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ATR disponibiliza serviço de vistos a congressistas da APAVT

O 43.º Congresso Nacional da APAVT decorre entre 23 e 27 de Novembro, em Macau.

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A ATR – Actividades Turísticas e Representações está a disponibilizar aos participantes do 43.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (APAVT), que decorre em Macau, os seus serviços de obtenção de vistos, cobrando apenas o valor do visto e despesas inerentes.

“Sabendo de antemão que muitos dos congressistas irão não só a Macau, como também pretendem aproveitar o Congresso para visitar outros Países, a ATR lançou uma oferta especial para todos os participantes do congresso e seus acompanhantes”, refere a ATR em comunicado à imprensa.

A oferta de fee é válida para a requisição de vistos antes e depois do congresso, estando disponível na semana anterior ao evento, durante a sua realização e na semana após o Congresso.

O 43.º Congresso Nacional da APAVT decorre entre 23 e 27 de Novembro, em Macau, depois de oito anos em que a associação deu preferência a destinos nacionais.

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Retoma rápida da China vista como “oportunidade única”

A rápida recuperação da China é vista como uma “oportunidade única” para hoteleiros ganharem quota de mercado.

A DidaTravel, empresa fornecedora de serviços de alojamento B2B, com sede na China, acaba de apontar para o aumento considerável nas vendas internacionais de hotéis para o mercado emissor chinês desde que o país reabriu as fronteiras para viagens internacionais.

Embora os volumes ainda não tenham recuperado para os níveis de 2019, as vendas ano a ano do mês de fevereiro aumentaram aproximadamente 600%.

Igualmente importante, o vendedor de alojamento B2B observa que, em moeda chinesa (RMB), os preços médios de diárias para o mercado de origem chinês para hotéis internacionais registaram um aumento sem precedentes de quase 25% entre dezembro e fevereiro.

A empresa observa que, em particular, a categoria de quartos mais alta por preço médio duplicou as vendas entre dezembro e fevereiro, mostrando uma recuperação mais forte para os hotéis mais caros.

No entanto, as taxas reembolsáveis versus não reembolsáveis das vendas médias permanecem consistentes com as tendências recentes e não mudaram nos últimos meses, com os dados a indicarem taxas reembolsáveis de aproximadamente 25% em fevereiro versus 37% no mesmo mês de 2019.

Rikin Wu, CEO da DidaTravel, refere que, “embora ainda estejamos um pouco longe dos níveis de 2019, este é, no entanto, um começo muito encorajador, recuperando-se a um ritmo mais rápido do que muitos teriam previsto”.

A responsável incentiva, por isso, os hoteleiros em todo o mundo, especialmente os alojamentos de alto padrão, “a começar a levar o mercado chinês de origem novamente a sério o mais rápido possível, pois esta é uma oportunidade única na vida de ganhar quota de mercado”.

 

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Recuperação dos destinos do sudeste europeu quase concluída

A análise da Mabrian mostra um 2023 promissor com muitos destinos do sudeste da Europa a ultrapassar já os números de 2019.

Uma análise recente da Mabrian revela a evolução da conectividade aérea e os preços dos hotéis no sudeste da Europa, incluindo países como Croácia, Grécia, Chipre, Bulgária, Grécia, Eslovênia e Albânia, analisando a capacidade de lugares aéreos em comparação com 2019 e os preços dos hotéis em comparação com 2022 para revelar que a recuperação não é uniforme em todos os destinos.

A informação publicada antes do evento anual New Deal Europe em Londres, a 28 de março, para destinos do sudeste da Europa, visa, tendo em conta os dados referentes à capacidade aérea para o ano de 2023 completo vs 2019, e para os hotéis para o período até 16 de agosto vs 2022 para hotéis, ajudar os destinos da região a tomar decisões informadas com base em dados em tempo real para gerir o turismo de uma forma mais eficiente e sustentável.

Conectividade faz números aumentar
As contas referem que Croácia, Chipre, Grécia e Albânia ultrapassaram os números de 2019 em capacidade aérea, com o principal crescimento a ter como causa os voos internacionais, “o que confirma que as viagens internacionais continuarão a recuperar em 2023”, diz a Mabrian.

A capacidade aérea da Croácia de 7,1 milhões de lugares aumentou 16,1%, impulsionada, principalmente, por um aumento de 57% na capacidade com o destino emissor Itália.

A Albânia destaca-se com um aumento de 75% nos voos internacionais face a 2019, ajudada por um aumento de 278% na conectividade com a Alemanha.

A Bulgária está a aproximar-se muito dos volumes de capacidade aérea de 2019, com melhores sinais de recuperação nos voos internacionais do que nos domésticos.

Já a Eslovênia ainda precisa recuperar a conectividade aérea, com voos programados, representando apenas 58% dos níveis de 2019.

Preços nos hotéis em alta
No que diz respeito às tarifas de hotéis, estas continuam a subir para quase todos os destinos nas três diferentes categorias de estrelas.

Os destinos com maiores aumentos de preços vs 2022 são a Bulgária e a Croácia, sendo a Albânia a única exceção, com preços 4,1% abaixo dos níveis de 2022 para hotéis de 4 estrelas (mas acima de 6,3% para hotéis de 3 e 5 estrelas).

Anna Borduzha, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Mabrian, salienta que, “conhecimento é poder e, com estes insights, os destinos no sudeste da Europa podem agora começar a preparar com segurança campanhas de verão que se concentrem nos mercados de origem que realmente podem oferecer visitantes e evitar aqueles que não o conseguem fazer”, reconhecendo que, “em muitos casos, o perfil de visitante típico será agora bem diferente de 2019”.

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Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga satisfeito com os resultados do setor

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga está satisfeito com os resultados do setor relativos ao ano passado, manifestou na última reunião que teve também como objetivo debater a estratégia municipal para o turismo no período 2023-2030.

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Na abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, referiu que a retoma do setor no pós-pandemia superou as expectativas, prevendo-se que a tendência de crescimento se venha a manter ao longo deste ano de 2023.

“Depois de três anos de muitas condicionantes, a tendência de crescimento no sector do turismo tem sido muito positiva com a cidade de Braga a posicionar-se como um destino seguro e muito atrativo”, destacou o autarca citado na página oficial do município bracarense.

 

Ricardo Rio realçou ainda o facto de Braga ter dado continuidade à sua promoção nacional e internacional, nomeadamente através da presença em feiras e eventos de promoção turística o que contribuiu para manter e até incrementar os níveis de interesse pelo destino Braga.

“A dinâmica da atração turística está a aproximar-se dos níveis de 2019, ano fenomenal para o setor no nosso concelho”, referiu o presidente da Câmara de Barga, para frisar que ela “é o resultado de uma estratégia concertada de promoção, como foi a eleição de Braga como Melhor Destino Europeu, a nomeação do Bom Jesus como Património Mundial da UNESCO, a participação em feiras destinadas à promoção turística, quer a nível interno quer a nível externo, a presença em vários órgãos de comunicação social e a cooperação com os vários sectores empresariais ligados à atividade turística”, bem como os eventos culturais, desportivos e de negócios que Braga tem acolhido.

O Conselho Consultivo para o Desenvolvimento do Turismo de Braga, refira-se, é um órgão criado pelo município com o objetivo de auscultar a fileira turística regional e nacional para implementar uma estratégia concertada entre entidades públicas e privadas para o desenvolvimento do turismo.

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Lisboa na lista das cidades mais procuradas pelos espanhóis na Semana Santa

De acordo com as pesquisas de voos do Kayak, Lisboa está na lista das cidades mais procuradas pelos espanhóis durante a Semana Santa.

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Com a chegada da Semana Santa começa a primeira grande onda turística do ano e as buscas por espanhóis para viajar nessas datas aumentaram cerca de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do buscador de viagens Kayak .

Na sua plataforma, a Kayak revela quais são os destinos que mais despertam o interesse dos espanhóis antes das férias da Páscoa.

No longo curso, Nova Iorque é a preferida, embora as buscas tenham caído quase 20% em relação à Páscoa de 2022. No entanto, o interesse por Tóquio duplicou. Marrakech é que também um dos destinos favoritos do mercado emissor espanhol.

Na Europa, é Paris quem lidera as preferências dos espanhóis para as próximas férias, embora o índice de busca por voos seja inferior ao de outras capitais, que têm crescido cerca de 8% face a 2022, enquanto Londres e Lisboa registam um aumento de 43% e 54%, respetivamente.

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O caminho do setor do turismo português rumo à descarbonização

Os mais recentes dados do World Travel & Tourism Council (WTTC) mostram que as emissões do turismo, em Portugal, caíram significativamente ao mesmo tempo que o setor continua a crescer.

Victor Jorge

Os dados mais recentes do World Travel & Tourism Council (WTTC), através do Centro Global de Turismo Sustentável, baseado na Arábia Saudita, revelam que o setor do turismo, em Portugal, continua a evoluir, enquanto as emissões mantêm o seu rumo de descida.

Em 2019, Segundo o WTTC, o setor era responsável por 17,8% das emissões de gases de efeito de estufa. Embora estes números tivessem bem acima da média europeia, o Economic Impact Report (Relatório de Impacto Económico, com sigla EIR, em inglês) do WTTC, refere que a economia portuguesa depende fortemente do setor do turismo e viagens, tendo contribuído com perto de 38 mil milhões de euros para a economia, correspondendo a quase um quinto do Produto Interno Bruto (PIB) global.

A análise da entidade que supervisiona o turismo e as viagens a nível global indicam que este peso do setor do turismo e viagens caiu para 9,8%, em 2020, e 10,2%, em 2021, devido à pandemia.

O WTTC vem agora revelar que, entre 2010 e 2019, o crescimento económico do setor do turismo e viagens, em Portugal, afastou-se das emissões de gases com efeito de estufa, indicando que, durante este período, “o setor contribuiu com um crescimento médio anual de quase 5% para a economia global do país, enquanto as emissões de gases com efeito de estufa aumentaram 4,1% por ano”.

Em 2010, por cada euro gerado pelo turismo e viagens, em Portugal, o setor produziu 0,77 quilos de gases com efeito de estufa. Estes valores caíram, contudo, a uma média anual de quase 1% até 2019, quando o setor atingiu 0,72 quilo por cada euro gerado. Já nos anos seguintes, o valor continuou a decrescer para atingir os 0,59 quilos por cada euro gerado, em 2021.

Esta descida significativa demonstra, segundo do WTTC, “o impacto das medidas implementadas pelo Governo português, bem como pelos privados, para criar um setor mais sustentável”.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, refere, no comunicado emitido esta segunda-feira, 20 de março, que “o setor do turismo e viagens em Portugal desassociou o crescimento económico das emissões de gases com efeito de estufa e continua a reduzir a intensidade dessas emissões”.

“Sabemos que ainda existe muito trabalho a fazer. Para alcançar os nossos objetivos e ambições, teremos de realizar passos maiores e mais arrojados para reduzir as nossas emissões”. A responsável do WTTC refere ainda que, “precisamos de apoios contínuos por parte do Governo no aumento de transportes sustentáveis. Isto terá um impacto significativo na nossa pegada, minimizando as emissões globais e que farão com que o setor atinja os seus objetivos”.

Energia mais eficiente
O WTTC fornece, igualmente, informações sobre o uso e a eficiência de energia do setor e mostra que, entre 2010 e 2019, o uso total de energia do setor aumentou apenas 3,6% por ano, demonstrando que, embora o turismo e viagens continuem a crescer, também se tornaram “mais eficiente do ponto de vista energético”, demonstrando que, entre 2010 e 2021, a utilização de energia de baixo carbono no mix energético nacional aumentou de 6,6% para 7,5%, enquanto a dependência do setor de combustíveis fósseis como fonte de energia também diminuiu.

De referir que esta pesquisa do WTTC abrange 185 países em todas as regiões do mundo e será atualizada a cada ano.

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Turquia cede a pressão dos EUA e veta reabastecimento de aviões russos

A Turquia cedeu à pressão dos Estados Unidos da América e deixará de abastecer aviões russos em seu território. No entanto, trata-se de uma concessão parcial, já que manterá as ligações aéreas com a Rússia, principal mercado emissor de turistas.

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O Ministério de Alfândega e Comércio da Turquia informou que o abastecimento de combustível e trabalho de manutenção para qualquer aeronave que opere de ou para a Rússia que tenha 25% de peças de origem norte-americana -as produzidas pela Boeing, mas também as Airbus equipadas com motores americanos – passa a ser proibido.

Desta forma, as empresas afetadas por esta nova medida de pressão sobre o Estado russo devido à invasão da Ucrânia são Aeroflot, Azur Air, Pegas Fly, Rossiya, S7 Airlines, Utair e Yamal. Além disso, a companhia aérea bielorrussa Belavia e a iraniana Mahan também serão proibidas de reabastecer na Turquia.

Este anúncio do Governo turco ocorre alguns meses depois da subsecretária de Comércio dos EUA, Thea Rozman, ter alertado, durante uma visita à Turquia, que aqueles que prestam serviços como abastecimento ou fornecimento de peças para aviões americanos que voam para ou da Rússia e Bielorrússia enfrentariam penas de prisão, multas e perda de direitos de exportação.

Recorde-se que entre as sanções e restrições que os Estados Unidos e a União Europeia impuseram à Rússia, destacam-se o encerramento do espaço aéreo às companhias aéreas russas e a proibição de alugar ou vender aeronaves, motores e peças a empresas russas. Essas sanções entraram em vigor em março de 2022 e ainda estão em vigor, embora a Turquia não tenha aderido às mesmas.

 

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Fortaleza de Sagres acolheu mais de 400 mil visitantes em 2022

Em 2022, a Fortaleza de Sagres foi o monumento mais visitado na região do Algarve e o terceiro com maior registo de entradas em Portugal, divulgou a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg). Foram mais de 400 mil visitantes.

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Os monumentos do Algarve afetos à Direção Regional de Cultura receberam, em 2022, quase meio milhão de visitantes. Os números, segundo o comunicado, mostram um aumento exponencial de visitantes nos monumentos sob tutela da DRCAlg, em relação aos anos de 2020 e 2021, já com um registo de entradas muito próximo de 2019, o melhor ano turístico nestes locais.

O comunicado destaca que, no total, a Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e as Ruínas Romanas de Milreu receberam 460.48 visitantes, um aumento de 87,31%, em relação a 2021, o que se traduziu numa subida de 214.648 visitantes. Os resultados obtidos já estão muito perto dos atingidos no período pré-pandemia (em 2019, foi registado o recorde de 480.948 entradas).

A Fortaleza de Sagres acolheu 437.035 visitantes, mais 204.197 que em período homólogo de 2021. Em termos percentuais, foi registado um crescimento de 87,69%, aproximando-se do número de visitantes de 2019. A diferença entre o número de visitantes de 2019 e 2022, é de menos 3,78%.

Refira-se que o novo Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres, que inclui uma galeria de arte contemporânea, proporciona agora aos visitantes do monumento uma experiência mais completa, mais interativa e dinâmica, reforçando as razões para novas visitas e antecipando boas perspetivas para 2023, sublinha a DRCAlg.

O registo de entradas na Fortaleza de Sagres só é superado pelo Mosteiro dos Jerónimos (870.321 visitantes), e pela Sé do Porto (509.702).

 

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Trilho da Idade do Gelo é a mais recente novidade do Dino Parque

O Dino Parque, na Lourinhã, inaugurou o “Trilho da Idade do Gelo”, percurso dedicado ao período Cenozoico e que oferece aos visitantes “uma experiência ainda mais completa do mundo pré-histórico”, contando com 14 novos modelos à escala real.

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O Dino Parque, parque temático dedicado aos dinossauros na Lourinhã, inaugurou o “Trilho da Idade do Gelo”, percurso dedicado ao período Cenozoico e que oferece aos visitantes “uma experiência ainda mais completa do mundo pré-histórico”.

Inaugurado esta sexta-feira, 17 de março, o “Trilho da Idade do Gelo” vem complementar os quatro períodos que já se encontravam em exposição no Dino Parque e que tornam este parque no “maior museu ao ar livre da Europa em área de exposição dedicada aos dinossauros e agora também aos mais recentes mamíferos”.

O novo trilho foi inaugurado esta sexta-feira, 17 de março, numa cerimónia que contou com a presença de Luís Rocha, diretor-geral do Dino Parque, além da imprensa local, convidados institucionais e outros parceiros, que tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada pelo novo percurso, guiada pelo diretor científico do Dino Parque, Simão Mateus.

“O Dino Parque Lourinhã tem a honra de apresentar um novo percurso inspirado no período Cenozoico. A Idade do Gelo torna-se, assim, uma realidade no nosso parque, num trilho com 14 novos modelos à escala real, onde poderemos finalmente conhecer os animais que inspiraram uma das séries de ficção animada de maior sucesso”, sublinha Luís Rocha, diretor-geral do Dino Parque, citado num comunicado enviado à imprensa.

Segundo o responsável, a inauguração deste novo trilho marca “uma nova etapa da história do Dino Parque”, que oferece “ainda mais conhecimento e entretenimento aos visitantes. Convidamos a conhecer o novo trilho, que esperamos que seja um sucesso”, declarou Luís Rocha, Diretor Geral do Dino Parque Lourinhã.

O Dino Parque lembra que o “Período Cenozoico é a Era que começa após a extinção dos dinossauros”, que ocorreu há 65 milhões de anos e que ficou marcado pela existência de animais de grande porte, como os mamutes ou os rinocerontes lanudos.

O “Trilho da Idade do Gelo” conta com 14 modelos à escala real, que se podem encontrar num percurso de 800 metros, onde o destaque vai para os mamutes e os tigres de dentes de sabre e que elevam para quase 200 o número de modelos de dinossauros e outros animais à escala real existentes no Dino Paque.

Paralelamente ao novo trilho, o Dino Parque inaugurou ainda uma exposição museológica intitulada “Fósseis dos Gigantes da Idade do Gelo”, que se encontra em exibição no edifício central do Dino Parque e que conta com fósseis de alguns dos animais que estão no novo trilho, como crânios de rinocerontes, dentes de mamutes, além de um exemplar de um canino de um tigre dentes de sabre, que existiu em Portugal há 10 milhões de anos.

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Implementadas quase 20 ações no projeto “Revitalizar Monchique”

O projeto “Revitalizar Monchique – o Turismo como Catalisador”, que chega este mês ao fim depois de quatro anos no terreno para dar novo fôlego ao turismo e à economia do concelho, após o grande incêndio de 2018, permitiu a implementação de cerca de 20 ações.

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Cinco novos percursos em Monchique para os caminhantes que apreciam trilhos em terra batida pela serra verde e sinuosa é apenas uma das quase 20 ações do projeto, lançado em 2019 para reabilitar as zonas atingidas pelo incêndio de 2018, e liderado pela Região de Turismo do Algarve (RTA).

O “Revitalizar Monchique – o Turismo como Catalisador”, financiado em quase 480 mil euros pelo Turismo de Portugal, deixa no território mais cinco percursos pedestres sinalizados, um novo site promocional, (visitmonchique.pt), um catálogo de experiências turísticas, um festival de caminhadas, um guia de percursos pedestres e um folheto informativo com a rede de pequenas rotas do concelho.

Estas iniciativas ajudaram a estruturar a oferta de turismo cultural, criativo e de natureza em Monchique, fortalecendo a atratividade do concelho. Mas o projeto visou também a capacitação dos profissionais do setor, através de cinco sessões de divulgação de boas práticas na atividade turística que envolveram 20 unidades de alojamento e 10 empresas de animação.

 

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WTTC quer colocar as mulheres no centro do setor do turismo

O WTTC – World Travel & Tourism Council quer colocar as mulheres no centro do setor do turismo, isto porque, apesar do progresso, ainda há muito trabalho a ser feito.

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Colocar mais mulheres em cargos de gestão no setor do turismo será necessário para garantir o futuro desta indústria. Este é um apelo que o WTTC faz tanto ao setor público como ao privado.

A organização garantiu que as mulheres representam um motor neste setor, já que ocupam mais de 50% dos empregos gerados. Nos últimos anos, vimos muitas empresas se comprometerem com a diversidade e inclusão e aumentarem o número de mulheres, porém, ainda há muito a ser feito para que elas ocupem mais altos cargos de gestão, indicou.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, destacou que o turismo sempre foi um pilar para o crescimento económico e a criação de empregos. Além disso, é uma das atividades que mais mulheres e jovens utilizam no mundo.

“Em muitos países altamente dependentes do turismo, como a América Latina e as Caraíbas, o setor emprega um grande número de mulheres e também incentiva o empreendedorismo através de pequenas e médias empresas”, acrescentou o presidente do WTTC.

A dirigente explicou que “depois da pandemia, as mulheres têm um papel fundamental; temos a oportunidade de reconstruir o setor de viagens e turismo, tornando-o um setor mais resiliente, sustentável e inclusivo. Colocar a mulher no centro do setor do turismo será necessário para garantir o futuro desta atividade”.

Segundo dados da Oxford Economics, citados em nota de imprensa do WTTC, existem atualmente mais de 14 milhões de empregos no setor de viagens e turismo nessas regiões, dos quais mais da metade são ocupados por mulheres.

Embora tenha havido avanços nos últimos anos, são precisos esforços redobrados para que mais mulheres ocupem cargos de gestão.

Com o exposto, espera-se que na próxima década sejam alcançados os mais altos níveis de emprego no setor de turismo na América Latina, e com isso seja possível superar o percentual de mulheres que já ocupam cargos de gestão.

Por fim, Julia Simpson indicou que o apoio às mulheres é uma prioridade do WTTC, por isso “os nossos parceiros e líderes do setor estão comprometidos com a diversidade e a inclusão e com a geração de mais oportunidades de alto nível para as mulheres dentro das grandes empresas”.

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