Vai abrir um museu dedicado à indústria conserveira
O Conservas Pinhais Factory Tour é um museu-vivo que resulta de um investimento de três milhões de euros e estará localizado em Matosinhos.

Publituris
A expansão da oferta MICE no Interior em debate na BTL
Inscrições abertas para o RoadShow das Viagens do Publituris
“Açores são exemplo de turismo sustentável”, reafirma o presidente do Governo Regional na BTL
Maioria são brasileiros mas rota da LATAM Airlines entre Fortaleza e Lisboa também atrai franceses e italianos
Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas
Tunísia celebra recorde histórico de turistas portugueses e dedica esta sexta-feira a Djerba na BTL
Holiday Inn Beja aposta no segmento de reuniões e eventos
TAP retoma voos para Porto Alegre a 1 de abril e quer “continuar a crescer em termos de frequências”
Soltour assina acordo estratégico com Cuba
Unlock Boutique Hotels passam a contar com selo da Casa Real Portuguesa
No próximo mês de outubro, vai abrir portas um novo museu na cidade de Matosinhos. O Conservas Pinhais Factory Tour é um museu-vivo que resulta de um investimento de três milhões de euros e pretende contribuir para a conservação e valorização da indústria conserveira de Matosinhos.
Este projeto da Pinhais conta com a parceria institucional da Câmara Municipal de Matosinhos e alia a sua fábrica histórica às suas marcas estratégicas PINHAIS e NURI. O museu foi delineado para a promoção da comunidade local e do turismo e nele os visitantes podem acompanhar o processo de produção artesanal da Pinhais, participar em provas de degustação e empapelar a sua própria lata.
O objetivo deste projeto passa por promover a singularidade da experiência da Conserveira Pinhais, através de aspetos distintivos como a manutenção do método artesanal e edifício centenário, caraterísticas únicas que lhe conferem um caráter histórico, também indissociáveis do espaço onde se inserem. É neste sentido que o “Conservas Pinhais Factory Tour” está vocacionado, ou seja, perpetuar um legado e dar a conhecer o património material e imaterial da Pinhais e das suas marcas, das mais antigas às mais notórias.
Todas as visitas ao Museu-Vivo serão guiadas por mediadores culturais, que levarão os visitantes numa viagem ao passado, às raízes da Pinhais e de todas as suas marcas, nomeadamente a mais internacional, a NURI. A visita permitirá conhecer uma das mais antigas fábricas em atividade, conhecendo um espólio diversificado que faz parte da história do processo produtivo artesanal, mergulhar na história da empresa e da indústria conserveira, através de conteúdos digitais exclusivos, e participar no processo de empapelamento (embrulhar as latas segundo as técnicas das artesãs da empresa). O tour culminará numa das salas mais imponentes do edifício, com uma prova das iguarias da Pinhais e ainda na loja, onde se encontram conservas e artigos de colecionador.
Com o avançar do projeto, ofertas complementares serão integradas na agenda do Museu, como exposições temporárias, serviços educativos e workshops.
“Este projeto que nos permite a comunicação da nossa cultura e herança conserveira é um sonho concretizado para o mais precioso dos nossos ativos, as pessoas que aqui trabalharam desde sempre e que compõem a família Pinhais. É também uma homenagem às diferentes gerações da mesma família que marcam o percurso da empresa nos últimos cem anos. Tudo na Pinhais respira autenticidade, tradição e qualidade, desde o edifício histórico, passando pelo método de produção (que se traduz em conservas inigualáveis) e culminando no mais importante, a família das Conservas Pinhais nos seus 146 colaboradores que dominam e preservam vivo um processo artesanal praticamente extinto no mundo”, refere Patrícia Sousa, diretora de marketing da Pinhais.