Portugal aposta na promoção de eventos culturais para atrair turismo espanhol
Orçamento de quatro milhões de euros para promoção em Espanha vai permitir a realização de eventos culturais, a começar já com uma grande exposição sobre Fernando Pessoa, revela a secretária de Estado do Turismo.

Inês de Matos
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal vai promover uma série de eventos culturais em Espanha ao longo do ano com o objectivo de atrair o turismo espanhol, a começar com uma grande exposição sobre Fernando Pessoa no Museo Reina Sofia, em Madrid, cuja inauguração está marcada para 6 de Fevereiro e que a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, espera que possa “ser uma forma de impactar os turistas espanhóis”.
“Estamos a trabalhar várias dimensões neste mercado porque é também um mercado um pouco diferente. É um mercado em que não dependemos tanto da operação. Portanto, aqui é muito importante a relação directa com o público”, disse a governante ao Publituris, durante a FITUR 2018, a feira de Turismo de Madrid, que arrancou quarta-feira, 17 de Janeiro.
Ana Mendes Godinho defende que Portugal deve fazer uma “aposta na promoção e criação de eventos culturais em Espanha, que mostrem Portugal”, numa estratégia que está a ser complementada com a realização de várias presstrips.
“A propósito dessa exposição, tivemos já duas presstrips de jornalistas espanhóis, que foram a Portugal fazer o percurso Pessoa, para terem esta ligação entre a promoção dos eventos culturais que estamos aqui a fazer, para chegar ao público espanhol”, explicou, afirmando que o objectivo é estabelecer “uma ligação com o território e com a oferta em Portugal, relacionada com os eventos culturais que estão programados para Espanha”.
A secretária de Estado do Turismo considera Espanha como “um mercado natural” para Portugal devido à proximidade e sublinha o crescimento acima da média do conjunto dos mercados internacionais, no que às receitas diz respeito.
“O nosso objectivo é manter o ritmo de crescimento das receitas provenientes do mercado espanhol, neste momento estão a crescer 21% em Portugal, é um número muitíssimo significativo, que está um pouco acima da nossa média dos vários mercados, mas acho que podemos crescer ainda mais”, afirmou.
Nesse sentido, a verba para a promoção de Portugal no mercado espanhol aumentou 30%, como tinha revelado o ministro da Economia, Caldeira Cabral, no primeiro dia da FITUR, passando de três para quatro milhões de euros, montante que, segundo a responsável pela pasta do Turismo, demonstra a importância deste mercado.
“Estamos a passar de um orçamento para a promoção no mercado espanhol de três para quatro milhões de euros. Este reforço é uma grande aposta para garantir que temos este mercado interno a aumentar o seu volume e a circular mais, concretamente ao longo de todo o ano, e em todo o território”, considerou.