Já não haverá fusão entre Transat e Air Canadá
Depois de anunciada, em 2019, a fusão entre Air Canadá e a Transat terminou por mútuo acordo entre ambas as entidades com efeito imediato.

Victor Jorge
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A fusão prevista entre a Transat A.T. Inc, empresa que detém a companhia aérea Air Transat, e a Air Canadá, maior companhia aérea do Canadá, afinal já não acontecerá.
As duas companhias informam, em comunicado, que a intensão de fusão entre as empresas “terminou por mútuo acordo” e “com efeito imediato”.
Esta decisão é justificada e baseada na premissa de que a União Europeia “não iria aprovar esta transação”.
O processo de fusão, que teve início aproximadamente há dois anos, sofreu vários atrasos devido à atual crise pandémica, mas também devido às exigências impostas pela União Europeia, exigências estas que a Air Canadá já não estaria disposta a conceder.
Por este motivo, “foi tomada a decisão de finalização antecipada do processo de fusão entre ambas as empresas”, lê-se no comunicado.
Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia e responsável pela política de concorrência, declarou que foi aberta uma “investigação aprofundada porque tínhamos preocupações de que a proposta a transação afetaria negativamente a concorrência nesses mercados, levando a preços mais altos, qualidade reduzida ou menos escolha para os viajantes”.
E refere ainda que “embora o surto de coronavírus tenha impactado fortemente o setor aéreo, a preservação de estruturas competitivas de mercado é essencial para garantir que a recuperação seja rápida e forte. Os mercados devem permanecer dinâmicos e competitivos quando os viajantes puderem novamente voar sobre o Atlântico nas férias ou para visitar seus entes queridos”.
Neste caso particular, a Comissão investigou até que ponto a crise do coronavírus afetaria as operações da Air Canada, Transat e dos seus concorrentes e, com base nas informações disponíveis até o momento, chegou à conclusão preliminar de que, “no longo prazo, a Air Canada e a Transat provavelmente teriam permanecem concorrentes reais ou potenciais na grande maioria das rotas entre o Espaço Econômico Europeu e o Canadá, que ambos operavam antes da crise”.
A Transat aproveita, desde logo, o fim deste acordo com a Air Canadá para anunciar que, não se encontrando “limitada às restrições impostas por este princípio de acordo” entre ambas as empresas, irá “concentrar-se de imediato na retoma das suas operações e na aplicação do seu plano estratégico de recuperação da companhia aérea”.
De referir que a Transat e a Air Transat voam para 60 destinos em mais de 25 países nas Américas e Europa.