Porto e Norte: Turistas gastam cada vez mais no destino
Gastos dos turistas que visitaram a região do Porto e Norte subiram 222 euros face aos gastos apurados em igual período do ano anterior.

Publituris
Os turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal gastam cada vez mais no destino, com o valor do consumo médio por estada a situar-se nos 967 euros, segundo um estudo do IPDT – Instituto de Turismo.
O estudo pretendeu traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal durante o Inverno IATA, concretamente entre Outubro de 2016 e Março de 2017, e foi elaborado em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto.
Segundo as conclusões da pesquisa, os gastos dos turistas que visitaram a região do Porto e Norte subiram 222 euros face aos gastos apurados em igual período do ano anterior, enquanto a estada média passou de seis noites para cerca de sete noites, com o consumo médio por pessoa/noite a fixar-se nos 79 euros, mais cinco euros que no período homólogo anterior.
Em média, seis em cada 10 turistas que chegam ao Aeroporto do Porto pernoitam na região do grande Porto, com os turistas em negócios ou em lazer/férias a ficarem concentrados maioritariamente no grande Porto, enquanto os turistas em visita a familiares/amigos ficam, na sua maioria, alojados em locais fora do grande Porto.
Do total dos turistas que ficam no grande Porto, 45% pernoitam em hotéis, enquanto dos que ficam no Norte de Portugal, 53% pernoitam na casa de familiares e amigos, e 46% em habitação própria.
Quanto a actividades, mais de 70% dos inquiridos revelam ter experimentado a gastronomia local, “o que representa um acréscimo de 5% face aos resultados do período homólogo anterior”, revela o IPDT.
Para António Jorge Costa, presidente do IPDT, este crescimento “é muito interessante e demonstra bem a importância económica deste produto para a região. É por isso importante não perder a autenticidade e continuar a apostar na gastronomia local de qualidade, que é um dos atributos mais genuínos do Porto e Norte”.
Os dados apurados revelam ainda que o índice de satisfação com a visita se situa nos 6,38 pontos, numa escala de 1 a 7, enquanto a intensão de recomendar o destino atingiu os 6,48 pontos.