Programa Best 2.0 arranca a 30 de novembro
Programa Best, que nesta edição adquire a designação de Best 2.0, regressa a 30 de novembro, com sessões formativas online para as empresas do setor, que vão decorrer até junho do próximo ano.

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O programa BEST está de volta numa nova edição em que adquire a designação de Best 2.0, voltando a disponibilizar formação gratuita para as empresas do setor do turismo, cujas sessões arrancam a 30 de novembro, em formato online, através da Academia Digital do Turismo de Portugal.
De acordo com um comunicado do Turismo de Portugal, nesta edição, que será a quarta, o Programa Best vai abordar temas como Gestão & Estratégia, Finanças, Sustentabilidade, Liderança, Inovação, Empreendedorismo, Digital & Tecnologia, Marketing e Serviço.
“Até junho de 2022 estão previstas 100 ações de capacitação que vão dotar os participantes de conhecimentos, técnicas e ferramentas que lhes permitam, de forma simples e prática, elevar os seus níveis de inovação, análise financeira, eficiência e produtividade e reforçar proactivamente a resiliência e a sustentabilidade competitiva das suas organizações no atual contexto de elevado dinamismo”, indica o Turismo de Portugal, no comunicado divulgado.
O programa apresenta, no entanto, algumas novidades, uma vez que, segundo o Turismo de Portugal, o “ciclo formativo prevê não só a participação ativa de parceiros da área financeira e empresarial que partilharão soluções e abordagens a novos desafios, mas também o aprofundamento da vertente associada à temática da sustentabilidade, incentivando as empresas a incorporar os fatores ESG – Environmental, Social and Governance – nas suas estratégias de negócio”.
Neste ponto da sustentabilidade, o Best 2.0 está alinhado, segundo a informação divulgada, “com o Programa Empresas Turismo 360, recentemente divulgado pelo Turismo de Portugal”, que visa incentivar as boas práticas de sustentabilidade nas empresas do turismo nacional.
Segundo Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, este enfoque do Best 2.0 é “fundamental”, uma vez que “todos os agentes do setor têm de encontrar o equilíbrio entre as prioridades económicas, os fatores sociais e ambientais, bem como valorizar a informação não financeira das empresas, entender o seu impacto na estratégia das mesmas e na sua capacidade de criar valor”.
O Programa BEST foi desenvolvido pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e as associações do setor, com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências estratégicas e de gestão competitiva das empresas turísticas e incentivar a sua preparação relativamente aos atuais desafios e tendências do mercado global.
Desde a sua criação, o Programa Best já permitiu a realização de mais de 400 ações e a formação de mais de 50 mil profissionais do setor. Nesta nova edição, as sessões formativas decorrem online e em direto, através da Academia Digital do Turismo de Portugal, com participação livre, embora sujeita a inscrição.