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As propostas do candidato Ricardo Clemente (PS) para o turismo em Albufeira

Que importância possui o turismo para Albufeira? O turismo para Albufeira é de extrema importância, e de grande valor estratégico, até porque estamos a falar da principal atividade económica do concelho. Deve por isso, ser analisada com um olhar abrangente, sobre todos os aspetos relacionados com esta atividade e o seu impacto na vida das… Continue reading As propostas do candidato Ricardo Clemente (PS) para o turismo em Albufeira

Victor Jorge
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As propostas do candidato Ricardo Clemente (PS) para o turismo em Albufeira

Que importância possui o turismo para Albufeira? O turismo para Albufeira é de extrema importância, e de grande valor estratégico, até porque estamos a falar da principal atividade económica do concelho. Deve por isso, ser analisada com um olhar abrangente, sobre todos os aspetos relacionados com esta atividade e o seu impacto na vida das… Continue reading As propostas do candidato Ricardo Clemente (PS) para o turismo em Albufeira

Victor Jorge
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Que importância possui o turismo para Albufeira?
O turismo para Albufeira é de extrema importância, e de grande valor estratégico, até porque estamos a falar da principal atividade económica do concelho. Deve por isso, ser analisada com um olhar abrangente, sobre todos os aspetos relacionados com esta atividade e o seu impacto na vida das pessoas, quer sejam os aspetos positivos, mas também os negativos.

Que medidas merecem a sua aprovação e o que foi feito que, sob a sua liderança, não seria realizado? O que teria feito de diferente durante este período pandémico e como antevê o regresso à tão desejada “normalidade” do turismo em Albufeira?
As medidas que mereceram a nossa aprovação estiveram relacionadas com o apoio às pessoas, empresas, clubes e associações e, bem assim, diversas propostas na prestação de serviços à população.

Nunca este destino turístico teve um plano concreto que tivesse uma meta a 10 e 20 anos. Uma cidade devidamente planeada é uma cidade de futuro que serve residentes e visitantes. Teríamos aproveitado a estagnação provocada pela pandemia para, pelo menos, pensarmos e desenharmos um modelo económico e turístico para Albufeira. Não pode haver sucesso sem planeamento. Os destinos concorrentes são fortes e bem programados e já há algum tempo que repensaram o seu modelo turístico, melhorando-o. É essencial rever políticas e, em conjunto com todos os agentes, determinarmos políticas sustentáveis que possibilitem criar maior valor acrescentado aos produtos oferecidos. Os desafios passam por devolver à cidade e ao concelho a sua identidade, aquela que originou o seu sucesso, um destino turístico sem raízes, tradições e cultura é muito mais vulnerável à concorrência e aos fluxos de variação de preços e muito menos sustentável.

Questões como a sustentabilidade, over-tourism, segurança, digitalização e mobilidade estão na ordem do dia no turismo. Que propostas tem para estes pontos (e outros) em concreto?
Todos esses pontos interagem entre si, pelo que, qualquer abordagem, deve ser sistémica. Devem ser analisados como um todo, uma vez que todos são fundamentais para o turismo de qualidade, de valor acrescentado, que pretendemos. Diversificar o turismo, complementando o destino sol e praia com o turismo da natureza, aproveitando os recursos endógenos do concelho. Articular com as forças de segurança o reforço da sua presença nas ruas, da sua intervenção e fiscalização, para impedir que os infratores destabilizem a qualidade de vida de quem vive e passa férias no concelho. Por fim entrar, verdadeiramente, na era do digital, usando as tecnologias em prol das pessoas, criando as condições necessárias para o alargamento das zonas wifi e usando as aplicações e as plataformas online como base da prestação e apoio aos serviços camarários.

O que falta fazer em Albufeira no que diz respeito ao turismo e que já deveria estar ou ter sido feito?
Faltam fazer coisas importantes. A formação constante dos operadores turísticos, a criação de roteiros, a maior proximidade e contato com atuais mercados emissores, a procura de novos mercados, a melhoria da oferta, a criação de atrações e eventos mundialmente reconhecidos. Falta tratar o espaço público tornando-o atrativo, melhorar as zonas históricas. Faltou criar um código de conduta, proposto por nós, para evitar os excessos a que assistimos. É fundamental qualificar o nosso turismo, fator estratégico para o desenvolvimento económico do concelho.

Eleito presidente, quais as primeiras e principais medidas a tomar em benefício do e para o turismo em Albufeira?
Todas estas medidas referidas são essenciais e iremos dar início à sua implementação de imediato. No entanto, começaria pelo código de conduta e uma aposta clara na fiscalização das atividades.

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ERT do Alentejo e Ribatejo aprova contas de 2023

Findo o exercício de 2023, a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo aprovou o relatório de atividades do ano por unanimidade.

Os associados públicos e privados da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo apreciaram, recentemente, a conta de gerência e o relatório de atividades respeitantes ao ano transato, tendo os documentos sido aprovados por unanimidade.

Como grande marca da gestão de 2023, os responsáveis da ERT apontam a abertura de um novo ciclo de planeamento, do qual se salienta a estratégia PROVERE para a valorização, promoção e internacionalização do Enoturismo e a preparação de uma grande campanha de promoção no mercado transfronteiriço com Espanha.

No plano das atividades, foram evidenciadas as campanhas promocionais realizadas no mercado interno, a dinamização de diversas ações especiais, como o apoio à Capital do Vinho no Ribatejo e a outros eventos de referência nos dois destinos.

Já no que toca à qualificação dos recursos, continuou o trabalho de consolidação dos Caminhos de Santiago, com a estruturação do Caminho da Raia e a abertura da Via Atlântico. Foi igualmente prosseguida a linha de ação respeitante à valorização do Cycling, com o desenvolvimento de um novo portal temático e a realização de diversas ações de ativação. Igualmente no turismo de caminhadas e industrial se registou grande dinâmica, com várias atividades realizadas.

“Também no plano da gestão criámos valor para a organização”, afirmou José Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, ao referir-se ao resultado líquido do exercício, positivo em mais de quinhentos mil euros, e ainda à diminuição do passivo da instituição.

O responsável da região de turismo enfatizou ainda a taxa de execução da gerência, a qual foi de 81%, tendo disparado nos últimos cinco meses do ano.

“Não obstante as dificuldades que nos têm sido colocadas, como as cativações decretadas este ano às verbas de investimento do nosso orçamento, situação que não posso aceitar, continuamos firmes e empenhados no cumprimento da nossa missão e programa de ação”, finalizou o José Santos.

Recorde-se que o Alentejo foi a região do país que em 2023 mais cresceu na procura interna, no caso em 7,8%, enquanto a média nacional se quedou pelos 2,1%.

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TAP apresenta lucros e receitas recorde em 2023

Os números apresentados pela TAP Air Portugal, relativamente ao ano 2023, ditam os melhores resultados de sempre quer em receitas, quer em lucros. Apetece dizer que a TAP está cada vez “mais apetecível” para compra.

No exercício de 2023, a TAP Air Portugal registou lucros de 177,3 milhões de euros, um aumento de 111,7 milhões de euros face ao ano anterior de 2022, no qual tinha registado um resultado líquido de 65,6 milhões de euros, configurando este o melhor exercício de sempre da companhia aérea de bandeira.

Já no que diz respeito às receitas, a TAP informa, em comunicado, que estas também atingiram o valor mais alto de sempre, atingindo 4,214 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 730 milhões de euros (+20,9%) relativamente a 2022, salientando a companhia que “este valor recorde e este crescimento consistente refletem e confirmam a abordagem estratégica da TAP face às oportunidades de mercado”. Já face a 2019, as receitas operacionais cresceram 27,8%.

Apresentando um EBITDA recorrente de 871,6 milhões de euros, com uma margem de 21%, bem como um EBIT recorrente de 385,8 milhões de euros, com uma margem de 9%, a TAP terminou o ano de 2023 com uma posição de liquidez de 789,4 milhões de euros.

2024 será um ano desafiante que testará o foco da organização, para o qual necessitamos do compromisso de todos para estabelecermos a TAP como uma das empresas mais atrativas do sector”, Luís Rodrigues, presidente-executivo da TAP

Relativamente aos passageiros transportados em 2023, a TAP indica 15,9 milhões de passageiros, representando um aumento de 15,2% em relação a 2022, atingindo 93% dos valores alcançados em 2019. Igualmente em 2023, o número total de voos operados ficou muito perto dos 120 mil, correspondendo a um aumento de 11% face aos 107.856 realizados em 2022, atingindo 88% dos níveis pré-crise.

A TAP refere ainda que a capacidade superou os níveis pré-crise de 2019, atingindo 101%, representando um aumento de 14,9% face a 2022. O load factor aumentou 0,8 pontos percentuais (p.p.) em termos homólogos, atingindo 80,8% em 2023, melhorando também em 0,7 p.p. face a 2019.

Finalmente, no que diz respeito aos custo com combustíveis para aeronaves, a TAP informa que o valor atingiu os 1.115 milhões de euros, ficando, assim, 1,7% acima do que foi gasto no ano anterior.

Luís Rodrigues, presidente-executivo da TAP, considera, no mesmo comunicado, que “os bons resultados de 2023 confirmam o caminho de recuperação efetuado nos últimos anos pela TAP. Recorde de receitas, ultrapassando a marca dos 4 mil milhões de euros, margens operacionais robustas e resilientes, e uma clara trajetória de desalavancagem, confirmam a solidez financeira do grupo. O aumento da pontualidade e da regularidade na segunda metade do ano, bem como do NPS (que mede o índice de satisfação do cliente), provam o foco da organização em executar um melhor serviço para os nossos passageiros”.

Leia também: TAP com lucros de 65,6 milhões e receitas de 3,5 mil milhões de euros

Luís Rodrigues afirma ainda que “a assinatura dos novos acordos de empresa confirma o reconhecimento e o compromisso perante os nossos trabalhadores”, admitindo que “2024 será um ano desafiante que testará o foco da organização, para o qual necessitamos do compromisso de todos para estabelecermos a TAP como uma das empresas mais atrativas do sector.”

Assim, em 2024, pode ler-se no comunicado que a companhia “vai continuar a ser executada a estratégia para transformar a TAP numa companhia aérea estruturalmente sustentável, melhorando continuamente as operações, investindo nos trabalhadores e clientes, fortalecendo o foco nos mercados-chave e na estratégia para os mesmos, capitalizando os bons resultados financeiros, gerindo as pressões sobre os custos, melhorando a geração de fluxos de caixa e continuando a trajetória de desalavancagem”.

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Privatização da Azores Airlines vai ser retomada rapidamente

O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) espera que o júri do concurso para a privatização da Azores Airlines apresente o “mais depressa possível” o seu relatório, depois de terem sido dadas orientações para que aquele processo seja retomado.

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Em declarações aos jornalistas, o presidente do Executivo açoriano disse que deu orientações ao secretário regional das Finanças, que tem a tutela financeira da empresa, e à secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, que tutela o negócio, para que se deem indicações à SATA [holding] “para o fim da suspensão do processo de privatização e que o júri possa apresentar o respetivo relatório o mais depressa possível”.

José Manuel Bolieiro falava em Ponta Delgada, à margem da receção ao secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, para a apresentação dos dados referentes ao défice orçamental e à dívida pública dos Açores em 2023.

O Governo dos Açores suspendeu em dezembro os processos de privatização da companhia de aviação Azores Airlines e dos hotéis das ilhas das Flores e da Graciosa, devido à situação política na região.

Questionado sobre o facto de os resultados da SATA não integrarem o resultado líquido, Bolieiro referiu que vai “exigir, enquanto presidente do Governo, que o grupo possa cumprir os prazos que estão estabelecidos para que o executivo também cumpra com a Assembleia Legislativa Regional, até 31 de agosto, com a apresentação das contas consolidadas do setor público empresarial regional”.

O líder do executivo açoriano afirma que “felizmente, tem-se ao longo desses anos melhorado muito as contas e o desempenho das empresas do setor público empresarial”, não escondendo que “a situação da SATA é difícil face ao legado que existe” e isso “não se resolve com o estalar dos dedos”.

De acordo com um comunicado emitido em 19 de março passado, a Azores Airlines registou um prejuízo de 24,3 milhões de euros em 2023, uma melhoria face ao resultado líquido negativo de 32,4 milhões reportado no ano anterior.

“Ao longo de 2023, a Azores Airlines registou resultados líquidos positivos durante cinco meses consecutivos, tendo o resultado líquido de 2023 apresentado uma melhoria de 8,1 milhões de euros face a 2022, apesar de impactado por custos de reestruturação e por custos financeiros decorrentes de dívida contraída maioritariamente em anos anteriores”, informou na altura o grupo aéreo, sem avançar o resultado líquido das companhias aéreas.

Tendo em conta que as companhias aéreas do grupo – Azores Airlines e Air Açores – comunicaram resultados líquidos negativos de 32,4 e 2,5 milhões de euros, respetivamente, em 2022, foi possível perceber que o prejuízo da Azores Airlines foi de 24,3 milhões de euros em 2023.

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Jet2.com abre nova base no aeroporto britânico de Bournemouth e anuncia voos para a Madeira e Faro

No caso da Madeira, a Jet2.com vai operar um voo por semana, às quintas-feiras, enquanto para Faro estão previstas até duas ligações aéreas por semana, às segundas e sextas-feiras, desde a nova base de Bournemouth, que abre no verão de 2025.

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A Jet2.com anunciou a abertura de uma nova base no aeroporto britânico de Bournemouth, a 12ª da companhia aérea em território do Reino Unido, que vai contar com novas rotas da transportadora para a Madeira e Faro no verão de 2025, de acordo com a Travel Weekly.

Os bilhetes para as rotas que a Jet2 vai operar a partir de Bournemouth foram esta terça-feira, 26 de março, colocados à venda e, além da Madeira e Faro, incluem mais 14 destinos na Europa, Ilhas Canárias e Mediterrâneo.

A Jet2.com vai operar 27 voos por semana desde Bournemoubth, com destaque para a Madeira e para Fuerteventura, nas Canárias, que são as duas rotas exclusivas que a Jet2 vai operar à partida da sua nova base.

No caso da Madeira, a Jet2.com vai operar um voo por semana, às quintas-feiras, enquanto para Faro estão previstas até duas ligações aéreas por semana, às segundas e sextas-feiras.

A companhia aérea vai basear dois aviões em Bournemouth, localidade no sul de Inglaterra onde há muito a indústria turística vinha a reclamar a existência de um maior número de voos e cuja nova base da Jet2 começa a operar a 1 de abril, na rota de Tenerife.

“Sabemos que os clientes e agentes de viagens independentes nos pedem há muito tempo para fazermos essa mudança e, por isso, estamos absolutamente encantados por anunciar hoje que o aeroporto de Bournemouth se tornará no nosso 12º aeroporto base no Reino Unido”, afirmou Steve Heapy, chief executive da Jet2.

A Travel Weekly recorda que a notícia da abertura da nova base em Bournemouth chega quando faltam poucos dias para a transportadora aérea iniciar operações na nova base de Liverpool, que também conta com voos para Portugal, uma vez que a Jet2 também vai passar a ligar o Aeroporto John Lennon à Madeira e a Faro.

Os voos na nova base da Jet2.com em Liverpool arrancam a 28 de março de 2024 e incluem uma ligação por semana exclusiva para a Madeira e quatro voos semanais para Faro, Algarve.

Além da Madeira e Faro, a Jet2.com vai abrir também rotas para Tenerife, Fuerteventura, Gran Canaria, Lanzarote, Alicante, Palma, Ibiza, Menorca, Antalya, Dalaman, Creta, Corfu, Rodes e Zante desde a nova base de Bournemouth.

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San Sebastián limita grupos de visitantes organizados ao centro da cidade

A Câmara Municipal de San Sebastián, através do Turismo de Donostia, decidiu que, a partir do dia 10 de abril, entra em vigor a medida que visa limitar para o máximo de 25 pessoas o número de participantes nas visitas guiadas no centro da cidade.

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A medida foi acordada com empresas de guias locais, que assumiram o compromisso de respeitar a referida limitação. Está também definido um limite horário para a prestação destes serviços de guia, entre as 8h00 e as 23h00.

O Turismo de San Sebastián coloca a qualidade de vida dos seus cidadãos no centro da sua estratégia. Por isso, foi a primeira cidade basca a regular a poluição sonora na atividade turística, proibindo há alguns meses a utilização de sistemas de sonorização, e publicou uma longa lista de recomendações para visitas guiadas, contemplando inclusive sanções em caso de incumprimento da portaria.

Esta lista incluiu ainda outras recomendações importantes como: utilização de sistemas de áudio individualizados; evitar a ocupação de locais públicos de passagem; evitar as áreas mais saturadas no verão e nos horários de pico; destacar o património, a cultura e a atratividade local da cidade e do território; ter conhecimento pelo menos das duas línguas oficiais (basco e espanhol) ou incentivar a visita à cidade de forma sustentável e responsável.

Em linha com o aumento do fluxo de visitantes, turistas e caminhantes de todo o mundo, o número de grupos de visitas guiadas em San Sebastián aumentou nos últimos anos. A presença destes grupos tem impacto, como explica a autarquia em comunicado, no quotidiano da cidade e dos seus habitantes, sobretudo nas zonas mais movimentadas, onde pode condicionar a convivência e a mobilidade. Por este motivo, a Câmara Municipal e o Turismo de Donostia pretendem limitar a presença dos grupos e promover uma situação que harmonize esta presença e atividade turística com a convivência com a população local.

Qualquer empresa de guias turísticos que queira realizar visitas guiadas nas vias públicas da cidade terá que preencher uma ‘Declaração Responsável’ que pode ser feita de forma simples online, através de um certificado digital, no qual o a empresa ou o guia compromete-se a cumprir uma série de condições para a realização da atividade, que inclui o compromisso de não guiar grupos superiores a 25 pessoas.

Ao realizar o procedimento de ‘Declaração Responsável’, a empresa de serviços guiados ou o guia obtém um documento com número de registo que deverá levar consigo, em formato físico ou digital, durante a realização da atividade guiada. Os agentes da guarda municipal poderão solicitar esta declaração de responsabilidade ao profissional que estiver a realizar a visita guiada e, caso não a possuam, poderão ser sancionados com multas que variam entre os 750 euros e os 1.500 euros.

Também em Barcelona há uma rejeição crescente ao turismo de massa. 61,5% dos seus habitantes acreditam que estão cada vez mais próximos do limite. Devido a esta situação, a cidade limitou o número máximo de turistas em grupos com guia a 20 pessoas.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Sevilha colocou em cima da mesa a proposta de encerrar neste verão e cobrar entrada aos turistas na lendária Plaza de España, considerada um bem de interesse cultural.

 

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Aena anuncia investimento de 370M€ no aeroporto de Congonhas (São Paulo)

O aeroporto de Congonhas, o segundo maior do Brasil e localizado na Zona Sul de São Paulo, vai ganhar um novo terminal de passageiros até junho de 2028. A medida faz parte de um pacote de intervenções anunciado pela concessionária Aena.

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A imprensa brasileira noticia que o grupo espanhol, que assumiu a concessão de 11 aeroportos no Brasil no último ano, vai investir só em Congonhas, o segundo maior do país, dois biliões de reais (cerca de 370 milhões de euros) nos próximos quatro anos. Durante as obras, a infraestrutura manterá a operação. A Aena pretende entregar as obras em junho de 2028 e operar o aeroporto até 2058.

O aeroporto terá infraestrutura para receber aviões maiores, como o Airbus A321, e realizar voos internacionais para países da América Latina. Com capacidade operacional aumentada, o aeroporto poderá movimentar 29,5 milhões de passageiros por ano, contra pouco mais de 22 milhões gerados em 2023

Entre as intervenções imediatas previstas para 2024 constam, entre outras, a reordenamento das vias de acesso no aeroporto, com incremento de 250 metros para embarque e desembarque de passageiros; Atualização do sistema de ar-condicionado do terminal; Reordenamento e ampliação da área de raio-x; Ampliação da sala de embarque.

As melhorias com conclusão prevista para junho de 2028 passam pelo aumento da área de embarque e desembarque; Novo terminal, que será utilizado para embarques, enquanto o atual ficará para desembarques; Novo salão de check-in; Substituição das 12 portas de embarque existentes e implantação de outras sete; Novo sistema de processamento de bagagens, com mais sete carrosséis e duas novas esteiras de restituição; Novo pátio de 215 mil m2 para aviação comercial; Nova subestação elétrica, com uso de energia limpa; Novas salas VIP.

Além de Congonhas, a empresa vai gastar 2,5 mil milhões de reais (463 milhões de euros) nos outros 10 aeroportos do país cuja gestão foi adjudicada no último concurso.

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Docente da UC nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame

A docente da Universidade de Coimbra (UC), Cláudia Seabra, foi nomeada para o Urban Tourism Research Hall of Fame pela investigação desenvolvida na área do turismo urbano.

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Esta distinção, segundo a UC, destaca o trabalho de investigação excecional que a investigadora tem vindo a desenvolver na área do turismo urbano. É atribuída pela International Tourism Studies Association (ITSA) e pelos editores do International Journal of Tourism Cities (IJTC).

A mesma fonte realça que os investigadores a quem é atribuída esta distinção são nomeados por um júri composto por membros da ITSA e do IJTC tendo por base o número de citações de artigos científicos e livros na Web of Science, Scopus e Google Scholar, o impacto das investigações e ainda o tempo de investigação nas suas áreas de atuação.

Cláudia Seabra, citada na página oficial da Universidade de Coimbra, acentua que um prémio destes “leva-nos a pensar que mais importante do que o que já fizemos, é o que ainda podemos e devemos fazer”, para sublinhar que “os desafios da indústria turística nos destinos urbanos são, de facto, muitos. Estes destinos são cada vez mais pressionados pela procura turística. Por isso, são muitas as problemáticas, especialmente no que toca à sustentabilidade social, cultural, económica e ambiental”.

A docente e investigadora refere ainda que “os crescentes riscos que estes territórios enfrentam são uma área complexa e premente que merece um grande investimento no seu estudo”.

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Evolution Cascais-Estoril | Créditos: DR

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Hotelaria liderou investimento imobiliário em Portugal no ano passado

Em 2023, o setor hoteleiro atraiu 40% do total de investimento imobiliário realizado em Portugal, o que se traduziu em 605 milhões de euros.

Carla Nunes

Os números constam na 9ª edição do “The Property Handbook – a Real Estate Investment Guide”, que surge de uma parceria entre a consultora CBRE e a sociedade de advogados Vieira de Almeida (VdA).

De acordo com o estudo, o setor hoteleiro foi a “estrela” de investimento imobiliário em 2023 no território nacional, seguido pelo mercado de retalho, que conseguiu captar 35% do total deste tipo de investimento, ou seja, 550 milhões de euros.

Segundo a CBRE, a cidade de Lisboa ganhou 20 novos hotéis no ano passado, maioritariamente de quatro estrelas e com cerca de 2.000 quartos, sendo que para 2024 já estão previstos outras 20 unidades, com um total de 2.000 quartos.

Por outro lado, a consultora indica que no Porto surgiram dez novos hotéis em 2023, maioritariamente de cinco estrelas e com cera de 1.000 quartos, prevendo a abertura de mais 15 novos hotéis em 2024.

Já no mercado de retalho, em 2023, a análise destaca que foram inaugurados três retail parks e foram ainda abertas 93 lojas em Lisboa e 67 no Porto.

Investimento imobiliário decresceu cerca de 50% face a 2022

Apesar de a hotelaria ser dada como líder em 2023 no que diz respeito ao investimento imobiliário, o estudo dá conta de que “as elevadas taxas de juro, juntamente com os receios de uma recessão económica, conduziram a um declínio significativo dos volumes de investimento imobiliário a nível mundial”, uma tendência a que Portugal não escapou: em 2023 o país captou um total de investimento de 1,6 mil milhões de euros, um decréscimo de cerca de 50% face ao ano anterior.

Volume de negócios de investimento em imóveis de rendimento em Portugal | Créditos: CBRE

No estudo é apontado que “a forte atividade de investimento observada desde 2015 tem visado sobretudo os setores de escritórios e centros comerciais, embora o interesse se tenha diversificado para outras classes de ativos”. Como é referido, “a maior aceitação do risco tem atraído o interesse de vários investidores para outros ativos operacionais, como hotéis, residências para estudantes e cuidados de saúde”.

No caso de Portugal, a CBRE e a VdA indicam que “o abrandamento da atividade de investimento não tem sido motivado pelo desempenho operacional dos ativos, mas é sobretudo motivado por uma abordagem demasiado cautelosa por parte dos investidores”.

Rendimentos de primeira linha nas principais classes de ativos imobiliários | Créditos: CBRE
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Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Portugal em abril

A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra.

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A Emirates vai voltar a promover os seus Assessment Days em Portugal para recrutar tripulantes de cabine e, em abril, tem previstas ações em Faro, Braga e Coimbra, a decorrer entre 1 e 9 de abril.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea do Dubai indica que, para participarem nesta fase de candidaturas, os interessados devem realizar previamente a sua candidatura online aqui, onde é também possível conhecer todos os requisitos de candidatura, e submeter o seu curriculum vitae atualizado em inglês e com uma fotografia recente.

Esta nova ação de recrutamento da Emirates arranca em Faro, a 1 de abril, enquanto no dia 3 do mesmo mês a sessão de recrutamento da companhia aérea vai ter lugar em Braga, terminando no dia 9 de abril, em Coimbra.

“Os candidatos terão a oportunidade de trabalhar na maior companhia aérea internacional do mundo, que emprega atualmente mais de 20.000 tripulantes de cabine, incluindo portugueses”, destaca a Emirates, indicando que oferece “excelentes oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários”.

Segundo a Emirates, “todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”.

A tripulação da Emirates, acrescenta a transportadora aérea do Dubai, “beneficia de um pacote salarial distinto no mercado que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Além das condições salariais e outros benefícios, os tripulantes da Emirates gozam ainda de condições especiais de viagem para si e para os seus familiares e amigos para todos os destinos para onde a companhia aérea voa.

Recorde-se que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível ter acesso à rede de mais de 140 destinos em todo o mundo da companhia aérea.

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airBaltic abre nova rota para a Madeira e mantém voos para Lisboa no inverno

Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Vilnius, na Letónia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

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Depois de ter anunciado que vai abrir uma nova rota entre a Madeira e Riga, na Letónia, a 28 de outubro, a airBaltic confirmou esta terça-feira, 26 de março, que também os voos entre Lisboa e Vilnius, na Lituânia, vão voltar a ser operados durante a próxima temporada de inverno.

“A companhia aérea continuará a operar algumas de suas rotas sazonais durante a temporada de inverno, incluindo Riga-Ljubljana, Riga-Baku (novembro), Tallinn-Malta (novembro), Vilnius-Lisboa e Vilnius-Hamburgo”, lê-se num comunicado divulgado pela airBaltic, que em Portugal é representada pela ATR.

Apesar de ainda não serem conhecido mais detalhes sobre a operação de Lisboa no inverno, a airBaltic indica que, para a Madeira, os voos arrancam a 28 de outubro de 2024, contando com três ligações aéreas por semana e os preços começam nos 199 em classe económica e nos 429 euros em classe executiva.

Além da Madeira, a airBaltic vai abrir outras duas novas rotas no próximo inverno, passando a ligar também Tallinn, na Estónia, a Kittilä, na Finlândia, e Vilnius a Oslo Torp, na Noruega, ambas operadas em aviões Airbus A220-300.

“Temos o prazer de anunciar a expansão da nossa rede, a partir dos Países Bálticos, com o lançamento destas novas rotas. A Madeira é um destino único na nossa rede e oferece uma experiência de lazer fantástica com sua magnífica paisagem e natureza de cortar a respiração. Além disso, as novas rotas – de Tallinn e Vilnius para Kittilä e Oslo, são destinos tanto para viagens de lazer como de negócios”, explica Martin Gauss, presidente e CEO da AirBaltic.

A rota Tallinn-Kittilä arranca a 21 de dezembro de 2024 e vai ter até dois voos por semana, enquanto a operação entre Vilnius e Oslo Torp começa a 29 de outubro e vai contar com dois voos por semana.

“Ao prepararmo-nos para a próxima temporada, estamos constantemente a avaliar o mercado e comprometidos em melhorar ainda mais as conexões de e para a região. Em 2024, operaremos um número recorde de rotas a partir das nossas bases, mais do que nunca, reforçando a conectividade global, o que está a gerar um interesse significativo e estamos assim prontos para oferecer aos passageiros uma ampla variedade de opções de viagens”, acrescenta Martin Gauss.

Recorde-se que a airBaltic opera mais de 130 rotas de Riga, Tallinn, Vilnius, Tampere e, sazonalmente, Gran Canária, oferecendo ligações para uma ampla variedade de destinos na Europa, Médio Oriente, Norte da África e na região do Cáucaso.

Os bilhetes para a temporada de inverno já estão disponíveis para reserva aqui.

 

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