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Dino Parque, Lourinhã

Destinos

Parques temáticos esperam recuperar tempo perdido

Depois do confinamento, os parques temáticos voltaram a registar procura e esperam que este verão seja o primeiro passo em direção à recuperação que, apesar de não se prever imediata, deverá animar à medida que melhora a situação pandémica.

Inês de Matos

Dino Parque, Lourinhã

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Parques temáticos esperam recuperar tempo perdido

Depois do confinamento, os parques temáticos voltaram a registar procura e esperam que este verão seja o primeiro passo em direção à recuperação que, apesar de não se prever imediata, deverá animar à medida que melhora a situação pandémica.

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Depois do confinamento, os parques temáticos voltaram a registar procura e esperam que este verão seja o primeiro passo em direção à recuperação que, apesar de não se prever imediata, deverá animar à medida que melhora a situação pandémica.

 

Dino Parque, Lourinhã


O último ano e meio não foi fácil. Ao medo e incerteza da COVID-19, juntou-se um longo período de confinamento que obrigou ao encerramento dos parques temáticos. Mas, passada a tormenta, parece vir aí a bonança e, com o avanço da vacinação e o surgimento dos primeiros raios de sol de verão, os parques temáticos mostram-se animados quanto ao futuro. É que, depois de tanto tempo em casa, é expectável que o público volte a escolher estes locais para viver experiências em família, em busca de animação e, muitas vezes, com uma componente pedagógica à mistura.
A maioria dos parques temáticos localizados em território nacional já reabriu portas e deixou para trás um período negro, em que o número de visitantes caiu a pique. “Com a pandemia, algo de inédito aconteceu e estivemos encerrados durante sete meses, o que se traduziu numa redução do número de visitantes, que passou de 600 mil para 158 mil”, diz ao Publituris Mariana Neves Poupado, communications manager do Zoomarine, parque aquático temático algarvio, que é dedicado à vida marinha e que reabriu a 19 de maio.
A realidade do Zoomarine foi comum à maioria dos parques temáticos localizados em território nacional e, como admite Hercílio Costa, também o DiverLanhoso “passou com dificuldade pelo período de confinamento”. De acordo com o responsável, o parque aventura junto à Póvoa do Lanhoso, “carece de manutenção permanente” e esse foi um dos principais desafios, não só durante o confinamento, como para preparar a reabertura.

Suricatas, Jardim Zoológico

Com o mesmo problema se depararam também o Jardim Zoológico, em Lisboa, e o SEA LIFE Porto, no Porto, onde a componente animal é preponderante. “Apesar de fechado para os visitantes, o dia-a-dia dentro do Zoo manteve-se inalterado. O maneio dos animais e o cuidado com os espaços tiveram de ser assegurados”, indica Laura Dourado, do departamento de comunicação do Jardim Zoológico, relatando uma realidade que foi também comum ao SEA LIFE Porto, que “só fechou mesmo as suas portas ao público”, uma vez que, por ser “um aquário”, o trabalho no interior do parque “nunca parou”.
Além de garantir a manutenção, os parques temáticos procuraram também manter o contacto com os visitantes durante o encerramento, tarefa na qual, “felizmente, as plataformas sociais também ajudaram”, indica o SEA LIFE Porto, dando conta de uma estratégia que foi também seguida pelo Dino Parque, que criou “uma programação de conteúdos específicos para redes sociais”, e pelo Jardim Zoológico, que passou a publicar, uma vez por semana, vídeos explicativos sobre animais e plantas no seu canal de YouTube. Em menos de um ano, o canal “cresceu oito vezes no número de seguidores”.

Procura
A adesão às iniciativas desenvolvidas através das redes sociais era um sinal de que o público continuava a gostar destes espaços e que se confirmou com a reabertura, até porque, por norma, os parques temáticos são ao ar livre e contam com áreas generosas, onde é mais fácil manter o distanciamento e garantir uma visita segura. “Com a reabertura do país verifica-se uma procura generalizada por atividades seguras e ao ar livre. A visita ao Jardim Zoológico enquadra-se nessas ofertas pelo que temos sido alvo de procura. Acreditamos que o interesse irá manter-se ao longo do verão”, indica a Laura Dourado, explicando que “o Jardim Zoológico é um espaço amplo que convida a um passeio seguro”, o que tem atraído visitantes portugueses e “uma percentagem de espanhóis, franceses e ingleses”.
No DiverLanhoso, onde existem mais de 50 atividades numa área de 170 hectares, também a procura tem subido desde a reabertura, com Hercílio Costa a explicar que, desde o verão do ano passado, o parque tem sentido “um crescimento de procura por atividades de aventura e natureza, crescimento esse que se prevê que se mantenha em 2021”. “Este crescimento não deverá ser suficiente para equilibrar as contas do ano, tendo em conta o período que estivemos encerrados, mas será certamente uma boa ajuda”, acrescenta o responsável, indicando, desde logo, o regresso dos grupos escolares, que têm representado “uma oportunidade importante na recuperação para níveis pré-pandemia”, assim como os campos de férias, enquanto no segmento de famílias, são as “portuguesas que têm demonstrado uma cada vez maior predisposição para este tipo de férias”.

Zoomarine

Também no Zoomarine “a procura tem sido elevada”, com Mariana Neves Poupado a explicar que essa “tendência crescente” se notou primeiro no mercado nacional e só depois no internacional. “À medida que nos aproximámos da data de reabertura, a procura subiu consideravelmente, já registando elevados níveis de reservas por parte do mercado externo, o que se mostrou em linha com as nossas melhores expectativas”, acrescenta.
Já no Dino Parque, onde os visitantes são essencialmente domésticos, as “várias decisões e restrições aplicadas à mobilidade” foram um problema e, apesar e ser notar que “a procura tem crescido face a 2020”, Luís Rocha diz que, até final junho, “manteve-se inferior aos níveis pré-pandemia”, por culpa das limitações à mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa. Contudo, desde final de julho, a situação inverteu-se e está já em “níveis próximos de 2019, o que representa um sinal muito positivo para o resto do ano”.
Reaberto desde abril, também o SEA LIFE Porto sentiu um aumento de procura e tem “recebido cada vez mais visitas desde a reabertura”. “Sabemos que a realidade não é a mesma que antes da pandemia mas estamos atualmente com um bom índice de recuperação e por isso confiantes que vai ser um verão forte”, explica o aquário, que, devido às restrições à mobilidade, também tem visto um aumento de visitantes portugueses, essencialmente locais, ainda que também se contabilizem visitas de “Espanha e, mais recentemente, também de França e do centro da Europa”.

Experiência
Não há dúvidas que a procura existe e parece estar a aumentar à medida que pandemia melhora e as restrições à mobilidade diminuem. No entanto, dentro dos próprios parques, há regras que é necessário cumprir, o que coloca um desafio adicional a estes espaços. “O maior desafio foi manter o nível de qualidade da experiência, mesmo tendo alguns serviços ajustados ou suspensos”, indica o SEA LIFE Porto, explicando que, “foi necessário manter e implementar algumas medidas de higiene e segurança para garantir uma visita segura”, o que passou pela adoção das recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS), “nomeadamente o distanciamento social para prevenção de ajuntamentos, uso de máscara e desinfeção das mãos”, enquanto para grupos passou a ser necessária marcação prévia.
As medidas de segurança foram adotadas por parte de todos os parques nacionais. No Dino Parque, também foi adotado “um rigoroso plano de contingência” que visa uma experiência segura para todos e, “apesar de uma parte muito substancial do tempo de visita ao parque ser realizada ao ar livre, é necessária a utilização de máscara durante toda a visita”.
Garantir uma “visita divertida mas sempre segura” foi também o objetivo do Zoomarine, que adotou igualmente “um plano de contingência composto por várias medidas” que visam “garantir que as expetativas do visitante são superadas independentemente do contexto sanitário da sua visita”, explica Mariana Neves Poupado. Além do distanciamento e do reforço das regras de higiene, o Zoomarine reduziu ainda para 30% a capacidade do parque, o que “é garantido através de check-in prévio obrigatório e que permite que todos os visitantes consigam desfrutar do parque sem aglomerados de pessoas”. Ao Publituris, a responsável diz ainda que alguns equipamentos poderão ser encerrados por indicação da DGS ou caso não seja garantida a desinfeção completa entre utilizações.

SEA LIFE Porto

Manter a segurança sem comprometer o normal funcionamento do parque foi o que tentou ainda fazer o DiverLanhoso, que tem procurado garantir a segurança sem recurso a outras “restrições que retirem o prazer e diversão que deverá caracterizar o parque”. De acordo com o diretor de Marketing do DiverLanhoso, passou a ser necessário realizar a “reserva de atividades” e utilizar “luvas em atividades em que o cliente tenha contacto com equipamento impossível de desinfetar”, sendo ainda garantido o distanciamento e a desinfeção de todos os equipamentos de proteção individual após cada utilização.
Já no Jardim Zoológico, onde a pandemia levou ao encerramento de alguns espaços que continuarem fechados ao público, não houve outras mudanças de relevo além do reforço das práticas de higiene, assim como da “limpeza e desinfeção de todas as áreas”, uma vez que, como explica Laura Dourado, “a visita ao Jardim Zoológico é 99% realizada ao ar livre, podendo os visitantes continuar a ver elefantes, tigres, leões, golfinhos, suricatas, entre outras das cerca de 300 espécies do parque, sem qualquer constrangimento”.

Futuro
Apesar das restrições ainda em vigor e da incerteza que a pandemia continua a provocar, a procura atual deixa os parques temáticos confiantes de que é possível voltar aos números do passado já no curto prazo e recuperar algum do tempo perdido. “A nossa expetativa é que o mercado estabilize até ao final do verão e que o inverno nos permita trabalhar normalmente para arrancarmos 2022 em força”, diz o diretor de marketing do DiverLanhoso, que estima um regresso a alguma normalidade em 2023.
Igualmente otimista está o Jardim Zoológico, com Laura Dourado a mostrar-se convicta que o parque vai continuar “a ser a opção para as famílias”. “Quando olhamos para o panorama geral do país observamos um aliviar gradual das restrições, pelo que acreditamos que em breve poderemos voltar à “normalidade””, acrescenta a responsável.
Apesar de advertir que o momento atual não permite “fazer grandes previsões”, também Mariana Neves Poupado diz acreditar que “a procura se mantenha, devidamente adaptada às épocas”, com maior componente doméstica no verão e estrangeira no resto do ano, o que permitirá retomar a normalidade no Zoomarine em “dois ou três anos”. “Esperamos que a partir do verão de 2022 e 2023, a recuperação económica já esteja em curso, o que nos vai permitir avançar com os investimentos que temos idealizados”, acrescenta.
Já o Dino Parque, que conta encerrar 2021 “com menos visitantes quando comparados os números com 2019, último ano pré-COVID-19”, caso se mantenha a procura atual, admite que “sem dúvida, há uma melhoria substancial em comparação com 2020”, ainda que seja preciso ter em conta que essa melhoria está “sujeita à evolução da pandemia” e à capacidade de se atingir “a tão desejada imunidade até final do verão”.

DiverLanhoso

De acordo com o responsável, em alguns períodos desde a reabertura, já se começaram “a ver números similares quando comparado com períodos homólogos em 2019”, o que permite alimentar a esperança que o regresso à normalidade esteja próximo. “Mas, sempre numa ótica de otimismo moderado, porque ainda devemos ter em linha de conta que se mantêm alguns cenários de incerteza, acreditamos que em 2022 iremos certamente regressar a números similares a 2019”, refere.
Mais otimista declara-se o SEA LIFE Porto, que acredita na manutenção da tendência de recuperação além do verão. “Julgamos que o segundo semestre será mais positivo e que teremos um maior fluxo de visitantes. Sendo o Porto um destino de lazer e turismo de cidade, não dependemos apenas do período de verão e temos a oportunidade de crescer e ter uma reta final de ano superior a 2020”, refere o aquário da cidade do Porto.
Já o regresso da normalidade, e “apesar dos principais indicadores estarem ainda longe desse período”, poderá estar mais perto e ocorrer dentro de dois anos. “Acreditamos que estamos mais perto de um ponto de viragem e que vamos assistir progressivamente à retoma no próximo ano. Mas julgamos que só em 2023 podermos afirmar o regresso à normalidade”, conclui o SEA LIFE Porto.

*Artigo publicado originalmente na edição de 6 de agosto do jornal Publituris.

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Turkish Airlines anuncia reforço de operação para Sharm-el-Sheikh no inverno IATA

A transportadora aérea turca acaba de anunciar que vai reforçar a operação para Sharm-el-Sheikh, no Mar Vermelho (Egito), a partir de 29 de outubro de 2023, que coincide com o início do inverno IATA.

A partir do próximo dia 29 de outubro, a Turkish Airlines irá aumentar as frequências semanais entre Istambul e Sharm-el-Sheikh, no Egito, de 10 para 14 voos.

Assim, haverá um voo diário a sair de Istambul às 01h10 para chegar à estância balnear no Mar Vermelho às 02h45, com regresso às 03h35, para chegar à cidade tuca às 07h30 (horas locais).

Já às segundas-feiras, quintas e sábados haverá um segundo voo que deixará Istambul às 22h25, com regresso à 01h45 do dia seguinte (horas locais).

A companhia aérea indica ainda que haverá voos à segunda, sexta, sábado e domingo com partidas da cidade turca à 09h30, para aterrar em Sharm-el-Sheikh às 11h05. No regresso, esses voos saem do Mar Vermelho às 11h55 e aterram em Istambul às 15h50. Os horários são apresentados sempre em horas locais.

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Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos internacionais preferidos dos brasileiros

Um levantamento da Decolar – agência de viagens online – aponta que Lisboa e Buenos Aires mantêm-se como destinos mais procurados pelos brasileiros para as viagens ao exterior para o segundo semestre de 2023.

O interesse dos brasileiros por Lisboa e Buenos Aires e Lisboa mantém-se de acordo com uma análise feira pela Decolar sobre os destinos internacionais mais procurados para viagens de brasileiros para o segundo semestre deste ano.  O ranking aponta ainda Miami, Nova Iorque e Santiago do Chile entre os cinco mais procurados.

Segundo a imprensa brasileira, a Decolar registou um aumento de 11% na procura de passagens aéreas internacionais por parte de cidadãos do Brasil, em relação ao mesmo período de 2022. Quando comparado com as buscas para as férias de julho, o ranking dos 10 principais destinos internacionais procurados para embarques no 2º semestre inclui mais cidades da Europa. Além de Lisboa e Paris, que se mantiveram na lista, entraram Madrid, Londres e Porto.

Refira-se que, durante o primeiro semestre, cerca de 19,4 milhões de passageiros embarcaram no Aeroporto de Guarulhos (São PauloI). Nas viagens ao exterior, segundo o GRU Airport, foram cerca de 37,5 mil por dia, e no geral, Santiago do Chile, Buenos Aires e Miami encabeçaram o ranking dos destinos prediletos, enquanto para a Europa, Lisboa, Madrid, Paris e Frankfurt posicionaram-se na frente.

Recorde-se que a TAP anunciou recentemente que, só no primeiro trimestre transportou entre o Brasil e a Europa, mais de um milhão de passageiros, o que representa um aumento de 30% face ao mesmo período do ano passado.

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Ryanair apela aos clientes para reservar diretamente

A Ryanair apela aos clientes que reservem sempre as suas viagens aéreas diretamente nas companhias aéreas, pois diz que muitos agentes de viagens online (OTA) fornecem às transportadoras detalhes imprecisos dos passageiros, o que pode impedir que controlem as suas reservas e façam as declarações de segurança necessárias para viajar.

A Ryanair avisa que não tem qualquer relação comercial com as OTA, e as OTA não estão autorizadas pela Ryanair a vender os seus voos, até porque, conforme refere em comunicado de imprensa, as agências de viagens online fornecem às transportadoras detalhes imprecisos dos passageiros, o que pode impedir que controlem as suas reservas e façam as declarações de segurança necessárias para viajar, como além de impedi-los de receber informações importantes sobre viagens da companhia aérea, incluindo possíveis alterações no horário de partida, atrasos e atualizações de cancelamento.

A Ryanair lembra que há muito que faz campanha para proteger os clientes “das más práticas das OTA, incluindo a introdução de um processo de verificação do cliente, que permite aos passageiros que reservaram através das OTA se identificarem à Ryanair para cumprir os protocolos de segurança e proteção de voo, e também para permitir confirmar os detalhes de contato”. Assim, “a melhor forma de os clientes se protegerem das OTA é reservarem diretamente no nosso website/aplicação para obterem as tarifas mais baixas e atendimento direto”.

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Norwegian Viva já está na frota da NCL e vai passar por Lisboa

A companhia de cruzeiros Nowergian Cruise Line (NCL), acaba de receber, oficialmente, o seu segundo navio da linha Prima Class, o Norwegian Viva, que, a 19 de agosto vai começar uma viagem em Lisboa até Roma, e percorrer vários itinerários no Mediterrâneo e Ilhas Gregas, antes da cerimónia oficial de batismo.

A NCL acaba de inaugurar o Norwegian Viva. Este acontecimento marca a chegada do segundo cruzeiro de seis na linha Prima Class. O slogan do navio “Live it Up” inclui a experiência melhorada dos passageiros e as características a bordo desta classe pioneira, incluindo ofertas melhoradas, designs mais espaçosos, atividades emocionantes a bordo, como Viva Speedway de três andares, e novos conceitos de restauração, nomeadamente o Indulge Food Hall — um mercado de comida ao ar livre com 11 restaurantes, indica a companhia de cruzeiros em nota de imprensa.

Embora o navio tenha muitos dos destaques que são fundamentais para a linha Prima Class, a NCL refere que há um espetáculo exclusivo para ver a bordo do Norwegian Viva: a produção nomeada para Tony Award “Beetlejuice,” onde os hóspedes podem “Live it Up” com os mortos-vivos durante a adaptação do musical do filme de Tim Burton de 1988 com o mesmo nome. Além disso, a programação noturna de entretenimento inclui o “Press Your Luck Live” — uma experiência imersiva de um jogo tirado do ecrã de televisão, oferecendo ao público a oportunidade de participar no clássico jogo e ganhar prémios.

Com 294 metros de comprimento, 143,535 toneladas brutas e com uma capacidade para 3.100 passageiros, o Norwegian Viva tem também o The Concourse, um jardim de esculturas ao ar livre e o Ocean Boulevard, um passadiço que percorre o cruzeiro e aproxima os passageiros da água como nunca antes. Reimaginado para o Norwegian Viva, a área vai incluir trabalhos de seis artistas apresentados em cruzeiros anteriores da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd: Kevin Box, Jonathan Prince, Arik Levy, Richard Hudson, Sophie Elizabeth Thompson, e Pablo Atchugarry. Além disso, uma nova obra de arte vai ser incluída no Metropolitan Bar, o bar de cocktails sustentável exclusivo do cruzeiro. “Every Wing has a Silver Lining,”, tem 16 metros de comprimento concebidos exclusivamente para o Norwegian Viva pelo artista digital britânico Dominic Harris.

Após a primeira viagem a 10 de agosto, o Norwegian Viva vai começar um cruzeiro em Lisboa até Roma a 19 de agosto, e percorrer vários itinerários no Mediterrâneo e Ilhas Gregas, antes da cerimónia oficial de batismo, que acontecerá a 28 de novembro em Miami.

O novo navio vai depois atracar em San Juan, Porto Rico para uma temporada nas Caraíbas de dezembro de 2023 até março de 2024, parando em locais como Tortola, nas Ilhas Virgens Britânicas, St. John ‘s, Antigua, Bridgetown, Barbados, Castries, St. Lucia, Philipsburg, St Maarten e St. Thomas, Ilhas Virgens Americanas.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Acrópole de Atenas vai limitar entrada diária de visitantes a partir de 4 de setembro

A Acrópole, o ex-libris da capital grega, vai passar a receber, a partir do dia 4 de setembro, no máximo 20 mil visitantes diários. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos na Grécia que disponham de bilhete eletrónico para entrada.

A Acrópole de Atenas vai estabelecer um limite máximo diário de 20 mil visitantes, a partir de 4 de setembro, para garantir a experiência e proteger o sítio arqueológico mais conceituado da Grécia. Trata-se de um programa piloto que, a partir de 1 de abril de 2024, será alargado a todos os sítios arqueológicos que disponham de bilhete eletrónico para entrada de visitantes.

Lina Medoni, ministra da Cultura da Grécia, anunciou em entrevista à Real FM, e citada pelo jornal espanhol Hosteltur, que após um estudo realizado pela Organização para a Gestão e Desenvolvimento de Recursos Culturais (ODAP) foi decidido reduzir o limite máximo de entrada na Acrópole para 20 mil visitantes diários.

A entrada na Acrópole de Atenas, Património Mundial da Humanidade desde 1987, será dividida em três horários com início às 8 da manhã e até às 20 horas, e será aplicável tanto a grupos como a visitantes individuais.

O que se pretende com esta medida é evitar a superlotação, já que o complexo arqueológico chegou a receber até 23 mil pessoas num só dia.

“Obviamente, o turismo é bom para o país, para todos nós, mas temos de encontrar uma forma para que o turismo excessivo não cause danos ao monumento”, disse Medoni, segundo o mesmo jornal, referindo que este programa piloto vai contribuir para a segurança da Acrópole e dos trabalhadores, bem como para a melhoria da experiência vivida pelos visitantes.

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TAP anuncia no Brasil que vai ter ligações diárias para Natal

Os responsáveis da TAP Air Portugal no Brasil confirmaram que a transportadora aérea vai aumentar dos atuais cinco para sete voos por semana entre Lisboa e Natal (Rio Grande do Norte), a partir de 29 de outubro.

Em reunião com a governadora do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, segundo a imprensa do país, o diretor para as Américas da TAP, Carlos Antunes, afirmou que Natal voltará a ficar ligada todos os dias da semana a Portugal e à Europa com voos da companhia.

Ainda segundo os órgãos de comunicação locais o entendimento entre a TAP e o governo do Rio Grande do Norte, é resultado das conversações realizadas no mês de março, quando a governadora Fátima Bezerra chefiou uma delegação do Estado na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL 2023).

“Recebemos a confirmação de uma operação importante para o nosso Estado e que terá impacto de estímulo e rentabilidade à economia”, disse a governadora, para acrescentar que “hoje o nosso país e o nosso Estado vivem um cenário motivador e atrativo, inclusive com a retoma do protagonismo brasileiro no plano internacional”.

Por sua vez, a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria da Costa, reforçou a importância da ampliação da rede aérea da TAP no Rio Grande do Norte para o fortalecimento da atividade turística, declarando que hoje, a TAP “é a nossa principal companhia aérea de conexão para turistas europeus”, para realçar que no primeiro semestre, houve um incremento de 36,4% em voos, se comparado com o mesmo período de 2022,

Com vista a incrementar este aumento de ligações, o governo do Rio Grande do Norte e a TAP, ainda segundo a imprensa local, vão realizar uma campanha conjunta de divulgação com o objetivo de promover Natal e o respetivo estado como destino de férias.

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Douro & Porto Wine Festival fecha várias parcerias para trazer mais público nacional e internacional

O Douro & Porto Wine Festival acaba de anunciar um conjunto de parcerias com pacotes de experiências e opções de transporte, com vista a levar mais público nacional e internacional ao evento.

Para que o público tenha uma experiência memorável e com todo o conforto e comodidade, a organização do evento fechou parcerias com a Gol Linhas Aéreas, e a sua agência Smiles Viagens, mas também com a OPTViagens e o Booking. Foram igualmente anunciados novos pontos de venda, em parceria com a FNAC e com a Worten.

Através da nova operadora da companhia aérea brasileira, a Smiles Viagens, é agora possível adquirir um roteiro de experiências, voo e alojamento, numa viagem em que os clientes vão poder descobrir os encantos da região e desfrutar do Douro & Porto Wine Festival. A Smiles Viagens organiza ainda, para os grupos, degustação de vinhos, passeios a museus, jantar ao som de fado, visita a um dos mais belos miradouros com vista para o Douro e também um cruzeiro panorâmico de barco pelo famoso rio.

Ao comprar o roteiro “Viagem Gastronómica pelo Porto e Douro” da Smiles Viagens e a passagem aérea pela Gol, o passageiro tem acesso a serviços exclusivos como embarque prioritário, concierge, acesso às salas VIP, milhas e bagagem prioritária. O pacote está disponível para todas as cidades que têm voos da Gol Linhas Aéreas, com o destino inicial na cidade do Porto.

Por sua vez, através da OPTViagens, agência de viagens portuguesa parceira do festival, é possível organizar o transporte até ao recinto, alugar carro ou marcar o alojamento, mas também fazer um passeio de barco privativo pelo Douro, num comboio histórico ou fazer uma prova de vinhos. Tudo isto à distância de um clique, com o preenchimento de um pequeno formulário no site do Douro & Porto Wine Festival. A OPTViagens trata assim, de forma personalizada, de todos os pormenores para quem quer viver e experienciar o festival sem qualquer tipo de preocupação.

Para o público com um perfil mais independente, o Douro & Porto Wine Festival conta também com uma parceria com o Booking. Basta aceder ao site do evento, na área de hospitalidade, e clicar no link dentro da página para escolher o alojamento preferido para os dias do festival.

O Douro & Porto Wine Festival estabeleceu ainda novas parcerias, para a venda de bilhetes, com a FNAC e com a Worten. Já é, assim, possível comprar bilhetes para o evento numa das 34 lojas físicas da FNAC e nas 180 lojas físicas da Worten, em todo o país. Refira-se que, até 17 de agosto, a FNAC oferece um desconto de 15%, na compra dos bilhetes para o Douro & Porto Wine Festival, para os clientes com cartão FNAC.

O evento, que será o ponto alto das comemorações do Douro como Cidade Europeia do Vinho, realiza-se dias 15 e 16 de setembro, no Porto Comercial de Cambres, em Lamego. Com uma localização privilegiada e capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia, o Douro & Porto Wine Festival é pensado para todos os que desejam desfrutar de momentos emocionantes e descobrir o melhor que a região tem a oferecer. Para aqueles que desejam uma experiência ainda mais exclusiva, o recinto acolhe a Privilege Zone. Com bares exclusivos, Meet & Greet com artistas e acesso privilegiado ao palco, uma tenda Privilege com Shows Exclusivos e Suites Cabins para 30 pessoas, esta área oferece um leque de experiências premium e personalizadas.

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InterContinental Porto – Palácio das Cardosas contrata Jean Hélière como Cluster General Manager

Desde 2013 a trabalhar com o IHG – InterContinental Hotels Group, Jean Hélière passa a assumir o cargo de Cluster General Manager no InterContinental Porto – Palácio das Cardosas.

O profissional exerceu diversas funções em vários destinos pelo mundo, mais recentemente como diretor-geral de pré-abertura do Kimpton Al Rowda em Doha, no Qatar.

No decorrer dos seus 23 anos de experiência em hotelaria, Jean Hélière passou por Itália em marcas como Hilton, Marriot e Radisson, antes de se juntar ao grupo IHG como assistente-executivo no InterContinental Tahiti Resort & Spa. Desde 2015 tem assumido cargos de direção no InterContinental Moorea Resort & Spa, na Polinésia Francesa, e no Hotel Indigo Bali Seminyak Beach.

Com experiência em Gestão Hoteleira e Food & Beverage (F&B) e um vasto número de formações profissionais, desde Segurança Hoteleira a Investimentos Imobiliários e Gestão de Ativos, Jean Hélière desenvolveu uma ampla experiência em marcas internacionais de luxo e lifestyle, juntamente com uma forte experiência operacional e conhecimentos nas áreas de vendas e marketing.

Além do Palácio das Cardosas, Jean Hélière acumula outras funções de direção no Porto.

“É um orgulho poder abraçar este projeto num dos destinos com mais potencial da Europa. O InterContinental Porto – Palácio das Cardosas reúne as condições perfeitas para uma experiência inesquecível, combinando uma localização excecional no coração da cidade do Porto, um serviço de excelência e uma equipa 100% dedicada”, afirma Jean Hélière.

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Nova edição: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

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A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

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Edição Digital: Turismo de Luxo, “Viaje com o Paladar” da Icárion, APAL e viagem a Samaná

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Além disso, trazemos mais uma iniciativa “Viaje com o Paladar” da Icárion, uma entrevista a Desidério Silva, presidente da APAL, e a reportagem sobre a viagem a Samaná a contive do operador turístico Soltour.

Victor Jorge

A única edição do mês de agosto do jornal PUBLITURIS faz capa com o Turismo de Luxo. Se logo no início do dossier pretendemos definir ou esclarece o que, de facto, é Turismo de Luxo, nas páginas seguintes ouvimos diversos agentes da hotelaria que atuam no segmento mais alto do turismo em Portugal. Além disso, também falámos com Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal a propósito do Luxo em Alto Mar, bem como com alguns académicos que ensinam e analisam o mercado do turismo.

Na “Distribuição”, a iniciativa “Viaje com o Paladar” do operador turístico Icárion, deu a conhecer a agentes de viagens os paladares do Vietname. Ao PUBLITURIS, os agentes que marcaram presença nesta iniciativa asseguraram que, a partir de agora, vão olhar o destino com outros olhos depois de o terem sentido pelo sabor da sua gastronomia.

Nos “Destinos”, entrevistámos Desidério Silva, presidente da Agência de Promoção de Albufeira (APAL), que foi eleito em janeiro e que faz um balanço positivo dos primeiros meses de mandato e revela o calendário de ações que a associação tem previsto para 2023.

Nas “Viagens”, damos conta da viagem que o PUBLITURIS realizou a Samaná, na República dominicana, a convite do operador turístico Soltour. No Caribe, podemos confirmar que se trata de um destino para, de facto, nos sentirmos “rulay”.

As opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor) e Jaume Vidal (diretor Regional da Tiqets em Portugal e Espanha).

O jornal PUBLITURIS na sua versão em papel vai agora de férias e regressa com a edição de 1 de setembro.

A todos os leitores do PUBLITURIS desejamos umas ótimas férias.

Leia aqui a nova edição.

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