Alteração de Portugal na “lista de viagens” do Reino Unido afetou confiança dos britânicos
O facto de Portugal ter saído da “lista verde” e ter passado para a “lista âmbar”, criou desconfiança nos turistas britânicos e terá impacto nas reservas futuras.
Victor Jorge
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A rápida da mudança de Portugal de “verde” para “âmbar” afetou e afetará ainda mais a confiança dos viajantes do Reino Unido, exatamente quando situação estava a começar a melhorar para empresas e consumidores, avança a GlobalData.
Segundo a empresa de dados e análise, a inclusão de Portugal na lista verde do Reino Unido significava “um início significativo de recuperação para as companhias aéreas do Reino Unido e a abertura de férias no sol e praia para os viajantes do Reino Unido”. Mais da metade (53%) dos consumidores do Reino Unido costumam tirar férias de sol e praia, revela a GlobalData, sendo Portugal um destino popular para este tipo de viagem.
Recorde-se que o Reino Unido foi o segundo maior mercado emissor de Portugal em termos de visitas, em 2019, evidenciando a sua popularidade junto dos viajantes britânicos.
Ralph Hollister, analista de Viagens e Turismo da GlobalData, refere que “um mês depois, as companhias aéreas – juntamente com os viajantes – ficaram irritadas com a rápida mudança de Portugal de verde para âmbar”. E adianta: “as empresas de viagens quase não receberam qualquer aviso sobre a mudança que se aproximava e o impacto resultará em muitos clientes insatisfeitos que não poderão receber reembolsos”. Mas mais importante, Hollister admite que esta situação “afetará ainda mais a confiança dos viajantes do Reino Unido, impactando as reservas no curto a médio prazo”.
A consultora refere ainda que a mudança verificada no início de junho “levará muitos viajantes de volta a 2020, onde as constantes revisões das restrições de viagem deixaram muitos a reclamar por reembolsos”, deixando, inclusivamente, “uma marca na confiança dos viajantes do Reino Unido”.
A GlobalData refere que a recente introdução na lista verde teria trazido uma “sensação de segurança” para muitos viajantes que poderiam ter sido afetados por cancelamentos no ano passado, dando-lhes confiança para efetuar reservas este ano. No entanto, a consultora reconhecer que a segurança de um país da lista verde significará, agora, “pouco para muitos viajantes do Reino Unido”, uma vez que a inclusão na lista verde de um destino pode ser revogado a qualquer momento e com pouco aviso.
De referir ainda que, de acordo dados da GlobalData, cerca de 38% dos consumidores do Reino Unido admitem concordar “um pouco” ou “completamente” com o facto do seu orçamento ter sido reduzido, relativamente ao ano passado, enquanto 86% estão “bastante” ou “extremamente” preocupados com a pandemia atual.