SET: Nova campanha do Centro pode “redireccionar férias dos portugueses”
Campanha “Faça um plano pelo Centro de Portugal” foi lançada pelo Turismo de Portugal e pretende contrariar o impacto dos incêndios que afectaram a região.

Inês de Matos
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou esta quinta-feira que a nova campanha do Centro de Portugal, que visa contrariar o impacto dos incêndios que afectaram a região e que conta com a colaboração de quatro realizadores nacionais, “é uma oportunidade fantástica para redireccionar as férias dos portugueses” porque, nesta fase, “visitar é ajudar”.
“Esta campanha é uma forma de nos mobilizar a descobrir o Centro. É a região de turismo mais extensa do país e tem tudo”, considerou a responsável, durante a apresentação da campanha “Faça um plano pelo Centro de Portugal”, lançada pelo Turismo de Portugal e que conta com a participação dos realizadores Diogo Morgado, Edgar Pêra, Pedro Varela e Ruben Alves.
O objectivo é desafiar os portugueses a visitarem a região e a registar em vídeo os momentos passados no Centro, com a possibilidade de as imagens virem a ser incluídas em quatro filmes sobre a região, da autoria dos realizadores convidados.
A intenção, explicou Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, é “dar imagem às expectativas da região”, que passam por “mostrar que ainda há muito para fazer no Centro” e que “a região continua a mesma, continua um excelente destino de férias e de visita”.
Presentes na apresentação da campanha estiveram também os realizadores que se associaram à campanha, que se mostraram honrados com o convite para participar numa iniciativa “como há poucas no mundo”, como afirmou Diogo Morgado, destacando o carácter solidário e inovador do conceito.
Os filmes gravados pelos portugueses na região Centro podem ser inscritos até 30 de Agosto, através de uma aplicação disponível no site ponhaportugalnomapa.pt, existindo um prémio monetário de 50 euros para os autores das imagens escolhidas.
Ao longo do mês de Setembro, os realizadores vão trabalhar as imagens enviadas pelos participantes e o lançamento dos filmes deverá ocorrer no início de Outubro, com Ana Mendes Godinho a sugerir a data histórica de 5 de Outubro.
A campanha deverá motivar um investimento de 100 mil euros, valor que cobre essencialmente os prémios monetários para os participantes, bem como algumas despesas resultantes da deslocação dos realizadores à região, de acordo com Luís Araújo.