Exportações do Turismo aumentaram 21% até Junho

Por a 21 de Agosto de 2017 as 15:22

As exportações das Viagens e Turismo voltaram a apresentar uma forte subida em Junho, atingindo os 6.061 milhões de euros no acumulado dos primeiros seis meses do ano, o que indica um crescimento de 21% face ao primeiro semestre de 2016, segundo dados do Banco de Portugal, divulgados esta segunda-feira, 21 de Agosto.

Os dados do banco de Portugal mostram que, nas Viagens e Turismo, as importações ficaram bastante abaixo das exportações, somando 2.108 milhões de euros, o que se traduz num crescimento de 13,2%, permitindo que o excedente desta rubrica subisse 808 milhões de euros e se fixasse nos 3.953 milhões de euros.

O forte contributo das Viagens e Turismo foi fundamental para que a balança de bens e serviços continuasse a apresentar um saldo positivo, que foi de 713 milhões de euros no primeiro semestre, isto porque também as importações de mercadorias registaram uma subida acentuada, levando a que o excedente comercial baixasse cerca de 412 milhões de euros.

“O aumento do excedente da balança de serviços em 825 milhões de euros foi insuficiente para compensar o aumento do défice da balança de bens”, refere o Banco de Portugal, dando conta que o excedente da balança de serviços supera já os seis mil milhões de euros.

Já na balança de bens, o défice fixou-se nos 5,3 mil milhões de euros, traduzindo um agravamento de mais de mil milhões de euros, o que é explicado pelo aumento de 14,7% das importações de mercadorias, enquanto as exportações subiram apenas 12,1%.

Assim, e apesar do bom momento do sector turístico, nos primeiros seis meses do ano, “as balanças corrente e de capital apresentaram um défice de 685 milhões de euros, o que compara com um défice de 356 milhões de euros observado no primeiro semestre de 2016”, refere o Banco de Portugal.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *