Qatar: Portugal entre os 80 países isentos de visto
Medida visa atrair mais turistas ao país e tem efeito imediato.

Publituris
Governo reforça linha de apoio à tesouraria de micro e pequenas empresa do turismo em 20M€
Verão de 2020 deverá repetir-se em 2021
40% dos britânicos adultos não viajarão até estarem vacinados contra a COVID-19
Governo cria apoio direto a médias e grandes empresas do setor do turismo
Portugal está entre os 80 países cujos cidadãos passam a estar isentos de visto em viagens ao Qatar, medida anunciada esta quarta-feira, 16 de Agosto, e que tem efeito imediato, segundo informação do Ministério do Interior do Qatar, da Autoridade de Turismo do Qatar (QTA) e da Qatar Airways.
A dispensa de visto é válida para os cidadãos dos países do CCG – Conselho de Cooperação do Golfo, do espaço Schengen e ainda para cidadãos que residam no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, naquele que é “o número mais elevado de nacionalidades com direito a entrar livremente no país, em toda a região do Médio Oriente”, refere a Qatar Airways em nota à imprensa.
Os cidadãos dos países abrangidos devem apenas preencher um formulário no momento da chegada, mediante a apresentação de um passaporte com validade mínima de seis meses, bem como um bilhete de ida ou volta confirmado.
Dependendo da nacionalidade, a isenção de visto é válida por 80 dias, a partir da data de emissão, permitindo ao visitante estar um total de 90 dias no Qatar (dispensa de entrada múltipla); ou, em alternativa, terá uma validade de 30 dias a partir do momento da sua emissão, permitindo ao visitante estar até 30 dias no Qatar, com a possibilidade de solicitar uma prorrogação por mais 30 dias (dispensa de entrada múltipla).
O Estado do Qatar pretende facilitar o acesso dos turistas ao destino e esta medida surge depois de, no mês passado, ter sido lançada uma plataforma online, www.qatarservice.com, através da qual os viajantes de todas as nacionalidades podem solicitar vistos de forma mais eficaz e célere.
O país está também a considerar novos melhoramentos na sua política de vistos, como a dispensa da obrigação de visto para os titulares de uma autorização de residência ou um visto válido das nações do Conselho de Cooperação do Golfo, bem como no Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Nova Zelândia ou países do Espaço Schengen, isenção que vai permitir que os viajantes obtenham uma Autorização Eletrónica de Viagem, através do preenchimento de um formulário com, pelo menos, 48 horas de antecedência.
Segundo o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker, este “anúncio coloca o Estado do Qatar como o país com as fronteiras mais abertas da região” e vai permitir atrair um maior número de turistas, opinião que é partilhada por Hassan Al Ibrahim, director de Desenvolvimento do Turismo da QTA.
“Facilitar a entrada no Qatar, é um factor determinante para o crescimento da indústria turística do país. Com este anúncio, já estamos a virar páginas no novo capítulo que pretendemos concluir até 2030”, afirma Al Ibrahim.
Recorde-se que já em Novembro de 2016, o Qatar introduziu um visto de trânsito gratuito, que permite aos passageiros de todas as nacionalidades fazerem uma escala de pelo menos cinco horas e permanecerem no país até 96 horas (quatro dias). Em maio de 2017, a QTA e a Qatar Airways lançaram também a “+ Qatar”, iniciativa para promover o país como paragem intercalar, medidas que resultaram num aumento de 39% do número de visitantes durante o primeiro semestre de 2017, face ao mesmo período do ano passado.
Foi também neste sentido que a Qatar Airways lançou recentemente uma série de novos destinos, incluindo, Kiev, na Ucrânia; e Praga, na República Checa, além de Sohar, em Omã; Dublin, na Irlanda; Nice, em França e Skopje, na Macedónia.