Savoy Palace, no Funchal
Alojamento

2019: Atividade cresce a menor ritmo, mas oferta de alojamento continua a engordar

Este ano, os indicadores da atividade hoteleira apresentaram sinais de abrandamento.

Carina Monteiro
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Este ano, os indicadores da atividade hoteleira apresentaram sinais de abrandamento.

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O ano de 2019 foi de confirmação da consolidação de resultados para a hotelaria portuguesa. Este fator mereceu destaque no discurso de abertura do congresso nacional da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), no passado mês de novembro, com o presidente Raul Martins a chamar a atenção para os indicadores da atividade hoteleira que registaram, este ano, um abrandamento no crescimento. “A taxa de ocupação nos hotéis, até agosto deste ano, caiu ligeiramente (meio ponto percentual), o preço médio, que no último ano tinha crescido 7%, até agosto deste ano cresceu, mas apenas 2%, tal como o RevPAR na hotelaria, que em 2018 cresceu 5% e até agosto deste ano cresceu, também, mas 2%”, disse o responsável na ocasião.

Mas se os resultados da hotelaria estão a crescer a um ritmo menor, o mesmo não se pode dizer do crescimento da oferta hoteleira, lembrou Raul Martins. “Desde o início do ano abriram ou reabriram 36 hotéis, de acordo com o Registo Nacional de Empreendimentos Turísticos, o que significa mais 3% de quartos e de camas. Neste momento, portanto, temos disponíveis no mercado 205.816 camas hoteleiras”, sublinhou o responsável. Nesta equação do aumento da oferta, o presidente da AHP não esqueceu o Alojamento Local (AL) e recordou que, embora tenha sofrido um abrandamento em 2019, o AL tem à data 523 mil camas em 91 mil estabelecimentos. É com esta realidade que o alojamento turístico em Portugal vai terminar o ano de 2019. Nas próximas linhas recordamos os acontecimentos que marcaram a atividade ao longo deste ano.

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Aberturas

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Foram muitas as notícias de aberturas de unidades de alojamento em Portugal e outras tantas que anunciaram novos projetos para os próximos anos. Há novos alojamentos que somam mais camas em alguns destinos já maduros, mas que continuam a atrair investimento. A maior abertura em 2019, em número de camas, na ilha da Madeira, foi a do Savoy Palace. O resort de cinco estrelas localizado no Funchal abriu portas a 1 de julho, com uma oferta de 309 quartos e 43 suites. O interior do hotel é uma homenagem à ilha da Madeira, sendo o projeto assinado por Nini Andrade de Silva e pela RH+Arquitectos. Ainda na ilha da Madeira abriu o novo cinco estrelas do grupo PortoBay, o Les Suites at The Cliff Bay que, como o nome indica, é uma extensão do hotel The Cliff Bay. A nova ala oferece 21 suites. O grupo Turim Hotels estreou-se na Madeira, com a reabilitação do antigo Hotel Santa Maria, que esteve em funcionamento entre os anos de 1964 e 2007. Situado no centro histórico da cidade do Funchal, a 2 minutos a pé do Mercado dos Lavradores, a unidade disponibiliza 90 quartos. Da Madeira para o continente, o mesmo grupo abriu o seu primeiro hotel de cinco estrelas. O Turim Boulevard Hotel fica localizado na Avenida da Liberdade, em Lisboa, e dispõe de 100 quartos. Ainda na capital, o grupo H10 Hotels abriu a sua segunda unidade em Lisboa. O The One Palácio da Anunciada, uma unidade de cinco estrelas, fica situada num antigo palácio do século XVI a poucos metros da Praça dos Restauradores e da Avenida da Liberdade, dispondo de 83 quartos. A marca VIP Hotels abriu também uma nova unidade na cidade de Lisboa, o VIP Executive Picoas Hotel. Com 131 quartos, o VIP Executive Picoas Hotel é o resultado da conversão de um antigo tribunal numa moderna unidade hoteleira de quatro estrelas, no centro de Lisboa.

O grupo Vila Galé abriu dois novos hotéis em Portugal: o Vila Galé Douro Vineyards, uma pequena unidade no Douro vinhateiro onde a cadeia vai produzir vinhos do Douro; e o Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, em Elvas, no Alentejo, que é também o primeiro projeto fruto do programa Revive. Esta nova unidade hoteleira oferece 79 quartos. No Brasil, o grupo contou ainda com uma novidade: a abertura do VG Sun Cumbuco by Vila Galé, no Ceará, cuja localização é próxima do resort Vila Galé Cumbuco. A nova unidade conta com 65 apartamentos.
A cadeia Pestana abriu igualmente dois hotéis em Portugal: o Pestana Churchill Bay, em Câmara de Lobos, com 57 quartos; e o Pestana Blue Alvor Beach & Golf Hotel, no Algarve, com 551 quartos e suites. Lá fora, o grupo deu um mais passo no cumprimento do objetivo de ter um hotel em cada capital europeia. Depois de Londres, Berlim e Amesterdão, a maior cadeia hoteleira portuguesa abriu o Pestana Plaza Mayor, com 89 quartos, em pleno coração de Madrid.

No Porto, o grupo PortoBay aumentou a sua presença com a inauguração do seu segundo hotel na cidade, o PortoBayFlores. A unidade de cinco estrelas é a 14ª unidade do grupo e tem 66 quartos.
A Sonae Capital voltou este ano a ter presença no Algarve com uma unidade hoteleira. Depois de, em 2015, ter feito a alienação da Aqualuz – Turismo e Lazer, a sociedade que se dedica à exploração do Aqualuz Suite Hotel Lagos, no Algarve, a Sonae Capital assumiu a exploração do hotel, tendo para isso adquirido novamente a empresa Aqualuz – Turismo e Lazer, Lda. A Sonae Capital venceu ainda o concurso para a instalação de uma unidade hoteleira na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa.

Das cadeias nacionais para as internacionais, o grupo espanhol Barceló aumentou a sua presença em Portugal com a abertura de um hotel Occidental em Lisboa. Em fevereiro de 2019, foi anunciado que o NH Hotel Group ia gerir hotéis da Minor em Portugal e no Brasil, onde estão incluídos os hotéis da marca Tivoli.
No mesmo mês, o InterContinental Hotels Group comprou a marca Six Senses, por 300 milhões de dólares, cerca de 265 milhões de euros. A marca opera unidades nas Maldivas, Seychelles, Tailândia, Omã e no rio Douro, em Portugal, numa propriedade do fundo Explorer Investments.

O Doubletree by Hilton Lisbon Fontana Park foi vendido a um banco alemão. A Commerz Real, gestora de fundos do banco alemão Commerzbank, comprou o hotel DoubleTree by Hilton – Fontana Park, localizado em Lisboa, à Turismadeira SA.

2019 marca também a estreia da cadeia espanhola Casual Hoteles. A cadeia abriu o Casual Belle Époque Lisboa, com 28 quartos; e o Casual Inca Porto, com 70 quartos.

Há também uma estreia anunciada em 2019. A Hyatt Hotels anunciou a entrada em Lisboa, com a abertura do Hyatt Regency Lisbon, que resulta de um contrato de franchise com a Realtejo – Hotelaria e Turismo, S.A, empresa subsidiária da United Investments Portugal e Fibeira. O acordo alcançado vai permitir desenvolver a primeira unidade da marca em Portugal, cuja abertura deverá acontecer no final de 2020.

Esta não foi a única marca internacional a anunciar novos hotéis em Portugal. O Radisson Hotel Group anunciou a abertura de dois hotéis novos em Portugal, todos sob a marca Radisson RED, inserida numa parceria estratégica e franchisada com o promotor e operador Value One Hotel Operations. O acordo permitirá à marca estrear-se em Portugal, com o Radisson RED Lisbon Olaias e o Radisson RED Porto.

Revive

O programa lançado pelo governo que permite a concessão de imóveis do Estado para fins turísticos conhecido como Revive ganhou novos desenvolvimentos em 2019, nomeadamente uma nova vertente, com o Revive Natureza. O programa arrancou com um portefólio de 96 imóveis – na sua maioria, antigas casas de guardas florestais e antigos postos fiscais – distribuídos de Norte a Sul do país. O Revive Natureza será operacionalizado através de um Fundo Imobiliário Especial, que será gerido pela Turismo Fundos. O Turismo de Portugal irá disponibilizar uma verba de cinco milhões de euros para a recuperação dos imóveis. No que diz respeito ao programa geral do Revive, foram muitos os concursos lançados. Um dos mais concorridos foi o do Quartel da Graça, em Lisboa, que acabou por ser ganho pelo grupo SANA, com uma proposta de renda anual no valor de 1,79 milhões de euros. A MS Hotels ganhou a concessão do Mosteiro de Arouca, a Lux Mundi venceu o concurso do Quartel do Carmo, nos Açores, e a concessão do Castelo de Vila Nova de Cerveira foi adjudicada a Eurico da Fonseca. Já o Convento do Carmo, em Moura, foi adjudicado à gestora do Convento do Espinheiro (SPPTH— Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros). Durante o ano de 2019, o Revive foi ainda um conceito exportado para outros países, nomeadamente São Tomé, Moçambique, Cabo Verde, Angola e Brasil.

Também fruto de um concurso público, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai receber um hotel com a marca Meliá, gerido pelo grupo Hoti Hotéis. O anúncio foi feito durante este ano e resulta de uma parceria entre a Hoti Hotéis e a Mota-Engil.

Alojamento local

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou no final de outubro o Regulamento do Alojamento Local, que traz novas zonas de contenção. No Bairro Alto/Madragoa, Castelo/Alfama/Mouraria, Colina de Santana, Baixa e os eixos Avenida da Liberdade/Avenida da República/Avenida Almirante Reis são zonas onde estão proibidos novos estabelecimentos de Alojamento Local, mas a inclusão destas três últimas zonas ao documento final gerou alguma controvérsia. O presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda manifestou o seu desagrado com as alterações à lei: “Esta decisão apanhou todos de surpresa pois contradiz os argumentos e conclusões tanto do Estudo elaborado pela Câmara, como da proposta inicial de Regulamento, afetando profundamente a confiança dos agentes económicos e a imagem da cidade junto dos investidores”.

Quase no final do ano, o setor do alojamento recebeu uma notícia há muito reivindicava: O governo vai avançar com a proibição por via legislativa das cláusulas de paridade das plataformas digitais. O anúncio foi feito pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, no congresso da AHP.

Um dos temas que inevitavelmente tem marcado os últimos anos no setor do alojamento é a aplicação de taxas turísticas pelos municípios. Nesta matéria, o ano termina com o recuo da Câmara Municipal de Fátima na aplicação da taxa turística como estava anunciado. Decisão que tem por base a possibilidade agora prevista na Lei das Finanças Locais de transferência de 7,5% do IVA da restauração e do alojamento para os cofres das autarquias, já a partir de 2020, o que originaria uma duplicação de fins.

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HBX Group lança nova solução de pagamento B2B para o setor das viagens

A nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

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O HBX Group, o grupo que detém a Bedsonline, Hotelbeds e Roiback, lançou a HBX Group eWallet, uma nova solução de pagamentos B2B, que se destaca pela inovação e que foi “projetada especificamente para o setor de viagens”.

Num comunicado enviado à imprensa, o grupo explica que a nova solução foi desenvolvida em parceria com a FinPay e consiste numa plataforma que vai estar disponível em Espanha já a partir de abril de 2025, chegando posteriormente aos restantes mercados da OCDE, a partir de junho.

A nova solução é, segundo o HBX Group, “semelhante a uma carteira digital para consumidores”, consistindo numa “solução digital que permite às empresas armazenar e gerir pagamentos com segurança, rapidez e eficiência”.

“Projetada para facilitar transações instantâneas e internacionais entre empresas”, a HBX Group eWallet foi “desenvolvida especificamente para o setor de viagens” e integra “recursos avançados, como financiamento integrado, acesso a faturas e rastreabilidade completa de transações”.

“O seu objetivo é digitalizar e automatizar pagamentos B2B, reduzir custos de transação e melhorar a escalabilidade operacional do ecossistema das viagens”, acrescenta o grupo, explicando que para se registarem na plataforma, os utilizadores devem aceitar os termos e condições da FinPay, que é a entidade responsável pelos serviços de pagamento e financiamento integrados na solução.

“A carteira eletrónica do HBX Group representa um passo decisivo para a modernização dos pagamentos B2B no ecossistema de viagens. Queremos estabelecer um novo padrão de eficiência e segurança no setor, e esta parceria com a FinPay permite-nos alcançar isso com uma solução adaptada às necessidades do setor”, afirma Daniel Nordholm, diretor de Produtos e Novos Negócios do HBX Group.

 

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AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve iniciou as celebrações dos seus 30 anos com tiveram início na quinta-feira, dia 10 de abril, com uma cerimónia pautada por diversas homenagens, entre associados e personalidade que foram determinantes na vida da associação.

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Durante o evento, realizado no edifício sede, em Albufeira, foi inaugurada a Galeria dos Presidentes, que evoca todos os associados que integraram a presidência da Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal, seguindo-se ao descerramento de um memorial de homenagem a Elidérico Viegas, fundador da AHETA e presidente durante 26 anos, falecido em novembro de 2024.

Na mesma cerimónia, foram igualmente homenageados, com a entrega de um troféu, os associados que participaram na escritura de constituição da AHETA e nos primeiros corpos sociais, assim como outras personalidades que contribuíram e contribuem para a atividade da associação. Entre os quais os funcionários Lígia Santos, Patrícia Nunes e Ricardo Baptista, este último trabalha na AHETA há precisamente 30 anos.

As qualidades de Elidérico Viegas, não só pessoais como profissionais, foram elogiadas por todos quantos usaram da palavra e, em particular, pelo seu amigo e jornalista Ramiro Santos, o qual lhe dedicou um texto. Ramiro Santos referiu-se a Elidérico Viegas como um “homem íntegro”, cuja “obra está para além do Algarve”.

Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, que faz parte da direção da AHETA desde o início, fez um balanço destas três décadas de existência da associação. O empresário considera que “esta é uma caminhada que a todos deve orgulhar, mas há uma parte que deve entristecer, pois existe um conjunto de infraestruturas que continua por resolver e a culpa é de todos”, dando vários exemplos, como o Hospital Central; a conclusão das melhorias da EN 125 ou a ligação ferroviária ao aeroporto.

Também presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado falou da influência que a AHETA sempre exerceu no setor, para realçar que associação é “um parceiro estratégico importante para dar força aos empresários”, tendo igualmente um “papel clarificador acerca da indústria do turismo”.

Outro ponto alto das comemorações do 30º aniversário da AHETA será a Conferência Turismo +30, agendada, agendada para 29 de maio, e que acontece no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, em Albufeira.

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Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024

O valor de receitas consolidadas registadas em 2024 pelo Pestana Hotel Group representa um aumento de 17% face a 2023. A hotelaria representou 65% das receitas totais do grupo, seguida pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19%.

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O Pestana Hotel Group auferiu 651,5 milhões de euros em receitas consolidadas no ano passado. O valor representa um aumento de 17% nas receitas face a 2023, bem como um crescimento de 33% nos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA).

O setor da hotelaria representou cerca de 65% das receitas totais do grupo, seguido pela área de negócio imobiliário, sob a marca Pestana Residences, que contribuiu com cerca de 19% para as receitas de 2024.

Outras atividades, como o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira representaram 16% da receita da empresa.

A valorização do capital humano foi uma das apostas do grupo em 2024, que indica ter distribuído, em em média, dois salários extra por colaborador, além de ter procedido a uma atualização salarial média de 9% nas remunerações base.

Na área das remodelações, em 2024 o grupo pricedeu à modernização e renovação de unidades como o Pestana Blue Alvor Beach, o Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista e da Quinta Perestrello, no Funchal. Foi ainda desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com o grupo a destacar a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.

Já no âmbito da transformação digital, o Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros para renovar todo o sistema de front-office dos hotéis e do website pestana.com.

O grupo refere ainda manter-se comprometido com a redução de 37% das emissões de carbono até 2030, considerando 2019 como ano base.

Até 2023, na área da hotelaria, o grupo refere ter reduzido em 25% as emissões de âmbito 1 e 2, fruto de um investimento acumulado de 16 milhões de euros em projetos de eficiência energética e hídrica. Estes incluíram a instalação de painéis fotovoltaicos e projetos de redução de consumo de água por recurso a fontes alternativas ou circularidade, incluindo a utilização de uma dessalinizadora do Alvor e a reutilização de águas residuais para rega de campos de golfe no Algarve.

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Filipa Marques é nova gestora de produto da GEA

A GEA Portugal acaba de anunciar a integração de Filipa Marques acaba de assumir funções de gestora de produto na equipa de Produto e Contratação da GEA Portugal.

Com experiência de mais de sete anos no setor do turismo, Filipa Marques traz para a GEA uma vasta gama de competências que serão fundamentais para o desenvolvimento estratégico da dinâmica de contratação e produto do grupo de gestão de agências de viagens.

Esta profissional ocupou cargos de destaque, incluindo Project Manager na Eco Tuk Tours e Key Account, Product & Business Manager na Boost Portugal. Durante a sua carreira, destacou-se pela gestão eficaz de equipas e recursos, resolução de problemas e desenvolvimento de estratégias comerciais que resultaram em crescimento significativo das vendas, indica a GEA.

Refira-se que a GEA Portugal tem concentrado os seus esforços na criação de um projeto que visa fortalecer o ecossistema da rede, com o objetivo de criar um futuro mais dinâmico e rentável para os seus clientes. Nesse contexto, o produto, especialmente o exclusivo, assume uma posição de grande relevância. Neste âmbito, a contratação de Filipa Marques é essencial para o reforço da gestão de produto, bem como a sua atualização nas plataformas GEA, pois isso é fundamental para garantir a eficácia e a inovação contínua na oferta aos seus parceiros e clientes.

Paulo Lages, coordenador de Contratação do Grupo GEA, realça que contribuição de Filipa Marques “será essencial para fortalecer a nossa posição no mercado, disponibilizando as melhores condições às nossas agências associadas, permitindo-lhes alcançar novos patamares de sucesso.”

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Taxa de ocupação no Algarve regista ligeira descida em março

Em março, de acordo com dados da AHETA, as unidades de alojamento no Algarve registaram uma ligeira descida de 1,8pp na taxa de ocupação quarto face ao mês homólogo de 2024, situando-se nos 51,9%.

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A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revela que, em março, a taxa de ocupação quarto na região foi de 51,9%, abaixo do valor verificado em 2024 (-1,8pontos percentuais, -3,4%). No entanto, face a 2019, ano em que a data da Páscoa foi a 21 de abril, a ocupação quarto registou uma subida de 0,2pp (+0,4%).

O canadiano (+1,0pp) foi o mercado que registou o maior crescimento homólogo, seguido do neerlandês (+0,8pp), e o alemão (+0,4pp), enquanto o mercado britânico protagonizou uma descida homóloga de 1,6pp e o nacional de 1,4pp.

No que diz respeito à estadia média na região foi de 4,3 noites, 0,4 acima do verificado no mês de março do ano anterior, sendo que as mais prolongadas foram as do mercado norueguês, com 12,8 noites, do sueco, com 9,6, e do neerlandês, com 9,0.

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João Ferreira entra na equipa comercial da GEA para a zona centro

João Ferreira acaba de reforçar a equipa comercial da GEA na zona centro do país. Esta integração visa fortalecer a presença e a capacidade de resposta do grupo nessa região que considera estratégica.

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João Ferreira traz para a GEA uma vasta experiência no setor do turismo, tendo, nos últimos seis anos, exercido a função de agente de viagens na Graçatur, onde desenvolveu competências fundamentais na organização de viagens. Além disso, o profissional João também trabalhou na Egipost Transportes, onde aperfeiçoou as suas habilidades em logística e controlo documental. Nesta experiência profissional a sua capacidade de comunicação eficaz e espírito de equipa foram fundamentais para otimizar processos internos e garantir a satisfação do cliente.

Com a entrada de João Ferreira, a equipa comercial da GEA reorganiza-se com o objetivo de garantir um serviço de excelência e uma melhor resposta às necessidades das agências de viagens suas associadas. A nova equipa comercial da GEA tem Nuno Tomaz como diretor Comercial, enquanto Daniel Santos é o comercial da zona norte, Bruno Fonseca da zona sul e agora João Ferreira na zona centro.

Nuno Tomaz, que lidera a equipa comercial da GEA, destaca que “o fortalecimento da nossa presença na zona centro não apenas expande as nossas capacidades operacionais, mas também nos permite oferecer um serviço ainda mais personalizado e próximo dos nossos parceiros e clientes”.

O responsável aponta que “este compromisso com a proximidade e a qualidade é fundamental para construir relações duradouras e para responder de forma eficaz às necessidades dos nossos clientes, garantindo assim a excelência em tudo o que fazemos.”

 

 

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Páscoa deverá acelerar recrutamento na hotelaria de acordo com a Eurofirms

O recrutamento no setor registou um aumento superior a 10% entre janeiro e fevereiro de 2025, de acordo com a Eurofirms, uma tendência ascendente “em linha com os dados do ano passado”. Por essa altura, cidades como Porto, Braga e Lisboa lideraram o crescimento na procura por mão-de-obra entre fevereiro e março, coincidindo com a época pascal.

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De acordo com uma análise da Eurofirms – People First aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o recrutamento para o turismo e a hotelaria já entrou em linha ascendente, num ano em que se prevê um crescimento de 4% das pernoitas turísticas em Portugal, face às 80 milhões registadas em 2024.

Entre 14 e 20 de abril, a taxa de ocupação hoteleira poderá atingir os 82% em alguns municípios, como é o caso da região Norte, no Porto e em Braga; na Grande Lisboa, nomeadamente em Lisboa e Setúbal; no Algarve, em Faro; e na Madeira, no Funchal e em Santa Cruz.

“Procurando responder ao fluxo de 32 milhões de turistas – mais dois milhões do que em 2024 – que deverão passar por Portugal este ano, os setores da hotelaria e turismo lideram o aumento do número de contratações durante este período”, refere a Eurofirms em nota de imprensa.

A publicação de vagas para os serviços de limpeza e restauração, as funções de camareiro, cozinheiro e ajudante de cozinha ocupam o pódio. Destaque ainda para os perfis de atendimento ao público, nomeadamente rececionistas.

O recrutamento no setor registou um aumento superior a 10% entre janeiro e fevereiro de 2025, de acordo com a Eurofirms, uma tendência ascendente “em linha com os dados do ano passado”. Por essa altura, cidades como o Porto (+43%), Braga (+42%) e Lisboa (+23%) lideraram o crescimento na procura por mão-de-obra entre fevereiro e março, coincidindo com a época pascal.

Aumento de contratações nos transportes e logística acompanha crescimento na hotelaria

O setor dos transportes e logística tem registado uma tendência de crescimento no período que antecede o arranque da época alta e durante a Páscoa. É esperado este ano, dependendo da região e do seu atrativo turístico, um crescimento entre 10% e 15% nas contratações durante a Páscoa, acompanhando a maior movimentação de passageiros e mercadorias.

Os perfis mais procurados incluem operadores de armazém, operadores logísticos e técnicos de compras, para garantir a eficiência dos processos e operações. Em 2024, o setor da Logística e Transportes registou um aumento expressivo de contratações nas mesmas regiões onde a hotelaria mais cresceu, com destaque para Porto (+29%), Lisboa (+23%) e Braga (+18%).

João Lourenço, Business Leader da Eurofirms em Portugal destaca “a importância da adaptação das empresas para garantir uma resposta ágil à elevada procura, assegurando a qualidade dos serviços prestados durante a época alta”. O responsável alerta, ainda, para a necessidade de valorizar os candidatos e as suas competências, “num contexto socioeconómico em que a contratação de mão de obra sazonal apresenta desafios significativos”.

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2024 regista novo recorde nas reservas no AL

O número de dormidas em alojamentos turísticos de curta duração registou, em 2024, um crescimento homólogo de 18,8% para as 854,1 milhões, atingindo um novo máximo na União Europeia (UE), divulga o Eurostat.

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Em 2024, os hóspedes passaram 854,1 milhões de noites em alojamentos de curta duração na União Europeia (UE), reservados através da Airbnb, Booking, Expedia Group ou TripAdvisor, avança o Eurostat. Este valor representa um aumento de 18,8% em comparação com 2023 (719,0 milhões de noites), estabelecendo um novo recorde.

Com exceção de abril, todos os meses de 2024 registaram um número superior de noites em alojamentos de curta duração em comparação com o mesmo período de 2023.

Os maiores aumentos relativos face a 2023 ocorreram em março (+48%), maio (+31,7%), agosto (+21,6%) e novembro (+21,5%). A evolução atípica de março e abril (com uma queda de 1,8%) deve-se, provavelmente, ao facto de a Páscoa ter sido em março em 2024, enquanto em 2023 ocorreu em abril.

As regiões mais populares para alojamento de curta duração reservado através de plataformas online no terceiro trimestre de 2024 foram Jadranska Hrvatska, na Croácia (25,2 milhões de noites, +6,0% face ao terceiro trimestre de 2023), a Andaluzia, em Espanha (17,2 milhões de noites, +23,1%) e a região francesa da Provença-Alpes-Costa Azul (15,6 milhões de noites, +26,2%).

No mesmo trimestre, entre as 20 principais regiões, 6 estavam em França, 5 em Espanha e Itália, 2 na Grécia e 1 na Croácia e em Portugal.

De resto, em Portugal a região do Algarve foi a mais procurada por turistas que optam por alojamentos de curta duração, integrando a tabela dos 20 destinos mais procurados, com 6,07 milhões, seguindo-se a Área Metropolitana de Lisboa, com 4,4 milhões, e a região Norte, com 3,89 milhões.

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Procura por alojamento na Páscoa em Portugal cresce 22,1% com tarifa média diária a subir 13,7%

A SiteMinder revela que as reservas de hotéis em Portugal para as férias da Páscoa de 2025 aumentaram 22,1% face ao mesmo período do ano passado, enquanto a tarifa média diária sobe 13,7%, passando de 208,64€ em 2024 para 237,23€ este ano, o que coloca o nosso país na liderança europeia neste indicador.

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Os dados desta plataforma mundial de distribuição e receitas hoteleira, que comparam reservas nos mesmos estabelecimentos 30 dias antes da Páscoa de 2024 e 2025, revelam não apenas um aumento na procura, mas também uma maior antecedência na organização das viagens e uma crescente presença de turistas internacionais no país.

 

Os resultados da SiteMinder, atualizados a 18 de março, mostram que, durante o período de cinco noites deste feriado, as reservas por propriedade aumentaram significativamente. Além disso, a tarifa média diária (ADR) subiu 13,7%, passando de 208,64€ em 2024 para 237,23€ em 2025.

A Europa também regista um aumento significativo na tarifa média diária, mas Portugal e Espanha estão entre os líderes, com um aumento de 13,7% e quase 8%, respetivamente, em relação a este indicador. A tendência, segundo a SiteMinder, é acompanhada por outros países europeus, como Itália (+6,23%), Alemanha (+5,81%) e França (+5,61%).

Por outro lado, verifica-se que apesar da redução na duração das estadias, o tempo médio de antecedência das reservas aumentou 10,8% em relação ao ano passado, passando de 94,5 para 104,75 dias. No entanto, a duração média das estadias caiu 7,64%, passando de 2,88 para 2,66 noites.

A proporção de turistas internacionais em Portugal também cresceu significativamente. Em 2024, 72,59% das reservas eram de viajantes estrangeiros, e segundo os dados mais recentes de 2025, essa percentagem subiu para 83,07%, reforçando o posicionamento do país como um destino atrativo para o mercado global.

A plataforma analisou as reservas para o feriado do Dia do Trabalhador (1 de maio), que mostram sinais positivos para Portugal, com um aumento de 4,19% nas reservas em relação a 2024. A ADR também subiu 4,32%, passando de 229,08€ para 238,99€, acompanhada por um crescimento de 7,42% no tempo de antecedência das reservas, agora em 127,6 dias.

Apesar destes indicadores positivos para Portugal, tanto na Páscoa como no Dia do Trabalhador, James Bishop, vice-presidente de Ecossistema e Parcerias Estratégicas da SiteMinder alerta que “os hoteleiros devem manter-se atentos à tendência de reservas de última hora, especialmente por parte do mercado doméstico, que pode ainda influenciar os resultados finais”.

 

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Portugueses no Top 5 dos clientes nos AL da LovelyStay

Em 2024, os viajantes nacionais surgiram na 4ª posição do ranking de clientes nos alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay, logo a seguir a Espanha, França e Estados Unidos. Porto, Lisboa e Algarve são os destinos preferidos dos portugueses, com a Madeira a crescer.

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Os viajantes domésticos surgem na 4ª posição do ranking de hóspedes nos alojamentos geridos pela empresa em 2024, apenas atrás dos clientes provenientes de Espanha, França e Estados Unidos, e à frente de países como a Alemanha, Reino Unido, Brasil, Itália, Canadá e Países Baixos.

Em termos de destinos preferidos, o Porto liderou as reservas realizadas pelos portugueses no ano passado, seguido pela região do Algarve e por Lisboa, embora se destaquem também os alojamentos situados no arquipélago da Madeira.

Miguel Marinho Soares, Head of Portugal da LovelyStay, comenta eu “é muito gratificante verificar que os portugueses gostam cada vez mais de viajar por Portugal e descobrir os encantos do nosso país, evidenciando que o turismo nacional não é apenas protagonizado pelos estrangeiros.” “Por outro lado”, continua o responsável, “ao mostrar que os portugueses estão entre os viajantes que mais recorrem ao AL no seu próprio país, este ranking desmistifica também a ideia de que este tipo de acomodação é apenas direcionada a estrangeiros.”

De acordo com os dados da LovelyStay, 75% das reservas feitas pelos hóspedes portugueses em 2024 são de adultos sem crianças e 25% são famílias com menores.

Os alojamentos turísticos geridos pela LovelyStay em Portugal tiveram um preço médio de 134€ por noite em 2024 e registaram uma ocupação média de 72%, garantindo uma rentabilidade de até 35% superior em comparação com outras empresas do mesmo setor. No ano passado, a empresa registou um crescimento bruto de reservas superior a 50% face a 2023 e alcançou um volume de negócios na ordem dos €49 milhões de euros.

No ano em que celebra 10 anos de atividade, a LovelyStay tem sob a sua gestão mais de 1.500 unidades de alojamento turístico para estadias de curta e média duração em todo o território nacional, entre apartamentos, villas e ainda a gestão integrada de edifícios completos.

Um dos principais objetivos da empresa em 2025 é reforçar os alojamentos no segmento premium, apostando na qualidade das suas propriedades, na diversificação de tipologias com uma crescente oferta de villas e na maior presença em destinos de referência. A LovelyStay permanece igualmente empenhada em procurar novas propriedades para aumentar o seu portefólio, estando focada tanto nos mercados mais consolidados, como Lisboa, Porto e Algarve, como em destinos com grande potencial de crescimento, como a Madeira.

Miguel Marinho Soares assegura que “a personalização e eficiência no acompanhamento dos clientes, com um gestor de conta dedicado a cada proprietário, é o maior diferencial da LovelyStay, a par com uma plataforma inovadora que assegura total transparência, ao permitir que os proprietários acompanhem as reservas, a rentabilidade e o desempenho dos seus imóveis em tempo real”, avançando que “a nossa tecnologia permite ainda otimizar os preços de forma dinâmica, garantindo a máxima rentabilidade, ao mesmo tempo que gere todo o processo, desde a gestão de reservas à manutenção, de forma totalmente integrada”, conclui o Head of Portugal da LovelyStay.

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