Andaluzia promove cultura e património para atrair portugueses em city-breaks
“Andaluzia, viva a cultura intensamente” é o novo slogan promocional do Turismo da Andaluzia para atrair os turistas portugueses.
Inês de Matos
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O Turismo da Andaluzia realizou esta sexta-feira, 17 de Novembro, uma acção promocional que visa atrair os turistas portugueses através da cultura e património, iniciativa que pretende contribuir para reduzir a sazonalidade do destino, convidando os portugueses a visitarem o território em city-breaks, ao longo de todo o ano.
“Portugal é um mercado importante, que está a crescer e é cada vez maior em número de turistas”, afirmou Natalia Briales, conselheira de Turismo da Embaixada de Espanha, durante a apresentação da iniciativa, que assenta no slogan “Andaluzia, viva a cultura intensamente”.
Portugal é actualmente o oitavo mercado emissor de turistas para a Andaluzia e, em 2016, o destino recebeu 246 mil turistas portugueses, que geraram 691 mil dormidas nos estabelecimentos hoteleiros desta região espanhola e, segundo Manuel Muñoz, director de Turismo e Desporto do Turismo da Andaluzia, a tendência para 2017 aponta para que os números se mantenham idênticos.
“Um em cada três turistas que visitam a Andaluzia, viajam devido ao Turismo Cultural. Queremos aumentar”, afirmou o responsável durante a acção promocional, que destaca a oferta patrimonial do destino, com especial foco nos locais classificados como Património Mundial da Humanidade.
“A Andaluzia é muito mais que sol e praia, muito mais que neve e muito mais que Córdoba”, afirmou Manuel Muñoz, acrescentando que o lançamento desta iniciativa pretende promover também os city-breaks, uma vez que “a Andaluzia tem muito turismo cultural, que é ideal como motivação para city-breaks”.
“Queremos aumentar o número de turistas ao longo de todo o ano e em todo o território”, explicou o responsável, destacando as duas ligações aéreas existentes desde Lisboa para Sevilha e Málaga, apesar de reconhecer que a maioria dos turistas portugueses que visitam a Andaluzia se deslocam de carro.
Além de Portugal, o Turismo da Andaluzia está também a lançar a mesma acção promocional noutros mercados europeus, nomeadamente na Alemanha, Reino Unido, Itália e França, que ocupam os primeiros lugares no top de mercados emissores de turistas para a Andaluzia.
Em Portugal, o Turismo da Andaluzia abriu também uma pop-up store na Baixa lisboeta, onde é possível conhecer de forma virtual o património cultural e natural da região, estando ainda previstas degustações gastronómicas e sorteios de viagens à Andaluzia, até sábado, 18 de Novembro.
Paralelamente, o Turismo da Andaluzia lançou também uma campanha na imprensa e rádio para chamar a atenção para a pop-up store e convidar os portugueses a visitarem o território andaluz ao longo do próximo ano.
Esta acção promocional inclui ainda um jantar na Embaixada de Espanha em Lisboa, na noite desta sexta-feira, com a presença de Francisco Javier Fernández, conselheiro de Turismo e Desporto do Turismo da Andaluzia, incluindo também uma actuação do pianista e compositor flamenco, Dorantes.