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Uma cimeira para “acerto de posições a nível ibérico e europeu”, diz APAVT

Em vésperas da III Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, revela o que espera do encontro.

Victor Jorge
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Uma cimeira para “acerto de posições a nível ibérico e europeu”, diz APAVT

Em vésperas da III Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, revela o que espera do encontro.

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De 23 a 26 de setembro, a Confederação Espanhola das Agências de Viagens (CEAV), a Federação Andaluza das Agências de Viagens e a Associação Provincial de Agências de Viagens de Huelva, em colaboração com a Associação Portuguesa de Agências de Viagens (APAVT), organizam a III Cimeira da Aliança Ibérica de Agências de Viagens.

O Publituris quis saber junto do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, o que espera, em traços gerais, deste encontro.

Quais são as principais preocupações que a APAVT levará para este encontro?
A Aliança Ibérica é um espaço de conhecimento e análise comuns à Península Ibérica.

Ao longo do ano, a APAVT e as suas congéneres espanholas trocam informações importantes sobre o mercado, relação com fornecedores e assuntos europeus (os dois países estão na ECTAA). Pretende-se ter mais conhecimento e acertar posições a nível internacional, concretamente na agenda europeia.

Neste âmbito, pelo menos uma vez por ano, tentamos realizar um encontro entre as duas delegações, algo que havia sido interrompido, por causa da crise sanitária, e que agora recomeçamos.

O evento inclui reuniões sobre a agenda permanente, que é naturalmente dinâmica e incluirá, entre outros: (i) a análise do momento do mercado, nos dois países, concretamente situação económica das empresas, apoios existentes e compromissos futuros; (ii) pontos de relacionamento com as companhias aéreas e a IATA; (iii) projetos de promoção conjunta em mercados longínquos, e em áreas de proximidade (mercado ibérico).

Quais as soluções que pretendem que sejam encontradas a curto e médio prazo?
Estes encontros visam que ambas as associações tenham conhecimento mais profundo dos desenvolvimentos no mercado ibérico, produzindo ideias novas de intervenção, exemplos de boas práticas e acerto de posições a nível ibérico e europeu, uma vez que ambos os países têm importantíssimas posições enquanto destinos turísticos.

O facto de este encontro se realizar a nível ibérico poderá trazer respostas e soluções mais rápidas para o setor?
A análise comparada da evolução nos dois países e o conhecimento das bases de atuação de cada associação fortalece, de forma clara, a capacidade de intervenção de cada uma delas.

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Como utilizar a IA para automatizar 9 em cada 10 questões dos hóspedes?

HiJiffy

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A automatização com recurso a Inteligência Artificial (IA) é um “hot topic” na indústria. Mas como aproveitá-la ao máximo?

Descubra como libertar o seu staff (ainda a tempo da época alta) de tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado com a ajuda do hub de comunicação para hotéis da HiJiffy.

O que significa, ao certo, automatização?

Vamos definir, neste contexto, automatização como a utilização de IA para realiar tarefas de forma independente, sem necessidade de atuação da equipa. Trata-se de reduzir a carga de trabalho do staff e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade aos hóspedes.

E os hóspedes ficam satisfeitos com processos automatizados?

As tendências do setor mostram uma preferência crescente por hotéis que utilizam soluções tecnológicas para reduzir a dependência da equipa do hotel – até 65% dos viajantes preferem ficar nesses hotéis e 36% adotam um serviço totalmente digital com equipa disponível apenas sob pedido (Oracle, 2022).

O hub de comunicação para hotéis da HiJiffy fornece métricas de satisfação do cliente (CSAT); em média, mais de 80% dos hóspedes referem estar satisfeitos com o facto de terem os seus pedidos e questões resolvidas pela IA.

Tendências vêm e vão. Por quê investir em automatização?

A automatização é mais do que uma tendência; é uma solução sustentável para a escassez de pessoal na hotelaria, estimada em 1,2 milhões de profissionais só na UE.

Não é por acaso que o próprio World Travel & Tourism Council (WTTC) e a European Travel Commission (ETC) fizeram recentemente uma recomendação para que a indústria “adote soluções tecnológicas e digitais inovadoras para melhorar as operações diárias (…)”.

Muitos hotéis terão dificuldades com os níveis de pessoal na época alta e é essencial apoiar as suas equipas reduzindo a carga de trabalho sempre que possível para garantir que a satisfação do hóspede não é afetada.

Posso ter um exemplo de como a automatização pode apoiar a equipa do meu hotel?

Quanto tempo as suas equipas das reservas e do front-office gastam a responder – uma e outra vez – às mesmas perguntas? Automatizar a resposta a perguntas frequentes é um excelente exemplo de apoio à sua equipa.

Em média, os hotéis que utilizam a solução da HiJiffy atingem mais de 85% de automatização, isto é, a percentagem de pedidos e questões dos hóspedes resolvidas pela IA sem o envolvimento de agentes humanos.

Um dos clientes da HiJiffy partilhou uma fantástica história de sucesso: conseguiu reduzir em 70% as chamadas recebidas, isto ao mesmo tempo que as suas reservas diretas e reservas de mesa no restaurante do hotel aumentavam.

Que tipo de tecnologia utiliza? A sua solução é fácil de utilizar?

A HiJiffy combina os mais recentes desenvolvimentos na área com a sua própria IA especializada em hotelaria – o sistema operativo Aplysia OS. Isto permite trazer as soluções tecnológicas mais avançadas para os hoteleiros portugueses.

Recentemente, a HiJiffy lançou um chatbot “alimentado” por GPT-4 , um assistente de voz e priorização de pedidos com base em análise de sentimentos.

Tudo isto – e muito mais – está disponível para através da interface intuitiva do seu hub de comunicação para hotéis.

E o hub de comunicação integra-se com os nossos sistemas atuais?

Sim, a solução da HiJiffy integra-se com os sistemas de gestão para hotéis mais populares, como motores de reservas, PMS ou CRM.

Os casos de uso incluem automatização do processo de reserva direta, check-in e check-out online, chaves digitais, campanhas de upselling ou campanhas de reviews.

Parece interessante.

Dá para ver como funcionaria no meu hotel?

Claro. Para tal basta visitar hijiffy.com e agendar uma demo personalizada.

Ainda está a tempo de aproveitar ao máximo a automatização para libertar a sua equipa de tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado a tempo da época alta deste verão.

 

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O foco hoje da ASGAVT é “uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado”, afirma Miguel Quintas

Na cerimónia de tomada de posse dos novos corpos sociais da ASGAVT, esta quarta-feira, em Lisboa, o seu presidente, Miguel Quintas, declarou aos jornalistas que, com esta nova direção saída das recentes eleições, o objetivo da associação “engrandeceu, e o foco é hoje uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado e, acima de tudo para poder defender os interesses da sua classe, que tem falhado aqui e acolá”.

Na sua intervenção, Miguel Quintas falou do que é esta associação, que tem dois anos, tendo nascido durante a pandemia da Covid-19, e do que se pretende venha a ser. Disse que a ASGAVT tinha um objetivo muito específico que era, na altura, proteger os interesses dos sócios gerentes que não tinham acesso ao lay-off, sentindo-se prejudicados face ao resto do mercado, associando este objetivo principal aos interesses de proteção da própria classe dos agentes de viagens. A ASGAVT nasceu de um espírito combativo das agências de viagens que se juntaram para reivindicar. É este o ADN que existe e que queremos manter”, frisou, anunciando que a associação possui atualmente mais de 80 associados, mas “o mais importante é a inscrição de novos associados nos últimos dias”.

O programa de mandato para o triénio 2023-2025 será apresentado aos associados, de acordo com o novo presidente, na próxima semana, que irão versão em quatro áreas: finanças, comercial, formação e eventos. Só depois disso serão encetados contactos com as mais diversas entidades oficiais ligadas ao setor.

De entre as medidas a tomar, está no topo a revisão estatutária, “transformando a ASGAVT numa entidade associativa puramente empresarial. É um dos pontos mais revelantes e mais agências nos têm pedido”, ou seja, “democraticidade, transparência e independência”.

A instituição do Dia do Agente de Viagens em Portugal, já em 2024, é outra bandeira desta nova direção, porque “as agências de viagens têm, ao longo dos anos, sofrido uma erosão grande naquilo que é a sua atividade e rentabilidade, mas acima de tudo, no esforço permanente que é necessário que a nossa profissão exige. A verdade é que, embora sejam uma classe muito grande dentro do espetro económico português, as agências de viagens não têm sido devidamente reconhecidas pelo seu esforço diário, principalmente, pela importância que têm, e particularmente, visível durante o Covid”, explicou o presidente da ASGAVT.

Assim, “é fundamental que o nosso setor e a economia, de firma geral, reconheça o papel das agências de viagens e dos seus profissionais, e que a sua atividade é ligada a pessoas”. Neste sentido, “este dia, que vamos criar, será aliada à efeméride de alguém importante da nossa missão, que demonstrou ou demonstra, na sua história, que esteve presente nos momentos difíceis e a apoiar as empresas deste setor nos seus processos e crescimentos, bem como tenha tido papel de relevo histórico em Portugal”. A data da efeméride, que passará a coincidir com o Dia do Agente de Viagens, bem como a personalidade visada, segundo Miguel Quintas, serão apresentadas em breve.

O novo dirigente não descarta igualmente a realização de congressos anuais da ASGAVT. “Acho que é cedo ainda falarmos num congresso, mas interesse e vontade de o fazer existe, pois seria um sinal de força, de união das agências de viagens e um momento de reflexão, para troca de ideias e apresentação das suas necessidades e discutir as linhas diretoras para o ano seguinte”. No entanto avisou que “um congresso, será claramente diferente dos congressos típicos que existem das associações do setor”.

Respondendo a uma questão colocada pelo Publituris sobre a possível convivência com a APAVT, já que coincidem em relação aos objetivos de defesa da classe, Miguel Quintas considerou que “o mais importante é que, num mercado concorrencial, existe uma associação que tem vontade de estar presente no mercado, de defender os interesse das agências de viagens, e acima de tudo vai garantir uma concorrência e ela é salutar. Não há mal nenhum haver mais associações, e através da concorrência todo o setor vai melhorar. Só por isso, já é suficientemente interessante, importante, e desejável haver outra associação forte neste mercado”.

Miguel Quintas garantiu que “vamos trabalhar com todas as entidades relevantes para o nosso setor e para a ASGAVT. Havendo oportunidade e fazendo sentido trabalhar com concorrentes nossos, claro que o faremos. Espero é o contrário também seja verdade. Iremos ver”, concluiu.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Hotelaria

G.A Palace Hotel no Porto com abertura prevista para o início de julho

O cinco estrelas de 65 quartos do grupo GA HOTELS encontra-se num antigo palacete neoclássico do século XIX e inclui um restaurante, spa e jardim com piscina. Após esta abertura, o grupo tem já em calha um novo projeto na Rua da Fábrica, também no Porto, para um hotel de 35 quartos.

Carla Nunes

A cidade do Porto vai contar com mais uma unidade hoteleira, o G.A Palace Hotel, cuja abertura está prevista para o início de julho deste ano.

Este novo cinco estrelas composto por 65 quartos e suites situa-se a 240 metros da Praça da Batalha e a 500 metros a pé da Rua de Santa Catarina, num antigo palacete neoclássico do século XIX que pertenceu a uma antiga família burguesa.

No projeto de reabilitação “foram respeitadas as características arquitetónicas do edifício”, que ficou a cargo do arquiteto Miguel Nogueira, tal como explica à Publituris Hotelaria Ana Fernandes, Sales Representative desta nova unidade. Já o design de interiores tem a assinatura de António Tramontano, “um dos sócios italianos do projeto, sempre presente na unidade”.

Os 65 quartos e suites do G.A Palace Hotel, fazem uso da “atmosfera palacial do edifício” para oferecer aos hóspedes “conforto e glamour”. Estes estão divididos em sete tipologias, nomeadamente: Quarto Classic; Quarto Deluxe; Quarto Deluxe Executive; Quarto Deluxe Executive com Varanda e Vista Ponte D. Luiz l; Junior Suite; Suite – Duque de Loulé e Master Suite – Alexandre Herculano.

Quarto Deluxe Executive

Nesta unidade os hóspedes poderão encontrar o restaurante ACQUA, um espaço de cozinha italiana e portuguesa com 70 lugares sentados no interior e 32 lugares sentados no exterior. Das restantes valências destaca-se o centro de spa e bem-estar ESSENZA – com piscina interior, sauna, banho turco e um centro de fitness – bem como um terraço com esplanada e piscina rodeado por um jardim, além de uma biblioteca com lareira.

Apesar de não referir o investimento realizado nesta unidade, inserida no grupo GA HOTELS, Ana Fernandes afirma que “o investimento encontra-se estruturado para potenciar os restantes projetos do grupo já em carteira”. Como revela, o próximo investimento será na Rua da Fábrica, também no Porto, num “hotel com dimensões menores, com 35 quartos e um restaurante italiano”.

Zona exterior do G.A Palace Hotel
Sobre o autorCarla Nunes

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Eventos Publituris

Os nomeados para “Melhor Hotel de Praia” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?

Na categoria de “Melhor Hotel de Praia”, estão nomeados sete unidades. O vencedor será conhecido a 6 de julho.

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Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Praia”:

Bela Vista Hotel & Spa
Belmar Spa & Beach Resort
EPIC SANA Algarve Hotel
Iberostar Selection Lagos
Immerso Ericeira
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel
Porto Covo Praia Hotel & SPA

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e do Município de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight Produções Audiovisuais e Multimédia, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Conheça os nomeados na categoria “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023

Sete hotéis concorrem ao prémio de “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

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Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” estão lançados.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel MICE”:

Altis Grand Hotel
Corinthia Lisbon Hotel
Eurostars Parque das Nações
Lisbon Marriott Hotel
NAU Salgados Palace
Pestana Douro Riverside
Porto Palácio by The Editory

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

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Brasil vai ter charters de Fim de Ano da Solférias, Sonhando, Exoticoonline e Alto Astral

No total, estão previstos quatro charters de Fim de Ano para Maceió e Salvador, no Brasil, que vão contar com partidas do Porto e Lisboa, nos dias 26 e 27 de dezembro.

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Os operadores turísticos Solférias, Sonhando, Exoticoonline e Alto Astral juntaram-se para lançar uma operação especial de Fim de Ano para o Brasil, que vai contar com voos para Maceió e Salvador, com partida de Lisboa e Porto.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 7 de junho, os operadores turísticos revelam que, no total, estão previstos quatro voos charter, dois com destino a Maceió e outros dois para Salvador, em ambos os casos com partida de Lisboa e Porto.

Nos voos para Maceió, a partida do Porto acontece a 26 de dezembro, enquanto a de Lisboa vai ter lugar no dia seguinte, 27 de dezembro, sendo que nos voos para Salvador há uma troca nas datas de partida, já que a saída de Lisboa acontece a 26 de dezembro, com a do Porto a estar marcada para o dia seguinte.

No comunicado divulgado, os operadores turísticos explicam que a Alto Astral vai comercializar as rotas no trajeto inverso, enquanto a Solférias, Sonhando e Exoticoonline são responsáveis pela programação, em “estreita colaboração com todos os seus parceiros no destino”.

“A Solférias, Exoticoonline e Sonhando numa estreita colaboração com todos os seus parceiros no destino; e a Alto Astral, que comercializará as rotas no trajeto inverso, reforçam mais uma vez o seu estatuto de especialistas no Brasil, e aumentam a capacidade dos agentes de viagem em responder à crescente procura dos viajantes nacionais, que optam por reservar as suas férias atempadamente”, lê-se no comunicado divulgado pelos operadores turísticos.

Para estes voos, os operadores turísticos propõem pacotes com sete noites de alojamento, estando a programação já disponível nos websites dos operadores parceiros, que indicam também que é possível realizar a viagem em classe económica ou executiva.

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Transportes

Azul tem o melhor Wi-Fi e entretenimento a bordo da América do Sul

A Azul foi distinguida pela Airline Passenger Experience Association (APEX) como a companhia aérea com o melhor Wi-Fi e entretenimento a bordo da América do Sul, no Passenger Choice Awards 2023.

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A Azul foi distinguida pela Airline Passenger Experience Association (APEX) como a companhia aérea com o melhor Wi-Fi e entretenimento a bordo da América do Sul, no Passenger Choice Awards 2023.

Num comunicado enviado à imprensa, a Azul congratula-se com as distinções, que foram atribuídas com base na votação anónima dos passageiros, e que distinguiram as companhias aéreas nas categorias Conforto do Assento, Serviço de Cabine, Comida & Bebida, Wi-Fi e Entretenimento.

“O entretenimento e a conectividade são aspectos essenciais na nossa experiência de voo, e ficamos muito felizes com um reconhecimento que vem diretamente dos nossos Clientes. Temos trabalhado bastante e investido constantemente em tecnologia e inovação para promover experiências únicas a quem escolher voar com a Azul”, sublinha Felipe Masson, gerente geral de Experiência do Cliente da Azul.

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Aviação

Frota mundial de aviões deverá aumentar 33% na próxima década

Segundo o relatório anual ‘Global Fleet & MRO Market Forecast 2023-2033’, a frota mundial de aviões comerciais irá crescer 33% até 2033, para mais de 36 mil aeronaves, o que supõe uma taxa de crescimento anual de 2,9%. A escassez escassez de mão-de-obra em todas as áreas do setor e em todas as geografias continua a ser um dos grandes desafios.

Victor Jorge

A frota mundial de aviões comerciais irá crescer 33% até 2033, para um total de mais de 36 mil aeronaves, o que supõe uma taxa de crescimento anual de 2,9%. É o que antecipa a consultora estratégica Oliver Wyman, na última edição do seu relatório anual ‘Global Fleet & MRO Market Forecast 2023-2033’.

O crescimento da frota mundial de aviões registou uma das maiores recuperações. Em 2022, as companhias aéreas de todo o mundo retiraram aeronaves, substituindo-as por outras novas, de modo a satisfazer a procura crescente. No início de 2023, a frota atingiu 98% da sua dimensão pré-pandémica, tendo em conta o valor de janeiro de 2020.

Atualmente, a frota mundial conta com quase 27.400 aeronaves, um número que já se aproxima do de janeiro de 2020, o último mês antes da pandemia de COVID-19 ter praticamente paralisado o transporte aéreo de passageiros.

De facto, espera-se um número recorde de entregas de aviões às companhias aéreas nos próximos dez anos, apesar das atuais restrições da cadeia de abastecimento. A Oliver Wyman prevê a entrega de 20.600 novas aeronaves durante a próxima década, a maioria das quais de fuselagem estreita, que são aquelas que têm precisamente a procura mais elevada.

“É evidente que o setor da aviação está a registar um crescimento rápido. No entanto, este crescimento não será isento de desafios, especialmente na Europa. Prevê-se que o setor enfrente constrangimentos decorrentes de uma cadeia de abastecimento sobrecarregada, da escassez de mão-de-obra e de novos regulamentos de redução das emissões, o que obrigará a indústria a desenvolver soluções inovadoras ou a reduzir o seu tamanho”, explicam os peritos de Serviços e Transportes da Oliver Wyman Espanha e Portugal.

O relatório conclui que a indústria deverá “continuar resistente, e acreditamos que, apesar das dificuldades, esta tendência de crescimento continuará na Europa e no mundo inteiro, exceto na Rússia, dadas as sanções internacionais que lhe foram impostas, em resultado da invasão da Ucrânia”.

O estudo da Oliver Wyman antecipa ainda que o mercado pós-venda, que fornece serviços de manutenção, reparação e revisão geral (MRO), crescerá mais 22% este ano a nível mundial, ultrapassando os 94 mil milhões de dólares (cerca de 88 mil milhões de euros), prevendo-se que, até 2033, possa atingir os 125 mil milhões de dólares (perto de 117 mil milhões de euros).

A MRO de motores representa a maior parte deste mercado, e o relatório revela que se espera que atinja 63 mil milhões de dólares até 2033, refletindo uma taxa de crescimento anual composta de 4%. A recuperação do mercado global de MRO deverá ocorrer já em 2023 (um ano antes do previsto) devido ao rápido retorno da procura e utilização do transporte aéreo, não só para o transporte de passageiros, mas também para o transporte de mercadorias (o único tipo de transporte aéreo que aumentou em 2020).

Principais desafios: escassez de pessoal e desafios climáticos
A aviação enfrentou uma série de desafios no ano passado, incluindo a escassez de mão-de-obra em todas as áreas do setor e em todas as geografias. Na América do Norte, estima-se que o setor já registe uma escassez de pilotos de aviação comercial e mecânicos de aeronaves de 18% e 14%, respetivamente. Na Europa, a escassez de pessoal de terra foi tão grave em 2022 que alguns aeroportos, como o de Londres (Heathrow) e o de Amesterdão (Schiphol), tiveram de impor limites de capacidade. Na Índia, onde o mercado da aviação está em crescimento mais acentuado, a necessidade maior é de mais controladores de tráfego aéreo.

As alterações climáticas e o imperativo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa são questões cada vez mais importantes no setor da aviação. Vários países europeus, incluindo a França, estão a elaborar legislação para proibir as viagens aéreas entre distâncias que podem ser percorridas de comboio em duas horas e meia ou menos. Esta nova proibição pode ser um sinal de mais restrições que estão para vir, especialmente na Europa Ocidental.

A insuficiente capacidade de produção de combustível de aviação sustentável (SAF), que emite 50-80% menos emissões do que o combustível de aviação convencional, é outro desafio que a indústria enfrenta. O SAF é atualmente um substituto caro e o melhor cenário de fornecimento de SAF até 2030 é de 5,4 mil milhões de galões, enquanto a indústria precisaria de atingir 16 mil milhões de galões apenas para manter as emissões das companhias aéreas aos níveis de 2019.

Na Europa, estas dificuldades constituirão um desafio importante para a trajetória de crescimento do setor da aviação. No entanto, prevê-se que a procura de transporte aéreo continue a ser elevada e o setor não se pode dar ao luxo de ignorar as limitações de capacidade que enfrenta. Com as inovações certas, o setor da aviação pode continuar a crescer e a prosperar, enfrentando simultaneamente os desafios do futuro.

Foto crédito: Depositphotos.com 
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Britânicos voltam a olhar para viagens para o estrangeiro em detrimento das staycations

Segundo o Barclays Consumer Spending Index, em maio, os gastos dos britânicos com companhias aéreas aumentaram 34%, enquanto os gastos com as agências de viagens apresentaram uma subida de 10%, tendo o número de transações aumentado 20%.

Inês de Matos

Os turistas britânicos estão novamente a procurar viagens para o estrangeiro em detrimento das staycations, ou seja, as férias dentro de portas, como prova o aumento dos gastos com companhias aéreas e agências de viagens, segundo o mais recente relatório Barclays Consumer Spending Index.

De acordo com o estudo, em maio, os gastos dos britânicos com companhias aéreas aumentaram 34%, enquanto os gastos com as agências de viagens apresentaram uma subida de 10%, tendo o número de transações aumentado 20%.

Este relatório, que é elaborado com base nos movimentos dos cartões de crédito e débito dos britânicos, apurou também que os gastos com alojamento, nomeadamente em hotéis ou resorts, registaram uma descida de 5%, o que leva a concluir que os britânicos estão a reduzir as staycations e a voltar a optar por viagens para o estrangeiro.

De uma forma geral, em maio, os gastos com cartões de crédito e débito aumentaram 3,6%, mas as compras discricionárias desceram, já que os britânicos cortaram serviços para fazer face ao aumento da inflação e dos produtos alimentares.

Em queda estiveram também os gastos com combustível, numa tendência que se registou pelo terceiro mês consecutivo, e que, em maio, chegou a uma descida de 10,7% face a maio do ano anterior, uma vez que também o preço do combustível desceu em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Em sentido contrário estiveram os gastos em bares e locais de entretenimento, que aumentaram durante os feriados de maio no Reino Unido, o que, segundo Esme Harwood, diretora do Barclays, mostra que “os britânicos ainda estão a encontrar espaço no orçamento para aproveitar as noites e os feriados”.

“Os consumidores ainda prestam muita atenção aos seus gastos diários. Muitos estão a ter de abrir mão de compras discricionárias para compensar o aumento dos preços dos alimentos, com roupas e restaurantes a serem os mais afetados”, destaca a responsável.

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80ª Assembleia Geral da IATA e o “World Transport Summit” 2024 vão ser no Dubai

O Dubai vai sediar, em 2024, a 80ª Assembleia Geral Anual da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) e a Cimeira Mundial do Transporte Aéreo, de 2 a 4 de junho, foi anunciado esta terça-feira.

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que o local da sua 80ª Assembleia Geral Anual (AGM), bem como da Cimeira Mundial de Transporte Aéreo será o Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 2 a 4 de junho de 2024, organizado pela transportadora de bandeira Emirates, conforme decidido na 79ª AGM em Istambul. Será a primeira vez que os Emirados Árabes Unidos (EAU) e o Dubai sediarão o encontro mundial dos principais líderes da aviação.

De acordo com a publicação do Gulf Mail, o diretor-geral da IATA, Willie Walsh, afirmou que o Dubai é uma cidade dinâmica e um importante centro de aviação que conecta o mundo, e realizar a Cimeira será uma montra do que a aviação pode alcançar com políticas governamentais de apoio.

Por sua vez, Tim Clark, presidente da Emirates, disse que sua empresa tem o prazer de sediar eventos tão importantes e dará as boas-vindas a todos os colegas da indústria da aviação em 2024.

Refira-que que os líderes de companhias aéreas de todo o mundo reuniram a 79ª Assembleia Geral Anual da IATA em Istambul, seguida da Cimeira Mundial do Transporte Aéreo, que decorreu até terça-feira.

O evento reuniu os mais importantes executivos e representantes das mais de 300 companhias aéreas membros da IATA, além de altos funcionários do governo, parceiros estratégicos, e fornecedores de equipamentos. A recuperação do setor depois do Covid-19, o caminho para um futuro mais sustentável, oportunidades de tecnologia para impulsionar a eficiência da indústria, bem como os desafios regulatórios comuns, estiveram em destaque.

 

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