Aviação parada em Bali devido a vulcão Agung
Situação agravou-se nas últimas horas e levou já ao cancelamento de centenas de voos.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A Indonésia elevou o alerta para o nível máximo devido à erupção do vulcão Agung, em Bali, que motivou já a retirada de 100 mil pessoas das áreas circundantes do vulcão e parou a aviação civil na ilha, devido aos perigos que as cinzas expelidas pela erupção representam.
De acordo com a imprensa internacional, a situação agravou-se nas últimas horas e a erupção do vulcão Agung é eminente, com as imagens do local a mostrarem colunas de fumo a sair da cratera do vulcão, cuja ultima erupção ocorreu em 1963.
Com o agravamento da situação, os aeroportos locais foram encerrados pelo menos até esta terça-feira, levando ao cancelamento de centenas de voos comerciais, devido aos riscos que as cinzas expelidas pelo Agung representam para a aviação civil, segundo informação avançada pela Reuters, que cita as autoridades indonésias.
O encerramento dos aeroportos de Bali deixou milhares de turistas sem solução para sair da ilha e, como alternativa, o departamento de transporte terrestre disponibilizou autocarros que estão a fazer o transporte dos turistas até aos terminais marítimos, de forma a que possam fazer a travessia até à ilha de Java, cujo aeroporto se mantém funcional.
A situação é já comparada à que se viveu na Europa em 2010, quando a erupção do vulcão islandês Eyjafjallajökull expeliu grandes colunas de fumo, paralisando a aviação comercial europeia durante vários dias.
Recorde-se que Bali é um dos destinos turísticos mais procurados na Indonésia, recebendo cerca de 200 mil turistas estrangeiros por mês.