registou um lucro líquido de 301 milhões de dólares (cerca de 286 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, acumulando 705 milhões de dólares (cerca de 670 milhões de euros) de lucro líquido entre janeiro e setembro de 2024”, explica a companhia aérea.

Segundo Andrés del Valle, diretor de Finanças Corporativas do Grupo LATAM Airlines, este é o “primeiro produto financeiro associado à sustentabilidade” que a companhia aérea contrata e representa um primeiro passo para que a transportadora continue “a explorar outros instrumentos semelhantes no futuro, como as obrigações ligadas à sustentabilidade”.

“Este marco não só reforça o nosso compromisso de ser um grupo mais sustentável, em linha com nossa estratégia e ações focadas em mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado, mas também permite que a LATAM Airlines seja pioneira na promoção de finanças relacionadas à sustentabilidade no setor de aviação na região”, acrescenta o responsável.

O empréstimo é um refinanciamento de um Spare Engine Facility (SEF) existente, que faz parte da estrutura de capital da LATAM Airlines há uma década e permitiu uma “redução significativa da taxa de juros, além de otimizar a garantia da linha – ou seja, reduzir o número de motores dados em garantia – e estender a duração para o futuro”.

A transação inclui disposições relacionadas com a sustentabilidade, segundo as quais a companhia aérea pode receber ajustamentos de preços com base no seu desempenho no que respeita à intensidade de carbono das operações, medida em toneladas de emissões de CO2/tonelada-quilómetro de receitas (RTK).

Segundo a LATAM Airlines, “esta operação inaugural de financiamento sustentável apoia a estratégia da empresa, em particular o objetivo do grupo de atingir zero emissões líquidas até 2050”.

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TAP sobe dois lugares no ranking da AirHelp e alcança melhor posição em cinco anos

A TAP ficou na 29.ª posição do AirHelp Score 2024, o ranking da AirHelp que identifica as melhores companhias aéreas do mundo, naquela que foi a melhor classificação da companhia aérea nacional nos últimos cinco anos.

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A TAP subiu dois lugares no AirHelp Score 2024, o ranking da AirHelp que identifica as melhores companhias aéreas do mundo, ficando na 29.ª posição, com uma pontuação global de 6,97, avança a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, em comunicado.

“Na análise referente a Portugal, verifica-se que a TAP Air Portugal, encontra-se na 29ª posição do ranking, com uma pontuação global de 6,97 com o ponderador mais baixo a ser a pontualidade dos voos (5,9). No processamento de reclamações, a companhia aérea apresenta uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço uma pontuação de 8”, indica a AirHelp.

Apesar de ter subido dois lugares face à 31.ª posição alcançada neste ranking em 2024, “a pontuação global da companhia área diminui face ao ano passado, passando de 7,16 em 2023 para 6,97 em 2024”, aponta a AirHelp.

“É de referir ainda que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir”, justifica a empresa.

A posição alcançada pela TAP no AirHelp Score 2024 é, no entanto, a melhor alcançada pela companhia aérea nacional nos últimos cinco anos, uma vez que, em 2019, a transportadora tinha ficado na 61.ª posição, subindo para o 33.º lugar em 2022 e para a 31.ª posição no ano passado.

Liderança regressa à Europa

O ranking da AirHelp analisou as companhias aéreas de todo o mundo e, este ano, não é liderado pela Qatar Airways, que alcançava a primeira posição desta lista desde 2016, ficando a dianteira para a Brussels Airlines, que registou uma subida vertiginosa.

“Este ano, cabe a uma companhia aérea europeia ocupar o primeiro lugar: a Brussels Airlines. A companhia aérea belga sobe 11 lugares em relação ao ano passado graças a uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações”, refere a AirHelp.

A Qatar Airways passou para a segunda posição do ranking, depois de uma descida na pontuação de 8,38 pontos, que tinha recebido no ano passado, para 8,11 pontos, enquanto a transportadora americana United Airlines figura no terceiro lugar com uma classificação global de 8,04 pontos.

“Em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar). Em termos de qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação; a Tunisair é, mais uma vez, a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico. Finalmente, no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar)”, acrescenta a AirHelp.

O ranking AirHelp Score é realizado desde 2015, com o objetivo de oferecer aos passageiros aéreos as melhores previsões sobre como será a sua experiência de viagem com as companhias aéreas do mundo.

A avaliação da AirHelp é realizada de acordo com o processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço. Mais informações aqui.

 

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Icelandair já recebeu primeiro avião A321LR

O primeiro avião A321LR da Icelandair conta com 187 lugares e está configurado em duas classes de bordo, dando início à renovação da frota da companhia aérea islandesa, que vai contar com mais três destes aparelhos.

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A Icelandair já recebeu o seu primeiro avião Airbus A321LR, aparelho que marca o primeiro passo para a renovação da frota da companhia aérea islandesa, que deverá contar com mais três destes aparelhos, informou a Airbus, em comunicado.

O primeiro avião A321LR da Icelandair conta com 187 lugares e está configurado em duas classes de bordo, incluindo 22 lugares em Business e 165 assentos em classe económica.

“O A321LR é ideal para rotas transatlânticas, proporcionando alcance estendido com uma aeronave capaz de voar em rotas de até 4.000 milhas náuticas”, destaca a Airbus, que sublinha também a “avançada eficiência” deste aparelho, que consome menos 20% de combustível, assim como uma redução das emissões de CO2 face aos aparelhos mais antigos.

O novo avião da Icelandair conta também com motores que já estão preparados para operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), aumentando para até 100% a capacidade de SAF até 2030.

O aparelho conta ainda 40 compartimentos de bagagem, que proporcionam até mais 60% de capacidade de armazenamento face aos aviões de geração anterior, assim como sistema de entretenimento a bordo e o mais recente sistema de iluminação.

Até ao momento, a Airbus conta com 6.700 aparelhos A321 encomendados por mais de 90 clientes em todo o mundo.

 

 

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TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025

A partir da próxima primavera, a TAP irá ligar Lisboa e Porto diretamente a Los Angeles e Boston, respetivamente. Além disso, haverá um voo direto semanal da Terceira para São Francisco.

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A TAP Air Portugal vai ter duas novas rotas para os Estados Unidos da América que vão ligar diretamente Lisboa a Los Angeles e o Porto a Boston.

Os voos entre Lisboa e Los Angeles arrancam a 16 de maio de 2025 e irão operar às terças, sextas e domingos até 26 de maio, data a partir da qual é adicionada uma quarta frequência semanal aos sábados e até 25 de outubro.

Os voos descolam de Lisboa às 09:55 e chegam a Los Angeles às 14:40 e têm a duração de 12 horas e 45 minutos. No regresso, os voos partem de Los Angeles às 16:40 e aterram no Aeroporto Humberto Delgado às 12:00 do dia seguinte. O voo tem uma duração de 11 horas e 20 minutos. A rota será operada com aeronaves Airbus A330-900, com capacidade para 298 passageiros, anunciando a companhia aérea que as tarifas começam nos 679 euros, ida e volta.

Já os voos entre o Porto e Boston têm início a 14 de maio do próximo ano e são realizados às segundas, quartas, sábados e domingos até ao dia 25 de outubro. Partem do Porto às 18:05 e chegam a Boston às 20:30, num voo com a duração de sete horas e 25 minutos. No sentido inverso, os voos partem de Boston às 23:00 e aterram no Porto às 10:35 do dia seguinte, num voo com duração de seis 6 horas e 35 minutos. A rota é servida pelos modernos Airbus A321-Long Range, com capacidade para 168 passageiros. As tarifas estão disponíveis a partir de 529 euros, ida e volta.

A partir de 3 de junho de 2025, um dos voos semanais da TAP entre Lisboa e São Francisco, à terça-feira, passa a fazer uma escala na Terceira, permitindo assim uma nova oferta da companhia, um voo direto entre a ilha dos Açores e a Califórnia, de forma a servir a numerosa comunidade açoriana ali residente.

Atualmente, a TAP voa de Lisboa para sete aeroportos dos EUA em Nova Iorque, Newark, Boston, Miami, Washington DC, São Francisco e Chicago, e do Porto para Newark.

“Estamos muito entusiasmados por anunciar os novos voos de Lisboa para Los Angeles e do Porto para Boston, e ainda a oferta semanal de um voo direto entre a Terceira e S. Francisco”, afirma Luís Rodrigues, presidente da TAP. “Com estas novas rotas, a TAP reforça ainda mais a sua posição privilegiada na ligação transatlântica dos clientes que pretendem as melhores viagens aéreas entre a Europa, as Américas e África”.

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Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal

A Transavia lançou uma promoção que oferece preços especiais para visitar os Mercados de Natal da Europa e que conta com valores desde 30 euros para voos de ida.

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A Transavia lançou uma promoção que oferece preços especiais para visitar os Mercados de Natal da Europa e que conta com preços desde 30 euros para voos de ida, informou a companhia aérea low cost do grupo Air France-KLM.

Amesterdão, Paris ou Bordéus são alguns dos destinos que a Transavia propõe para esta temporada de inverno e que são conhecidos pelos Mercados de Natal, aos quais os passageiros portugueses podem chegar através de vários aeroportos nacionais.

No caso de Amesterdão, os preços começam nos 39 euros para voos desde Lisboa, enquanto desde Faro os valores têm início nos 44 euros e, desde o Funchal, há preços a partir de 64 euros.

Para Bordéus, a Transavia disponibiliza preços desde 34 euros na nova rota desde o Porto, enquanto Paris está acessível a partir de 30 euros para voos desde o Porto, enquanto desde Lisboa os valores começam nos 33 euros.

A Transavia disponibiliza ainda voos para a capital francesa à partida de Faro e do Funchal, com os valores a arrancarem nos 35 euros no caso da capital algarvia e nos 65 euros desde a capital madeirense.

As reservas estão disponíveis aqui e os valores apresentados já incluem todas as taxas, com exceção da bagagem de porão.

 

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Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho

A Cathay Pacific começa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho de 2025, disponibilizando quatro voos por semana, às segundas, terças, quintas e sábados.

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A Cathay Pacific vai abrir uma nova rota para a Europa, passando a ligar Munique, na Alemanha, a Hong Kong, no sul da China e onde se localiza a sede da transportadora aérea de luxo, que vai operar, a partir de junho de 2025, quatro voos por semana nesta rota.

De acordo com um comunicado do Aeroporto de Munique, os voos da Cathay Pacific entre a cidade alemã e Hong Kong vão decorrer às segundas, terças, quintas e sábados, sendo operados num avião Airbus A350-900.

A Cathay Pacific torna-se, assim, na quarta companhia aérea asiática a abrir voos para Munique nos últimos três anos, aumentando para oito o número de transportadoras aéreas originárias do continente asiático a operar neste aeroporto da Alemanha.

“O facto de a Cathay Pacific ter escolhido o Aeroporto de Munique mostra tanto a valorização do nosso aeroporto quanto o poder de atração do estado da Baviera. A reconexão com a metrópole económica de Hong Kong através da transportadora doméstica Cathay Pacific é um grande sucesso”, diz Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique.

Já Lavinia Lau, diretora comercial e de clientes da Cathay Pacific, sublinha que Munique é o segundo aeroporto na Alemanha onde a companhia aérea opera e o 10.º na Europa, considerando que estes voos vão permitir a “ligação direta” entre Hong Kong e “um dos mais importantes centros económicos, turísticos e de transporte da Europa”.

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