Reportagem: Anantara Vilamoura, um luxo autêntico e verdadeiro
O primeiro e único hotel na Europa da marca Anantara aposta no serviço e na gastronomia.
Carina Monteiro
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Sabemos que um hotel cumpre a sua missão quando, ao fazermos check-out, queremos regressar. Foi assim com o Anantara Vilamoura, hotel que reabriu no passado dia 1 de Abril, depois de um processo de transformação que o levou de Tivoli Victoria para a marca Anantara, ambas pertencentes ao grupo Minor.
Focada essencialmente no serviço, muito embora também sejam visíveis as mudanças na decoração, a mudança para Anantara obrigou a repensar todos os detalhes ao pormenor, o que resulta numa experiência incrível para o cliente.
No Anantara não vamos falar de estadia, vamos antes usar a palavra experiência. E a experiência começa logo que se passa a porta de entrada. Há um ritual de boas-vindas na marca Anantara, diferente em todas as suas unidades. Em Vilamoura, o hóspede é convidado a tocar ferrinhos, instrumento que se encontra logo à entrada do lobby. Mais tarde, explicam-nos que a escolha tem a ver com o folclore português. Começamos a perceber o conceito da marca: mostrar a autenticidade do destino. O ritual de boas-vindas prossegue para o lounge (sala situada ao lado do lobby), onde é feito o check-in. O espaço já existia, mas agora encontra-se decorado de forma a receber confortavelmente os hóspedes. Serve-se sumo de laranja e água de alfarroba, amêndoas e frutos secos. Clientes que reservem as suites farão o check-in no quarto.
“Como parte do DNA Anantara, a marca tem muito a ver com ser indígena, fornecer um sentido de pertença, de lugar, fornecer ao cliente a experiência de estar em Portugal, em particular no Algarve. Quisemos pegar neste fantástico hotel e transformá-lo no primeiro Anantara na Europa. Isso significa dar ao cliente uma experiência completa, desde que chega até quando entra no seu quarto, quando vai aos restaurantes, até que deixa o hotel”, refere Tamir Kobrin, director geral do Anantara Vilamoura. Com vários anos de experiência, Tamir chegou em Março ao Algarve, mas antes já estava a preparar a abertura do Anantara, através de vídeos conferências com as equipas em Portugal. É ele o responsável por trazer para o hotel a filosofia Anantara. Todos os rituais da marca são trazidos mas personalizados ao destino para que os clientes se sintam em Portugal. “A função mais importante quando cheguei foi criar este sentido de hospitalidade, criar e fornecer a experiência da marca Anantara. Apesar de ser uma marca asiática, estamos a oferecer Portugal”, explica.
“Fizemos três coisas importantes: concentrámo-nos no serviço. Fizemos muita formação com alguns dos nossos managers noutros hotéis da Anantara para experienciarem a marca e puderem trazer a experiência para Portugal. Em segundo lugar, concentrámo-nos na cozinha, mudámos os nomes e os conceitos dos restaurantes. Adicionalmente concentrámo-nos no Spa, para fornecer uma experiência completa de um Spa Anantara”, enumera. No final, “o serviço tem a ver com o espírito, com o sorriso. Se repararmos a equipa está entusiasmada, está orgulhosa. O serviço tem a ver com isto. Os clientes têm de sentir o valor. E o valor é algo intangível”.
Primeiros hóspedes
Aberto desde o início de Abril, o Anantara Vilamoura tem recebido muitos clientes estrangeiros. “Os seguidores da marca”, como lhe chama Tamir Kobrin, estão a chegar ao Algarve para conhecer o primeiro Anantara da Europa. “A maioria dos clientes que vêm agora conhecem a marca. Devido à nossa marca estar instalada na Ásia, Médio Oriente e Oceano Índico, os nossos clientes são europeus: ingleses, alemães, suíços, austríacos, noruegueses. Agora estamos muito perto deles. Antes tinham de viajar para longe, agora têm um Anantara mais perto. Portanto, a maior parte dos hóspedes que temos agora são britânicos, suíços, alemães, franceses, noruegueses, um pouco de portugueses e espanhóis”, explica.
Quanto ao Verão, as perspectivas são boas. “Começámos agora e no Verão, tipicamente, o Algarve tem uma grande ocupação. Perspectivámos que também vá ser assim para nós. Em resultado daquilo que fizemos, penso que temos uma oportunidade boa de ser bem-sucedidos. Temos grandes expectativas para este hotel”.
Aposta na gastronomia
A gastronomia e o serviço altamente focado no cliente são as apostas do Anantara. Como afirma o director, “queremos que, com o Anantara, o Algarve seja conhecido pelo serviço, pela gastronomia e por um destino de luxo”. O hotel dispõe de quatro restaurantes e dois bares. Do antigo Tivoli Victoria apenas permaneceu o restaurante EMO, no primeiro andar. E ainda bem. Com um novo conceito, o EMO é agora um restaurante vínico. O wine guru, António Lopes, considerado o melhor sommelier português em 2014 pela revista Wine, produz a carta em conjunto com o chef executivo Bruno Viegas. Na carta de vinhos encontram-se mais de 400 referências. No restaurante Victoria são servidos os pequenos-almoços e jantares buffet. A decoração tem diversos elementos do Algarve, desde as cerâmicas às laranjeiras até aos cestos com espigas e alfarrobas. Só provámos o pequeno-almoço e a experiência é única. Aqui comem os olhos e a barriga. Além de uma apresentação extremamente cuidada, encontram-se os produtos frescos e da região, sejam os doces de figo e laranja, as frutas e o mel da região, iogurtes artesanais de S.Bras, e uma diversidade de crossaints, cuja coqueluche é o de amêndoa e canela (altamente recomendável). Já para não falar dos sumos naturais, muitos e variados. É no restaurante Vitória que são feitas as Spice Spoons Cooking Classes. Estas aulas de culinárias são realizadas com o chef executivo e contemplam a visita ao mercado de Loulé para comprar os produtos e depois reproduzir pratos típicos algarvios como a cataplana.
Do interior do hotel para a piscina, vamos conhecer o restaurante Ria. O espaço presta homenagem aos sabores da Ria Formosa e a ementa é composta essencialmente por petiscos, peixe fresco e marisco. Além do simpático e do profissional serviço (que de resto é uma constante em todo o hotel), o Ria é completamente despretensioso e, novamente, altamente recomendável. As duas piscinas contam cada uma com o seu bar. O Cascade serve a piscina apenas para adultos. O Palms é o bar da outra piscina. A zona das piscinas é servida por sushine buttlers, que preparam a espreguiçadeira para o cliente, trazendo toalhas e água. Com alguma frequência os sunshine buttlers costumam oferecer um refresco aos hóspedes ao longo do dia.
Voltando ao interior do hotel, deixámos para o último o Anantara Lounge Bar. É que aqui que está reservada a Sun Down Ceremony, trata-se de um ritual da Anantara para os finais de tarde e início da noite. Todos os dias, às 20h, os clientes podem vir até ao Bar e degustar umas tapas ao som do Fado.
Neste capítulo da gastronomia, há uma experiência que o hóspede ainda pode usufruir. Os Dining by Design, como se chamam, são jantares exclusivos que contemplam menus de excelência, acompanhados por um serviço de chef pessoal e mordomo, num cenário idílico que pode ser, por exemplo, a suite presidencial. Por falar em suite presidencial, esta é mesmo exclusiva. Só há uma e divide-se em dois pisos. Também ela sofreu mudanças ao nível da decoração, novas amenities, colchões e atoalhados. Na suite presidencial há uma mesa corrida para jantares privados e com uma garrafeira feita pelo sommelier. Se o cliente pretender, os jantares podem ser acompanhados pelo wine guru. No piso superior está a cereja no topo do bolo, um sundeck com jacuzzi, mesa de jantar e uma magnífica vista sobre o campo de golfe Oceânico Victoria.
Para os amantes do golfe, o Anantara Vilamoura preparou o Anantara Golf Lounge onde se encontra o golfe guru Tomás Carlota. Os golfistas têm ao seu dispor uma zona de balneários, cacifos e transfers para outros campos de golfe, além do acesso ao Oceânico Victoria. Nos cacifos um kit surpresa: água, bolas de golfe e toalha.
Já quanto aos hóspedes mais novos, o Anantara desenvolveu uma parceria com a Worldwide Kids Company. Além da Adventurers Creche e Adventurers Kids Club, existem clínicas de golfe, academias de futebol e de dança. Por último, o recém-renovado Anantara Spa oferece uma ampla selecção de terapias; incluindo a tradicional massagem tailandesa em salas completamente preparadas, rituais centenários de Ayurveda e tratamentos com produtos regionais como os citrinos, os figos e as amêndoas. As terapias podem ser complementadas com o programa de bem-estar e com sessões de ioga e tai chi. Para os que procuram manter uma rotina activa, o resort dispõe de um ginásio aberto 24 horas, serviço de personal trainer e ainda um court de ténis de piso rápido.
O Anantara Vilamoura tem 150 colaboradores, número que sobe para os 175 em época alta. Os preços começam nos 325 euros até aos 400 euros. Na shoulder season (Outubro a Maio) os preços situam-se nos 250 euros. “É comparável aos nossos concorrentes, como o Vila Vita Parc ou o Conrad”, conclui Tamir Kobrin.
SABIA QUE?
Os 280 quartos, recentemente melhorados, apresentam pormenores subtis com materiais em madeira e fibras naturais da região, criando um ambiente requintado e confortável, ideal para relaxar e descontrair. Para esta unidade, o Anantara Vilamoura associou-se aos artesãos locais do Projecto TASA para a produção de peças únicas que enriquecem os espaços das 17 Suítes Anantara, colocando à disposição dos hóspedes sacos de praia tecidos à mão, bases para copos de cortiça local e cerâmicas típicas do Algarve.
PERFIL
Tamir Kobrin
Antes de assumir a função de director geral do Anantara Vilamoura, Tamir Kobrin estava no Sri Lanka, onde abriu o primeiro Anantara no país, em 2014. Antes esteve na Índia. Este é 13º País onde trabalha. Já trabalhou em diferentes partes do mundo. Regressa à Europa depois de 17 anos. Fala várias línguas. Nasceu em Israel, mas cresceu na Suíça, onde estudou e iniciou a sua carreira