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Conversas à Mesa | Vítor Silva

Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo foi o convidado do Conversas à Mesa que decorreu no Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos.

Carina Monteiro
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Conversas à Mesa | Vítor Silva

Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo foi o convidado do Conversas à Mesa que decorreu no Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos.

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Vítor Silva nasceu em Beja, mas as suas origens estão divididas entre o Alentejo e Espanha, de onde era originária a família materna. Os pais moravam na mesma rua em Beja e foi a assim que se conheceram, casaram e tiveram dois filhos. Era o melhor aluno da turma. Tal como hoje, o que mais gostava era de história e geografia. Aos doze anos, a família mudou-se para Lisboa e Vítor Silva foi estudar para ao liceu D. João de Castro e ainda hoje é conhecido pelos colegas do colégio como o “bejano”.

Queria ser engenheiro naval. Gostava de barcos, um gosto que ganhou nas férias passadas em Lagos, quando ele e o irmão costumavam ir à pesca com os marinheiros e passavam a noite nas traineiras. “Enjoava-se um pedacinho”, recorda.

Mas ir para escola naval significava ir para a guerra colonial. “Começou-se a criar um sentimento misto entre não ir para a guerra, não conseguimos ganhar aquilo e se calhar devíamos dar independência às colónias”, conta.
Decidiu não ir para a escola naval, mas como continuava a querer ser engenheiro, entrou no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1966, para estudar Engenharia Química.

A universidade mudou-o completamente, a ele e à geração daquela altura, sobretudo os que se envolveram no movimento estudantil. Fez parte da Comissão Democrática Eleitoral (CDE), que se opôs ao Estado Novo, em 1969, e conheceu pessoas como Jorge Sampaio, João Cravinho, Nuno Teotónio Pereira ou Nicolau Breyner. “A CDE era dominada ideologicamente pelo Partido Comunista e depois haviam os companheiros de jornada como eu. Até que, a certa altura, conheci um grupo, onde estavam pessoas como o Ferro Rodrigues e o José António Vieira da Silva, que tinham um discurso com o qual me identificava, era na sua essência um discurso libertário, quando os conheci, identifiquei-me. Também teve a ver com o facto de ter conhecido em França, anos antes, os tipos do Charlie Hebdo”, conta.

Estava em França antes do 25 de Abril. No dia 24 entrou num comboio de manhã cedo em Paris e chegou a Lisboa no dia 25. “Caí no meio de revolução com uma máquina fotográfica e um rolo virgem, fiz as fotografias da revolução. Essas fotos já estiveram expostas, mas confesso que já as perdi. Mas isso não me preocupa muito, porque as minhas memórias é que interessam”.

Foi fundador do Movimento de Esquerda Socialista (MES) com Jorge Sampaio, João Cravinho, Ferro Rodrigues, Eduardo Graça, Vieira da Silva. Em 1974, foi para o Alentejo fazer a revolução. Na altura, tornou-se num político profissional. Falava de liberdade. “Quando chegámos à conclusão que já não valia a pena, extinguimos o partido”.

O Alentejo
Depois da política, Vítor Silva deu aulas de Física, Química e Matemática no liceu onde tinha estudado, em Beja. Apesar de ter alguns projetos de vida, alguns até fora fora do país, “estava muito apaixonado e entre o amor e os negócios, escolheu o amor”. Foi para Beja fazer a revolução e por lá ficou para “fazer o que era possível”. Ajudou a transformar a casa que tinha sido sede do MES em Beja num local com uma vertente cultural, para acolher espetáculos, exposições, debates, etc.

“Os Infantes”, como ainda hoje se chama o espaço, ganhou fama, e ao bar e sala de espetáculos, que recebeu os principais nomes da música portuguesa como os Xutos&Pontapés, GNR, Rádio Macau e António Variações, acrescentou-se uma discoteca e, mais tarde, um restaurante. Entre 2000 e 2003, Vítor Silva foi delegado do INATEL para o distrito de Beja. O INATEL era responsável por dinamizar o programa “Animar a Costa”, com várias atividades nas praias da região. “Isso deu-me projeção, afirma. Em 2003, foi candidato às eleições para a Região de Turismo Planície Dourada convidado pelo PS. “A minha estratégia era trazer os empresários para a direção”, conta. Ganhou essas eleições e, na segunda eleição, em 2007, voltou a ganhar. No ano seguinte, o mapa turístico português passou apenas a ter cinco regiões. No entanto, ficou ligado ao Turismo, através da Agência Regional, do qual tinha sido membro fundador em 2004, até que em 2010 chegou à presidência da agência.

Vítor Silva está atualmente a desempenhar o terceiro mandato e já anunciou à direção que vai recandidatar-se às eleições deste ano. “Pela primeira vez tinha equacionado a hipótese de não me recandidatar. Fiz 70 anos, embora tenha sempre o Marcelo Rebelo de Sousa que me inspira. Os empresários que mais me conhecem disseram que queriam que continuasse, na BTL do ano passado”, revela.

Vítor Silva casou duas vezes com a mulher Maria Ana, com quem tem um filho, Pedro, com 30 anos. Durante muitos anos viveu em Beja, mas desde há dois vive em Lisboa, onde a mulher trabalha. “Já não sou capaz de cuidar de mim sozinho. Não sou machista, fui daqueles que na juventude lutou para que as mulheres tivessem os mesmos direitos dos homens e ainda não têm”. Sempre teve uma personalidade “incontrolável, desalinhada, provocatória”, “mas no bom sentido”. “Hoje sou uma pessoa mais ponderada, que sabe o que deve dizer, nos sítios onde deve dizer. Embora só seja capaz de trabalhar no risco. Nas minhas relações pessoais e profissionais trabalho no risco, sou um provocador. ‘Je provoque à l’amour et à la révolution’, como dizia Léo Ferré. Não provoco gratuitamente, a provocação é uma maneira das pessoas reagirem aquilo que posso dizer”. É feliz? “A felicidade não é um estado eterno mas os meus momentos são de felicidade e o meu trabalho é uma imensa felicidade. A maneira que me define melhor não é uma arrogância, mas não me realizo senão com os outros. A minha felicidade está ligada à felicidade que possa repartir com os outros, não sou capaz de ser feliz sozinho. Se passar por um sem abrigo, ou alguém que perdeu um ente querido, nesse dia sou profundamente infeliz”.

Quem é
Vítor Augusto Fernandez da Silva nasceu em Janeiro de 1949. Formou-se em Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico, mas nunca exerceu. Teve uma vida política ativa durante e após a Revolução de Abril, tendo sido um dos fundadores do Movimento de Esquerda Socialista. Foi professor e delegado do INATEL para o distrito de Beja. Ganhou as eleições para a presidência da região de Turismo Planície Dourada em 2003, cargo que exerceu até à extinção da entidade. Foi membro fundador da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo em 2004, sendo o presidente da agência desde 2010.

Curiosidades
Ler e viajar são duas grandes paixões de Vítor Silva. Aos seis anos, leu o primeiro livro e logo um clássico: Dom Quixote de la Mancha. Era o maior leitor da biblioteca de Beja. Adora comprar livros, mas só lê um em cada cinco dos livros que compra. Neste momento, está a ler “Erebus: A história de um navio”, cujo autor Michael Palin fez parte dos Monty Python. Tem também uma coleção de banda desenhada que ultrapassa os 1000 livros. A sua personagem de banda desenhada preferida é Corto Maltese. Colecionava também a revista francesa Charlie Mensuel e muitas outras das quais era assinante. Quanto às viagens, a última em lazer foi no ano passado. Visitou Helsínquia, Riga e Tallin. Prefere destinos com pouco turismo. Vai muitas vezes a Moçambique, onde tem muitos amigos. Por altura da Páscoa, ganhou o hábito de fazer uma viagem todo o terreno pelo deserto marroquino. “Comecei a ir com o Hélder Martins, antigo presidente da Turismo do Algarve”.

Restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos
Gerido pela empresa Páteo velho, o restaurante Páteo Velho Ordem dos Médicos, em Lisboa, funciona de segunda-feira a sábado das 12h às 23h. Apesar de estar instalado na sede da Ordem dos Médicos, está aberto ao público em geral. Os preços médios são de 20€ ao almoço e 30€ ao jantar. É aconselhável reservar antecipadamente. A cozinha do Páteo Velho Ordem dos Médicos está entregue ao Chef Beja (já com experiência em restaurantes como a Bica do Sapato e o Hotel Real Villa Itália), sob a orientação do Chef José Mártires, do restaurante Páteo Velho, em Alenquer. Privilegia a gastronomia regional portuguesa com um toque de originalidade, criatividade e inovação, bem como uma especial atenção à pesquisa e aos pormenores.

Ementa
Polvo à lagareiro com batatas a murro e grelos; barriga de porco com estufado de favas e texturas de enchido; bochechas de vitela estufada em vinho tinto sobre risotto de cogumelos; ou, se preferirem, filetes de linguado frito com açorda de alho e coentros e lascas de bacalhau da Islândia com broa e crocante de presunto em cama de esmagada de brócolos e batata a murro.

Sobre o autorCarina Monteiro

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Uma região onde o futuro não pára

Falar dos Emirados Árabes Unidos (EAU), e especificamente do Dubai, não é tanto falar do passado ou presente, mas sim do futuro, tal é o número de projetos (alguns megalómanos) que estão na calha para fazer da região uma das mais importantes (senão a mais importante, segundo os seus responsáveis) do turismo global.

Victor Jorge

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) são uma daquelas regiões onde o habitual é falar-se de recordes. No turismo a palavra de ordem é investir, investir, investir e disso são prova os projetos que estão na calha em todos os países que compõem o Emirado.

No caso do Dubai, depois de, em 2023, ter atingido 17,15 milhões de visitantes estrangeiros e os últimos dados revelarem 5,18 milhões de visitantes internacionais durante o 1.º trimestre de 2024, correspondendo a crescimento de 11% em relação aos 4,67 milhões de período homólogo de 2023, o Emirado cresceu 22%, em 2023 face a 2019, prevendo o World Travel & Tourism Council (WTTC) que, em 2024, a região cresça 15% face ao ano anterior.

As receitas conseguidas em 2023 nos EAU chegaram aos 55 mil milhões de euros, representando 11,7% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo sido criados mais de 41 mil novos empregos, fazendo com que o total de pessoas empregadas nos EAU no setor do turismo atingisse as 809 mil, o que equivale dizer que uma em cada nove pessoas exerce atividade no turismo.

Para 2024, as previsões do WTTC apontam para que os EAU continuem esta senda de crescimento, antevendo que as receitas cheguem perto dos 60 mil milhões de euros, com mais de 23.500 novos empregos criados, perfazendo, assim, 833 mil pessoas a trabalhar no setor.

As receitas provenientes dos visitantes internacionais deverão crescer 10%, em 2024, atingindo os 48,5 mil milhões de euros, enquanto as receitas do turismo doméstico deverão aumentar 4,3% face a 2023.

Para a próxima década, até 2034, o WTTC prevê uma contribuição do turismo de 70 mil milhões de euros para a economia global dos EAU e perto de 930 mil pessoas a trabalhar na indústria.

Já a globalidade da região do Médio Oriente terá gerado, em 2023, receitas na ordem dos 430 mil milhões de euros, correspondendo a um crescimento de 25% face a 2022, com os empregos a atingirem 7,75 milhões.

As receitas geradas pelo turismo internacional atingiram os 166 mil milhões de euros, representando um crescimento de 50% face ao ano anterior.

Para o ano de 2024, as previsões do WTTC apontam para receitas de 470 mil milhões de euros na região do Médio Oriente, com o número de empregos a chegar aos 8,3 milhões.

Já as receitas dos visitantes internacionais deverão ultrapassar os 183 mil milhões de euros, com o turismo doméstico a gerar perto de 208 mil milhões de euros em receitas.

Rumo ao futuro
Segundo os dados avançados no Arabian Travel Market (ATM) 2024, os Emirados Árabes Unidos têm em construção perto de 19 mil quartos, enquanto esse número sobe para 42.282 na Arábia Saudita.

Constituindo a primeira região do mundo a recuperar totalmente os números pré-pandémicos, o valor dos projetos atualmente em desenvolvimento em toda a região soma uns impressionantes 1,7 biliões de euros. Alguns dos projetos emblemáticos que estão a ser desenvolvidos incluem o Museu de História Natural, em Abu Dhabi, que será inaugurado em 2025; o Museu Guggenheim, também em Abu Dhabi; Dubai Islands, no Dubai, que acrescentará mais 40 quilómetros de costa ao Emirado, com mais de 21 km dedicados a projetos imobiliários e onde ficará instalado o segundo maior centro comercial do Dubai, com um investimento de 1,5 mil milhões de euros e mais de 80 resorts e hotéis; Palm Jebel Ali, projeto relançado em 2023 e que terá o dobro do tamanho da atual Palm Jumeirah e que terá espaço para mais 80 resorts e hotéis, além de expandir a costa do Emirado em mais 110 km, Dubai Reefs, uma comunidade flutuante sustentável para investigação marinha, regeneração e ecoturismo, cobrindo 200 quilómetros quadrados; Qiddiya City, um mega-projeto na Arábia Saudita e que será um hub global de entretenimento, desporto e cultura com mais de 500 mil metros quadrados, gerando mais de 48 milhões de visitas anuais, contando com mais de 41.000 quartos, ou voltando ao Dubai, o novo aeroporto (DWC), a ser inaugurado até 2033 e que contará com cinco pistas e uma capacidade para 260 milhões de passageiros.

Qiddiya Cit, mega projeto e hub global de entretenimento na Arábia Saudita

Em entrevista conjunta com outros meios europeus [a ler na próxima edição do Publituris] durante a ATM, Issam Kazim, CEO do Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), admitiu que “não pensamos somente em turismo. Quando desenvolvemos a cidade, pensamos na economia na sua globalidade e na riqueza que todos estes projetos trazem para a cidade, para a região e, sobretudo, para as pessoas que aqui moram ou querem morar”.

“Por um lado, é uma bênção não dependermos ou termos petróleo, já que isso faz-nos pensar e criar projetos que visam a criação de riqueza. Por outro, isso faz-nos ser criativo e inovadores quando lançamos projetos que não são pensados para os dias de hoje, mas para o futuro”, conclui Issam Kazim.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

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“Esperamos que Portugal continue este crescimento no turismo e mantenha números históricos”

Em conversa com o Publituris, no decorrer do Arabian Travel Market (ATM) 2024, Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, destacou o bom desempenho do setor do turismo em Portugal. “Oxalá Portugal consiga manter este ritmo, já que as nossas estimativas apontam para um crescimento sustentado em todos os parâmetros”, frisou.

Victor Jorge

O jornal Publituris esteve à conversa com Julia Simpson, presidente e CEO do World Travel & Tourism Council, que destacou os bons números que o setor do turismo em Portugal tem conseguido apresentar em 2022 e 2023. “De facto, Portugal tem sido um dos mercados com melhor performance nos últimos dois anos, o que revela que a estratégia que está a seguir é a mais correta”, frisou Julia Simpson, esperando que “a estratégia se mantenha e não existam desvios desnecessários. Se está a correr bem, há que reforçar a estratégia que está a ser seguida e dar-lhe corpo com novos produtos e experiências”.

Considerando que Portugal tem “muito para ensinar a outros destinos”, os números avançados pelo WTTC ao Publituris apontam para que o turismo em Portugal contribua com 20,1% para o Produto Interno Bruto (PIB) global, em 2024, e totalize 1,14 milhões de empregos diretos e indiretos na indústria, o que equivale dizer que 23% da população ativa esteja ligada de alguma forma ao turismo.

Olhando para o futuro, ou seja, a 10 anos, o WTTC estima que o turismo represente 22,4% do PIB global de Portugal e que empregue 1,37 milhões de pessoas direta ou indiretamente, correspondendo a mais 230 mil novos empregos face a 2024.

No que diz respeito às receitas provenientes da atividade turística internacional, o WTTC aponta para que, em 2024, Portugal possa atingir os 30 mil milhões de euros e que, em 2034, esse valor possa ultrapassar os 39 mil milhões de euros.

Os responsáveis do WTTC mantém-se a par das decisões relacionadas com a construção do novo aeroporto, bem como com a venda da TAP, frisando Julia Simpson que, “sem uma nova infraestrutura aeroportuária será difícil o turismo em Portugal crescer a números sustentáveis. Não será com o contributo dado pelos outros aeroportos existentes nas outras cidades que Portugal conseguirá manter esta performance sustentada”.

“Não conheço ainda os responsáveis pela pasta do turismo em Portugal, mas pelo que percebo, a estratégia a seguir será de continuidade, o que é um bom sinal. Esperemos, contudo, que no que diz respeito ao aeroporto não exista continuidade na demora da decisão para bem do turismo e da economia de Portugal”, concluiu a presidente e CEO do WTTC.

*O jornal Publituris está no Arabian Travel Market (ATM) 2024 a convite do Turismo do Dubai – Visit Dubai

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Wine Tours Madeira celebra 9.º aniversário com novo tour

O novo tour da Wine Tours Madeira, denominado Bar Hopping & Poncha Workshop, decorre às quartas-feiras, das 16h30 às 19h30, e “promete uma experiência única e imersiva nas bebidas típicas da Madeira”.

Publituris

A Wine Tours Madeira está a celebrar o seu 9.º aniversário e para assinalar a data lançou um novo tour, denominado Bar Hopping & Poncha Workshop de que “promete uma experiência única e imersiva nas bebidas típicas da Madeira”.

“A Wine Tours Madeira, reconhecida pela sua liderança em tours especializados no fascinante mundo dos vinhos da Ilha da Madeira, celebra o seu nono aniversário com a introdução de uma novidade empolgante: o Bar Hopping & Poncha Workshop”, destaca a Wine Tours Madeira, em comunicado.

Segundo a empresa, este novo tour inclui um workshop de poncha que representa “uma verdadeira imersão na cultura da bebida mais icónica da ilha”, uma vez que os participantes vão poder “aprender a arte de fazer Poncha, interagindo diretamente com os ingredientes locais e técnicas tradicionais, orientados por especialistas”.

“Este workshop é uma janela aberta para a tradição madeirense, proporcionando uma conexão mais profunda com o património local”, considera a Wine Tours Madeira.

Este tour decorre às quartas-feiras, das 16h30 às 19h30, e inclui seis paragens nas históricas ruas do Funchal, já que, além de aprenderem a fazer poncha, os participantes “poderão degustar a cerveja local, deliciar-se com o emblemático cocktail Nikita e descobrir os segredos da ginja local, tudo enquanto exploram alguns dos bares mais estimados e frequentados pelos residentes, afastados dos pontos turísticos convencionais”.

“Ao celebrar o seu nono aniversário, a Wine Tours Madeira reforça o seu compromisso em oferecer experiências enriquecedoras que destacam a rica herança vinícola e cultural da Madeira. Este novo tour é uma celebração da vida local, trazendo aos nossos visitantes uma forma autêntica e animada de experienciar a ilha”, explica ainda a Wine Tours Madeira.

Mais informações sobre o novo tour Bar Hopping & Poncha Workshop estão disponíveis aqui.

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Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica

O novo Centro de Incubação de Base Tecnológica, inaugurado no Campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, representou um investimento de 3,4 milhões de euros.

Publituris

O Turismo de Portugal inaugurou esta segunda-feira, 6 de maio, um Centro de Incubação de Base Tecnológica (CIBT) direcionado para o setor do turismo, no Campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.

O projeto implicou um investimento de 3,4 milhões de euros, dos quais 1,17 milhões foram financiados pelo Programa Operacional (PO) Lisboa.

O evento, presidido pelo Ministro da Economia, Pedro Reis, contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

O novo centro conta com três pisos com escritórios, espaços de cowork, salas tecnológicas, pop-up, equipamentos e laboratórios de investigação. O intuito passa por “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do turismo”, como referido em comunicado, sendo que o espaço será co-gerido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo.

Recorde-se que o Turismo de Portugal é um dos oito membros fundadores do NEST, a par da ANA Aeroportos de Portugal, Brisa Via Verde, Google, Microsoft, Millennium BCP, NOS e BPI.

O CIBT destina-se a empreendedores e startups, “com especial incidência para os jovens recém-formados que atuam no desenvolvimento do setor”. O objetivo principal é o de “fixar talentos, capacitando-os como futuros empresários e facilitando, posteriormente, a sua integração no mercado”.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, refere que “acelerar e transformar o turismo, através do investimento na tecnologia e na inovação, é uma prioridade para o Turismo de Portugal”, sendo que “a inauguração do CIBT traduz essa aposta contínua no turismo e esse compromisso com o futuro”.

Como afirma, “Portugal distingue-se assim pela inovação, tecnologia, inclusão, diversidade e sustentabilidade. Este é o turismo do futuro que o setor está a construir”.

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Dubai ultrapassa os 5 milhões de turistas no primeiro trimestre

Depois de ter atingido um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais, em 2023, o Dubai continua a crescer, tendo atingido 5,18 milhões de visitantes internacionais no 1.º trimestre de 2024

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O Dubai recebeu 5,18 milhões de visitantes internacionais durante o 1.º trimestre de 2024, correspondendo a crescimento de 11% em relação aos 4,67 milhões de período homólogo de 2023, de acordo com dados publicados pelo Departamento de Economia e Turismo de Dubai (DET) no decorrer da 31.ª edição do Arabian Travel Market (ATM).

Após um ano recorde de 2023, em que o Dubai registou 17,15 milhões de visitantes internacionais, a indústria turística do Emirado mantém o crescimento no primeiro trimestre do ano, alinhado com os objetivos da Agenda Económica de Dubai, D33, para consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.

Relativamente a este resultado dos primeiros três meses de 2024, o Xeque Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Príncipe Herdeiro de Dubai e Presidente do Conselho Executivo de Dubai, afirmou que o Dubai “está no caminho de mais um desempenho relevante este ano, depois de o Emirado ter recebido um número recorde de visitantes no ano passado, com os visitantes internacionais a chegar aos 17,15 milhões”.

Para o Xeque, esta performance “garantirá que o setor do turismo continue a sua jornada de crescimento e de acordo com os objetivos da Agenda Económica de Dubai (D33), que visa fortalecer a sua posição como uma das principais cidades globais para negócios e lazer.”

O aumento de turistas internacionais durante o primeiro trimestre é o resultado das estratégias do destino em pilares vitais no setor de turismo, como a sustentabilidade, acessibilidade, empreendedorismo e inovação. Outros fatores-chave contribuíram também para o crescimento do número de visitantes, como o facto da cidade ter sediado vários eventos importantes da indústria, como o Arab Health, Gulfood e o Dubai International Boat Show, e ainda as novas aberturas de hotéis como o The Lana, a primeira propriedade da Dorchester Collection no Médio Oriente; SIRO One Za’abeel, o primeiro hotel de fitness de Dubai; Marriott Marquis Dubai; e Hilton Dubai Creek Hotel & Residences. Respondendo a todos os orçamentos e preferências, as diversas ofertas do Dubai estão em constante evolução, apoiadas por infraestruturas de classe mundial, serviço excecional em todos os pontos de contato e colaboração contínua entre o governo e os setores privados.

Europa Ocidental destaca-se como maior mercado emissor
De janeiro a março, a região da Europa Ocidental foi o maior mercado emissor, com 1,138 milhão de chegadas, representando uma quota global de 22%, seguida pelo Sul da Ásia com 869.000 visitantes (17%) e CEI e Europa Oriental com 817.000 (16%).

Do ponto de vista regional, o GCC e o MENA ficaram em quarto e quinto lugares, , respetivamente, representando respetivamente 664.000 (13%) e 605.000 (12%) chegadas. A região do Nordeste Asiático e Sudeste Asiático registou 470.000 chegadas no Dubai (uma participação de 9%), seguida pelas Américas com 344.000 (7%), África com 202.000 (4%) e Australásia com 70.000 (1%).

No que diz respeito à performance nos hotéis do Dubai, de janeiro a março deste ano, estes mantiveram uma taxa de ocupação de quartos de 83%. As noites de quarto ocupadas aumentaram 2%, com 11,2 milhões no final do primeiro trimestre de 2024, em comparação com 10,98 milhões em 2023. A Tarifa Média Diária (ADR) subiu para AED 638 durante o primeiro trimestre, marcando um aumento de 5% em comparação com o mesmo período em 2023, enquanto a Receita Por Quarto Disponível (RevPAR) aumentou 4% em comparação com o ano passado, de AED 504 para AED 527.

Recorde-se que o número total de quartos disponíveis no Dubai atingiu o número de 152.162 no final de março, face aos 148.877 quartos disponíveis em março de 2023. Já o número de estabelecimentos também aumentou de 814 em 2023 para 832 no final do primeiro trimestre deste ano.

Garantida está a continuação em “impulsionar campanhas globais e específicas para cada mercado, colaborando com os nossos principais parceiros domésticos e internacionais, adotando uma abordagem de marketing diversificada para promover o Dubai nas mais diversas audiências mundiais, emocionando e inspirando potenciais novos visitantes e repetentes”, deixada por Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).

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Turismo cultural e eventos globais em debate na Porto Business School

A instituição de ensino vai promover um webinar aberto ao público em geral dedicado ao papel dos festivais culturais e eventos internacionais na promoção de destinos. O painel será composto por profissionais como Álvaro Covões e Artur Pereira, moderados por Rita Marques.

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A Porto Business School vai promover na próxima quinta-feira, 9 de maio, às 17h00, o webinar “Promoting Destinations: The power of cultural festivals & international summits”, dedicado a explorar “o papel dos festivais culturais e eventos internacionais na promoção de destinos, criação de empregos e enriquecimento cultural das comunidades globais”, como indicado em comunicado.

O evento, organizado no âmbito do Executive Master em Tourism Management, contará com a participação de Álvaro Covões, fundador e CEO da Everything Is New, e Artur Pereira, vice-presidente da Web Summit e country manager do evento para Portugal, Brasil e Qatar. A moderação ficará a cargo de Rita Marques, codiretora do Executive Master em Tourism Management da Porto Business School.

O webinar será realizado em inglês com transmissão ao vivo e em exclusivo no canal de Youtube da Porto Business School. Apesar de a participação ser gratuita e aberta ao público geral, está sujeita a inscrição prévia através do website www.pbs.up.pt.

O Executive Master em Tourism Management abriu novas vagas para a edição de outubro de 2024, sendo que o período de pré-inscrição está disponível até 24 de maio. Em comunicado, a instituição explica que “este curso especializado visa capacitar os participantes para projetar e gerir experiências turísticas inovadoras, competitivas e sustentáveis, proporcionando uma rede colaborativa com os principais stakeholders do setor”.

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Câmara de Comércio de Ponta Delgada critica aplicação de taxa turística em São Miguel

A taxa turística deverá começar a ser aplicada nos municípios de São Miguel, Açores, a partir do segundo semestre deste ano, com um valor de dois euros por noite, até um máximo de cinco noites.

Inês de Matos

A vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Raquel Franco, criticou este fim-de-semana, na Feira da Indústria, do Comércio e dos Serviços dos Açores, a proposta de aplicação de uma taxa turística em São Miguel, considerando que o “enfoque devia estar na criação de valor através da disponibilização de experiências, com o princípio do utilizador pagador”.

“Na proposta de aplicação de uma taxa turística nos municípios de São Miguel, o enfoque devia estar na criação de valor através da disponibilização de experiências, com o princípio do utilizador pagador. Mas não, focou-se apenas e exclusivamente na aplicação de mais uma taxa”, defendeu a responsável, segundo a RTP Açores.

Durante a sua intervenção no arranque desta feira, que decorre até 9 de maio, Raquel Franco afirmou que, ao longo dos anos, os Açores não têm sido eficazes na execução dos planos para o setor do turismo e defendeu que é necessário “aportar todos os recursos necessários à manutenção” da competitividade, valorizando o destino e investindo na sua promoção.

Por isso, para a responsável, a adoção desta taxa turística, que deverá começar a ser aplicada a partir do segundo semestre deste ano, com um valor de dois euros por noite, até um máximo de cinco noites, não faz sentido, até porque surge numa altura em que São Miguel se debate com um problema de acessibilidades aéreas, depois da redução dos voos da Ryanair.

“No que concerne à política de acessibilidades aéreas, não podemos regredir 10 anos, num setor crucial para o desenvolvimento dos Açores. O impacto da redução dos voos da Ryanair foi significativo, mesmo com o esforço que foi efetuado por outras companhias, com o intuito de compensar a referida redução, temos registo de quebras superiores a 20%”, lamentou.

Presente no certame esteve também Berta Cabral, secretária Regional de Turismo dos Açores, que forneceu números diferentes e sublinhou o facto dos Açores terem registado, no ano passado, um “saldo positivo de 1.200 passageiros vindos do continente, nos meses do inverno IATA, face ao inverno de 2022”.

“2023 foi o nosso melhor ano de sempre, com mais de 3,8 milhões de dormidas, uma receita recorde na hotelaria, sem contar com todos os proveitos dos setores congéneres, de 158 milhões de euros”, afirmou a governante regional.

Já Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, afirmou apenas que a “taxa turística está destinada a desenvolver e promover a sustentabilidade ambiental e social” que todos desejam nos Açores.

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

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Açores: Berta Cabral confirma que “o turismo é o setor que mais alavanca a economia regional”

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, reafirmou que “o turismo é, atualmente, o setor que mais alavanca a economia regional, com impactos diretos na criação de valor, na geração de emprego e na democratização do rendimento em todas as ilhas, com efeitos evidentes no bem-estar e na qualidade de vida das nossas comunidades”.

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A governante que falava, em Ponta Delgada, em representação do presidente do Governo, na inauguração de mais uma edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores, integrada no cartaz das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, considerado o maior evento desta natureza na Região, que conta com várias dezenas de empresas e artesãos em contacto com milhares de visitantes, entre residentes, turistas e emigrantes reafirmou que “o turismo é, atualmente, o setor que mais alavanca a economia regional, com impactos diretos na criação de valor, na geração de emprego e na democratização do rendimento em todas as ilhas, com efeitos evidentes no bem-estar e na qualidade de vida das nossas comunidades”.

Recordando que 2023 foi o melhor ano de sempre para o turismo açoriano, com mais de 3,8 milhões de dormidas e uma receita recorde na hotelaria superior a 158 milhões de euros, Berta Cabral destacou o crescimento de 14,4 % nas dormidas e de 23 % nos proveitos da hotelaria relativamente a 2022. Comparativamente a 2019, assiste-se a um aumento de quase 30% nas dormidas e mais de 50% nos proveitos.

Citada em nota publicada no site oficial do governo regional, Berta Cabral realçou que “o nosso crescimento em receitas foi, assim, muito superior ao crescimento em dormidas, significando que estamos a crescer mais em valor do que em quantidade, e isso é um claro indicador de elevação da qualidade e da sustentabilidade do destino Açores”.

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas recordou que os Açores têm “um reconhecimento internacional ímpar e uma notoriedade externa crescente e em consolidação”, sendo o primeiro arquipélago no mundo certificado como “Destino Sustentável”, já com o Nível IV Prata e a trabalhar para atingir o Nível Ouro em 2024.

 

Berta Cabral lembra que a Região tem recebido inúmeros prémios nacionais e internacionais, figurando nos destaques dos mais reconhecidos e valiosos meios de comunicação social especializados, como é o caso da National Geographic. Ainda há cerca de duas semanas, os Açores foram eleitos o Melhor Destino Europeu, exatamente pelos eleitores desta revista, sem esquecer que também em 2023, a Região foi eleita como o Melhor Destino de Aventura do Mundo, tendo sido considerada, nos últimos anos, o Melhor Destino de Aventura da Europa.

“Temos imenso orgulho no trajeto que temos vindo a trilhar e naquilo que temos vindo a conquistar, reconhecendo que, no turismo, o trabalho não acaba. É um esforço permanente, num dos mais competitivos setores da economia mundial e é nosso dever continuar a investir para assegurar a promoção externa do destino e consolidar a notoriedade que alcançamos e que queremos continuar a incrementar”, frisou, avança a nota do governo regional.

Berta Cabral disse ser uma “responsabilidade conjunta continuar a desenvolver proativamente a oferta turística, trabalhando para elevar a estruturação, a qualidade e a consistência da experiência e dos serviços que colocamos à disposição de quem visita” os Açores.

Acentuou que “a nossa missão é ter turismo todo o ano em todas as ilhas e mesmo perante adversidades que têm surgido de forma inusitada, temos conseguido caminhar nesse sentido, de forma bastante assertiva”.

A governante salientou, segundo a nota, que, apesar da redução da operação da Ryanair, “o mercado recompôs-se rapidamente, levando a SATA e a TAP a disponibilizar mais voos e a incrementar as taxas de ocupação dos seus aviões”, para sublinhar que não obstante a redução do poder de compra do mercado nacional, registou-se um saldo positivo de 1.200 passageiros vindos do continente para os Açores, nos meses de novembro 2023 a março de 2024, quando comparado com o inverno anterior.

Nas chegadas internacionais as taxas de crescimento batem todos os recordes, com um crescimento de 31% em 2023, e um grande incremento nas dormidas de hóspedes provenientes de mercados estrangeiros.

Neste sentido, aproveitou para acrescentar que os Açores estão atualmente ligados ao exterior através de 15 companhias aéreas que operam para 26 destinos.

“O extraordinário aumento da nossa conectividade é um sinal claro do funcionamento do mercado, mas também uma evidência do esforço de promoção dos Açores e do potencial da sua atratividade”, sustentou, ainda segundo a fonte do governo regional.

Destacando a riqueza que os Açores têm para oferecer no âmbito do turismo cultural e em particular no turismo religioso, Berta Cabral salientou serem estas “as mais profundas e genuínas manifestações daquilo que temos de melhor para oferecer e que é a nossa Natureza Humana”, sendo as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres “um exemplo bastante evidente desta riqueza do património imaterial, configurando já um momento de especial atratividade para a chegada de turistas e de conterrâneos da diáspora”.

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Dubai recebe Arabian Travel Market entre 6 e 9 de maio

A Arabian Travel Market (ATM) tem lugar entre 6 e 9 de maio de 2024, no Dubai World Trade Centre, este ano, sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’.

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O Dubai vai voltar a ser palco da Arabian Travel Market (ATM), certame turístico que tem lugar entre 6 e 9 de maio de 2024 no Dubai World Trade Centre e no qual o Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET) vai promover a “oferta inovadora e diversificada do emirado”.

Num comunicado enviado à imprensa, o DET explica que a feira vai reunir 129 parceiros e decorre sob o tema ‘Empowering Innovation – Transforming Travel Through Entrepreneurship’, servindo para mostrar como o Dubai tem “cultivado a inovação, o empreendedorismo e sustentabilidade para criar novos caminhos de crescimento além do turismo tradicional”.

“Como parceiro de destino de longa data da Arabian Travel Market, o Dubai tem o privilégio de sediar a 31ª edição de um dos eventos mais aguardados do turismo global. A reunião da indústria é um testemunho da posição da nossa cidade como um destino de viagem líder mundial”, afirma Issam Kazim, CEO da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).

De acordo com o responsável, o Dubai tem vindo a apostar em “estratégias inovadoras e parcerias público-privadas robustas”, o que está em linha com o tema do evento deste ano, pelo que o DET vai “destacar o papel fundamental que o empreendedorismo e a inovação têm desempenhado no impulsionamento do crescimento do turismo”.

“À medida que destacamos a proposta de destino diversificada e cativante do Dubai na ATM, aguardamos ansiosamente a oportunidade de interagir com os principais especialistas e executivos do setor para partilhar o nosso plano para o sucesso, bem como explorar os temas emergentes e tendências que contribuirão para a sustentabilidade da indústria. Mantemo-nos comprometidos em navegar pelo futuro do turismo com previsão e colaboração com os nossos parceiros e a comunidade internacional de viagens”, refere ainda o responsável.

O DET explica ainda que “esta abordagem estratégica é inspirada pelos objetivos da Agenda Económica de Dubai D33 em consolidar ainda mais a posição do Dubai como uma das três principais cidades globais para negócios e lazer, e a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar”.

O DET organiza ainda e novamente o Programa de hosted buyers da ATM em toda a Expo City Dubai, Real Madrid World e Dubai Creek Harbour, promovendo a hospitalidade e ofertas do Dubai a 600 compradores de 46 mercados e países diferentes, nos quais se inclui Portugal.

Recorde-se que o Dubai já recebeu, em janeiro e fevereiro de 2024, 3,67 milhões de turistas internacionais, depois de ter alcançado um recorde de 17,15 milhões de visitantes internacionais em 2023.

 

 

 

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Turismo de Portugal inaugura Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo a 6 de maio

O novo Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo vai ser inaugurado a 6 de maio e visa “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do Turismo”.

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O Turismo de Portugal vai inaugurar, a 6 de maio, o novo Centro de Incubação de Base Tecnológica para o setor do Turismo (CIBT), novo equipamento que visa “apoiar a criação e capacitação de novas empresas e novos modelos de negócios para o setor do Turismo”.

O CIBT fica localizado no campus da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Estoril, e vai ser cogerido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo.

O espaço, que se divide em três pisos, conta com escritórios, espaços de cowork, salas tecnológicas, pop-up, equipamentos e laboratórios de investigação.

“O CIBT é proveniente de parcerias nacionais e internacionais que o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver, em muito através da sua rede escolar, nos ramos do ensino, investigação e inovação”, explica o Turismo de Portugal, numa nota enviada à imprensa.

A inauguração do CIBT decorre a 6 de maio, a partir das 15h00, e vai contar com a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, assim como de Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

 

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