Ministros do Turismo do G20 debatem formas para reavivar setor
Mobilidade segura, Gestão de crises, Resiliência, Inclusão, Transformação verde, Transição digital; Investimento e infraestrutura serão as áreas a abordar na reunião do G20.

Publituris
Festivais de música sobem ao palco como ativo para o turismo em Portugal
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
Os ministros do Turismo do G20 vão debater esta terça-feira, 4 de maio, formas para reavivar com segurança as viagens internacionais para impulsionar o setor.
Segundo o World Travel and Tourism Council (WTTC), o setor de viagens e turismo – um dos maiores fatores agregados da economia global, criando 1 em cada 4 novos empregos líquidos no mundo entre 2014-2019 – viu sua contribuição para o PIB global cair 49,1 % em 2020, lendo-se no site do G20 que “a ação e coordenação internacionais são urgentes”.
As prioridades globais da presidência italiana do G20 – Pessoas, Planeta e Prosperidade – são refletidas num conjunto de diretrizes do G20 para o futuro do turismo, um legado a ser aprovado pelos Ministros do Turismo a 4 de maio. As diretrizes, desenvolvidas em colaboração com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), abordam sete áreas de política: Mobilidade segura, Gestão de crises, Resiliência, Inclusão, Transformação verde, Transição digital; Investimento e infraestrutura.
No comunicado que anuncia esta reunião lê-se que “a primeira prioridade – garantir a mobilidade segura – é crucial para restaurar a confiança no turismo internacional, bem como para a economia em geral”. O G20 comprometer-se-á a “apoiar, complementar e coordenar as principais iniciativas internacionais atualmente em desenvolvimento para uma mobilidade internacional segura, incluindo o Certificado Digital Verde na UE”, refere o documento.
Em 2020, o turismo foi um dos setores mais atingidos pelos encerramentos resultantes da pandemia e ainda não recuperou, com muitos países ainda a manterem as fronteiras fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus.
O encontro abordará também a questão da transformação verde da indústria do turismo e a necessidade de orientar a evolução do turismo global numa direção sustentável.