Miradouro das Amoreiras comemora dois anos de sucesso
Inaugurado há dois anos, o Amoreiras 360º Panoramic View já recebeu mais de 66 mil visitantes e, neste último ano, a maioria das visitas foi realizada por estrangeiros, que não querem perder uma das melhores vistas da cidade de Lisboa.

Inês de Matos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Inaugurado há dois anos, o Amoreiras 360º Panoramic View já recebeu mais de 66 mil visitantes e, neste último ano, a maioria das visitas foi realizada por estrangeiros, que não querem perder uma das melhores vistas da cidade de Lisboa.
No dia 29 de Abril de 2016, o Amoreiras Shopping Center, um dos mais conhecidos centros comerciais portugueses, abriu um miradouro no topo do edifício, o Amoreiras 360º Panoramic View, projecto que, segundo Fernando Oliveira, administrador da Mundicenter, que detém a gestão do centro comercial, visava criar “mais um factor de visita e permanência no centro comercial”. Para dar corpo ao projecto, a Mundicenter contratou o arquitecto Frederico Valsassina e investiu perto de um milhão de euros para criar “um lugar extremamente simples e muito bonito, mas onde o que sobressai é a vista”, considera o responsável. “Não foi um miradouro feito de qualquer forma, queríamos fazer algo com qualidade, até porque está ligado às Amoreiras e este é um centro comercial que se diferencia, e quisemos que isso também se reflectisse no miradouro”, explicou. E o resultado parece agradar aos turistas, visto que, em dois anos de funcionamento, o Amoreiras 360º Panoramic View já recebeu mais de 66 mil visitantes e, neste último ano, a maioria das visitas foi realizada por estrangeiros, como explicou o responsável ao Publituris. “O total de visitantes já é superior a 66 mil e, quando comparamos o primeiro trimestre deste ano com o primeiro trimestre do ano passado, assistimos à duplicação do número de visitantes e ao aumento da percentagem dos turistas estrangeiros. No ano passado, tínhamos cerca de 40% de visitantes estrangeiros e 60% de portugueses, este ano inverteu-se e já temos perto de 60% de estrangeiros”, revelou Fernando Oliveira, explicando que o espaço é procurado por turistas de diversas nacionalidades, “desde brasileiros, ingleses, espanhóis, franceses e alemães”. O segredo do sucesso está essencialmente na vista única sobre a capital portuguesa que o espaço proporciona, já que é o miradouro lisboeta localizado no ponto mais alto da cidade, a 174 metros de altura. “Queríamos partilhar com os nossos visitantes aquilo que é uma visão única da cidade, de 360 graus, com vistas diferentes ao longo do dia e das épocas do ano”, explicou o responsável, considerando que o espaço “é, de facto, algo único na cidade de Lisboa, que tem muitos miradouros e lindíssimos, mas com enquadramentos não tão abrangentes. Este é o único miradouro de Lisboa que proporciona uma visão de 360 graus, não só de Lisboa, mas também da margem sul do Tejo”, destacou o responsável em conversa com o Publituris.
Infraestrutura de apoio em estudo
Apesar de estar localizado num centro comercial, que conta com uma vasta área de restauração, Fernando Oliveira revelou que está em estudo a criação, no piso imediatamente abaixo do miradouro, de “um espaço de apoio aos eventos e que funcione também como um factor de atracção e repetição de visitantes”. A criação desta infraestrutura de apoio deverá ser decidida durante este ano, mas a ideia passa por criar um “bar com vista para a cidade, não de 360 graus, mas para as zonas mais bonitas de Lisboa”. Fernando Oliveira defende que a nova infraestrutura vai permitir ao Amoreiras 360º Panoramic View “dar um salto maior”, uma vez que vai permitir outra utilização do espaço, nomeadamente ao nível dos eventos, que o espaço já recebe, ainda que com algumas limitações. “O miradouro tem alguma procura para eventos de todo o tipo, desde pedidos de casamento, fotografias de moda, lançamento de produtos, lançamentos de discos, mas tem também algumas limitações”, explicou o responsável, considerando que “este miradouro não é só um espaço turístico, é também um espaço comercial e para eventos”. Por enquanto, a promoção do espaço tem passado essencialmente pela sua introdução nos roteiros turísticos de Lisboa, mas também por parcerias estabelecidas com a hotelaria e com operadores de animação turística, a exemplo dos tuk-tuks, num trabalho que Fernando Oliveira diz não estar terminado, até porque o Amoreiras 360 Panoramic View é ainda um espaço relativamente novo. “É preciso ver que este miradouro ainda é uma novidade e que, por isso, este trabalho vai em crescendo. É por isso que temos apostado nos roteiros, criando mais um ponto de interesse nos roteiros dos turistas que visitam Lisboa. É um trabalho que tem vindo a correr bem e o fluxo de turistas tem vindo a aumentar”, considerou. Para 2018, as expectativas mantêm-se positivas, com o responsável a afirmar que o objectivo passa por “continuar a aumentar o número de visitantes”. “Neste momento, estamos a ter um número de visitantes superior ao que estava previsto e, por isso, vamos certamente ultrapassar os números que tínhamos e vamos continuar a trabalhar para continuarmos a crescer e a bater as nossas previsões pela positiva”, concluiu.¶