Portugueses viajaram mais, mas também reclamaram
Segundo dados facultados pela Associação Portuguesa para a Defesa ao Consumidor – DECO, em 2016, os portugueses efectuaram 2.855 queixas junto da entidade em actividades relacionadas com o sector do Turismo.

Raquel Relvas Neto
No terceiro trimestre de 2016, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística revelados no início desta semana, os portugueses fizeram mais 9,6% de viagens turísticas comparativamente com o período anterior.
Os portugueses estão de facto a viajar mais, mas nem tudo é um mar de rosas quando se está a usufruir das suas férias.
Segundo dados facultados pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – DECO, em 2016, os portugueses efectuaram 2.855 queixas junto da entidade em actividades relacionadas com o sector do Turismo.
Destas quase três mil queixas, incluem-se reclamações relativas a viagens, hotelaria e serviços de lazer. A DECO refere assim que os temas mais reclamados foram: Cartões de férias; ‘time share’; publicidade enganosa – sobretudo na área da hotelaria; qualidade do serviço prestado – restaurantes e afins; e pacotes de viagens – cumprimento do plano de viagem.
Se formos a comparar com os dados referentes a 2014, ano no qual a DECO registou um total de 2132 queixas, e 2015, com 2554 reclamações, podemos constatar que verificou-se um aumento do número de queixas de 33,9% e 11,8%, respectivamente, durante 2016.
No que diz respeito às reclamações do ano passado registadas pelo Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo, o Publituris tentou apurar o número mas sem sucesso. Recorde-se que os últimos dados divulgados pelo Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo remetem para o ano de 2014, onde se registou um total de 871 reclamações. Quanto às reclamações de 2015 e 2016, não houve ainda divulgação oficial por parte do instituto criado pela APAVT em 2003.