OMT lança concurso internacional de ‘startups’ para ajudar desenvolvimento rural através do turismo
O objetivo do concurso passa por capacitar as comunidades rurais para aproveitar as oportunidades económicas e sociais que surgirão aquando da retoma do turismo.

Victor Jorge
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A Organização Mundial do Turismo (OMT) lançou um novo concurso para encontrar as melhores ideias para ajudar as comunidades rurais a se recuperarem dos efeitos da pandemia de COVID-19. A competição também ajudará empreendedores e empresas com capacidade para ajudar as comunidades rurais a aproveitar as oportunidades económicas e sociais que surgirão aquando da retoma do turismo.
A agência especializada das Nações Unidas registou um interesse crescente em experiências de viagem únicas e autênticas, incluindo turismo baseado na natureza e ao ar livre. Esperando-se que esta tendência registe um desenvolvimento à medida que o turismo é reiniciado, o concurso está à procura das ideias que possam ajudar a garantir que as comunidades rurais estejam em melhor posição para beneficiar das oportunidades criadas. A competição também procurará ideias que possam contribuir para o reforço da resiliência das comunidades rurais.
O concurso visa apoiar o turismo rural como uma ferramenta fundamental para combater o despovoamento, promover a inclusão e reduzir as desigualdades no que concerne o rendimento e desenvolvimento regionais, integrando-se como parte do foco especial da OMT por promover um turismo que contribua para o desenvolvimento rural.
Assim, foram abertas quatro categorias que estarão a concurso: (i) Pessoas – Não deixar ninguém para trás: projetos que incentivem a criação de empregos e oportunidades, promovam a capacitação de género e dos jovens e criem oportunidades para grupos vulneráveis em áreas rurais; (ii) Planeta – Reconstruir melhor projetos relacionados com a promoção e proteção dos recursos naturais, incluindo a abordagem do impacto do turismo nas alterações climáticas, bem como no consumo de resíduos e recursos; (iii) Prosperidade- oportunidades de crescimento para ‘startups’ que ofereçam soluções inovadoras por meio de novos modelos de negócios, instrumentos que promovam o acesso a financiamento, mercados e marketing para o turismo em áreas rurais; (iv) Propulsão de tecnologia rural – Implementação de novas tecnologias para promover o turismo e o desenvolvimento em áreas rurais.
A criação de oportunidades em destinos rurais por meio da inovação e transformação digital no turismo tem vários objetivos como, por exemplo, combater a pobreza, registando-se que 80% de todas as pessoas que vivem em ‘pobreza extrema’ vivem em comunidades rurais. Além disso, contribuirá para limitar o despovoamento, estimando-se que, em 2050, 68% da população mundial viverá em áreas urbanas e as cidades produzirão 85% da produção econômica global. Estas oportunidades fecham, igualmente, o fosso digital, admitindo a OMT que 87% das pessoas nos países desenvolvidos usam a Internet, em comparação com apenas 19% nos países menos desenvolvidos.
Finalmente, o apoio a mulheres e jovens é visto como fundamental, já que mais de 50% da força de trabalho global empregada no turismo são mulheres e quase mil milhões dos 1,2 mil milhões de jovens com idades entre 15 e 24 anos residem em países em desenvolvimento e 88% dos jovens em países em desenvolvimento vivem em áreas rurais, estimando-se que 75 milhões deles estejam desempregados.
O prazo para as inscrições termina a 1 de julho de 2021. Os vencedores serão convidados a participar da assembleia-geral da OMT, a realizar em Marraquexe, Marrocos, em outubro deste ano
A nova competição tem por base o sucesso da procura da OMT pelas melhores ‘startups’ em Espanha, iniciativa essa que viu mais de 150 projetos a serem apresentados, com os vencedores a receber orientação e apoio do governo espanhol e da Google.
Para esta edição global, a OMT conta com o apoio de parceiros institucionais como Air Europa, Wakalua, Amazon Web Services Activate, HèPic, Impact Hub, Centro de Comércio Internacional, Fademur, Ministério para a Transição Ecológica e Desafio Demográfico de Espanha, NEST Portugal, Telefonica Open Future e TUI Care Foundation.