Espanha recebeu menos 78% de turistas vindos de Portugal em janeiro
O número de turistas provenientes de Portugal a visitar Espanha caiu drasticamente, em janeiro de 2021 face ao mesmo mês de 2020. À frente de Portugal só mesmo Alemanha e Reino Unido.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
A vizinha Espanha recebeu, em janeiro deste ano, 28.747 turistas com residência em Portugal, menos 78% do que no ano 2020, quando a pandemia de COVID-19 ainda não tinha sido declarada, revelou esta terça-feira (02 de março) o Instituto Nacional de Estatística espanhol.
O número total de turistas internacionais que se deslocaram a Espanha, em janeiro, foi de 432.362, uma redução de quase 90% em relação ao ano anterior.
O facto da queda dos turistas com residência em Portugal ser 12 pontos percentuais inferior ao da redução do número total da entrada de turistas terá a ver com o facto de este país ter a sua única fronteira terrestre com Espanha.
O principal país de origem dos turistas que chegaram a Espanha no primeiro mês do presente ano continuou a ser, assim como em toda a pandemia, a França, de onde chegaram 117.625 turistas (75,6% menos do que um ano antes), seguida da Alemanha, com 51.098 visitantes (menos 89,7%) e Portugal, com 28.747 turistas (menos 77,9%).
A epidemia de COVID-19 levou a que França, Alemanha e Portugal tenham agora contribuído com mais turistas em Espanha do que o líder tradicional, que antes da pandemia era o Reino Unido, de onde em janeiro apenas chegaram 23.200 pessoas (96,7% menos), ocupando agora a quarta posição.
As despesas totais efetuadas pelos turistas internacionais que visitaram Espanha em janeiro atingiram 452 milhões de euros, representando um decréscimo de 90,5% em relação ao mesmo mês de 2020.
A despesa média por turista cifrou-se nos 1.040 euros, com um decréscimo de 9,8% comparando com o mês homólogo de 2020.
A duração média das viagens dos turistas internacionais foi de 9,8 dias, o que significa um aumento de 1,8 dias em comparação com a média de janeiro de 2020.
Os turistas que visitaram Espanha durante o primeiro mês do corrente ano tiveram como primeiro destino as Ilhas Canárias (Atlântico), com 19,9% do total, seguidas da Catalunha (nordeste) e Valência (leste).