Le Commandant Charcot @Rui Minas
Novo navio da Ponant já fez escala inaugural em Lisboa
O Le Commandant Charcot foi o primeiro navio de exploração polar híbrido a realizar escala na capital portuguesa, no passado sábado, 9 de outubro.
Publituris
Governo destina 321M€ para comparticipar obras nos portos e aeroportos dos Açores
Pedro Machado prefere aumento do IVA turístico para evitar novas taxas
Hoti Hotéis oferece até 25% de desconto em escapadinhas de outono
Costa Cruzeiros abre vendas para 2026 e destaca itinerários no Mediterrâneo, Norte da Europa e Ilhas Gregas
XII Workshops Internacionais de Turismo Religioso já têm inscrições abertas
Segundo navio da Explora Journeys fez escala inaugural em Lisboa
Egotravel lança maior operação de sempre para Djerba em 2025
Grupo SANA abre EVOLUTION Valbom após investimento de 12M€
Icelandair abre rota para Lisboa com “números muito positivos” e sem medo da concorrência
Município de Albufeira volta a apostar na formação na área do turismo
O Porto de Lisboa assinalou este sábado, 9 de outubro, a escala inaugural do Le Commandant Charcot, um navio de exploração polar híbrido, que é o mais recente membro da frota da companhia de cruzeiros de luxo Ponant.
De acordo com um comunicado do Porto de Lisboa, o Le Commandant Charcot está classificado como um navio “Polar 2”, que junta viagens de cruzeiro à investigação científica e que tem um reduzido impacto ambiental, uma vez que tem disponíveis três modos de propulsão, nomeadamente elétrica, GNL e diesel.
No comunicado divulgado, o Porto de Lisboa lembra que este foi o “primeiro navio de exploração polar híbrido” a realizar escala na capital portuguesa, tendo a ocasião sido assinalada com a oferta da habitual placa comemorativa da ocasião, numa cerimónia que foi adaptada às restrições da COVID-19.
Entregue em julho de 2021 à companhia de cruzeiros de luxo Ponant, o Le Commandant Charcot foi construído nos estaleiros VARD em Alesund, na Noruega, e em Tulcea, na Roménia e batizado em homenagem ao cientista polar francês Jean-Baptiste Charcot.
O Le Commandant Charcot foi o primeiro navio francês a chegar ao Polo Norte e foi construído para navegar nas regiões polares, utilizando para isso a energia mais limpa que existe atualmente.
“Esta característica permite a escolha do modo de propulsão de acordo com o meio onde se encontra, e a utilização do modo elétrico em porto representa emissões zero para a atmosfera”, indica o Porto de Lisboa, explicando que o navio também produz água potável para consumo a bordo, reutiliza fontes de energia para aquecimento e conta com uma forte vertente pedagógica, oferecendo diversas palestras aos passageiros sobre preservação ambiental e sustentabilidade.