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Embratur quer atrair mais turistas para o interior do Brasil

A Embratur está a promover novos destinos e atrações culturais, históricas e naturais mais acessíveis do interior do Brasil com o objetivo de atrair mais turistas. 

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A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo está a promover novos destinos e atrações culturais, históricas e naturais mais acessíveis do interior do Brasil com o objetivo de atrair mais turistas.

“O interior do Brasil está repleto de destinos bonitos, cheios de natureza e de paz – elementos que sabemos que os turistas têm procurado mais, muito em parte devido à pandemia”, explica Carlos Brito, presidente da Embratur, para destacar que “nestes destinos, que acabam sempre por ser mais económicos e acessíveis financeiramente, é possível receber famílias, casais e turistas vindos de todo o mundo”. 

A Embratur reuniu, assim, cinco sugestões de destinos, roteiros, atividades e atrações turísticas, com informação útil, que se podem descobrir no interior do território brasileiro, nomeadamente no Estado de Minas Gerais, como Inhotim, com o seu museu de arte contemporânea e Jardim Botânico; a Estada Real, a maior rota turística do Brasil, com os mais de 1.600km de extensão; e as cidades de Ouro Preto, Diamantina e Congonhas. 

 

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Açores vão investir mais de 19 milhões de euros no turismo em 2024

O Governo dos Açores vai investir mais de 19 milhões de euros com vista ao desenvolvimento turístico no próximo ano, anunciou esta terça-feira a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

“Apresentamos uma proposta superior a 19 milhões de euros para o desenvolvimento turístico, focando uma elevação qualitativa da oferta, mas também uma atuação cada vez mais seletiva ao nível da promoção externa”, disse Berta Cabral no decorrer da audição na Comissão Parlamentar de Economia sobre a Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024.

Segundo foi anunciado, que vai ser praticamente duplicado o nível de investimento na sustentabilidade do destino, apostando, sobretudo, na introdução de uma atuação inovadora para a gestão dos fluxos turísticos, o que reforça o compromisso para a obtenção do nível Ouro, em 2024, da certificação como “Destino Sustentável”.

A governante sublinhou, conforme citada em nota publicada no site oficial do Governo Regional, que o turismo “é o setor mais importante e mais transversal da economia regional e aquele que tem maior capacidade de criação de riqueza, geração de emprego e de dinamização de todos os restantes setores produtivos”.

Relativamente às infraestruturas e equipamentos portuários e aeroportuários, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada pela mesma fonte, apontou uma intervenção direta em, pelo menos, uma dezena de portos nas nove ilhas, a que se juntam outros investimentos em equipamentos, com destaque para o ordenamento da baía do Cais do Pico e para o investimento no projeto para o prolongamento do cais multiusos do Porto da Praia da Vitória.

Salientou, ainda, o investimento na melhoria da operacionalidade e segurança em cinco infraestruturas aeroportuárias da responsabilidade da Região, com destaque para a continuação dos trabalhos de ampliação da pista do aeroporto do Pico, da ampliação da aerogare da Graciosa e da nova aerogare do Corvo.

Assim, frisou que, um dos grandes objetivos do Governo dos Açores “é a constante melhoria do sistema de transportes aéreos e marítimos de forma sustentável, tendente à sua eficiência, previsibilidade e estabilidade com o intuito de potenciar um verdadeiro mercado interno na Região”.

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WTM: Recuperação dos EUA acontecerá, definitivamente, em 2024

O WTM Global Travel Report, apresentado em parceria com a Tourism Economics durante o WTM London 2023, conclui que a maioria dos principais mercados de viagens nas Américas já recuperaram da pandemia, com exceção dos EUA, que deverá voltar aos níveis de 2019 já em 2024.

O WTM Global Travel Report, publicado em parceria com a Tourism Economics, revelaram que, no presente ano de 2023, as Américas como um todo, ficaram aquém de 2019, tanto em volumes como em valor. Espera-se que a região receba 117 milhões de visitantes de lazer, 4% abaixo do número de 2019. Em termos de dólares, o défice é insignificante, apenas 2% abaixo das receitas obtidos no período pré-pandemia.

Ao analisar a região país por país, verifica-se que os outros grandes mercados tiveram um ano muito forte. Os EUA são de longe o maior mercado das Américas e registaram uma queda de 17% no valor do seu mercado de lazer recetivo. Em contraste, o número dois, México, estava 128% à frente de 2019, com o Canadá a registar uma subida de 107%.

No entanto, o mercado interno dos EUA teve um forte desempenho e encontra-se em território positivo, com os gastos internos de 2023 a atingirem 130% de 2019. Todos os principais mercados internos estão à frente. O México está 144% à frente e o Brasil, terceiro maior mercado interno, está 118%.

A Venezuela é o oitavo maior mercado interno da região. Prevê-se que atinja níveis 325% superiores aos de 2019, o segundo maior aumento percentual de qualquer mercado registado no relatório.

No geral, o turismo doméstico nas Américas, em 2023, estará 31% à frente de 2019 em valor.

O futuro imediato parece positivo, com o relatório a confirmar que os EUA recuperarão os níveis pré-pandémicos no próximo ano. As conclusões mostram que 2024 terminará com a entrada dos EUA em território positivo, 8% à frente de 2019. Internamente, os EUA continuarão a crescer, com o valor do turismo interno estimado em cerca de 1000 mil milhões de dólares.

O relatório olha também para 2033 e admite que o mercado de lazer recetivo dos EUA continuará a ser o segundo maior do mundo e valerá 82% mais do que 2024. Este é um dos crescimentos mais fortes dos dez maiores mercados emissores, com apenas a China (158%), Tailândia (178%) e Índia (133%) a registar aumentos maiores. Os EUA também terão um desempenho superior ao dos seus rivais regionais, com o México a prever um aumento de 80% nas despesas de entrada durante a próxima década, com o Canadá a crescer 71%.

Durante o mesmo período, espera-se que as viagens de lazer provenientes dos EUA cresçam em valor em mais de um terço (35%), embora este seja o valor mais baixo dos dez países analisados pelo relatório.

*O jornal PUBLITURIS é Media Partner do World Travel Market (WTM) London 2023
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Solférias junta-se à APM na promoção do destino Madeira no continente

O operador turístico Solférias junta-se à Associação de Promoção da Madeira (APM) para apresentar as últimas novidades do destino no Porto e em Lisboa.

A Solférias, juntamente com a APM, vai levar a cabo duas ações de promoção do destino Madeira, no Porto e em Lisboa.

Será, segundo o operador turístico, uma oportunidade de conhecer melhor o destino “que é fantástico 365 dias por ano”.

Os eventos, esta quarta-feira, no Vila Galé Porto, e quinta-feira, dia 9, no Vila Galé Ópera, em Lisboa, têm lugar entre as 19h00 e as 20h30 com um pequeno cocktail, apresentação do destino, para terminar com um sorteio de prémios.

 

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WTM: Turistas abandonam praia e preferem novas experiências

Cada vez mais turistas estão a abandonar a praia em favor da natureza, de experiências gastronómicas e de bem-estar. Esta realidade foi apresentada no World Travel Market (WTM) London 2023, revelando o WTM Global Travel Report, em parceria com a Oxford Economics, “uma procura crescente por experiências únicas, autênticas e personalizadas” enquanto as pessoas estão de férias.

O WTM Global Travel Report, apresentado no primeiro dia do WTM London, revela que a procura por experiências únicas, autênticas e personalizadas está a aumentar em comparação com as habituais férias de sol e praia, salientando que “as atividades experienciais como bem-estar, natureza e turismo gastronómico aumentaram mais de 10% em comparação com 2019”.

“Entretanto, as atividades tradicionais, como sol e praia, foram menos importantes nas motivações dos viajantes em comparação com 2019”, afirma o relatório.

A análise apresenta observa, igualmente, como as pessoas “desejam mais oportunidades para se reconectarem” num mundo cada vez mais digital, com experiências pessoais mais significativas “tornando-se esta rapidamente a razão de ser das viagens”.

Além disso, as alterações climáticas parecem destinadas a desempenhar um papel mais importante na escolha dos destinos e épocas de férias dos consumidores, salientando o estudo que esta realidade está a “influenciar os padrões de viagem após sucessivos verões quentes na Europa”.

Em 2023, dados da European Travel Commission concluíram que a popularidade dos destinos no Mediterrâneo caiu 10% em comparação com 2022, o que foi influenciado, pelo menos em parte, pelas perceções referentes às condições meteorológicas dos destinos, afirmando ainda o estudo que “a crise climática tem outras influências nas tendências de consumo e nas políticas governamentais”.

“Isto poderá significar menos viagens de longo curso, mas potencialmente mais longas, e mais viagens locais de curta distância”, acrescenta, observando uma procura crescente de voluntariado e de interação com as comunidades locais.

“As viagens lentas, que envolvem viagens mais longas, mas potencialmente menos, também podem tornar-se uma tendência cada vez mais popular”, conclui o relatório.

“À medida que determinados países se tornam mais ricos, mais pessoas podem pagar viagens de lazer, gerando novas tendências com diferentes demografias e preferências culturais”, salientando ainda o relatório que “a ‘classe viajante’ na China deverá quase duplicar nos próximos 10 anos”.

“No entanto, isto representa apenas uma parcela muito pequena dos cidadãos chineses (2,3%), o que destaca um enorme potencial para crescimento futuro. Existem também oportunidades de crescimento semelhantes na Índia e na Indonésia, para citar apenas algumas”, refere o estudo apresentado no WTM.

Além disso, o relatório regista um ressurgimento da procura de agentes de viagens, à medida que os consumidores procuram ajuda para aproveitar ao máximo o seu tempo de férias.

Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, salienta que “os turistas parecem mais determinados a aproveitar ao máximo o seu precioso tempo fora – em vez de apenas tomar banhos de sol. Querem criar memórias, reservando experiências e excursões para conhecer o destino, para explorar culturas, gastronomia e natureza”.

“Após o confinamento, também registamos o desejo crescente de desfrutar do ar livre e de nos conectarmos com outras pessoas – mas de uma forma cada vez mais sustentável”, conclui Losardo.

*O jornal PUBLITURIS é Media Partner do World Travel Market (WTM) London 2023

Foto crédito: Depositphotos.com
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Piauí (Brasil) dá-se a conhecer em Portugal

A VBRATA – Visit Brazil Travel Association, em parceria com o Sebrae e o governo do Estado do Piauí, no nordeste do Brasil, vai promover o evento Showcase Piauí – Portugal 2023, no próximo dia 22 de novembro de 2023, entre as 18h00 e as 22h00, no SUD Lisboa.

O objetivo do evento é o lançamento da campanha ‘‘Piauí Destino do Ano da VBRATA em Portugal”, e pretende dar a conhecer as atrações turísticas, culturais e históricas daquele estado do Nordeste brasileiro ao trade português.

Pouco conhecido dos turistas portugueses, a VBRATA indica que no Piauí podemos encontrar “tradições únicas, paisagens deslumbrantes, experiências inigualáveis e gastronomia singular”.

O convite está aberto a todos os agentes de viagens, operadores de turismo e imprensa especializada interessados em conhecer mais sobre o Piauí como destino turístico, cultural e de negócios, mas é necessário inscrição prévia para o e-mail: [email protected].

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Viagens de lazer são mais importantes do que nunca para os consumidores

Os consumidores de todo o mundo estão a dar prioridade às viagens de lazer, levando a uma perspetiva pós-pandemia positiva para a indústria do turismo global, revela o WTM Global Travel Report.

De acordo com o WTM Global Travel Report, apresentado em parceria com a Oxford Economics no WTM London 2023, o número de viagens de lazer realizadas em 2023 será apenas 10% inferior ao pico anterior em 2019. No entanto, o valor destas viagens, em termos de dólares, terminará o ano em território positivo em relação ao período pré-pandémico.

O relatório explica que a pressão sobre os custos de combustível, pessoal e financiamento para o setor da aviação é um dos fatores que impulsionam o aumento dos preços. No entanto, os consumidores nas economias mais avançadas estão a dar prioridade aos gastos com viagens de lazer no curto prazo, enquanto as tendências globais de crescimento das viagens de lazer nos mercados emergentes estão novamente em linha com as projeções pré-pandemia.

“O aumento dos custos combinado com potenciais mudanças descendentes nas perspetivas dos consumidores representa uma ameaça para a indústria, mas atualmente não há sinais claros de que os custos sejam um impedimento para os volumes de viagens”, conclui o relatório.

A procura por viagens de lazer em 2024 será “robusta”, continua o relatório, com o turismo doméstico a continuar a ter um bom desempenho.

“O crescimento a longo prazo da indústria do turismo é forte”, admite o relatório. Até 2033, espera-se que os gastos com viagens de lazer ultrapassem o dobro dos níveis de 2019. Um fator impulsionador, diz o relatório, será o aumento significativo do número de famílias na China, Índia e Indonésia capazes de pagar viagens internacionais.

Os destinos em linha para um aumento de três dígitos no valor do seu negócio de lazer recetivo durante a próxima década incluem Cuba (crescimento de 103%), Suécia (179%), Tunísia (105%), Jordânia (104%) e Tailândia (178%). %).

Uma advertência ao otimismo a longo prazo são, no entanto, as alterações climáticas, embora o relatório afirme que o principal impacto será a procura deslocada e as mudanças na sazonalidade.

*O jornal PUBLITURIS é Media Partner do World Travel Market (WTM) London 2023
Foto créditos: Depositphotos.com
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WTM: “Luxo acessível” cada vez mais popular, apesar de orçamentos mais reduzidos para férias

O “luxo acessível” está a tornar-se cada vez mais popular para quem deseja viajar e gozar umas férias, apesar do aperto nos orçamentos de muitos turistas, refere o World Travel Market London 2023.

Apesar do apertar de cinto de muitas famílias e de orçamentos para férias impactados pela crise e inflação, os consumidores continuam determinados a sair de férias e muitos ainda estão a dar prioridade a opções de luxo, conclui o WTM Global Travel Report, apresentado em parceria com a Oxford Economics, durante o WTM London 2023.

O relatório explica que esta área de crescimento nas viagens se alinha com uma tendência mais ampla de os consumidores procurarem experiências novas e únicas nas férias.

“Depois da pandemia e das restrições às viagens, muitos querem melhorar a sua experiência, à medida que os consumidores recuperam proativamente as experiências turísticas perdidas”, refere o relatório.

Parte desta procura pode ser o resultado da continuação da procura reprimida e das poupanças acumuladas durante os confinamentos, bem como de taxas de desemprego relativamente baixas na maioria dos países.

“Os consumidores não afetados pelas crises económicas, provavelmente, continuarão a optar por destinos de luxo”, observa o estudo.

Contudo, o estudo admite, igualmente, que “aqueles que pertencem a grupos de rendimentos mais baixos poderão sentir cada vez mais o impacto dos rendimentos pessoais reduzidos e procurar opções de viagem mais económicas ou reduzir as suas viagens em geral”.

O relatório alerta também para alguns dos impulsionadores da procura de viagens pós-pandemia que podem ter “revertido nos últimos meses”, representando um risco para a expansão contínua.

Aponta para “custos persistentemente elevados” e para a recuperação da libra esterlina e do euro, o que está a “enfraquecer o poder de compra do dólar americano na Europa”.

Por outro lado, o preço do combustível de aviação está significativamente mais elevado do que no início do ano, pressionando as tarifas aéreas.

Entretanto, a indústria das viagens continua a enfrentar problemas do lado da oferta, no meio de acontecimentos geopolíticos como a invasão da Ucrânia pela Rússia, o conflito no Médio Oriente, bem como a escassez de pessoal que ainda afeta muitos mercados, frisando que “um grande número de trabalhadores mudou para outros setores de atividade durante a pandemia”.

O rendimento pessoal disponível dos consumidores também está sob pressão à medida que o seu próprio transporte e outros custos de vida aumentam.

Apesar destes ventos contrários, o relatório observa que “os custos mais elevados ainda não foram um impedimento significativo ao crescimento e os viajantes parecem dispostos a pagar preços mais elevados”.

Dave Goodger, diretor-geral EMEA da Tourism Economics, referiu na apresentação do relatório, que “a análise mostra como os consumidores têm uma procura aparentemente insaciável por viagens, apesar de um cenário económico complexo”.

*O jornal PUBLITURIS é Media Partner do World Travel Market (WTM) London 2023
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Turismo no Brasil acumula receitas de 25 mil milhões de dólares e deve crescer 11,5% em 2023

Entre janeiro e agosto deste ano as receitas turísticas no Brasil registaram mais 2,4 mil milhões de dólares face ao mesmo período de período de 2022, tendo atingido os 25 mil milhões de dólares de reais. Só no primeiro semestre, os turistas internacionais gastaram no país mais de 3,6 mil milhões de dólares.

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Os números foram divulgados pelo Ministério brasileiro do Turismo com base em dados de uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio/SP.

A pesquisa ainda projeta que o turismo no Brasil deverá ter um crescimento de 11,5% em 2023 em relação ao ano passado, o que demonstra a recuperação do setor após a pandemia de Covid-19.

Segundo a Fecomercio/SP, citado pela CNN Brasil, a explicação deve-se ao maior investimento dos brasileiros em viagens, o que tende a manter o setor aquecido nos próximos meses, principalmente neste fim do ano. A volta da agenda do mercado de turismo corporativo, com feiras e eventos, também é um dos motores que alavancam os números.

No último mês de agosto, as empresas de transporte aéreo de passageiros obtiveram o maior registo de receitas da série histórica da Fecomercio/SP, iniciada em 2011.

Os dados apontam que foram movimentadas 8,2 milhões de pessoas no período, com receitas que giraram em torno dos 796 milhões de dólares, uma subida de 17,1% em relação a 2022. Já os estabelecimentos de alojamento avançaram 9,8% e faturaram 327 milhões de dólares em agosto.

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Governo destina 5M€ para empresas e projetos turísticos afetados pelos incêndios

A apoio vai chegar sob a forma de duas linhas de apoio financeiro, a Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023, com três milhões de euros, e a Regenerar Territórios – Incêndios 2023, com dois milhões.

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O Governo destinou cinco milhões de euros às empresas e projetos turísticos dos concelhos de Odemira, Aljezur, Monchique, Proença-a-Nova e Castelo Branco que foram afetados pelos incêndios do último verão.

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o apoio vai chegar sob a forma de duas linhas de apoio financeiro, cujo lançamento foi feito pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no passado sábado, 4 de novembro, em Odemira.

Estas linhas de apoio “pretendem dar resposta às empresas do turismo e à promoção e valorização turística dos territórios, consequência dos incêndios florestais de agosto em 2023”.

Destes apoio, três milhões de euros destinam-se à tesouraria e ao investimento das empresas afetadas e vão estar disponíveis na linha Regenerar Empresas do Turismo – Incêndios 2023, enquanto a outra linha, denominada Regenerar Territórios – Incêndios 2023, conta com dois milhões de euros, visando a “regeneração, valorização turística e promoção dos territórios”.

Segundo a informação divulgada, a primeira linha está disponível para “todas as empresas de turismo localizadas nos territórios impactados, com o limite máximo de 400 mil euros por projeto e uma taxa de comparticipação de 90% podendo ter apenas a natureza de fundo perdido até aos 200 mil euros ou apresentar uma
dimensão compósita entre fundo perdido e incentivo reembolsável, à taxa zero, em montantes superiores aos 200 mil euros”.

Já a segunda linha “dirige-se a entidades públicas e entidades privadas sem fins lucrativos com o limite máximo absoluto de 400 mil euros por projeto, a fundo perdido, com uma taxa de comparticipação de 90%”.

As candidaturas devem ser formalizadas junto do Turismo de Portugal.

Além do lançamento destas linhas, Nuno Fazenda participou ainda na assinatura de protocolo entre as Entidades Regionais de Turismo do Alentejo e do Algarve para uma campanha conjunta de promoção turística dedicada ao mercado interno e externo do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

“Depois de termos estado no terreno, no rescaldo do incêndio de agosto de 2023, a ouvir as empresas e as instituições, concretizamos agora duas linhas de apoio que respondem às necessidades dos empresários e do território. Estamos, assim, em proximidade, a concretizar e a apoiar a promoção turística de uma das mais belas regiões do nosso país”, considera o governante.

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Britânicos aumentam interesse em viajar para os próximos 12 meses

Depois de, em 2022, os britânicos terem mostrado um crescente interesse em viajar, dados da ABTA mostram que essa vontade é reforçada para os próximos 12 meses. Contudo, a análise também mostra que a Primavera ganha ao Verão nas intenções de viagens dos britânicos.

Victor Jorge

A ABTA – The Travel Association (Associação de Viagens e Operadores Turísticos do Reino Unido) divulgou uma análise referente às intenções de viagens dos britânicos para os próximos 12 meses.

Apesar da volatilidade do ambiente económico, os britânicos mantiveram-se resilientes no que toca as viagens, com 84% das pessoas a fazer férias nos últimos 12 meses, tirando, em média, 3,4 dias de férias por pessoa.

Segundo os dados, o número de britânicos a fazer férias no exterior passou de 45%, em 2022, para 52%, em 2023. Ao observar os padrões dos últimos 10 anos, o número de férias gozadas parece estar em linha com os níveis anteriores, embora ainda atrás dos números de 2019, revelam os dados da ABTA.

Assim, é possível registar um padrão semelhante com o número de férias no exterior (1,4 por pessoa em média), com pouco mais de dois terços (68%) das pessoas a tirarem férias domésticas quebrar, representando um aumento em relação ao ano passado, mas uma ligeira queda no número de férias no Reino Unido gozadas por pessoa. Ou seja, em vez das 2,4 férias por pessoa, em 202, no ano 2023 esse valor baixa para duas férias por pessoa, refletindo, dessa forma, o aumento das férias no Reino Unido tiradas durante a pandemia.

Os dados da ABTA mostram que foram os jovens (18-24 anos) e as famílias os viajantes mais prolíficos, indicando, também, um número crescente de viagens ao exterior, com um aumento particular entre os jovens e as famílias com crianças mais velhas.

60% dos jovens escolheram o estrangeiro para fazer férias nos últimos 12 meses (acima dos 56% do ano passado), e 58% das famílias jovens foram para o exterior (acima dos 56%), tal como fizeram 57% das famílias mais velhas (contra 50% em 2022).

Na realidade, os mais jovens (com idade entre 18 e 24 anos) também foram os que mais frequentemente passaram férias no exterior, tendo feito mais viagens que no ano anterior (até 2,7 viagens em média contra as 2,2 viagens de 2022).

Já as famílias, aquelas com filhos mais novos saíram de férias para o estrangeiro com mais frequência do que aquelas com crianças mais velhas. Assim, as famílias jovens fizeram, em média, 2,3 viagens, enquanto as famílias mais velhas fizeram, em média, 1,7 viagens nos últimos 12 meses.

Espanha foi, mais uma vez, o destino favorito dos viajantes do Reino Unido (33%), seguido por França (20%), Itália (16%) e EUA (15%), que trocam de lugar em relação ao ano passado, com o top 5 a ser completado pela Grécia (12%) que aparece com a mesma percentagem da Alemanha.

Portugal aparece em 7.º lugar, mantendo a posição do ano anterior, e com uma procura de 10% e à frente de destinos como a Turquia, Países Baixos e Chipre.

Nesta análise, a ABTA olhou, pela primeira vez, para os tipos de viagens mais populares realizadas por todos os viajantes e comparou-os com aqueles preferidos por pessoas que optaram por um pacote férias nos últimos 12 meses.

No geral, as city-breaks recuperaram o primeiro lugar aos destinos de praia como o tipo de viagem preferido dos britânicos, tendo crescido significativamente em popularidade nos últimos 12 meses.

Os viajantes que optaram por um pacote de férias nos últimos 12 meses foram quase o dobro dos que escolheram viagens com tudo incluído ou em cruzeiro, mostrando ainda os dados da ABTA que, no geral, as viagens para vários destinos e o aluguer de casas particular também estiveram em alta, quase duplicando em popularidade quando comparado ao ano passado.

Já a percentagem de pessoas que reservaram as viagens numa agência manteve-se relativamente estável nos últimos anos, com mais de um terço das pessoas (35%) a reservar férias no exterior com um profissional de viagens nos últimos 12 meses. Este número aumenta significativamente entre famílias com crianças mais velhas (45%), aquelas que fizeram um pacote de férias no último ano (49%), e aquelas que viajaram de férias com tudo incluído (50%) ou cruzeiro (50%).

Ao inquirir os britânicos por que reservaram junto de uma agência de viagem, a ABTA diz ver “um foco muito mais forte no valor (dinheiro) em comparação com o ano passado (aumento de 12 pontos percentuais), o que talvez reflita as pressões sobre as finanças das pessoas, mas também uma maior apreciação pela facilidade de reserva nesta forma, tempo economizado e acesso à ajuda e aconselhamento especializado “.

Próximos 12 meses são animadores
Analisando os próximos 12 meses, apesar da situação económica, os dados obtidos pela ABTA indicam que há mais de pessoas a planear viajar para o exterior (64%, acima dos 61% do ano anterior), bem como fazer uma pausa doméstica (58%, acima dos 57% ano passado).

Olhando para os planos entre diferentes faixas etárias, enquanto os viajantes com mais de 55 anos têm a mesma probabilidade de ir para o exterior como tirar férias no Reino Unido, uma proporção mais alta de jovens de 18 a 24 anos planeiam fazer férias no estrangeiro do que férias domésticas.

Embora no top 5 não se registem mudanças, continuando a liderança a pertencer a Espanha, Itália passa a ocupar a 2.ª posição, trocando com França, ficando EUA e Grécia nas posições seguintes.

Contudo, denota-se uma quebra nas percentagens indicadas pelos turistas britânicos, com todos os países desse top 5 a registar descidas (Espanha -4p.p.; Itália -1 p.p.; França – 5 p.p.; EUA -1 p.p.; Grécia mantém igual).

Portugal sobe uma posição (de 7.º para 6.º), mas perde um ponto percentual nas indicações de escolha dos turistas britânicos (passa de 10% para 9%). A grande descida dá-se com a Alemanha, que ultrapassada por Portugal, vê ainda cair 5 p.p.. A Turquia também mantém o mesmo lugar, mas cai 4 p.p..

As maiores surpresas dão-se com o aparecimento da Irlanda e Japão neste top 10. A Irlanda aparece no 9.º lugar, com 4% de procura, enquanto o Japão subiu 23 lugares, para ocupar o último lugar do top 10 com 4% nas intenções de procura por parte dos britânicos, justificando a ABTA esta realidade com o facto do país nipónico ter estado fechado até há pouco tempo.

Uma das maiores surpresas está no período escolhido pelos britânicos para realizaram as suas ferias e viagens. Pela primeira vez nesta pesquisa, a ABTA perguntou aos britânicos quando planeiam fazer as suas férias no próximo ano, com a conclusão a indicar uma tendência para viagens durante todo o ano com números semelhantes de pessoas que planeiam viajar para o exterior durante o Outono e a Primavera como no Verão.

De facto, 48% dos britânicos indicaram a Primavera como estação preferida, seguida pelo 46% do Verão e 45% do Outono, com o Inverno a captar somente 28% do interesse.

“Se as intenções das pessoas se tornarem realidade, então maio e junho serão os meses mais populares para férias no exterior no próximo ano, apenas um pouco à frente do pico tradicional meses de julho e agosto”, salienta a ABTA.

Dito isto, julho é extremamente popular entre jovens de 18 a 24 anos, com quase um terço (30%) a planear viajar no sétimo mês. Outubro é também um dos meses mais populares para viajar, refletindo, talvez, a oportunidade de apanhar um pouco de sol tardio durante férias escolares.

Quanto aos gastos, metade das pessoas afirma que não haverá alterações nas suas férias, pretendendo gastar o mesmo que no ano anterior. No entanto, o número que planeia gastar mais (28%) está à frente dos que querem gastar menos (21%).

A principal razão para gastar mais, é tirar mais férias, garantindo mais tempo no destino preferido para comemorações especiais, ou fazer a viagem da sua vida.

As atuais pressões económicas são claramente na mente de muitas pessoas. Cerca de 34% das pessoas dizem que gastarão mais porque o custo das férias está a aumentar, enquanto 48% das pessoas concordam que gastarão menos por causa do aumento do custo de vida, e 29% planeiam gastar menos devido ao aumento do pagamento de hipotecas ou alugueres.

Finalmente, as questões da sustentabilidade nas viagens são variadas – desde bem-estar animal aos direitos humanos, emissões de carbono para abordar a perda de biodiversidade. “O setor está a trabalhar para abordar essas questões essenciais, com a colaboração de toda a indústria, destinos e governos para poder para fazer progressos reais”, diz a ABTA.

Quando questionados sobre o que os preocupa sobre o impacto das suas férias, o bem-estar animal está novamente no topo, como tem acontecido desde que a ABTA colocou esta questão pela primeira vez aos consumidores em 2019. As seis principais respostas permanecem quase inalteradas: lixo com plásticos, preservação da cultura e património, conservação da natureza, impacto do overtourism, impacto das alterações climáticas, e a forma como as comunidades locais são impactadas.

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