49% dos residentes em Barcelona querem limitar turismo
Em 2012, o número de residentes que pretendiam limitar o número de turistas em Barcelona não ia além dos 25%.

Inês de Matos
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
A maioria dos residentes de Barcelona acreditam que a cidade não tem capacidade para receber mais turistas, segundo um inquérito sobre a percepção do turismo na cidade, cujo resultado mostra que, pela primeira vez, o número de residentes que querem limitar o turismo é superior ao dos que acreditam que a cidade tem capacidade para receber mais visitantes.
O inquérito, que segundo a agência EFE é promovido pela autarquia de Barcelona, mostra que para 48,9% dos residentes a cidade já chegou ao seu limite, enquanto 47,5% acreditam que o turismo ainda pode crescer.
Esta é a primeira vez em que o número de residentes de Barcelona que pretendem travar o turismo é superior ao de residentes que acreditam que a cidade ainda pode receber mais turistas, o que revela que o desconforto dos residentes tem vindo a crescer nos últimos anos.
Recorde-se que, em 2012, o número de residentes que pretendiam limitar o número de turistas em Barcelona não ia além dos 25%, com 71,8% dos inquiridos a mostrarem-se favoráveis ao aumento de turistas na cidade.
O inquérito incluiu cerca de cinco mil residentes em Barcelona e apurou também que quase metade dos inquiridos atribuem ao turismo a culpa pelo aumento de preços na cidade, principalmente nas zonas com maior actividade turística.
Apesar do desconforto crescente, 86,7% dos residentes acreditam que o turismo é benéfico para a cidade, enquanto apenas 11% não acreditam que o turismo traga quaisquer vantagens a Barcelona.
Para acalmar os ânimos, a autarquia de Barcelona prometeu já um plano estratégico que visa reduzir o impacto do turismo na população residente, a implementar até 2020.
Recorde-se que esta não é a primeira vez que os residentes de Barcelona se manifestam contra o grande volume de turistas que a cidade recebe anualmente, o que levou mesmo, em Janeiro deste ano, à criação de uma lei que visa limitar o número de camas disponíveis para o turismo, em hotéis e apartamentos.
No ano passado, a cidade de Barcelona recebeu 32 milhões de turistas, quase metade dos 75,6 milhões contabilizados em Espanha.