Observatório do Algarve integra rede mundial da OMT
O momento vai ser assinalado no dia 23 durante a FITUR.

Publituris
Conheça as datas das feiras de emprego da Bolsa de Empregabilidade de 2024
WOW vai celebrar o que de mais autêntico existe em Portugal
Candidaturas aos CET nas Escolas do Turismo de Portugal abertas até 8 de setembro
Herdade da Lisboa na Vidigueira conquista certificação em sustentabilidade
TAAG garante mais voos entre Luanda e Kinshasa
Casa Relvas convida a sentir o Alentejo e as suas tradições através do vinho
MSC Cruzeiros continua firme no compromisso de criar uma indústria mais responsável do ponto de vista ambiental
PLAY Airlines anuncia bom desempenho no 2º trimestre
Decorrem concursos para concessão do Colégio de São Fiel e da Casa das Fardas para fins turísticos
Bounce abre sede europeia em Lisboa
O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em março de 2019, vai integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT). O momento vai ser oficializado no dia 23 durante a FITUR, a feira de turismo de Madrid à qual o Algarve regressa este ano.
Este observatório irá juntar-se à rede mundial da OMT – International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) – que envolve já a participação de países como a China, a Grécia, o Brasil, os EUA e a Itália.
«A sustentabilidade de um território pressupõe uma preocupação com os recursos naturais e com a qualidade de vida futura das populações que o habitam e visitam, sendo por isso necessário promover a coesão territorial e um crescimento económico equilibrado. O observatório regional guia-nos nesse caminho, ao desenvolver metodologias para a sustentabilidade no turismo e ao dotar-nos de conhecimento científico sobre a região. Com a sua integração na INSTO será ainda mais fácil trocar informação com os parceiros da rede, aplicar técnicas de gestão e de monitorização similares e, por fim, aumentar a competitividade turística do Algarve», considera João Fernandes, presidente da RTA.
Recorde-se que o Observatório foi iniciado há menos de um ano pela Região de Turismo do Algarve (RTA), com o apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve.
Este ano o, Algarve apresenta-se na Fitur com a promoção da natureza, cultura, gastronomia, golfe e sol e mar. O mercado espanhol gerou mais de 401 mil dormidas no Algarve fora dos meses de época alta em 2019 (+ 12,2% do que em igual período de 2018).