Impacto da COVID-19 em Nova Iorque calculado em mais de 60 mil milhões de dólares
Os números são de grande dimensão. A “Big Apple” perdeu, devido à pandemia, mais de ~44 milhões de turistas. A recuperação só deverá acontecer em 2024 ou 2025.

Victor Jorge
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Um recente relatório da State Comptroller da cidade de Nova Iorque dá conta que a cidade perdeu 44 milhões de turistas e 60 mil milhões de dólares (cerca de 50 mil milhões de euros) face à realidade vivida em 2019, estimando ainda que o setor do turismo deverá ter perdido 31% da força de trabalho direta, ou seja, mais de 89.000 empregos, só na cidade da “Big Apple” dos mais de 283 mil que existiam.
Esta análise faz com que as entidades da cidade estimem que a recuperação, para números e valores pré-COVID, só deverá acontecer em 2024 ou mesmo em 2025.
Tal como em Portugal, a pandemia pôs fim a 10 anos de crescimentos consecutivos. Os dados mostram que o número de visitantes caiu de 66,6 milhões, em 2019, para 22,3 milhões, em 2020, enquanto as receitas com o turismo baixaram 75%, significando uma quebra de 80,3 mil milhões para 20,2 mil milhões de dólares, respetivamente.
A divulgação deste relatório pela entidade nacional, mas com presença em Nova Iorque, acontece uma semana depois dos responsáveis da cidade anunciarem a maior campanha turística da sua história, com o objetivo de impulsionar a recuperação, estimada em 30 milhões de dólares para, segundo avançou o presidente da Câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio na apresentação da mesma, “alcançar todo o mundo e dizer a todos a importância de voltarem à nossa cidade”. Blasio reconheceu mesmo, que “esta é uma oportunidade para fazer parte do renascimento de algo especial no que foi o epicentro da pandemia do país durante muito tempo”.