Pandemia obriga a multiplicação de esforços no Grupo GEA
Pedro Gordon, CEO do grupo de agências de viagens independentes, explica ao Publituris que “ao dia de hoje, fazem parte do Grupo GEA Portugal 314 agências com 396 balcões de venda”, menos 4% de agências membro, comparativamente com março de 2020.

Raquel Relvas Neto
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
À semelhança da maioria das empresas da distribuição turística, e do turismo em geral, também no Grupo GEA a pandemia teve um “impacto muito negativo nos resultados da empresa” em 2020 e continua a ter no início deste ano.
Pedro Gordon, CEO do grupo de agências de viagens independentes, explica ao Publituris que a pandemia obrigou a “uma multiplicação de esforços de toda a equipa e de investimentos, na proporção inversa dos resultados”, que caíram, esclarece, devido “à bonificação da quota que assumimos como parte dos sacrifícios em solidariedade com as nossas agências membro”.
Estes resultados também se refletiram no número de empresas membro do Grupo GEA que rondava os -9%, mas que o grupo conseguiu “recuperar parte dessa quebra, situando-se neste momento em -4% o número de agências membro, comparativamente com março de 2020”. “Ao dia de hoje, fazem parte do Grupo GEA Portugal 314 agências com 396 balcões de venda. Desde o início da pandemia encerraram ou saíram do grupo 45 agências e incorporaram-se 31, no mesmo período”, indica o responsável.
Pedro Gordon salienta que, ao nível dos recursos humanos, o grupo encontra-se a fazer “um esforço enorme para manter todos os colaboradores da empresa para fazer face aos desafios que vamos ter no início da retoma da atividade turística”, cujas previsões do Grupo GEA apontam para o recomeço das reservas a partir de maio e junho para viagens a partir do início do terceiro trimestre deste ano. “Esta retoma previsivelmente será progressiva para nos aproximarmos da velocidade de cruzeiro, com uma provável recuperação dos níveis anteriores à crise no verão de 2022”, complementa.
Ainda como parte da estratégia a longo prazo e “em contra-ciclo com a conjuntura que se verificava em outras empresas do mercado”, Pedro Gordon realça que o Grupo GEA contratou “um profissional experiente para reforçar a nossa equipa e agregar valor ao nosso projecto e empresa”, referindo-se à contratação de Paulo Mendes, como diretor de contratação.